terça-feira, 21 de dezembro de 2010

FOTO DO DIA - GP d’ALBI 1967

Nesse exato segundo os engenheiros das equipes da Fórmula 1 estão quebrando a cabeça sobre os carros do ano que vem, buscando idéias para evoluir um projeto inicial que deve estar pronto à esta altura. Como de costume, a maior concentração será na parte aerodinâmica. Com o fim do difusor de fundo duplo e dos dutos de ar, a busca é por outras soluções que garantam mais velocidade em reta e melhor aderência aerodinâmica para o carro.

O caminho não tem nada de novo. Nesta imagem sensacional da corrida de Albi de Fórmula 2 em 1967, Jack Brabham montou uma “cápsula” no cockpit do BT23C para diminuir o arrasto. O carro também tinha uma carenagem cobrindo o motor, algo não comum na época, também buscando o mesmo propósito. O gênio inventivo de Brabham e Ron Tauranac era mesmo interessantíssimo.

5 comentários:

Ron Groo disse...

Hehehe, muito esquisito pensar em um fórmula com o cockpit coberto... Mas não duvidaria que aparecesse novamente um.
O que diz o regulamento sobre isto? Se é que diz algo sobre isto.

Anônimo disse...

Ico,

no GP da Itália de 1967 Jack Brabham também testou - mas não usou na corrida - uma cobertura (canopy) dessas, ou cápsula como você escreveu...

Na Itália, a 'cápsula' parecia mais longa e com uma janela frontal menor e não havia uma carenagem cobrindo o motor...

Ampliando a questão do Ron Groo acima, os carros de F1 DEVEM ter as rodas/pneus descobertas. Foi depois do sucesso da Mercedez-Benz W196 Strömlinien (é assim que se escreve?), de 1954-55, que isso ficou 'regulamentado?

um abraço
Renato Breder

Cristiano disse...

Imagina o que esse pessoal teria inventado se tivessem mais recursos técnicos na época...
Ao Renato Breder, os carros com mais ou menos carenagem foram figura fácil em corridas até meados dos anos 50. Lancia, Ferrari e Maserati também usavam, mas não tão fechadas quanto da Mercedes. Realmente deve ter surgido alguma proibição. Falei sobre o assunto aqui: http://www.gptotal.com.br/2005/Leitores/Opinioes/200909Setembro01.asp?fonte=doze
Desça a página até ver uma foto de um Maserati parabrisa e carenagem quase total.

Anônimo disse...

Valeu, Cristiano!

Se não me engano, o primeiro GP de Jack Brabham (Grã-Bretanha 1955), foi num Cooper de rodas cobertas...

Já li a respeito mas não me lembro o porquê nem quando ocorreu a proibição das rodas cobertas...

um abraço
Renato Breder

Cristiano disse...

Fiz uma lista dos F1 carenados e/ou com paralamas:
1. maserati 250fs
2. cooper t40
3. mercedes w196s
4. lancia d50
5. ferrari d50
6. emw r2
7. gordini t16s
8. porsche rsk
9. osca f2
Era comum em Spa e Murburgring, pela extensão da pista, ser permitido carros de outras categorias. No GP dos USA de 1959 (Sebring), o último em que encontrei carro com paralamas, havia o citado Porshe (que andou na frente dos piores F1) e até mesmo um Indy (que teve o pior desemprenho)