domingo, 10 de outubro de 2010

O SORRISO VOLTOU

A Fórmula 1 teve que fazer uma dupla jornada neste domingo no Japão, com um treino classificatório pela manhã e a corrida na parte da tarde. Foram duas oportunidades de ver o largo sorriso de menino no rosto do alemão Sebastian Vettel. O de largar na frente tem sido uma constante neste ano, mas o pela vitória não aparecia desde o GP da Europa, no longínquo mês de junho.

- Melhorei um pouco as estatísticas de que minhas corridas largando da pole não são muito boas - brincou. - Estou muito feliz. Já era hora, estive esperando por muito tempo. Foi um ótimo domingo, com uma pole e uma vitória no mesmo dia.

O ponto crucial do triunfo de Vettel foi mesmo a classificação. Saindo do lado limpo da pista, ele não teve problemas em manter a liderança depois de uma largada cheia de confusões e que eliminou quatro competidores, um deles o brasileiro Felipe Massa. Depois, bastou controlar qualquer aproximação do seu companheiro de equipe Mark Webber, uma tarefa que ficou facilitada pela maneira com que o australiano correu, pensando exclusivamente no campeonato.

- Foi um resultado bom para o Mundial de Pilotos. Sebastian mereceu a vitória, fez um ótimo trabalho. Mas quero reverter isso no futuro e voltar a vencer. Tenho total confiança de que posso fazer isso - falou Webber, que foi superado por Vettel nas últimas três corridas.

Fernando Alonso conquistou o melhor resultado possível com o carro da Ferrari e garantiu um pódio que o manteve bem vivo na disputa pelo título. Mas demonstrou uma certa resignação:

- Em todos os circuitos que restam, a Red Bull é favorita. Como nos outros do ano. Mas só ganharam sete corridas das 16. Hoje deu tudo certo para eles, mas isso não é comum. Uma hora eles errarão ou terão um problema mecânico. Em condições normais, eles venceriam todas. Mas as condições normais não se dão normalmente - filosofou.

Já a dupla da McLaren viu o título ficar mais distante. Lewis Hamilton trabalhou feito um louco para revertar a punição de cinco posições no grid. Vinha bem para lutar por um lugar no pódio quando perdeu a terceira marcha - e, com ela, a quarta posição para Jenson Button.

- Minha situação no campeonato não é muito promissora, mas vou continuar lutando - prometeu o campeão de 2008.

Se a briga pelo título pega fogo, os brasileiros tiveram um dia para se esquecer. Apenas Rubens Barrichello ainda salvou uns pontos, mas a Williams não confirmou na prova o potencial exibido na classificação. O resto saiu de Suzuka apenas com o desejo que o GP da Coréia chegue logo.

O dia foi corrido demais. Mas, como sempre, pretendo ampliar a discussão sobre todos os elementos deste GP do Japão no "Credencial". Participe com suas opiniões e perguntas. O espaço nos comentários é de vocês. Até mais!

(Foto Red Bull)

31 comentários:

Érico disse...

O que você achou do manobra Mario Kart do Massa? Levar fechada e tentar passar pela grama ao invés de usar os freios... Ele, sim, merece uma punição no grid da próxima etapa.

José Inácio Pilar disse...

Grande cobertura Ico! Dessa vez vou tenatar ser mais conciso e não mandar 19 perguntas como da última vez...

1- Porque normalmente (e não falo só das últimos GP´s) a Williams não consegue repetir em corrida o ritmo das classificações?

2- A Diferença de desempenho entre Kubica e Petrov é SÓ no braço ou ha alguma diferen de tratamento/equipamento entre eles?

3- Até quanto tem de verdade a possibilidade de Maldonado na Williams em 2011 no lugar do Hulk?

4- Teria o Massa se "auto sabotado" na classificação de domingo para não ter como ajudar o Alonso na disputa pelo título?

5- É impressão minha ou o brasileiro cada vez mais acusa estar sentidondo o golpe da chegada de Alonso?

6- Novidade sobre algum possivel novo patrocinador da Williams para 2011?

7- Sabe se Barrichello teve mesmo que reduzir seu salário pra continuar na Williams?

8- Agora até em circuitos que seriam favoráveis a Force-Índia vai mal. Eles estão perdendo o bonde mesmo?

9- É impressão minha ou a situação de Bruno Senna ruim? Digo em relação ao desempenho de seus companheiros, que deveria ser "MUITO melhor" que a de Sakon, e está apenas "melhor" e a lambada que ele levou de Klien em Singapura. - Novidade sobre ele e di Grassi pra 2011?

10 e Última! SE a Porsche entrar
mesmo, ccha mais provável que seja com equipe própria (Tipo a Ferrai/Mercedes hj) ou em associação/sociedade com alguma equipe ja estabelecida(Williams, Red Bull...)? - Quais as favoritas neste caso?

Abração!

Marcos Antônio disse...

@Jose inácio 10 perguntas ainda é mta coisa...

Ico minha pergunta é sobre o Kobayashi, de quem estou virando um grande fã. Como foi o assédio ao japonês depois da sua grande corrida? Você acha que ele é um dos melhores(senão o melhor) japones que pintou na F1?


abs!

Leo disse...

@JI: concordo c o MA..

Ico: vc poderia explicar a imagem, especialmente o carro de tras, na capa do blog p o GP do Japao?

Obrigado,
Leo.

Washington disse...

Olá Ico, tudo bem? Não pude acompanhar a corrida pelo rádio, apenas assisti pela televisão com o "aquele q vc sabe quem" que só diz besteira. Que saudade de vcs pela rádio Bandeirantes!!!
Duas perguntas para o credencial
1) o que aconteceu com o Kubica?
2) no post anterior vc fez o seguinte comentário: "... óbvio que não há a menor condição dos carros irem para a pista. Eu pessoalmente nunca pilotei em Suzuka num dia como esse, adiantou João Paulo de Oliveira, piloto estabelecido há sete anos no competitivo e excelente automobilismo local....". Realmente o automobilismo japonês é tão bom assim? Digo, se é tão bom, pq os frutos são péssimos? O Koba é surpreendente, mas na minha cabeça é impossível imaginá-lo como campeão mundial não é? Estou sendo preconceituoso demais?

Abraços!!

Anônimo disse...

Tudo bem, Ico?

A primeira questão é sobre o di Grassi: acho que nem a Milka Duno perderia o controle do carro naquelas circunstâncias. A Virgin diz que não detectou nenhum problema. Será que aproveitaram o acidente para "queimarem" o Lucas?

Segunda e última: vc espera encontrar muitos problemas de infraestrutura na Coréia? Pelo que vc relatou na transmissão, o Bernie só se preocupou com o cheque, porque de resto, parece que será uma várzea.

Fora o show do Koba, foi um GP muito abaixo da média de Suzuka.

Abraço, e Boa Sorte no "Hotel" Adão e Eva.

Rafael Inouye

Dennis disse...

Caro Ico, uma só pergunta e não 10 ou 19 para não te cansar e nem nos cansar tb: Vi e revi as imagens do acidente do Massa e achei que ele foi completamente irresponsável, amador mesmo pois escolheu deliberadamente ir para a grama para cortar um pouco o caminho e passar Rosberg. E ainda o resultado terrível na classificação. Para vc até que ponto o ano horrivel que o brasileiro vem tendo será capital para sua demissão da Ferrari no fim de 2011? Para evitar isso só sendo campeão em 2011?

tibone disse...

Ico,

Parabéns pela transmissão na Band, e boa sorte no "Adão e Eva".. hehe.

Excelente corrida do "Koba", mais uma vez, o garoto tá mostrando que tem talento, quais as chances, há alguma conversa de ele sair da Sauber ao final de 2011, para uma equipe mais competitiva ?

E em relação ao titulo, acha que está mesmo entre os touros e o "Zé Maria", ou a Mclaren ainda tem alguma chance ?

E uma última pergunta, meio idiota.. como os japoneses pronunciam Suzuka ? Por que até onde meu parco conhecimento do idioma vai, eles não possuem Ú tonico em paroxitonas, como nós aqui, então seria algo mais como Suz-ka, do que SuZÚka, não ?

Valeu pela transmissão e cobertura excelentes, como de costume.

Victor disse...

Ico, você saberia dizer o nome daquele cara que recebe os pilotos com uma garrafinha de agua e entrega os bones/relogios e etc naquela salinha que eles ficam antes de ir para o podium?

Procurei em tudo quanto é canto e nada...aquele cara deve ter o melhor emprego do mundo!

David disse...

bom trabalho again, Ico. Pergunta: Li as declaraçãoes dos pilotos no fim e achei algo ironico: Alonso falou após a corrida que o carro não estava lá essas coisas visto o que Massa conseguiu na classificação. Tipo: Ele, Alonso, tirou leite de pedra para estar em 4° no grid e 3° no fim da corrida. Já Massa disse que deu azar na classificação visto que o carro estava bom já que Alonso classificou e andou na frente. Em quem acreditar?

Bruno Areal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Areal disse...

Rapaz, que corrida, tenho que aprender que o sono é mais importante que corridas.

1- Com a chegada de Sérgio Perez e a Telmex, o Kobayashi sai no lucro em relação a ter um piloto mais experiente como companheiro que ajude a desenvolver o carro?

2- Há algum indicio de que a Wiliams terá um reforço financeiro em 2011 que justifiquei alguma esperança numa melhor performance da equipe?

3- Qual o GP que não o do Brasil, é o mais barato para se acompanhar, incluindo hospedagem, hotel e ingressos?

4- Com a aposentadoria do Webber no fim de 2011 os pilotos da STR são os grandes favoritos a ocupar seu lugar ou é mais provável que a Red Bull escolha um piloto já estabelecido para integrar a equipe?

5- Após o anuncio de que a Renault fornecerá motores para a Lotus e supondo que a Hispania consiga dinheiro necessário pela "ajudinha" da Toyota, é de se esperar que a Virgin seja a nova última do grid no ano que vem? Fico com a impressão de que a Virging só está no grid pelo marketing e que não tem a ambição de se tornar ao menos uma equipe intermediária.

Anônimo disse...

LEANDRO ALMEIDA



Ico, Kobayshi tem recebido os merecidos elogios no paddock? Ou é apenas um campeão de boas palavras entre os fãs? Ele tem de fato futuro pelo que você percebe nos bastidores ou o preconceito contra pilotos japoneses ainda é forte na F1?

ebiscaia disse...

Ico,

Se a corrida não foi demais, ao menos ver os carros correrem em Suzuka é sim demais. Acho que é a prova que melhor exibe o quão ágil é um carro de Fórmula 1. Concorda?

Antes da última prova poderia fazer um post falando quem, na sua opinião, foram os vencedores e os perdedores deste campeonato. Que acha?

Zé Henrique disse...

Olá Ico! Vamos às perguntas:

1) A ausência do Bernie nesse GP já é sinal de cansaço e de saúde em decadência? O cara já tem 80 anos...

2) Falou com o Bruno sobre minha sugestão dele caçar patrocínio lá no Japão?

Alguma novidade sobre a briga pelo nome Team Lotus?

Abração!

Anselmo Coyote disse...

Sem preconceito algum, em condições normais, onde todos tem chances reais, o Koba seria campeão na primeira que lhe dessem. Ele está cavando isso e cavando fundo.
Abs.

Rob disse...

Ico, tudo bem?só alguns comentários..

Antigamente o Grande premio japones tinha a melhor cobertura de imagens.
Esse ano arrisco dizer que foi o pior do calendário.
Não mostraram as imagens da roda se soltando no acidente do rosberg, do kubica, da ultrapassagem do Shummy sobre o Rubinho.

Ainda bem que existe o Mito Kobayashi pra espantar o sono! O pequeno japones parecia estar pilotando um kart..


E uma pergunta:Esse GP da Coreia nos dá a impressão se ser outra pista modorrenta. Tem como ser pior que Abu dhabi?

Ron Groo disse...

Tinha de voltar... Ele ganhou a corrida, mas para mim o vencedor do fim de semana foi Kamui Kobayashi. Se esta corrida não abriu os olhos de alguma equipe melhor para os feitos do cara, então nenhuma outra vai fazer. Será que estão cegos?

Nestas horas eu queria que a imprensa japonesa fosse tão marron quanto a espanhola, e começasse a por o japa na ferrari, no lugar do Alonso. hehehehe...

Pro Credencial.
São dois anos seguidos que a pista de Sukuza proporciona uma corrida bem chata...
E em um ano que até Singapura foi emocionante isto é preocupante.
A pergunta é: Apesar da beleza e da dificuldade da pista, Suzuka está ultrapassada?

Edgar disse...

Olá Ico, até que em fim a Red Bull prestou homenagem ao Adrian Newey já estava demorando. Será que o Vettel esta colocando a cabeça no lugar e aprendendo com os vários erros da temporada?

Grande abraço!!!

Gabriel Souza disse...

Olá Ico!

Só consegui terminar de escutar o Credencial anterior agora. Estava excelente, como sempre!

Referente à pergunta do Groo sobre a pista, quero adicionar mais uma:

- Não há, também, uma certa "acomodação" por parte de quase todos os pilotos por saberem que é muito difícil ultrapassar (por conta dos problemas aerodinâmicos) e aí eles preferem não arriscar? Suzuka, ao que me parece, é uma pista muito "aerodinâmica", o que explica o domínio da Red Bull. Aí só mesmo um Kobayashi para mudar o cenário.

Continuo insistindo na tese de que o problema está na excessiva dependência aerodinâmica.

- O que você disse no programa anterior sobre o Alonso correr com inteligência se aplicou perfeitamente em Suzuka (contando ainda com um pouco de sorte).

Por fim, parabéns pela transmissão e boa sorte na Coreia.

Abraço!

@lemao disse...

Ico,

As perguntas que gostaria de fazer já estão feitas, apenas aumenta o volume do microfone quando gravar o Credencial, escuto no meu Ipod e fica muito baixo a tua voz.
A vinheta entra com volume bom mas quando começa o programa o volume parece bem mais baixo.


Sds
@lemao

Fernando Mayer disse...

Parece que Suzuka ficou mesmo obsoleto como circuito de F1... a exemplo de Monza e Mônaco. Mas de vez em quando aparece um Kobayashi da vida que não acredita muito nesse negócio de turbulência e manda o sapato pra cima dos outros.

Pergunta:

É fim de papo mesmo que o Kimi não vem nem pra Renault e nem pra equipe nenhuma em 2011?

Abs

William disse...

Grande Ico, tudo bem?
Três para o credencial:
1) Achei a estratégia do Button sem sentido. Alguma explicação da McLaren sobre isso?
2) Vc é favorável da F1 ter bonificações "por fora", tipo Indy? ex: pontos por pole position, voltas na liderenças, melhor volta, etc, etc
3) Qual é na sua opinião o segundo esporte preferido do brasileiro? Ainda é, ou melhor, algum dia foi a Fórmula 1(ou Automobilismo em geral)?

Att.

Lucas disse...

Ico,

O que achas deste novo sistema de pontuação da F-1? Outro dia, em uma conversa, um amigo citou o sistema de descartes como a melhor forma de se premiar a performance do piloto em uma única corrida. Isto é, um tipo de pontuação que contempla somente os corredores com melhores resultados, além de "obrigá-los" a procurar a vitória.

Tens alguma sugestão em relação a uma nova pontuação, ou concordas com este tipo de sistema?

Grande abraço!

Anônimo disse...

Caro Ico,


Caso o Massa seja substituido na Ferrari, nao seria interessante ver o Kobayashi no luga dele?

Imagina o que venderia de Ferrari no Japao, Imagina o Koba cravando o Alonso...

abs

Zac

jôpa disse...

Olá, ótima cobertura!
A classificação e a corrida deveriam ter sido sabado. Entregava um remo para cada um. Segurança? Duas "Boinhas de Braço"
Eta corridinha chata. O unico a destoar foi Kobayashi, que mandou ver. Arriscou e foi para cima. Será que ele vislumbrou o seguinte : O pessoal não passa(exceto Rubens, Hamiltone Koba), pois tem a dita falta de pressão aerodinamica, os super freios e a " impressão de que não dá", ai com esta impressão tambem está o cara da frente, que não vê perigo, dai vem o Japa- piloto e passa, mostrando para todos que talvez dê.
Abraços e até mais Jôpa.

Gustavo Wein disse...

Ico,
E o Massa? O que você acha que podemos esperar dele, em termos de resultados, ainda esta temporada? Será que o erro na largada foi por causa da pressão da equipe de dele próprio para superar o Alonso e a performance tão ruim até agora? E para o ano que vem, será que ele terá lugar na Ferrari?
Abraços, Gustavo.

Dé Palmeira disse...

Ico, mais uma vez parabéns e obrigado pela cobertura.

Você acha plausível a explicação do Massa para o seu acidente na largada?

Eu, na minha ignorância achei uma bela desculpa esfarrapada essa história de "Rosberg me botou pra fora".

Abraços
Dica musical: Já ouviu o novo CD da Sharon Jones & The Dap Kings?

Celso AM disse...

Ico,

Sinceramente, a "briga" lá na frente ficou em segundo plano nesta corrida.. sensacional o Kobayashi!!! Aquela velha história de que 'chegar é uma coisa e passar é outra' não se aplica muito ao japonês.

- como foi a repercussão (desta performance do Kamui) na imprensa japonesa?

- historicamente, quais outros pilotos iniciantes tiveram performances tão "vistosas" e agressivas pilotando numa equipe pequena/média? me lembro do Vettel, Senna, o próprio Barrichelo...Alesi?


- gostou de Hiroshima?

Abraço!

Anônimo disse...

Ico, é a primeira vez que estou escrevendo, e gostaria de ouvi-la no ótimo CREDENCIAL, que sempre ouço.

Hamilton trocou o câmbio antes da corrida e sofreu penalty de 5 posições, devido a regra que determina que cada câmbio deve durar pelo menos 4 corridas.

Terminou a corrida com problemas na 3a. marcha.

Esse câmbio pode ser reparado? Se for o caso, nova penalidade?

Se o mesmo for trocado na próxima corrida, penalty de 5 posições novamente?

Um abraço,

Vagner F.

Anônimo disse...

Ico nao sei se dah tempo pro Credencial , mas queria saber se vc tem alguma info de como anda a situacao da Williams para 2011 em relacao a patrocionio e projeto.
Com a saida do RBS e a Philips como ficarao as coisas ?
Abraco, ah nao se esquece de continuarcom as entrevistas dos engenheiros e se der nao soh dos brasileiros , abraco.