terça-feira, 7 de dezembro de 2010

BARRIGADA HISTÓRICA

O “Wetten, dass..?” é o programa de televisão mais tradicional e popular dos países de língua alemã e, como o sucesso sugere, uma tremenda bobagem. São cerca de duas horas de programa ao vivo, na qual dois apresentadores recebem uma penca de famosos para falar de seus projetos e também para apostarem em “emocionantes” feitos de anônimos. A única vez que vi o programa, tinha um sujeito que apagou umas dez velas em um minuto espirrando água dos canais lacrimais. Freak show total.

De vez em quando tem “stunts” mais arriscados, como alguém pulando de dez metros de altura numa pequena piscina ou coisas do gênero. No último sábado, porém, deu tudo errado logo no início do programa, quando um sujeito que saltava sobre carros em movimento com um sapato de molas errou na sua terceira tentativa e caiu de cara no chão. Ficou desacordado, foi levado para o hospital e colocado em coma artificial. Hoje ele foi despertado, dá sinais de recuperação mas os médicos apontam que dificilmente ele recuperará os movimentos das pernas e de um dos braços. Os diretores e o apresentador principal, inteligentemente, cancelaram o resto do programa assim que levaram o acidentado ao hospital - algo inédito em mais de três décadas do show.

A barrigada jornalística veio aí. Um jornal austríaco, que é uma porcaria por vocação, chegou às bancas no domingo de manhã destacando o sucesso que havia sido o programa pela apresentação de Robbie Williams - que estava prevista, mas jamais aconteceu. Claro que a matéria foi fechada na tarde de sábado, antes do programa ser realizado. Mas nunca houve nada fora do normal em mais de 30 anos, então o sujeito que fez o texto se viu à vontade para falar de um show que nem tinha visto. A cereja do bolo foi a manchete: “Robbie tira o show do coma”.

Em tempo: no segundo clichê, o jornal retirou essa matéria e publicou o acidente e sua repercussão, incluindo destaque na capa. Sem nenhum pedido de desculpas pela falha.

6 comentários:

Kohara disse...

Putz! Barrigada monstro e com requintes de crueldade, até. Que horror.

Abraço!

Speeder76 disse...

Ico: O "Wetten, dass?" traduzido para português, significa o quê? "Já li que é algo do género "Queres apostar que..." mas como vives por aí, se calhar podes dar o seu significado mais exacto.

Quanto à TV alemã em si, pelo que apanho aqui na minha TV por cabo, não anda longe do resto do mundo: é mau. Mas também numa nação onde o jornal mais vendido é o "Bild", que de quando em quando (se não é todos os dias...) coloca uma "pin up" com as tetas de fora na primeira página, acho que já explica tudo...

Já agora, viste a última do Tio Bernie? Não sei se hei de rir ou chorar...

Creco disse...

Essa foi bem parecida com um fato que aconteceu em uma Festa do Peão na cidade onde eu morava e trabalhava. O jornalista do jornal concorrente entrevistou a dupla sertaneja e foi embora para a redação. Só que o show não aconteceu. Rolou uma pancadaria no recinto, e tudo foi cancelado. No jornal, dia seguinte, o abre: "Fulano & Beltrano animam 30 mil com sucessos", bla bla bla... BARRIGADA!

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Speeder, "Wetten, dass..?" significa exatamente isso que vc colocou. Um horror de programa mas, no final das contas, melhor q o Bild!

Caraca, Cleber, essa história tb é sensacional! O jornal deu um "erramos" pelo menos?

Abs!

Welington Leal disse...

A mediocridade da TV é reflexo da mediocridade humana.

Esse programa parece um misto de domingão do Faustão e Hebe. Com artista de Hollywood e da musica internacional. Mercado Alemão é o quarto do maior do mundo e maior da Europa.

Interessantes o texto Ico, esses post sociais-culturais poderiam aparecer com maior frequencia.

Amplia nossa visão de mundo!

Parabens.

PS: Como a pipoca late em alemão?

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Wellington, legal saber que estas curiosidades interessam aos leitores, fica registrada sua opinião para material do gênero no futuro!

E a pipoca late assim: "Wuff, wuff" (pronuncia-se "vúf"). Bem diferente do au-au, né?

Abs