terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

BAHREIN: QUEM PERDE E QUEM GANHA

Discussões políticas à parte (elas estão no post abaixo), vale um exercício de ver quem se saiu bem e quem perdeu com o cancelamento do GP do Bahrein e o fato da temporada começar duas semanas mais tarde, na Austrália.

QUEM GANHOU
McLAREN
A pré-temporada era curta demais e, argumentos otimistas à parte, o fato é que a McLaren não esperava tantos problemas iniciais com o MP4-26 e chegaria ao Bahrein com muita lição de casa não feita. Estas duas semanas a mais permitirão que o time as faça, podendo almejar começar o ano em pé de igualdade com Ferrari e Red Bull. Parece pouco tempo, mas quem conhece a capacidade dos engenheiros da F-1, ainda mais dos que dispõem de recursos, sabe o salto que eles podem fazer em quinze dias.

PIRELLI
Se por um lado perdeu com a não realização de um teste sob altas temperaturas - o que estava prevista para o Bahrein - o fato da próxima sessão em Barcelona tornará mais fácil que a fabricante faça (e teste) eventuais revisões na construção do composto médio, que apresentou um comportamento imprevisível demais até aqui.

MERCEDES
Pela performance do W02, talvez dois meses antes da abertura da temporada seria o ideal. Mas o carro deu sinais de melhora nos últimos testes em Barcelona e apresentou um trunfo que pode ser importante no início do ano: a maior velocidade final de reta do grid. Agora, terá tempo para resolver sua principal dor de cabeça, a fragilidade do equipamento.

HISPANIA
Uma equipe que treina pouco e que ainda nem apresentou seu carro e seu segundo para a temporada pode respirar aliviada com o tempo que ganhou para fazer isso e com uma corrida a menos para diminuir seus custos. Na sua arte de sobrevivência, quanto menos atividade, melhor.


QUEM PERDEU
RED BULL
É consenso no paddock que o RB7 é o carro com mais potencial até aqui. Para complicar ainda mais, o modelo tem apresentado uma excelente confiabilidade - e Adrian Newey ainda guarda alguns trunfos na manga quanto ao pacote aerodinâmico. No Bahrein, correria no máximo contra a Ferrari pela vitória. Agora pode ganhar mais companhia na frente.

FERRARI
É um quadro parecido com a da Red Bull. A Ferrari também estava mais pronta que as outras para começar a batalha. Mas há um outro fator importante: o único KERS que não deu nenhum tipo de chabu mais sério nesta pré-temporada foi o dos italianos. Mercedes, Renault, seus clientes e a Williams sofreram (ou ainda sofrem) com suas unidades, mas poderão reverter isso com mais tempo agora.

FELIPE MASSA
A sensação é de que o carro da Ferrari está bem e eu pude testemunhar de perto a animação de Felipe Massa com ele já em Valência. E o brasileiro costuma andar bem no Bahrein, mas não tem um histórico tão bom em Melbourne (embora tenha conseguido um pódio no ano passado). Reverter isso será um desafio maior para o início do ano. Por outro lado, isso não é de todo ruim, já que suplantar eventuais deficiências será um ponto crucial para que Massa tenha uma bom temporada.

PRÍNCIPE SALMAN AL KHALIFA
É relevante o fato de ter sido os organizadores do GP do Bahrein que anunciaram o cancelamento da abertura da temporada prevista para 13 de março. Se a prova não se mover no calendário, o que vai acontecer se o bom senso prevalecer, dificilmente ele vai receber de volta o dinheiro que pagou para Bernie Ecclestone. Claro que ele tem coisas muito mais importantes para resolver, mas o cancelamento foi uma derrota tanto política quanto econômica para o príncipe.

(Foto McLaren)

4 comentários:

Christiano disse...

Você esqueceu de um componente nos que perderam: NÓS, os fanáticos pela F1 que teremos mais 1 mês e alguns dias de espera.

Rangel disse...

@ Christiano

Verdade... mas "ganhamos" a ausência do modorrento traçado do Bahrain. No mesmo espírito, só não torço por uma revolta em Abu Dhabi pelo risco de perda de vidas. Pensando no traçado de Barcelona, será que ninguém pensa em derrubar a monarquia espanhola também não? =)

PS: Entendo a gravidade da situação no Oriente Médio e lamento profundamente as vidas perdidas, os feridos, o cerceamento de liberdade... mas nunca é demais dar uns "jabs" nesses traçados da F1 moderna.

Marcelo (Cascavel) disse...

nós torcedores fomos os mais prejudicados.. mesmo sendo um gp sem graça..mas mostraria bem quem é quem, sem esconder jogo...

Marcelonso disse...

Ico,

A McLaren sem dúvida está dando graças pelo adiamento. Capacidade para chegar mais perto de Red Bull e Ferrari eles tem.

A Mercedes não parece nada bem, ainda que Ross Brawn esteja por lá, a vida será dura por mais um ano!

abs