domingo, 7 de novembro de 2010

CAMPEÃ DE FICHA LIMPA

O Grande Prêmio do Brasil decidiu um título. Não aquele que atrai a grande atenção dos torcedores, o Mundial de Pilotos. Mas uma dobradinha em Interlagos confirmou o que era claro desde a primeira fase do campeonato: a Red Bull é a melhor equipe do ano.

- Um resultado como esse, o da prova em Interlagos e o título de Construtores, foi a melhor resposta que poderíamos dar depois de uma corrida como a da Coreia, quando tive um motor quebrado perto do final. Acontece, não é algo que se possa culpar um só departamento. Somos uma equipe. E uma equipe que está orgulhosa com o que alcançamos - afirmou o vencedor do domingo, o alemão Sebastian Vettel.

O orgulho é justificado. A conquista veio na sexta temporada de existência de um time que se construiu sem o apoio de nenhuma grande indústria do setor automobilístico. E que merece aplausos também por deixar aberto o duelo interno de seus pilotos num campeonato muito equilibrado. Uma vitória do esporte, afinal.

Houve quem imaginasse que o time pediria para Vettel ceder a vitória ao companheiro Mark Webber, mais bem colocado na tabela. Mas nenhuma ordem aconteceu e o australiano vai para a decisão com oito pontos de desvantagem para o líder Fernando Alonso ou invés de apenas um.

- Não acho mesmo que deveria haver. Já era planejado que disputássemos até a bandeirada e foi assim que aconteceu - respondeu Webber. De maneira meio seca, é verdade, mas sem poder exigir o contrário num ano em que, à certa altura, exigiu publicamente que o time tratasse seus pilotos igualmente.

A superioridade do RB6 em São Paulo foi mais um fator que sublinhou o excelente trabalho da equipe neste ano. Não demorou mais do que meia volta para que os dois pilotos superassem o surpreendente pole Nico Hulkenberg. Depois, foi manter e até aumentar a vantagem para o terceiro colocado Fernando Alonso.

O espanhol, claro, confirmou sua fé na maneira com que a Ferrari administrou suas chances neste ano.

- Cada equipe tem sua política, sua filosofia. Não há como comparar o que aconteceu na Alemanha. Vettel ainda pode ser campeão, então eles terão mais dificuldades estratégicas - analisou.

O homem que poderia ter sido campeão em Interlagos, pelo menos, vai para Abu Dhabi na liderança. E sem nenhum tipo de ressentimento com os palavrões dirigidos a si que ouviu em Interlagos.

- É normal. Faz anos que venho ao Brasil, eram os mesmos cantos para Michael, para Hamilton ou quem lutar contra um piloto local. O esporte é assim, a paixão da torcida faz parte disso - garantiu o piloto.

Paixão foi o que sobrou num final de semana de trabalho insano, mas reconfortante demais. Blog, twitter, tudo ficou meio de lado para que eu me concentrasse na cobertura do Lance e da rádio - e tenho certeza que quem acompanhou teve a informação com a qualidade de sempre. Mas, pedindo licença para um dia de merecido descanso, a gente volta com tudo com um “Credencial” em clima de decisão. O espaço nos comentários é de vocês!

(Foto Red Bull)

39 comentários:

Leandro disse...

Se Webber for o campeão, será o segundo ano consecutivo em que um piloto que não desperta paixões levará o campeonato. Isso, de alguma forma, preocupa os "organizadores" (Bernie e Fia) da F1?

Danilo Cuzzuol Pedrini disse...

Ficha limpa?
Não se esqueça das asas flexíveis...

Kico disse...

Parabéns ICO, pelo trabalho na rádio e no Lance - muito informativo e com profundidade, como sempre. Caso o Webber nao vença este ano, ainda tem chances de se tornar campeão? Abraço.

Stone disse...

Ico, Parabéns pela cobertura sempre acompanho na BandNews e TV no mudo. Campeonato completamente aberto super ponto positivo para RedBull, mas caso as posições na classificação do campeonato fosse invertida entre Weber e Vetel, será que a RedBull já não teria utilizado jogo de equipe? Tb considero Vetel um fenômeno, porém me parece que ainda deixa a desejar nas ultrapassagens, suas vitórias são baseadas em largar na frente. Mas um excelente piloto.

SPA disse...

Ico, falam em vitória do esporte. Mas fico me perguntando, não seria vitória da estupidez? Não defendo o que a Ferrari fez, lá atrás, mas convenhamos, é um título mundial em jogo, o 1º de tal equipe e com a política de deixar tudo livre, eles arriscam jogar fora uma temporada que dominaram.

Adalberto disse...

Vettel vencendo e Webber em segundo não serão campeões, caso Alonso seja terceiro.
Seria muita estupidez da equipe não privilegiar um piloto, e por isso vai perder o campeonato.
Não vi nada demais quando Massa teve de deixar Alonso passar na Alemanha, hoje os 7 pontos fazem diferença.

Diego Valensi disse...

Olá, Ico, primeiramente parabéns pelo ótimo trabalho na transmissão pela BandNews e muito obrigado pelo Credencial. Considero o seu podcast um presente inestimável para todos os fãs da Fórmula 1.
Eu estou seriamente preocupado com o desempenho do Massa. Ele sempre foi muito rápido em interlagos e chegou a andar na frente de até do Schumacher quando eram companheiros de equipe. O que vimos do brasileiro nesse fim de semana não é nem sombra do piloto dos anos anteriores. Não dá nem para dizer que a Ferrari arruinou a corrida do Felipe. Mesmo se a troca de pneus fosse eficiente a disputa dele seria do quinto lugar para trás.
Até o Hamilton tem ajudado mais o Alonso do que o Massa. É a segunda corrida seguida que ele entrega a posição de bandeja para o espanhol.

Marcos Antônio disse...

Ico como torcedor da Williams, gostaria de saber como foi o clima depois na equipe da pole do Hulk. E Será que depois de Abu Dhabi sai a confirmação dos pilotos pra 2011?

E fala pro Adam Parr, pro Patrick Head e Frank Williams pra não pegar o Maldonado!kkkk

abraços Ico

Anônimo disse...

Eu fico me perguntando o seguinte:

mas Vettel realmente é aquele gran piloto e mereceria este campeonato?

o que vejo é que apesar de ter o time que trabalha tudo para ele, chega a ganhar 3 segundos sobre o webber numa corrida interia... e se nao tivesse o safete car e o bando de retardatario muito pouco professionais talvez podia até apanhar...

voce nao acha que se a redbull desse o mesmo carro e a mesma atençao aos dois o vettel levaria surras como levou em monaco e na inglaterra?

Eugenio

danielwey disse...

Fala Ico!
Lembro-me do último credencial, quando você comentou que poderia acontecer em Interlagos que Vettel vencesse, Webber ficasse em segundo e Alonso em terceiro, e a situação se repetisse em Abu Dhabi até a última volta, quando Vettel deixaria Webber passar. Se isso ocorrer, já teremos encontrado o sucessor do Polvo Paul!

Agora, minha dúvida para o Credencial é sobre a regra dos carros que levaram uma volta quando se entra o safety car. Até o ano passado ou retrasado (não me lembro qual), quando o carro de segurança entrava na pista, os carros que tinham tomado uma volta podiam passa-lo e todos alinhavam novamente na ordem da corrida. Por que essa regra caiu? Se existisse hoje, poderíamos ter alguma disputa entre Webber e Vettel, Alonso e Webber ou Hamilton e Alonso. Mas com aquele trem enorme de retardatários foi impossível os líderes se aproximarem. O que você acha disso?

Abraços,
Daniel Wey

Mauro disse...

ico

1 - fale mais sobre o ambiente de interlagos, sobre a tal bandeira da ferrari de cabeça pra baixo(fizeram o prometido?) e os gritos da torcida para o alonso. Enfim, sobre essa "energia" que os pilotos e o proprio bernie falam tanto de interlagos. é mera políticagem ou é verdadeira mesmo?

2 - você acha que se fosse o webber que estivessem em primeiro, viria a ordem para trocar de posições?

Celso AM disse...

Ico,

- O Hulk ganhou sobrevida na Williams?

- Se a dupla da equipe inglesa for a mesma no ano que vem, onde entraria o Maldonado? Hispania?

- Como é mesmo o toque do celular do Bernie? Acho que todos os que acompanham o seu blog e não conseguiram ouvir o Pole Position merecem mais uma 'palhinha' sua...Aquilo foi antológico!...sensacional!! hehehe

- Comente a conversa que vc teve como o Alonso e com o Koba... gostei da parte em que ele fala: "não me importo de ser o melhor piloto japones, quero ser o melhor dos que estão aqui"...esse é o cara!

Abraço!

Eduardo disse...

Acho que seria legal um comentário, ou um post dedicado à equipe!
Salvo engano, essa equipe é o que já foi a Stewart e a Jaguar, não é?
Qual foi o caminho que levou essa estrutura à sair de coadjuvante pra, derrepente, ter o melhor carro do grid?

Mesmo que não tenha um histórico no automobilismo, não vejo mal nenhum em gostar da Red Bull como equipe de F1. Ferrari, McLaren e Williams, alguma vez, também não tiveram histórico nenhum.

Lucas disse...

Ico, ouviste falar do boato, com certeza, em que o promotor Paulo Castilho ameaçou prender (literalmente, do ponto de vista judicial) o Massa se ele cedesse passagem ao Alonso no GP do Brasil. Como esta história repercutiu no paddock?

E por último, o que achaste do assalto ao Button? E como ela repercutiu, pelas tuas observações, na Fórmula 1?

Abraços,
Lucas (Belém-PA)

JackSpeed disse...

Ico, que saudades da radio GP,era muito legal,vamos as perguntas:
1-ico voce nao acha que se o Alonso tivesse optado por trocar os pneus como fez hamilton apos o mercedão entrar na pista ele teria enormes chances de passar o webber e estar agora com 17 pontos de vantagem?belo ronco o do mercedes-safety car heim?

2-acredito que o Vettel nao abre para o Aussie,com 7 pontos atras do companheiro vai que Alonso fica no caminho?

3-quem tem mais força para a decisão?a pista é muito ruim para a Ferrari?

]Mugullo[ disse...

Ico,

Ta todo mundo de olho no titulo de pilotos, mas eu queria saber sua expectativa na batalha da Williams (69) x (68) Force India e Barrichello x Roseberg (ambos com 47 pontos).

Qual a sua analise? quais as chances de cada?

billy disse...

Olá Ico!

Além claro da briga pelo título, quais disputas estão "pegando fogo" para ver que fica na frente de quem no final do campeonato, entre pilotos e equipes?

Victor disse...

Ontem, tive o desprazer de torcer com o coração pela red bull.

Que teve hombridade de deixar que os seus pilotos brigassem na pista.

Infelizmente,

PARABENS!

Rangel disse...

Ico, mais uma vez parabéns pela transmissão! Vi a corrida com a TV no mudo de novo...

1- Falar alemão na F1 de hoje abre muitas portas? Pensei nisso quando falou em alemão com o Tião Vettel no grid...

2- Comentário/pergunta: Os caras da Red Bull são GÊNIOS do marketing. Como a marca vive de imagem - mais do que de resultados esportivos - a não inversão em Interlagos foi genial. E digo mais: se o Alonso ganhar o título por menos de 7 pontos de vantagem é capaz do ganho de imagem da empresa Red Bull ser tão grande quanto o de um título de pilotos. Basta eles bolarem ações de marketing que valorizem a esportividade, a mensagem de que não interessa vencer a qualquer custo, ou mesmo comparações bem humoradas (no estilo do antigo Red Bulletin) com a Ferrari. O pessoal de outras equipes, particularmente a Ferrari, já atentou para essa possibilidade?

3- Mas fica a dúvida: se fosse o contrário, ou seja, o Vettel na frente do campeonato, a equipe se comportaria da mesma forma? Pelo seu conhecimento de bastidores, dá pra chutar uma resposta?

Obrigado e até a próxima!

Harerton disse...

Olá Ico,

1) É impressão minha por ser a nossa corrida ou Interlagos é mesmo um traçado espetacular? Com pontos de ultrapassagem que exigem muito mais técnica do que motor?

2) Em contraste, vamos pra Abu Dhabi decidir o campeonato.... então... será que o campeonato se decide na classificação do sábado?

3) A RBR e a STR finalmente viraram Red Bull e Toro Roso na Globo! Agora, justiça seja feita, ficam metendo o pau na Globo, mas, na realidade, quem primeiro usou RBR, STR e até HRT foi a própria FOM/FOA. Inclusive me lembro que, no ano de estreia da Red Bull, naqueles boletins que a Globo apresenta no início do ano, a equipe foi apresentada como Red Bull mesmo.

4) Fale sobre o ponto alto do domingo... Emerson Fittipaldi e a Lotus 72... qual foi a sensação de viajar no tempo? Algum dos pilotos prestou atenção no que acontecia? Você tirou muitas fotos da Lotus? Algém marcou o tempo do Emerson?

Abraços!

Juliano Messaggi disse...

Ola Ico,
Primeiramente parabéns pelo ótimo trabalho de toda a equipe do Grupo Bandeirantes pela cobertura na rádio e também ao vivo em autódromo. Eu estava no setor A.
Sobre a prova segue minhas perguntas e comentários.

-Um GP cheio de alternativas, desde a classificação e isso prova que Interlagos possui uma pista moderna, apesar dos seus 70 anos, porém falou-se muito da falta de espaço no paddock. Cogita-se melhoria nele? E existe risco de Interlagos deixar o calendário da F1 devido a isso?
-E na Williams? Entra Maldonado e sai quem? E o Senna vai pro lugar de quem na Lotus? O que está sendo comentado sobre a "dança das cadeiras" para o ano que vem?
-Essa liberdade para brigar na Red Bull se deve mais a quem? Horner, Mateschitz ou aos dois?
-Com a entrada do Safety car se pudesse organizar os pilotos na pista não seria mais interessante a briga entre Vettel, Webber, Alonso e Hamilton? Essa regra não existe mais?

Anônimo disse...

Acho engraçado os termos: ficha limpa, ética. Quando todo mundo está careca de saber que querem o Vettel campeão pelo motivo nada esportivo de continuarem a vender bilhões de latinhas ano! Pergunta: é ético o que estão fazendo com Webber? Dar uma inovação tecnológica somente para Vettel na Inglaterra, é ético?
Dar passagem no meio do campeonato não pode, mas pode no final?
Alonso tem o Santander, Vettel a Red&Bull? Falar em pureza do esporte no momento atual, é ser no mínimo ingênuo.

William disse...

Olá Ico!!

Muitos reclamaram de uma corrida chata, e comparada com os últimos anos até que foi mesmo. De qq forma, acho que só Interlagos para proporcionar uma corrida até que interessante com sol do início ao fim.

Para o credencial:
1) Horner ainda está com o emprego ameaçado? Sei que vc não gosta dessa frase mas a RedBull está fazendo de tudo para perder. Por ele, Webber já seria o escolhido não é?
2) A Pirelli prometeu compostos bem diferentes para o ano que vem. Mas vendo pela questão da marca, não é ruim uma empresa fazer pneus, digamos, "podres"? Ou no mínimo, compostos que nunca serão os ideais?
3) pergunta cretina, a Bridgestone leva pneus de chuva ou intermediários para o deserto? rsrsrsr. Brincadeira!

Parabéns pelo trabalho, muito obrigado pelo espaço!!

Mário Salustiano disse...

Ico,
muito legal ontem a sua participação na transmissão da Band, ouvi lá do setor M onde estive, quanto a essa questão de ficha limpa, seria ingenuo de nossa parte não questionar se o Vetel estivesse na frente do campeonato desde seu inicio se essa seria a atitude da Red Bull, outra coisa do ponto de vista de marketing é fácil para eles adotarem esse discurso já que seus pilotos só não estão com o campeonato na mão por uma sucessão enorme de erros, eles perdem mas a equipe ganha...

Alcivio disse...

ICO, não é sacanagem o Barrichelo nunca conseguir os melhores resultados nas equipes onde ele está. Ele é muito bom, mas parece que falta estrela na hora H. Sempre é o companheiro que consegue a primeira vitória e agora o "Hulk" tira uma pole surpreendente. Nesta Williams é o Hulkenberg que acaba fazendo história para a equipe e para o motor. Falta "só" sorte ao Rubinho?

Jopa disse...

olá ! Deu para descansar um pouco? Parabens pela cobertura!
1- O que será que acontece com a Williams, anda bem nos treinos e cai bastante de rendimento na corrida, a algum tempo isto vem
ocorrendo.
2- Como andam as negociações para o ano que vem? Bruno está mesmo bem encaminhado ou não dá para saber? Briga pelo nome Lotus, Lotus-Renault , 1Malasia !!!
3- pneu Pirelli foi elogiado pelo Pedro dela Rosa, constantes tanto os mais moles quanto os mais duros, Mais algumas informações e que tipo de pilotagem se adaptaria melhor ( chave de desempenho para o ano que vem)?
4- O Emerson com a lotus foi realmente emocionante e nostálgico, ainda mais que lá estavam tambem Stewart, Lauda e Laffite. até consegui dar um alô e tirar umas fotos com Jackie .
até mais Jopa.

Ron Groo disse...

Sinto muito Ico, mas não tem nada de ficha limpa, é hipocrisia da grossa.
Se a situação fosse inversa e Vettel tivesse mais chances de ser campeão e Webber estivesse na frente, não tenho duvidas que as ordens viriam.

Como parece que já houve e Webber se fez de desentendido no meio do campeonato.

Para o Credencial.
Você decide: o campeonato acaba Webber campeão ou não vai embora. A Red Bull dá uma promoção a Jaime Alguersuari por conta do projeto formador de talentos da equipe?
Se não der, quem seria a escolha para a vaga do canguru?

Ok, são casos hipotéticos, mas queria sua opinião.

Stanislaw Ponte Preta disse...

Olá Ico, grande e especialmente estafante cobertura esse GP do Brasil heim!?

Parabens!

Minhas perguntas:

1- A parceria Williams/HRT pode ser maior que a de fornecimentos de motores e envolver os pilotos?

2- Novidades sobre os possiveis novos patrocinadores da Williams?

3- Sabe se a área de Paddock de Interlagos será relamente toda demolida e reformada para 2011?

4- Ainda sobre a Williams, até quanto o carro dela pode melhorar em 2011?

5- Os motores Cosworth poderão evoluir alguma coisa nesses cerca de 4 meses de férias?

6 e última: Alguersuari não deveria ser punido pelo que fez com Barrichello (espalhando o carro em cima dele quando ja tinha sido ultrapassado, furando o bneu de Rubens?

Fabrício Passos disse...

Ico,

Algumas questões:

- Tem mais alguma novidades sobre a situação do Barrichello na Williams? A AT&T também irá deixar de ser patrocinadora da equipe?

- A história da Renault virar Lotus é verdadeira? Como vai ficar a F1 com duas Lotus ano que vem? Alguém tem prioridade de uso do nome/marca nessa história? Aproveitando, Bruno Senna ficaria em qual?

- E o novo parceiro da Hispania será mesmo o ex-executivo da Telefonica? A empresa de telecomunicações seria a patrocinadora principal?

- A Toro Rosso segue como equipe B da RedBull em 2011? Existe alguém interessado em comprar a equipe?

- Sauber. Telmex está comprando a equipe ou será apenas um forte patrocinador?

Lucas disse...

Grande Ico,

Vi esses dias uma reportagem sobre o retorno econômico do GP do Brasil de aprox. R$250 milhões.

Mas sabes qual o custo? Quanto o anão Bernie cobra e quanto disso sai dos cofres públicos ou de patrocínios?


E parabéns pela cobertura e pelo trabalho duro! Valeu!

Érico disse...

Na boa, cheguei com umas 20 voltas de atraso. Dei mole, falha minha. Mas não ter que mostrar o ingresso ao entrar foi muito mais frustrante. Fiquei com a sensação de ser um daqueles imbecis que caem em golpes e perdem uma boa grana. Parece que peguei meu dinheiro e dei de mão beijada aos outros, como se devesse favor a alguém.

E qual a explicação para não ter uma fila organizada de táxis na saída do autódromo? É complicado assim organizar o serviço? Porra, F1 não é futebol. Que vai tem grana e pode arcar com os custos de certo conforto, como por exemplo não ter que ir para casa a pé ou de ônibus. Não dava para organizar uma fila de táxis. Ninguém pensou nisso?

Fiquei com uma péssima impressão e estou com sérias dúvidas. Realmente não sei se vale a pena repetir a dose em 2011.

Se é para gastar milhares de reais entre ingressos, passagens aéreas e hospedagem, que seja indo a Montreal. Pelo menos é essa a idéia que se plantou na minha cabeça.

Rianov Albinov disse...

Comentário OFF:

Perfeita a foto do GP Brasil de 75 que está encabeçando o blog, tem como me enviar a "orginal", meu caro?

Grande abraço

Rianov Albinov disse...

Ah sim, se Vettel vencer, com Webber em 2º e Alonso em 5º (algo bem plausível), ambos ficariam empatados com 256 pontos no campeonato, sendo Webber sagrado como campeão por ter mais vitórias.

Marcio disse...

Grande Ico, foi muito bom te rever la em Interlagos. Parabéns pelo seu trabalho, fantástico como sempre. Grande abraço!

Kohara disse...

Fala, Ico. Beleza?

Merecida a vitória da Red Bull neste ano. Melhor carro do ano e equipe confiável em paradas de boxes. O que deixou a desejar foi na confiabilidade do carro e dos pilotos, mas isso nem sempre é responsabilidade da equipe em si.

Sobre a Red Bull não ter escolhido ainda o seu favorito... Acho que estão certos. Só que o que fica claro é que não interessa pra ninguém uma vitória do Irvine. Nem pra Red Bull. Por outro lado, gostei da atitude da equipe. Serve como uma espécie de cala boca pro falastrão e encostado Webber, que achou a temporada da vida (com o incentivo externo do Kimi) e deu a sorte que o companheiro de equipe não deu (de não quebrar).

Ah, só duas coisinhas, não vi se já perguntaram isso (se perguntaram, esquece). Tem alguma informação sobre uma outra ampliação do Paddock em Interlagos? E Interlagos é o menor paddock da F1 ou ainda tem paddock menor por aí?

Grande abraço!

Glailson disse...

Parabéns pela transmissão na rádio BandNews!

Ico tem 3 perguntas:
1- A situação do Bruno com a Lotus progrediu?
2- Os testes com os novatos começam dia 17 e terminam quando?
3- Quando os pilotos titulares irão testar os pneus novos da Pirelli? Quantos testes terão este ano?

Abraços

John White disse...

Aeeee mestre ICO!

Você não acha que a RBR está sendo muito soberba, contando em uma dobradinha para ser campeã? Pois imaginar estar na frente do Fernando é tão fácil assim visto seus últimos resultados?

Grande abraço ao amigo e mais uma vez, foto histórica a nossa! a turma do forum ficou adrenalizada hahahaha valeu!

Fernando Mayer disse...

Não acredito que a Red Bull esteja adotando esta postura apenas por conta de uma filosofia de trabalho. Não são burros a ponto de por em risco o título de pilotos. O fato é que eles querem o Vettel campeão só isso. O Webber comprou a briga e está resistindo o que pode para isso não acontecer. Tanto que ouvi dizer que o Webber deu uma declaração que se caso ele não fosse campeão ela gostaria que o Alonso fosse.

Com relação a prova, ela foi meio chata pra um GP do Brasil. Mas, como é legal receber os carrinhos coloridos do lado de casa!!! É sempre um fim de semana especial.

Perguntas:

1) Alguma outra equipe além, da Williams, ficou de olho no Hulkenberg depois deste feito incrível dele neste final de semana?

2) Com essa "parceria" da Williams e Hispania, qual a possibilidade de vermos o Bruno Senna na Williams se ele conseguir bons patrocínios.

3) Na próxima temporada teremos um novo fornecedor de pneus. Na sua opinião, será que o Schumacher pode voltar a andar bem de certa forma já que todos terão que começar o trabalho do zero?

Fantástico o seu trabalho durante o final de semana todo! Bravo!

Abs

Marcelo Busetti disse...

Não li todas as perguntas, então não sei se será repetida.

A polo do Hulk não foi ao acaso, pois ele estava com set-up de chuva, correto?

A minha grande dúvida é com relação ao dar ou não preferencia ao Webber, o Burti disse na transmissão que o Webber falou pra ele que a cada corrida que passa a Red Bull diz que vai dar preferencia a ele na corrida seguinte e isso nunca aconteceu até hoje, o motivo pode ser aquele desabafo do Webber quando ganhou salvo engano na inglaterra sem ter a asa nova??