quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

RED BULL: MEIO SEGUNDO À FRENTE

Sebastian Vettel procurou medir bem as palavras otimistas depois do teste em Valência. Considerou que foi a melhor primeira semana da atividades nestes seus três anos na Red Bull, mas sempre afirmou que era muito cedo para uma conclusão definitiva. Só traiu seu bom humor ao responder se o título o havia mudado como pessoa. “De jeito nenhum, continuo ouvindo as mesmas músicas. Até porque faz tempo que os Beatles não lançam um disco novo”, riu o alemão.

Já o conselheiro da equipe, Helmut Marko, foi bem menos contido em seu entusiasmo com as primeiras voltas do RB7, afirmando que o time venceria os concorrentes “com uma volta de vantagem” caso a primeira corrida do ano fosse hoje. Exagerado, mas não muito.

Conversando com quem entende bem do que viu na pista de Valência e nos dados da telemetria, a conclusão é que o carro da Red Bull começou o ano com pelo menos meio segundo de vantagem para a concorrência. A boa tração na saída das curvas foi o que mais chamou a atenção, especialmente numa semana em que os times sofreram bastante com o desgaste elevado dos compostos macios da Pirelli. Algo até esperado para um modelo que traz consigo uma filosofia aerodinâmica introduzida há três anos e que foi sendo aperfeiçoada aos poucos.

É claro que estamos falando apenas em uma tendência, pois muita coisa vai acontecer até a abertura da temporada, no dia 13 de março no Bahrein. Todas as equipes vão introduzir novidades em seus carros nos próximos testes - e as sessões desta semana em Jerez de la Frontera trarão a primeira comparação do RB7 com o inovador modelo da McLaren, o MP4-26.

Mas o resto dos concorrentes já se preocupa. A Ferrari confia na sua capacidade de desenvolvimento, mas já teme iniciar o ano correndo atrás do prejuízo. E o time italiano se assustou ao ver o salto que a Renault Lotus conseguiu com o carro novo, conseguindo uma performance muito parecida à do F150. O time do carro preto e dourado demonstrou claros sinais de que pode incomodar as equipes grandes, embora a inesperada perda de Robert Kubica para a temporada pode ter sido um golpe duro demais para atingir estas pretensões.

É o risco de um time que sonha em ser grande mas abre uma de suas vagas para um piloto pagante. Quando acontece algo inesperado com o “de verdade”, se vêem num beco sem saída. Não há um substituto à altura de Kubica disponível no mercado. Pensando alto e longe, eu sei que é impossível disso acontecer, mas acho que substituir o polonês seria uma ótima para Felipe Massa: um carro promissor nas mãos e a chance de liderar uma equipe longe do ambiente cheio de intrigas da Ferrari de Fernando Alonso.

Deixando a maionese de lado, vale reforçar: olho no avanço da Red Bull nestas semanas de pré-temporada. O carro novo nasceu confiável, estável e veloz. E Adrian Newey já deixou claro que prepara para o Bahrein uma grande atualização no pacote aerodinâmico do carro que vimos em Valência. “Ainda não terminamos nosso desenvolvimento nessa área para a primeira corrida”, avisou.

Não é por menos que Christian Horner se divertiu quando lhe perguntei em Valência se colocar uma folha em papel em branco na frente de Newey compensava o prejuízo de ter muitas mudanças no regulamento para o time que tinha o melhor carro. “Veremos. O que eu posso dizer é que eu confio nas ideias que temos para extrair o máximo do equipamento dentro destas novas regras”, garantiu. Não é prá menos. Ano passado deu certo. Veremos agora um repeteco da dominação dos carros azuis?

(Foto Luis Fernando Ramos)

7 comentários:

Marcelonso disse...

Ico,

Na temporada passada, o equilibrio aconteceu muito mais por erros e quebras dos azuis que pelo merecimento dos outros times.

Newey é de longe o mais talentoso projetista da categoria,logo sua mais nova criação é o carro a ser batido.

abs

Gabriel Souza disse...

Putz, se começar assim complica...

Espero que não seja assim, que o MP4-26 seja um grande adversário. Mas o que esse Newey faz é brincadeira...

Qual será o grande segredo do RB7?

Abraço!

Marcelo (Cascavel) disse...

o grande segredo do RB7 é o Newey!!

fidalgo disse...

Ico, qual é o "nickname" que o Vettel deu ao carro este ano?

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Perguntamos a ele isso lá em Valência, claro, mas ele ainda não tinha decidido.

Abs!

jujubinha disse...

Ico, o Vettel já escolheu o nickname: Jujubinha!!! Ahahhahaha. RB7, vem com tudo!!! O BI é nosso!! Alemãozinho vai barbarizar!!!! Bjos, Ju!

Anônimo disse...

No Bahrein, o MP4-26 vai colocar 0.5s no RB7. Anotem aí!