segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O MERCADO SE MOVE

Os anúncios de Esteban Gutierrez como piloto reserva da Sauber para 2011 e de Jerome d’Ambrosio como piloto de testes que vai andar no primeiro treino livre nas próximas quatro etapas pela Virgin trazem um contexto interessante de como o mercado da Fórmula 1 está se movimentando no momento.

No caso de Gutierrez, isso vai confirmando o que eu escrevi neste post do início de agosto sobre o futuro da equipe. O acordo sinaliza que a Telmex está perto de chegar com tudo no time no ano que vem, com o vice-campeão da GP2 Sergio Perez com boas chances de ficar com a vaga de titular para correr ao lado de Kamui Kobayashi – e depois, com um Gutierrez mais maduro, com uma dupla 100% mexicana em 2012. A possibilidade do time ficar apenas com o jovem mexicano na reserva em troca de um patrocínio menor, mantendo Nick Heidfeld como titular, é muito improvável. A Sauber precisa de um piloto que traga um patrocinador de peso, algo que nem o japonês e nem o alemão conseguiriam. Dois anos com um carro branco seria o fim da equipe.


Na Virgin, a chegada de d’Ambrosio mostra que quem quiser ocupar a segunda vaga no time ao lado do verbalmente confirmado Timo Glock vai ter que colocar as mãos no bolso. Conversando com os membros da equipe, fica claro que estão satisfeitos com o trabalho de Lucas di Grassi. Mas a presença do belga em seu lugar nos treinos livres sinaliza que o brasileiro (ou qualquer outro candidato) vai precisar também de um argumento financeiro à altura para se manter por lá. Ele mesmo afirmou nessa entrevista que fizemos em Monza que alguém com muito dinheiro teria mais chances, seja na Virgin ou em muitas outras equipes do grid. É a realidade da categoria no momento e, com pretensos cinco milhões no bolso, o belga d’Ambrosio aparece muito bem colocado nessa disputa. Só precisa não comprometer nos treinos livres, afinal ele não tem nenhuma experiência com um F-1.

(Foto Sauber)

Um comentário:

Cristiano disse...

Ico, na transmissão da última corrida foi dito na transmissão da Globo aquela história do Rubinho já ter assinado e só faltar a parte da Williams, bem como algo no sentido de que o di Grassi não fechou com a Virgin ("antiga Manor") por conta de estar tentando algo melhor. Será?