quinta-feira, 7 de outubro de 2010

WEBBER: LIDER SEM LIDERANÇA?

A coluna de hoje do Lance! fala sobre o trabalho de Mark Webber e a relutância da equipe em aceitar sua liderança. Confira e comente:

Mark Webber é o homem do momento na Fórmula 1. Em Cingapura, teve méritos de converter em um pódio um final de semana em que esteve apagado a maior parte do tempo. Mas também contou com a ajuda dos deuses da noite para conseguir levar seu carro até o final com o pneu dianteiro direito completamente deformado depois do toque com Lewis Hamilton. Faltou muito pouco para a borracha estourar. Pode ser a famosa “sorte dos campeões”.

O resultado o manteve na liderança do mundial, mas sua principal preocupação no momento é com outro tipo de liderança: a interna dentro da equipe Red Bull. A maneira com que foi a público desafiar o status de segundo piloto após vencer o GP da Inglaterra foi mais do que jogar a opinião pública contra o comando do time. Foi bater no peito e dizer: “deixem comigo, rapazes, eu resolvo essa parada”. Isto fica claro também na sua fala em uma entrevista recente ao semanário suíço “Speedweek”.


- Quando se tem um carro fabuloso como eu tenho agora - e como nunca tive antes -, é preciso mostrar resultados. E quando se faz isso, você fica mais forte mentalmente e fortalece sua posição dentro da equipe - afirmou.


O discurso é bonito, mas a verdade é que o australiano não fez por justificar a confiança total da equipe. Nos treinos classificatórios, Webber toma tempo do companheiro de equipe Sebastian Vettel na maioria das vezes. E apresenta uma discrepância de desempenhos que pode ser fatal nesta reta final, alternando exibições impecáveis (como nos GPs da Inglaterra ou da Hungria) com corridas apagadas (como na Alemanha e na Itália).


O mesmo não se pode dizer do vice-líder do Mundial. Fernando Alonso também bateu no peito e exigiu o apoio total da equipe com seu chororô em Hockenheim, o que gerou um episódio lamentável para o esporte, mas muito bom para ele. A partir dali, justificou completamente a decisão do time, iniciando uma arrancada que o colocou numa ótima posição para brigar pelo título. Assim se faz um líder de verdade.


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O circuito de Suzuka tem um histórico de dramas em decisões de títulos mundiais, mas restando ainda três corridas depois deste GP do Japão, a prova deste ano terá um peso menor. Mesmo assim, é a pista mais desafiadora da temporada, uma que coloca os pilotos à prova. E, desde sua reforma mais recente, é um dos autódromos mais modernos do calendário. Um palco perfeito para um país fanático por F-1.

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Boa parte desse fanatismo deve aflorar no domingo antes da corrida, quando Bruno Senna fizer umas voltas de exibição com a Lotus que deu a primeira vitória a seu tio Ayrton, e que pertence a um colecionador japonês. Uma festa para os torcedores que tem verdadeira devoção pelo tricampeão brasileiro. E para Bruno, que vai viver um grande momento num ano cheio de complicações.

12 comentários:

Edmilson Madureira Segundo disse...

"Nos treinos classificatórios, Webber toma tempo do companheiro de equipe Sebastian Vettel na maioria das vezes."

Discordo. A conta está 9X6 para Vettel em largadas, sendo 7 poles do alemão e 5 do australiano. Não há tanto desequilíbrio quanto a tua frase quer pintar. A situação nas outras equipes deve ser mais desequilibrada. Vou checar...

Edmilson Madureira Segundo disse...

Na Ferrari:

Alonso 11X4 Massa. E o espanhol tem 2 poles.

Edmilson Madureira Segundo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edmilson Madureira Segundo disse...

Na Mclaren:

Hamilton 10X5 Button. Com uma pole para Lewis.

Edmilson Madureira Segundo disse...

Na Williams:

Rubens 10X5 Nico. Sendo um 5º lugar do alemão na Malásia o melhor posição de largada da equipe. A melhor posição de largada de Rubinho é o 6º no último Grande Prêmio (Cingapura).

Érico disse...

Webber é um líder totalmente acidental. Ele se beneficiou das lambanças dos outros muito mais que correu atrás dos resultados e se fez prevalecer. Não é como Prost em 1986, que chegou ao título com base na consistência e frieza, apesar de não ter o carro mais rápido. Pelo contrário, Webber foi incapaz de fechar a fatura até o momento, apesar de ter o melhor carro. Na verdade, onde se lê Webber (e Vettel e Red Bull) na tabela de pontuação, deveria se ler Adrian Newey.

Qualquer um que seja campeão da F1 é um piloto muito bom, mas não é para qualquer um ser gênio ou mesmo excelente. Não é sem razão que os últimos campeões deste naipe conquistaram seus únicos títulos guiando criações do mesmo Adrian Newey.

Fernando Kesnault disse...

Treino e treino e corridas são corridas, não hora "H" o Webber tem mais garrafas para vender que o fraco e inexperiente meninão bundão Pastell, que viver verá o aussie na frente no campeonato mesmo que a Red Bull perca o campeonato mais uma vez por sua burrice de seus comandantes idiotas e cegos (literalmente por o Marko ter um só olho).

John White disse...

O Webber só perde o título se a equipe quizer...mantendo a disputa entre seus pilotos aberta. Talvéz mesmo, o Vettel não tenha dado um show emcima do australiano que teve seus brilhantes momentos na temporada. Provavelmente o título do ano ficará com o Mark (o que pra mim será muito merecido e torço pra isso). Diferente de um Alonso que se mostrou muito mais forte do que o nosso brasileiro, mas que mesmo assim foi claramente beneficiado pela aquipa, e que ainda contou com muita ajuda da RBR e do Lewis e sua intempestividade. Quanto ao título do Alain de 1986, conseguiu a façanha gráças as trapalhadas da Willians, da imprudência de um Mansell ainda inexperiênte e talvés mais louco do que a memória que nos tráz suas conquista e de um acidente na Tamburello que quebrou a cabeça do Piquet fazendo-o perder a profundidade de sua visão e tb de seu pensamento...GO Webber GO!

Rob disse...

Discordo do artigo.
Não existe discrepância de desempenho entre os dois.
Se existisse webber não seria lider do campeonato.
A reb bull tá a um passo(uma corrida) de fazer besteira de não apoiar totalmente o australiano.
E o Genial vettel, vimos esse ano que não tem nada de genial.
Alias, genial desse Grid só Alonso e Hamilton.

Ron Groo disse...

Grande coluna como sempre, Webber, se for campeão, será contra grandes pilotos e contra a própria equipe.

Um comentariozinho maldoso... SE Bruno corresse hoje com a Lotus que deu a primeira vitória ao tio, se daria muito melhor do que andando com uma Hispânia novinha...

Dé disse...

A vida não está fácil para o australiano, Alonso está a apenas onze pontos dele e com muita fome de bola. Webber precisa se transformar em um fora de série nessa etapa final.
Pilotos como ele são presa fácil pro espanhol que, apesar de trapaceiro e mau caráter, é sim um piloto extraordinário.

Vamos ver se Webber consegue a proeza de vencer um campeonato em cima de Alonso, Hamilton, etc…

Eu torço muito para que isso aconteça.

Paulo Cunha disse...

Discordo do povo que leu que o tio Webber, o Aussie, é o preterido do tio Ico, só porque o Vettel, o imberbe, fala alemão. Estão entrando no jogo que o próprio Webber está criando. Houve um e um único momento de favorecimento do Vettel pelo Horner, muito bem aproveitado pelo Webber. Daí para diante é miragem criada pelo próprio. A meu ver, desnecessária. O último pódio dele já justificaria um título.