sábado, 30 de outubro de 2010

LIVRE PARA LUTAR

A Red Bull já deixou claro que seus dois pilotos vão para o GP do Brasil lutando pelo título, uma atitude sensata e que merece elogios. Retirar Sebastian Vettel da briga por conta da diferença de 25 pontos para Fernando Alonso seria um pecado capital, afinal ainda são 50 em jogo - sem falar no fato que, apesar de um ou outro erro de pilotagem, o alemão de riso fácil perdeu a maioria de seus pontos por problemas técnicos que fogem a seu controle.

Além do mais, colocar Vettel como escudeiro seria tirar dele sua principal arma. A chama de lutar pelo título empurrou o alemão como nunca nessa reta final e o fato é que ele está andando na frente de Mark Webber desde sua errática atuação no GP da Bélgica. Se o time precisa tirar pontos de Alonso, deixá-lo aceso na briga é mesmo a tática mais recomendável.

É uma mera questão matemática: duas dobradinhas garantem o título para a Red Bull, ainda que uma inversão de posições aconteça apenas na última volta do ano.

Vejamos a seguinte situação: a Red Bull confirma o domínio esperado em Interlagos e faz dobradinha, com Vettel superando o australiano novamente. Alonso faz sua parte e completa o pódio. O campeonato teria: ALO 246; WEB 238; VET 231.

Se a Red Bull ficar à frente em Abu Dhabi novamente, mesmo que com Vettel em primeiro e Alonso em terceiro, a Red Bull pode deixar para esperar uma inversão de posições na última volta - o alemão aliviaria para Webber vencer e ser campeão. Nesse cenário: WEB 263; ALO 261; VET 249.

É claro que tudo é mais fácil na teoria. E, na prática, a Red Bull não conseguiu repetir uma dobradinha em provas subsequentes neste ano. Mas, mesmo que o imponderável apareça e um acidente ou uma quebra deixe caminho aberto para o título de Fernando Alonso, eu não vou ficar apontando o dedo para um time que deixou escapar um título ganho.

Pelo contrário, vou aplaudir o fato da equipe ter liberado sua dupla de pilotos para vencer por seus próprios méritos até onde foi possível. Melhor perder bonito do que ganhar feio. O esporte agradece.

(Foto Luis Fernando Ramos)

5 comentários:

Celso AM disse...

Ico, ótimo texto.

Por isso tudo, torço muito pela Red Bull ou McLaren, e que a Ferrari fique pra fora..

E ainda acho que teremos uma "zebra" neste GP em Interlagos, com pole e vitória do Hamilton!

Abraço!

Voaridase disse...

De facto prefiro ver a Red Bull a perder este título "jogando" justamente, do que ganhar "à la Hockenheim"...

jujubinha disse...

Finalmente um texto sensato sobre o assunto. Concordo com tudo que escreveu,Ico! Principalmente quando diz "colocar Vettel como escudeiro seria tirar dele sua principal arma" e "não vou ficar apontando o dedo para um time que deixou escapar um título ganho". Todos, praticamente, já entregaram o caneco para o espanhol. Torço para que em Abu Dhabi um certo alemãozinho abra o sorrisão mais fácil de toda a sua vida e comemore o título de mais jovem campeão de F1 de todos os tempos! Bj, Ju.

Anônimo disse...

Ico, 100% de acordo! De sacanagem o torcedor ja ta cheio e ja transbordou a muito! Jogo de equipe é a conversa que mais estraga a essência da competição mais pura e mais bonita de se ver que deveria reinar na maior das competições motorizadas, a F1
abraço,
Gustavo

Leandro disse...

Mas se fosse Webber a 25 pontos do Alonso, duvido que a equipe tivesse a mesma postura.