Teremos de esperar mais algumas horas para saber o grid de largada do Grande Prêmio do Japão. Mas o que aconteceu neste sábado em Suzuka foi uma absurda farsa. O dia amanheceu com uma garoa fina, que virou uma chuva forte pouco antes do treino livre. O esforço dos pilotos que se aventuraram a enfrentar o dilúvio deixou claro que não haveria a menor condição de uma disputa esportiva. Pelas características de Suzuka e pela forte água que caia, isso era evidente.
“É óbvio que não há a menor condição dos carros irem para a pista. Eu pessoalmente nunca pilotei em Suzuka num dia como esse”, adiantou João Paulo de Oliveira, piloto estabelecido há sete anos no competitivo e excelente automobilismo local.
Mas era preciso atender a sanha dos contratos televisivos. Ao invés de simplesmente se olhar para os mapas meteorológicos que apontavam uma chuva cada vez mais intensa ao longo da tarde japonesa na região do circuito, a opção se concentrou em iniciar a transmissão e adiar a ação em doses homeopáticas até a óbvia decisão definitiva, enquanto a dupla Bernd Mayländer e Alexander Wurz partia para voltas de averiguação sem sentido (mas potencialmente muito divertidas) em meio aos rios de enxurrada que cruzavam o traçado criado há anos por um inspirado John Hugenholtz (Tilke, este é o nome a se espelhar).
A verdade é que hoje o telespectador foi feito de bobo por conta de um par de rentáveis contratos comerciais. O melhor é virar a página e pensar na intensa ação que o domingo nos reserva, com classificação e corrida separadas por um par de horas. Este sábado, a gente esquece. Ainda bem que foi em Suzuka.
(Foto Red Bull)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Lembro ter entrado um ano no site da Fórmula 1 e ler uma descrição de Suzuka dizendo que Hugenholtz era "uma espécie de Tilke da sua época". Tremi.
Hugenholtz pode não ter sido uma unanimidade sempre (Nivelles, Zolder, Jarama), mas suas criações eram muito mais criativas e diferentes entre si.
nao vejo novidade nenhuma nesta falta de respeito para o espectador... faz sentido dar a largada em spa sabebdo que ia chover em 3 minutos, para ter que dar safety car imediatamente?
fez sentido fazer umas voltas em sepang no ano passado, medade com safety car, para depois declarar a corrida terminada sem que a situacao tivesse de fato mudado com respeito ao comeco?
faz sentido levar a f1 para circuitos NOVOS nos quais um carro parado totalemente fora da linha obriga a um safety car? como é possivel que em monte carlos (que parece favela por como esta posto num morro) conseguem tirar um carro em 10 segundos em quase qualquer lugar e em singapore nao?
E a globo não vai transmitir o treino.....Morra Globo!!!!
Quando vc vai pra Suzuka acorda as 5 pra nao pegar transito perto do autodromo.Chega la as 8 e nao tem nada pra fazer...depois de ficar de ficar 6 horas na chuva esperando a classificacao,vc sente que ninguem vai pra pista,mas vc espera aquele momento o ano inteiro.Entao vc fica na esperanca que a chuva vai cessar e alguem vai pra pista.Mas em vez de avisar logo que nao vai ter treino pra vc poder ir pra casa,os caras ficaram enrolando a gente...depois que adiou a segunda vez...eu fui pra casa!Tava acompanhando o Ico no Twitter e ele avisou da farsa,mas a vontade de ver os carros de perto e tao grande,que vc acaba caindo na mentira...antes tivesse escutado o Ico.
Postar um comentário