terça-feira, 14 de setembro de 2010

OS MOTIVOS DA SAUBER

Uma troca de piloto no meio da temporada sempre é um tema complicado. Quem sai se sente traído e desrespeitado e, tivemos um exemplo recente disso no ano passado, a decisão pode gerar numa confusão dos diabos quando o demitido resolve desenterrar um fétido cadáver enterrado pelos poderosos – que, sabemos agora, eram tão poderosos que continuam hoje sorrindo para as câmeras.

Não é o caso da Sauber. Desde o início do ano que Pedro de la Rosa havia recebido sinais de que corria perigo, vide declarações públicas de Peter Sauber que esperava por uma readaptação mais veloz do piloto às corridas. Os resultados só corroboraram o descontentamento do chefe: após 14 corridas, Kamui Kobayashi tem mais do que o triplo dos pontos do espanhol. E a confirmação recente apenas do japonês para o ano que vem deixou mais do que claro que De la Rosa sairia, no máximo, ao final da temporada.

Na verdade, se dependesse de Peter Sauber, o piloto já teria sido trocado antes. Mas De la Rosa arrumou um acordo com a filial espanhola do Burger King e se garantiu até Monza. A entrada de Heidfeld, porém, atende a dois anseios do dono da equipe: ele acredita que o piloto pode conquistar os pontos que De la Rosa não conseguia para a Sauber tentar ultrapassar Williams e Force Índia no Mundial de Construtores; e sabe que terá informações privilegiadas sobre o comportamento dos pneus Pirelli nestes primeiros testes para já trabalhar no desenvolvimento do carro do ano que vem.

Já na transmissão do GP da Bélgica eu apontei que era essa a aposta de Heidfeld ao se desligar da Mercedes e fechar com a Pirelli: se tornar um arquivo vivo valioso demais para ser desperdiçado. Deu certo. De la Rosa é mesmo uma pessoa bem legal, uma das mais simpáticas do paddock. Mas Peter Sauber nunca foi afeito a sentimentalismos e já mostrou com Felipe Massa em 2002 o efeito disso. Do ponto de vista da equipe, a decisão de hoje foi absolutamente correta.

(Foto Luis Fernando Ramos)

9 comentários:

Anônimo disse...

Eu ñ tinha entendido o pq do Heidfeld sobrar, acho q demorou um pouco parao Sauber perceber esse erro....
Mas tbm acho uma pena quem começa o ano ñ terminar, é uma lastima mas todas as equipes já fizeram isso, então o Sauber ñ é o único.

JCCJCC disse...

o De La Rosa é muito boa pessoa, mas acho que não tinha lugar na formula 1, Heidfeld devia ter ficado com o volante da sauber logo no início da época.

Fernando Mayer disse...

Olá Ico!

Sinceramente nunca achei que o De la Rosa fosse aquele piloto de encher os olhos. Mesmo quando guiou pela Mclaren e teve um carro que era no mínimo razoável não empolgou ninguém. Já o Heidfeld, mesmo sendo um dos pilotos que mais disputou corridas sem vencer, sempre conseguiu mostrar algo de bom por onde passou. E agora que ele tem esse valor agregado de conhecer o pneu Pirelli como nenhum outro piloto e ainda ter uma grande bagagem, eu creio que será interessante pra ambas as partes. Se trouxer um bom patrocinador então...

Abs

Marcos Antônio disse...

Foi uma grande tacada do Heidfeld ter testado com a Pirelli e uma grande tacada do Peter Sauber pegá-lo de volta. Com certeza alguma vantagem pra 2011 a Sauber terá.

Ron Groo disse...

É muito bom ter Heidfeld de volta, não importa os motivos. Mas... Pena que o carro não está a sua altura. Ele é um baita piloto.

Arthur disse...

O mercado de pilotos é minha parte favorita na F1,depois das corridas,é claro!

-Ferrari: Alonso & Massa

-McLaren: Hamilton & Button

-Red Bull: Webber & Vettel

-Mercedes: Schumacher & Rosberg

-Reanult: Kubica & Petrov(Raikkonen?Sutil?...)

-Force India: Sutil(?) & Liuzzi(di Resta?)

-Williams: Barrichello(?) & Hulk

-Sauber: Kobayashi & Heidfeld

-Toro Rosso: Buemi(?) & Alguersuari(?)

-Lotus: Kovalainen & Trulli(?)

-Virgin: Glock & di Grassi(?)

-Hispania: Senna & Yamamoto(?)

Ico,perdi o Credencial,mas esses pilotos com interrogação estão garantidos?
Quais pilotos podem entrar em seus lugares?

Valeu!!

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Arthur, pelo q eu pude apurar, McLaren, Ferrari, Red Bull, Mercedes, Williams, Kubica (na Renault) e Kobayashi (na Sauber) estão assegurados. O resto ainda está em aberto, inclusive Heidfeld na Sauber.

Abs!

Arthur disse...

Opa!

Valeu Ico!!!

Poxa,eu pensando que estava exagerando nas "interrogações"...

hehehehe

Rodolfo disse...

Fala Ico beleza?

Minha opinião é a seguinte:O Koba é muuuuito bom,mas muito bom mesmo,e o Dela Rosa é como se fosse o Schumi,voltando a F1 depois de muito tempo.Mas há,claro,diferenças de qualidade,onde Kobayashi ganha de 1000 a 0!