Interessante o ranking feito por uma empresa de marketing sobre a presença de esportistas espanhóis na Internet em 2010. Num ano em que a seleção de futebol sagrou-se campeã mundial pela primeira vez, não é de surpreender que as três primeiras colocações sejam ocupadas por membros dela. Depois aparecem Rafael Nadal, em quarto lugar, e Fernando Alonso em quinto. Os “outros esportes” aparecem ainda representados por Jorge Lorenzo (Moto GP, sétimo) e os jogadores da NBA Pau Gasol (nono) e Ricky Rubio (décimo lugar).
Esmiuçando os dados da pesquisa (clique na imagem para ampliar), dá para chegar a interessantes conclusões quanto a Fernando Alonso. Nas mídias sociais, das quais ele não participa diretamente, ele leva um banho de quem o faz. No facebook, o líder é Fernando Torres, cuja página de fãs é (bem) administrada por uma empresa especializada. No twitter, o líder é o craque do Barcelona Andrés Iniesta, que volta e meia coloca suas impressões depois de uma das muitas vitórias do seu time.
Onde Alonso dá a volta por cima é nas “menções em notícias, blogs e fóruns”, onde ele tem um retorno quatro vezes maior que o segundo colocado, Iker Casillas. Isto confirma um fenômeno que pude observar nas minhas visitas à Espanha nos últimos anos: a capacidade polarizadora do piloto.
O torcedor espanhol ama ou odeia Fernando Alonso, mas não consegue ficar indiferente a ele. Para muitos ele é o herói infalível, para outros um arrogante incorrigível. Um exemplo caro disso está no vídeo abaixo, quando os participantes de um programa esportivo discutem o incidente do piloto com fotógrafos na cidade de Porto Santo, em Portugal. Repare como as opiniões se dividem. É assim também em fóruns de discussões.
(Vale um parênteses: achei este tipo de chantagem de Alonso um absurdo, por mais inconvenientes que os Paparazzi sejam - e são mesmo. Por conta dessa atitude ou não, o fato é que a visita à ilha acabou em um incidente mal explicado envolvendo sua esposa. Ela, pelo menos, foi mais ponderada ao separar o lugar das pessoas que incomodam nesta nota oficial em seu site)
O mais interessante é que o piloto não se incomoda nenhum um pouco com o papel de polêmico. Mesmo nas coletivas de Fórmula 1 que envolveram o tema de Hockenheim no ano passado, ele nem franzia a sobrancelha quando lhe perguntavam sobre os méritos de uma vitória “de bandeja”. Nada surpreendente para alguém que nunca se incomodou com o valor do triunfo de Cingapura-2008, mesmo depois de que a armação da qual supostamente não sabia veio à tona.
É algo na linha do “falem bem ou falem mal, mas falem de mim”.
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4 comentários:
E eu aposto e ganho que onde Alonso tem maior retorno não é que falam bem dele não.
A impressão que tenho é que nem o cachorro que ele tem gosta dele.
Frase da canção Winning Ugly dos Stones.
"I wanna be on top Forever on the up and damn the competition"!
Define bem quem é o piloto espanhol Ico?
Ico,
Certa vez a Sharon Stone começou a ter esses chiliques, maltratando a tudo e a todos da imprensa que cruzavam o seu caminho. A imprensa reagiu dispensando à "star" um sonoro desprezo, programado para durar pelo menos três meses. Resumo da ópera: não durou duas semanas. A assessoria da moçoila correu a dar explicações públicas de que ela estava passando por "problemas", sem contar os contatos nas redações para que a imprensa voltasse a dar palco à bela. Aí a relação mudou para melhor.
Abs.
Anselmo Coyote
Define sim, Dé. Aliás, "Winning Ugly" tem tb a cara da Ferrari. E aos perdedores, as batatas...
Abs!
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