domingo, 24 de outubro de 2010

DE CORPO FECHADO

A risada vibrante de Fernando Alonso no rádio da Ferrari ao final do GP da Coreia era a de um homem que não podia acreditar na sua própria sorte. Veio após uma vitória que o colocou de volta na liderança do Mundial depois de quase sete meses. Justamente antes de penúltima etapa do ano. Assim, ele vai para Interlagos como o único piloto com chances de ser campeão no GP do Brasil. Justamente o palco das suas últimas conquistas.

Foi um triunfo de sobrevivência. Como se tivesse o corpo fechado, Alonso foi passando incólume pelos problemas de seus adversários na briga pelo título. A primeira vítima das condições dramáticas de um domingo molhado em Yeongam foi justamente Mark Webber, o líder na tabela até então. Um erro de pilotagem bobo num momento em que todos andavam com cautela o fez estampar o muro (e, de quebra, levar junto a Mercedes de Nico Rosberg, que fazia um inspirado início de prova).

A sorte pareceu ter abandonado o espanhol no momento de sua parada nos boxes quando um erro da Ferrari (cuja responsabilidade ele assumiu após o triunfo) na mudança da roda dianteira direita o jogou para o terceiro lugar na prova atrás de Lewis Hamilton. Mas o inglês da McLaren cometeu um raro erro na chuva durante a relargada e Alonso prontamente recuperou o segundo lugar.

Um impecável Sebastian Vettel se mantinha na liderança, cuidando do desgaste dos pneus intermediários e da aproximação do piloto da Ferrari. Mas o destino resolveu sorrir para este quando o motor Renault do carro da Red Bull explodiu sem o menor aviso a onze voltas do final, tirando o alemão da prova e diminuindo drasticamente suas chances no campeonato.

Alonso agradeceu e partiu para sua quarta vitória em sete corridas, consumando uma virada no Mundial iniciada com a polêmica vitória de Hockenheim. Restou reconhecer que, para ter sucesso, é preciso mais do que apenas competência.

- Acho que desde Silverstone temos um carro para ir ao pódio, mas o fator sorte nos fez sofrer. Agora estamos vencendo também por causa disso. Hoje eu era terceiro, uma Red Bull bateu e outra teve o motor estourado. Como eu sempre disso, a sorte se equilibra ao longo de uma temporada.

Apesar do tricampeonato mundial e de um título em seu primeiro ano de Ferrari estar ao alcance da mão, Alonso prefere minimizar suas chances.

- Se todos perdessem o avião para o Brasil seria mais fácil. Mas as Red Bull foram melhores que nós aqui, fazendo a primeira fila no sábado. Se fizerem duas dobradinhas, será um problema para mim - raciocinou.

Do lado da Red Bull, calma. Nem parecia que Sebastian Vettel tinha sido vítima da face mais amarga do automobilismo. Nove voltas o separavam de uma vitória que o deixaria numa condição excelente para o primeiro título de sua carreira. Num instante, o sonho se evaporou numa espessa nuvem de fumaça.

- Não houve o menor aviso. Quando entrei na reta dos boxes, os quatro cilindros de um lado falharam e era questão de segundos que os quatro outros se fossem também. Até ali, estava bastante orgulhoso da corrida que vinha fazendo. Tinha tudo sob controle, mesmo naquelas condições dificílimas.

Apesar da pouca idade, o alemão da Red Bull mostrou personalidade de veterano no que deve ter sido o pior dia da sua carreira esportiva.

- Às vezes é preciso ter sorte também. Muitas vezes nesse ano tivemos altos e baixos e não daria para mudar isso agora. A vida é assim e temos que aceitar isso. Mas sou sempre o último a desistir e a chance de ser campeão existe.

O pesadelo da Red Bull foi completado pelo erro de Mark Webber logo no início da prova.

- Errei, a responsabilidade é toda minha. Mas ainda temos duas corridas pela frente e já estou pensando no Brasil - disse o australiano.

Cabisbaixo, o chefe do time Christian Horner acusou o golpe, mas garantiu que a Red Bull não fará jogo de equipe a favor de Webber, o piloto melhor colocado na tabela.

- Acho que o título será decidido na última curva em Abu Dhabi. Mark é o segundo na tabela, Sebastian o quarto, mas só uma vitória o separa de Alonso. Quantas vezes vimos a maré virar rapidamente neste ano? Não dá para pegar uma bola de cristal e ver o que acontecerá no Brasil e em Abu Dhabi - justificou.

Além da situação da briga pelo título, não faltam assuntos para o “Credencial”: a questão da demora no início (real) da prova, as inúmeras confusões na pista, as impressões de uma pista nova e de um país novo, as perspectivas para Interlagos. Enfim, como sempre, o espaço dos comentários é de vocês!

(Foto Ferrari)

44 comentários:

Renan do Couto disse...

Deu tudo certo para a Red Bull no sábado e tudo errado no domingo, para variar. Alonso não tinha nada a ver com isso e pulou para a liderança do campeonato, que não sei se vai perder.

O melhor carro disparado não consegue confirmar a superioridade nos resultados e vê o campeonato indo embora.

JOSÉ CARLOS MEDEIROS JUNIOR disse...

Ico, por que a Willians chamou o Hulkenberg para os boxes, faltando poucas voltas, se poderia ter mantido, mesmo com pneus em estado de deteriorização, na pista, para almejar pelo menos uma posição melhor que a 10ª, o que fez com Barrichello, que se manteve, mesmo perdendo duas posições e chegou em 7º?

Parabéns pelo belo trabalho e pela bela coluna sobre as condições de estada da Coreia: bateu em todos os "metidos" da F1 com uma luva.

Se possível, manda um alô para o FÓRUM DOWNFORCE (que você tem login por lá).

Saudações tricolores (Santa Cruz Futebol Clube),

JOSÉ CARLOS MEDEIROS JUNIOR
JC

Guilherme disse...

Essa deve ser a primeira vez que vejo carros de F1 correndo cheios de lama na carenagem. Só essa visão de "esporte selvagem" já valeu ficar acordado até 7h30 da manhã deste domingo. Corridão, vários lances interessantes, novatas chegando perto da zona de pontuação (ao menos no início), troca de posições, rodadas, lambanças e batidas. E uma virada surpreendente no campeonato. Ao fazer uma análise racional das chances dos pilotos, antes da corrida, não podia imaginar todos esses elementos aleatórios em uma mesma corrida. Surpreso, fiquei feliz de jogar toda minha análise no lixo. Fazia tempo que não via uma temporada tão cativante!

ps.: nas brigas intermediárias, o Liuzzi, que não vinha muito bem até essa corrida, salvou a Force India de ser ultrapassada pela Williams.

ps2.: legal a corrida do Schumacher, gostaria de ter visto o que aprontaria o Rosberg.

ps3.: Hulkenberg vai dar trabalho no futuro!

ps4.: A corrida com maior duração de transmissão que já vi. Os flashes no final da corrida davam a noção do quanto o dia já avançava na noite.

ps5.: mal vejo a hora de Interlagos.

Abraços Ico!

Dennis disse...

Caro Ico, minha questão é sobre o que vc acha que pode acontecer em Interlagos: A Red Bull serâ a melhor mesmo com a longa reta em subida e seu motor não tão bom ? A Ferrari que sempre se deu bem em Interlagos podera se valer da ótima tração para ganhar tempo no miolo do circuito? E a McLaren, embora sem bom retrospecto em Interlagos seria mais ameaçadora ganhando tempo na grande reta do box? Vc acha que Alonso deve ir para o tudo ou nada em Interlagos já que tem mais "gordura" ou ser mais contido levando para Abu Dabhi onde a RedBull deve dominar? Massa podera desta vez realmente ajudar o espanhol já que sempre vai muito bem lá? Não acredito que uma equipe ira dominar em Interlagos , concorda?

Daniel disse...

Ico, pergunta dificil: Sem subir no muro, quem ganha o campeonato e como?

Anônimo disse...

Que corrida... maluca!

Uma dúvida "boba": a duração da prova foi de 2 horas 48 minutos e uns quebrados. Mas o tempo limite dos GPs não é de 2 horas?

Ainda não revi a corrida para prestar atenção ao cronômetro, mas o tempo de paralisação entre a primeira e segunda largadas foi computado?

um abraço
Renato Breder

Luís Almeida, Portugal disse...

Olá Ico. Tudo de bom para si.
A minha questão é sobre a chuva e o safety car.
Na sua opinião, a direcção da corrida fez tudo como devia, ou exageraram nas precauções? Em tempos idos não vimos várias corridas com condições bem mais complicadas?
Desde já obrigado e boa viagem.

Ron Groo disse...

Tudo bem que ele fez um ótimo fim de semana, se não, não seria o cara certo no lugar certo, mas...
O cara rabudo. É a mulher melancia da F1.

Pro Credencial.
Ficamos sem conhecer o que pode a pista da Coréia, ou em sua opinião já podemos formar um juízo sobre a corrida la? E se podemos, qual o seu?

Eu particularmente tive minhas expectativas surpreendidas. Achei bem legal algumas curvas.

Glailson disse...

Ico, Alguma novidade sobre as conversas do Bruno com a Lotus para 2011? Houve alguma evolução nesse possível acordo?

André disse...

Olá Ico,

Vejo uma significativa evolução na Ferrari e no Alonso, contudo não vejo essa mesma melhora no desempenho do Massa. Veja só: esse ano, em relação às largadas, o placar está 13 x 4 para o Alonso. Em relação aos pontos do campeonato, o abismo é bem maior - 231 x 143.
PERGUNTA: ter o Alonso como companheiro de equipe é realmente estressante (o Alonso é tão bom a ponto de desestabilizar emocionalmente o seu companheiro de equipe) ou o Felipe Massa não se adaptou ao carro de 2010?

Unknown disse...

Oi Ico

sobre a pista:
eu até gostei do desenho, me pareceu ótimo tanto para variedade de curvas quanto para disputas... mas como pode se fazer uma pista nova sem pensar a como a agua iria escorrer?
Mas o que achei mais absurdo, é a quantidade de muros!!! faz uma pista do zero nova com um curvao de quinta cheia entre dois muros? retas com muro em cada lado? um trecho inteiro apertado entre muros??
o que aconteceu no acidente do webber (o carro bateu no muro e voltou cruzando a pista!!!! )foi algo que nunca deveria acontecer nem em pistas antigas onde é dificil mudar as coisas por vinculos ambientais ou de espaço, mas acontecer numa pista nova criada num pantano é absurdo e diz muito sobre quanto sem noçao é toda esta gente da FIA.

sobre a corrida:
eu nao entendi uma coisa: por que o Vettel quebrou o motor e o carro foi soltando faiscas do assoalho???
a primeira coisa que deu pra pensar é algum sistema proibido de regulagem da altura que parou quando faltou a potencia!
Teve alguma explicação?

Eugenio

danielwey disse...

Oi Ico.
Gostaria de saber como ficou a situação do Lucas di Grassi após mais um erro, que a meu ver, foi meio bobo, coisa de quem está sob pressão. Você ve alguma chance dele conseguir um cockpit em 2011 agora que está sem patrocínio e sem mostrar muito serviço nessas últimas provas?

De resto, parabéns pelo trabalho e pelo Blog , que acompanho diariamente.

Abraços,
Daniel Wey

Ituano Voador disse...

Ico, uma dúvida: caso Alonso confirme o título, qual sua opinião sobre a situação de Massa para 2011? Pergunto isso porque, embora o Kimi tenha ganhado em 2007 e no ano seguinte o Massa tenha sido protagonista até o final, é fato que o finlandês teve um 'apagão' depois de ganhar o título, algo que não creio que ocorra com o Alonso, dada sua personalidade.
E com o Alonso campeão, Massa corre o risco de ser 'acusado' de não ter feito sua parte para que a Ferrari vencesse também o título de construtores? (a diferença ainda é grande em desfavor da Ferrari)
Grande abraço!

Unknown disse...

Olá ico, abraço e parabéns pela cobertura fantástica deste GP.

Vamos ás perguntas desse Credencial que sem dúvida merece um tempo para algumas reflexões:


- Como a RedBull vai perder esse campeonato? Se isso de fato acontecer será o maior atestado de incompetência da F1, pois vão perder o campeonato mais ganho de todos os tempos concorda?

- O Cristian Horner disse que não vai dar prioridade aos seus pilotos e aí mais uma vez mostra como os Rubro-Taurinos são burros. Em uma hora como essa eles deveríam investir totalmente em Webber que tem apenas 11 pontos. Se falar em igualdade é muito bom e bonito mas a competição da F1 é selvagem. Garantindo que Vettel possa tirar pontos de Webber a RBR estará fazendo exatamente o jogo que a ferrari quer. Qual a sua opinião sobre isso Ico?


Abraços

Marcos Antonio disse...

Ico, minha pergunta é sobre o destino de Hulkenberg: tem sites que dizem que Maldonado já assinou com a Williams no lugar do Hulkenberg, mas a globo falou na transmissão que a Williams pode fechar com um fundo de investimentos do Catar e assim garantir garantir a permanência do Hulk.Só se não assinar é que Maldoando entra. Qual a real situação do Hulkenberg pra 2011?


abs!

Anderson Brandão disse...

Olá, Ico. É a primeira vez que comento aqui mas já acompanho seu trabalho há alguns anos. Minha primeira dúvida é sobre o acidente do Webber. Algumas pessoas de alguns fóruns comentam que le teria jogado o carro propositalmente para o meio da pista, após a batida, para tirar mais alguém da corrida. Eu acho isso um absurdo, pois ele teria que ser suicidada para ver isso. Acho que simplesmente o carro constinuou escorregando sobre o asfalto molhado, ainda mais que as suspensões já tinham quebrado impedindo uma frenagem. O que você acha?

E falando na Red Bull, e agora? A equipe deve dar prioridade ao Webber? Duas dobradinhas, com ele na frente, garantem o título. Seria muito diferente da situação lamentável na Alemanha.

Um forte abraço.

@Cristiano_77 disse...

Boa noite, Ico!

Pergunta:

Até quando a Red Bull vai ser a equipe que te dá asas mas que não usa o cérebro? Eles estão como o Ron Dennis que em 2007 preferiu o Raikkonen campeão ao Alonso, que era da sua equipe? Isso se deve ao fato do título de Construtores estar na mão e o resto seja o que Deus quiser?

Abs

Unknown disse...

Só uma ressalva ao Cristiano que comentou acima. A Red Bull não estpa com o título de construtores na mão não.

Com esse abandono a classificação dos construtores tem a RBR em 1° com 426 e a McLaren logo em seguida com 399, portanto 27 pontos de diferença.

Essa é uma diferença que pode ser perfeitamente possível de ser alcançada pela McLaren nos 2 GP's restantes

Diego Souza Muniz disse...

Boa noite Ico. Obrigado pela excelente cobertura e parabéns pelo seu post sobre Yeongam, mostrando a hipocrisia da F1 e dos jornalistas europeus para com o circuito.

Perguntas para o Credencial

1 - Button está agora 42 pontos atrás de Alonso. Ele está praticamente fora da briga pelo campeonato. Você acha que a McLaren privilegiará Hamilton na luta pelo título? Se você fôsse o chefe da equipe o que você faría?

2 - Vettel estava em seu 8° motor correto? Para Interlagos, ele irá colocar um motor novo ou um já usado de etapas anteriores?

3 - Quem você vê como favorito ao GP de Interlagos?

Unknown disse...

Que prova espetacular. Não pensei que estaría vivo para dizer isso mas: o Tilke mandou muito bem!!!

Esse circuito da Coréia já prometía muitas emoções e com chuva então, abalou as estruturas do campeonato.


Credencial:

- Hamilton tirou leite de pedra dessa vez. O carro na chuva não rendeu tão bem. Como você vê o inglês para o GP do Brasil?

- O que explica as Mercedes terem andado tão bem sob a chuva na Coréia? Os carros parece que ganharam nitro lá...

- Qual o futuro de Lucas DiGrassi na F1? Pelo que percebo, o D'Ambrósio parece estar bem cotado para assumir o cockpit da Virgin no ano que vem, isso confere?

- Ico, vc acredita que se Webber terminar o ano campeão ele se aposente, ou melhor, a RBR aposente ele? Há muito tempo não vemos um caso de favorecimento á um piloto tão escancarado na F1

Sensui disse...

Fala Luís! É uma prazer estar participando novamente do Credencial.

Ótima corrida, chuva, ultrapassagens, batidas e um estouro de motor. Acho que se o Bernie tivesse planejado não sairía melhor.

Algumas perguntas para o credencial:

1)A postura do Vettel após perder a corrida que lhe daría a liderança foi muito estranha. Por perder uma pole ele já fez cara muito mais feia, o que será que aconteceu? Terá sído amadurecimento ou aquele ar arrogante ao qual já estamos habituados?

2)Qual a sua opinião sobre a Lotus de Tony Fernandes? Confesso que quando anuncíaram a entrada da equipe na F1 achei que fôssem trambiqueiros e que iríam apenas estragar o nome da gloriosa escuderia de outrora, mas com investimentos como a compra de motores Renault, o anúncio da construção de um tunel de vento para o ano que vem e a compra de cambio da Red Bull me fazem acreditar que eles estão levando á sério esse "negócio" de F1. O que vc acha?

3)Em qual escudería de ponta vc acha provável que Robert Kubica possa estar nos próximos anos? Algúem dê um carro bom pra ele por favor!!!

4)E a Telmex Sauber de 2011? Podemos esperar uma equipe de ponta surgindo ano que vem?


Obrigado Ico! Até a próxima o/

Luis Mário Xavier disse...

Ico, muito boa a cobertura na Band e recomendo á todos á escutar á transmissão por lá ao invés de ouvir o mala do Galvão (ô cara chato do c.....), rsrsrs.

Bom Ico, aí vão algumas dúvidas para o Credencial:

1° O que o Adrian Sutil fumou antes da prova? Seja o que for deve ter sído forte, pois ele parecía totalmente louco nas disputas de posição com o Kobayashi e o Button. Não reconhecí o Sutil nessa corrida.

2° Existe alguma vaga realmente disponível na Lotus ou o Trulli já confirmou para o ano que vem? Porque segundo a imprensa, no mínimo uns 7 pilotos têm possibilidade de correr por lá.

3° E quanto a Volkswagen, alguma novidade sobre o possível ingresso da montadora na categoria em 2013? E sobre a possível parcería dela com a RBR, é algo factível?

4° Após o GP do Japão ouví rumores de que a Panasonic e outras empresas japonesas estaríam dispostas a patrocionar o Kobayashi. Isso é verdade? Se sim, quais empresas estaríam realmente interessadas em patrociná-lo?

Unknown disse...

Olá!

Não sei se foi impressão minha, pois estava meio cochilando, mas o Vettel reclamou ou fez gestos ao passar pelo box da Renaut, pelo fato do motor ter estourado?

Abs e continue assim, com seu belo trabalho.

Edgar disse...

Olá Ico, Parabéns pela sempre competente cobertura de mais um GP, uma corrida fantástica, que teve como vitorioso o bi campeão Fernando Alonso, achei que ele estava jogando para a galera quando ele falou que tinha 50% de chance de levar o título deste ano. Em pouco tempo ele colocou o Massa no bolso e mudou totalmente o astral da Ferrari, Alonso usa todas as armas que tem para vencer, as vezes exagera, mas é um verdadeiro macaco velho da F1, sabe transformar um fato negativo em positivo a seu favor (no pit stop o mecânico demorou para trocar o pneu dianteiro direito. Acho que em Interlagos, mesmo com a ajuda do Massa ele não leva, porém vai para Abu Dabhi com o título nas mãos.
Com este monstro Alonso na Ferrari em 2011, vc acha que Massa vai ter algum espaço na equipe?
Na minha opinião se Alonso manter toda esta competência em 2011, restará para Massa reconhecer todo o talento do espanhol, assim como fez com Schumacher.

Boa sorte, grande abraço!!!

Bruno Santos disse...

Ico, algumas perguntas para o Credencial:

Tendo o melhor carro e levando em consideração os investimentos feitos, o que você acha provavel que a conteça caso a Red Bull não leve o titulo de piloto e construtores? Os investimentos continuam ou Mateschitz pode repensar o custo beneficio de ter uma equipe de ponta?

Erros a parte, a temporada do Vettel tem semelhanças com a ultima temporada em que o Raikkonen disputou o titulo pela McLaren ou é impressão minha? Me recordo que o Raikkonen sempre tinha alguma falha em seu equipamento quando não poderia ter.

Com o carro que tem, o Hamilton tem chances reais de levar o titulo caso o infortunio que se abateu sobre a Red Bull Yin Yang não volte a acontecer?

Um dúvida, o contrato da Mercedes com a F1 é vitalicio? Não me lembro de ter visto um safety car que não fosse da Mercedes.

O Di Grassi saiu da prova sozinho ou teve um toque com o carro da Hispania?

O Sutil informou recentemente que logo anunciará em que equeipe correrá em 2011, mas além da Renault e Force India, ele tem alguma outra opção?

Unknown disse...

E a frase do ano da F1 é: FERNANDO IS FASTER THAN YOU!

Celso AM disse...

Ico,

Sobre a corrida, apesar da chuva e tudo mais, não achei tão boa.. Australia e China foram bem melhores nas mesmas condições..

Se entrar o Maldonado na Williams de fato, qual seria o destino do Hulk? O garoto tem talento e futuro e ficaria a pé ano que vem?

E o Petrov, que papelão não?

Aliás, alguns pilotos que não fariam falta em nenhuma categoria, além do russo: Buemi, Alguersuari, Trulli, Yamamoto, Liuzzi.. ô pilotos sem brilho.. sem sal.. incrível. Concorda? Quem mais?

Aliás, bem competente esta 'nova' dupla da Sauber não?

Abraço!

Kohara disse...

Fala Ico. Beleza?

1) Fiquei meio decepcionado com as Mclarens ontem. Pareciam com acerto errado para a condição que a corrida acabou acontecendo. Foi isso mesmo? Eles tiveram alguma explicação para a corrida ruim deles?

2) A corrida acabou na penumbra, quase na escuridão, pelo que pude observar. Você tava aí e pode falar melhor sobre isso (mas a foto que ilustra o texto ajuda a dar uma ideia disso). Não sei se você concorda, mas é uma certa hipocrisia da turma da FIA (pilotos, inclusive) falar em condições impraticáveis de pista molhada e liberarem a prova para uma corrida quase noturna sem iluminação, não acha?

Três outras perguntas, off-topic:

1) O que exatamente é o Hyundai Series -que serviu como evento de apoio da corrida. Corrida de Tucsons? De i30? Daqueles carrinhos de cachorro-quente? rs. Ou a Hyundai patrocina alguma categoria escola (tipo Fórmula) na Coreia? Se é isso, tem alguém que te chamou a atenção?

2) Sobre o seu programa de mochileiro no Japão, de qual lugar vc gostou mais? (não vale a resposta genérica 'gostei de todos', hein? =OP).

3) Hoje a Sony anunciou o fim do Walkman (de k7) no Japão. Achei curioso. Apesar de ter marcado a minha infância -mais por ser um sonho de consumo do que qualquer outra coisa-, achei que já não vendiam mais tocadores de k7 há muito tempo...

José Inácio Pilar disse...

Olá Ico!

1- Sabe alguma coisa sobre esse tal fundo de investimento que poderia apoiar a Williams em 2011 que o Carlos Gil falou?

2- Barrichello tem mais um motor novo. Sabe se ele o usará no Brasil?

3- Os motores Cosworth "alcançaram" os Renault?

Abração e te vejo pessoalmente aqui!

JCCJCC disse...

1 - Que se passou com o Button? à parte de ter errado na escolha do momento da paragem (ficou desnecessariamente atrás de um grupo grande), fez uma corrida muito fraca.teve algum problema? saiu com afinações de seco? Ficou desmotivado com a sua posição e desistiu da luta pelo título?

2 - Porque foi a partida adiada tanto tempo? A pista não parecia tão mal assim. Já se correu em condições bem piores, estará a F1 a transformar-se numa competição só para piso seco?

3 - Este sistema de pontuação é bastante mais confuso para o espectador. Como reagem os pilotos e os outros intervenientes da F1 (incluindo vocês jornalistas), acham que foi uma aposta ganha? Ou preferiam o sistema anterior ou outro?

Off-Topic:
4 - Vou estar no norte de Itália proximamente, sabes se é possível visitar o autódromo de Monza sem ser em dia de Grande Prémio?

Dé disse...

Alonso chegou à liderança e agora não há maneira de tirá-lo dali.

A RedBull vai pagar caro pelos erros durante a temporada.

Vai ser uma tarefa hercúlea impedir o tricampeonato de Alonso.

Diogo disse...

Credencial...

Você acha q a FIA poderia ter dado a relargada mais cedo ao inves de ficar 36min atras do safety car? esta havendo um excesso com relação a isso n acha? jah vimos corridas com mta chuva acontecendo e sem ter tanto tempo atras do safety car como pra citar um exemplo recente Fuji 2007!

Abraços

Diogo disse...

e com relação a pista essa parece ser a melhor pista q o sem graça do Tilke jah desenhou junto com Istambul n acha?

Diogo disse...

e mais uma... as perguntas tao vindo aos pokos...

o banner para esse GP da Córeia quis dizer q as HRT sao mais lentas até q os carros mais antigos ou foi malicia de minha parte!?!?!? usahusah

Gabriel Souza disse...

Ico, parabéns pela transmissão, mais uma vez! Foi o que me manteve acordado durante a paralisação.

Perguntas:

- Essa é uma "teoria da conspiração": Vettel disse que o motor quebrou de repente, sem avisar. Mas poucas voltas antes disso ouvimos uma mensagem dele "reclamando" sobre a visibilidade na primeira curva. Só ele reclamou. Não estariam, ele a equipe, sabendo de algum problema e "pressionaram" a direção de prova com esta conversa pelo rádio?

- Vi, durante a interrupção da prova, os mecânicos da Mercedes mexendo nos carros, provavelmente os ajustando para as condições da pista.

1ª: Isso é permitido pelo regulamento? Não tem aquela história de não poder mexer no carro após o final da classificação?

2ª: Seria esta a explicação para o bom desempenho de seus carros?

Abraço!

Ainnem Agon disse...

ICO, um assunto que gostaria de trazer a tona sobre o Rubens: eu penso que, apesar dos 18 anos de F-1 dele, ele possui uma "falha" em um fundamento importante: relargada. Particularmente eu não me lembro de uma relargada o qual ele se saiu muito bem. Muito pelo contrário, recordo-me das 3 vezes que o Schumacher passou ele em relargada (2 na época da Ferrari, em Mônaco e Indy), e outra na semana passada no Japão; e ontem também (perdeu 2 posições). Se não perde posição, sempre acaba ficando muito distante do oponente à frente, já passando na linha mais de 1 segundo atrás. Você já percebeu isso?

Fernando Mayer disse...

O que me deixa mais chateado nessa história de que o Alonso pode ser campeão é que esse fato vai justificar aquela palhaçada em Hockenheim. Não fosse aquilo eu diria sem a menor dificuldade que estamos diante de uma bela conquista daquele que é de fato o melhor. Porque realmente o Alonso é o melhor e ponto final.

Eu tive uma ótima impressão da pista e a corrida em si foi legal pq representou um verdadeiro desafio para os pilotos. Ao final da prova pareciam carros de Rali.

Perguntas:

1) O que, na sua opinião, contribuiu para a queda de rendimento do J. Button na segunda metade do campeonato?

2) O que acharam os seus colegas jornalistas sobre a corrida e o traçado do circuito.

3) A Mclaren fará estratégias em favor do Hamilton nos dois últimos GPs, visto que o Button tem míseras chances no campeonato.

Abç

Lucas disse...

Fale Ico,
Meu nome é Lucas, 22, escrevo de Belém (PA) e devo te dizer.

Pr'um músico e jornalista (como eu), teu blog se assemelha quase a um 'oráculo' porque sempre postas ótimos links de música pop e rock e matérias extremamente analíticas sobre automobilismo. Infelizmente, pouco espaço é concedido nos jornais brasileiros ao esporte. Parabéns mesmo.

Tenho perguntas rápidas para ti.

1) O que achaste da conquista da F-3 italiana pelo César Ramos, que testará pela Ferrari em dezembro? Qual é a opinião dos jornalistas (em geral) europeus sobre o piloto?

2) Concordas que a atual geração de pilotos é a mais promissora desde o meio dos 60/início dos 1970, quando tínhamos Scheckter, Fittipaldi, Lauda, Hulme, Hill, Regazzoni, Ickx, todos em um mesmo grid?

3) Apenas uma curiosidade: já passou pela tua cabeça criar, no futuro, um programa de televisão nos moldes do "Credencial"? Há pouca coisa boa e informativa sobre automobilismo na tevê brasileira (até mesmo nos canais por assinatura).

Abraços,

Zé Henrique disse...

olá Ico, tudo bem?

Vamos às perguntas:

1) Em um forum sobre a Williams, um cara questionou a possibilidade da Williams manter o Hulk junto com o Maldonado e deixar de contar com o Rubens. Existe essa possibilidade?

2) Pela primeira vez, chegarei a SP antes da sexta-feira pra ver a corrida. Você sabe se é possível, até na quinta, para os torcedores terem acesso aos boxes ou algum outro setor da pista?

Abraços

Zé Henrique disse...

Ico, faltou uma pergunta:

Li hoje na revista eletrônica GPWeek que o Tony Ross, engenheiro do Rubinho, iria pra Mercedes pra trabalhar com o Rosberg novamente.

Você soube disso? Será que a Williams tá tão mal das pernas assim?

Abração de novo!

Chupa Kabra disse...

Lembre o acidente entre Vettel e Webber na Turquia. Agora pense no acidente entre Vettel e Button no GP da Bélgica. Agora imagine um desses acidentes ocorrendo entre Vettel e agora Alonso em Interlagos. Alguém poderá acusar Vettel de ato premeditado ou intencional? Alguém poderá absolvê-lo?

André Luiz disse...

Olá, Ico ... tenho acompanhado seu blog já há algum tempo, mas nunca havia postado. Antes de tudo, parabéns. Em relação à corrida, no exato instante da batida do Webber, tive a sensação de que, tratando o fato como uma mera suposição, ele não pisou no freio propositalmente para o carro atravessar a pista e acertar alguém que viesse atrás (grande probabilidade de ser um de seus concorrentes ao título: Alonso e Hamilton), mas acabou encontrando o pobre Rosberg. Hoje, surpreendentemente, Berger foi à imprensa dizer que o australiano tentou jogar o carro contra os adversários. Revendo o replay, tive ainda mais certeza sobre minha dúvida no momento da corrida. Será que o australiano pensou nisso por um instante e não travou as rodas para evitar um acidente ainda maior do que o que vimos só para complicar algum de seus concorrentes? Foi muito estranha aquela batida ... não acredito que ele tenha perdido o freio do carro por tão pouco. Tanto que se prestarmos atenção, os danos do carro foram em sua majoritária parte decorrentes do acidente com o Rosberg. Fica a dúvida.

Celso disse...

André Luiz, revi a batida do Webber e realmente ele não usa os freios, o que é bem estranho, tanto que o próprio Rosberg desvia para o lado esquerdo, talvez imaginando que o carro do australiano parasse no meio da pista...
Mas, naquela fração de segundos tb é bem difícil de imaginar que alguém teria idéias tão mirabolantes...

Abs

André Luiz disse...

Celso, no momento em que o Webber escorregou na zebra e depois bateu lateralmente no muro, eu pensei "pronto, acabou ...", mas o que se viu foi o carro do Webber deslizando lentamente de volta e, ainda por cima, com um sutil toque na direção pra direita, o que levou o carro ainda mais pro centro da pista. Eu, pessoalmente, odeio conspiração ou pressupor maldade em qualquer ação, mas foi inexplicável a trajetória do carro sem qualquer menção à utilização dos freios. Quando eu vi o carro voltando, eu imaginei que o Webber queria ver onde o carro ia parar naturalmente, só podia ser isso! E, agora com maldade (rsrs), numa curva lenta daquelas, dava tempo demais de imaginar que ele poderia levar mais alguém ali. Hoje foi a vez do Rosberg de ir ao twitter questionar por que o Webber não usou os freios para parar o carro.