quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O POLARIZADOR

Interessante o ranking feito por uma empresa de marketing sobre a presença de esportistas espanhóis na Internet em 2010. Num ano em que a seleção de futebol sagrou-se campeã mundial pela primeira vez, não é de surpreender que as três primeiras colocações sejam ocupadas por membros dela. Depois aparecem Rafael Nadal, em quarto lugar, e Fernando Alonso em quinto. Os “outros esportes” aparecem ainda representados por Jorge Lorenzo (Moto GP, sétimo) e os jogadores da NBA Pau Gasol (nono) e Ricky Rubio (décimo lugar).

Esmiuçando os dados da pesquisa (clique na imagem para ampliar), dá para chegar a interessantes conclusões quanto a Fernando Alonso. Nas mídias sociais, das quais ele não participa diretamente, ele leva um banho de quem o faz. No facebook, o líder é Fernando Torres, cuja página de fãs é (bem) administrada por uma empresa especializada. No twitter, o líder é o craque do Barcelona Andrés Iniesta, que volta e meia coloca suas impressões depois de uma das muitas vitórias do seu time.

Onde Alonso dá a volta por cima é nas “menções em notícias, blogs e fóruns”, onde ele tem um retorno quatro vezes maior que o segundo colocado, Iker Casillas. Isto confirma um fenômeno que pude observar nas minhas visitas à Espanha nos últimos anos: a capacidade polarizadora do piloto.

O torcedor espanhol ama ou odeia Fernando Alonso, mas não consegue ficar indiferente a ele. Para muitos ele é o herói infalível, para outros um arrogante incorrigível. Um exemplo caro disso está no vídeo abaixo, quando os participantes de um programa esportivo discutem o incidente do piloto com fotógrafos na cidade de Porto Santo, em Portugal. Repare como as opiniões se dividem. É assim também em fóruns de discussões.

(Vale um parênteses: achei este tipo de chantagem de Alonso um absurdo, por mais inconvenientes que os Paparazzi sejam - e são mesmo. Por conta dessa atitude ou não, o fato é que a visita à ilha acabou em um incidente mal explicado envolvendo sua esposa. Ela, pelo menos, foi mais ponderada ao separar o lugar das pessoas que incomodam nesta nota oficial em seu site)



O mais interessante é que o piloto não se incomoda nenhum um pouco com o papel de polêmico. Mesmo nas coletivas de Fórmula 1 que envolveram o tema de Hockenheim no ano passado, ele nem franzia a sobrancelha quando lhe perguntavam sobre os méritos de uma vitória “de bandeja”. Nada surpreendente para alguém que nunca se incomodou com o valor do triunfo de Cingapura-2008, mesmo depois de que a armação da qual supostamente não sabia veio à tona.

É algo na linha do “falem bem ou falem mal, mas falem de mim”.

4 comentários:

Ron Groo disse...

E eu aposto e ganho que onde Alonso tem maior retorno não é que falam bem dele não.

A impressão que tenho é que nem o cachorro que ele tem gosta dele.

Dé Palmeira disse...

Frase da canção Winning Ugly dos Stones.

"I wanna be on top Forever on the up and damn the competition"!

Define bem quem é o piloto espanhol Ico?

Anônimo disse...

Ico,
Certa vez a Sharon Stone começou a ter esses chiliques, maltratando a tudo e a todos da imprensa que cruzavam o seu caminho. A imprensa reagiu dispensando à "star" um sonoro desprezo, programado para durar pelo menos três meses. Resumo da ópera: não durou duas semanas. A assessoria da moçoila correu a dar explicações públicas de que ela estava passando por "problemas", sem contar os contatos nas redações para que a imprensa voltasse a dar palco à bela. Aí a relação mudou para melhor.
Abs.

Anselmo Coyote

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Define sim, Dé. Aliás, "Winning Ugly" tem tb a cara da Ferrari. E aos perdedores, as batatas...

Abs!