Durante uma parte do teste de ontem eu estive no miolo do circuito Ricardo Tormo para fazer umas fotos dos carros em ação. Foi justamente quando Michael Schumacher saiu com o W02 para fazer um long run. Chamou a atenção logo de cara como ele fazia a mesma curva de modos distintos: às vezes atrasando a freada ao máximo, às vezes de um modo bem neutro e limpo e, em algumas, deixando a traseira do carro escapar levemente antes de reacelerar para a reta seguinte, exemplo ilustrado na imagem acima.
Perguntei-lhe ao final do dia se essa alternância era relativa ao comportamento dos pneus, a uma eventual falta de acerto ideal do carro ou se era normal. “A tendência geral do carro deste ano, e isto vale para todas as equipes, é que ele saia de traseira à medida que os pneus vão se desgastando. As saídas de frente aconteciam como uma consequência de quando o ponto ideal de freada não era encontrado. Mas essa irregularidade no comportamento é uma questão de estilo de pilotagem e não de equilíbrio do carro”.
O velho mestre estava então apenas experimentando com seu novo brinquedo - testes servem para isso, afinal. Mas deu para ver um Michael Schumacher deveras satisfeito com o potencial do carro e, principalmente, com esta relação piloto-máquina, algo inédito desde que trocara a indumentária vermelha pela prateada. “Não há a menor preocupação com os tempos de voltas, sabemos exatamente a configuração que andamos. O que importa é que me sinto muito confortável no carro e isso me deixa muito satisfeito”.
Ao final de uma semana com gosto de escola nova, tamanhas as mudanças no comportamento do carro infligidas pela dupla mudanças no regulamento/novos pneus, uma coisa ficou clara: a F-1 em 2011 está indo mais de encontro aos pilotos que sofreram no ano passado com a falta de aderência na dianteira dos carros. Com o banimento do difusor duplo, a traseira ficou mais solta, do jeito que pilotos como Schumacher, Felipe Massa (vide post abaixo) e Jenson Button gostam - posso acrescentar nesta lista também o venezuelano Pastor Maldonado.
Até a prova no Bahrein os carros sofrerão muitas atualizações e os times terão tempo de sobra para ganhar um leque grande de possibilidades de acerto do carro para casar a tendência dos pneus com o estilo de cada piloto - em suma, dá para deixá-lo bem neutro ou mesmo saindo de frente se o gosto do cliente for esse. Mas é bom ver animada a turma que se deu mal ano passado com os compostos duríssimos da Bridgestone. Numa competição tão acirrada e com vários esportistas de altíssimo nível, esse carro de F-1 que mexe e remexe as cadeiras significa um reembaralhamento das cartas não só entre as equipes, mas entre os pilotos também.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
11 comentários:
Excelente post. Eu não tinha visto informação parecida com esta em qualquer outro canto por aí.
Será que agora sim teremos Schumacher vs Alonso 2.0?
Muito bom, quando o Jornalista sabe do que fala, pois é piloto tambem...
Valeu Ico.
Ico, com certeza vc tem a melhor cobertura da F-1! Não escapa nda. Parabéns!
Com estes detalhes dos novos carros penso q o Alonso, piloto q gosta de carros "dianteiros", terá alguma desvantagem para o Massa, assim como o Nico para o Schumacher, mas o Button tb é adepto dos carros traseiros? Desta eu não sabia. De qualquer forma não acho q a hierarquia vá mudar muito nas equipes. Ainda acho q o Alonso vai ser mais rápido q o Massa, o Nico, mais ráppido q o Schumacher e o Hamilton em cima do Button.
Eu sempre li que o Schumacher gosta de carro que saia de frente...
A traseira "mais solta" não quer dizer exatamente o contrário?
Abraços!
Ico,
Gostei de saber que o velho lobo está satisfeito com o carro. Pressinto espetáculos.
Meu sonho de consumo é ver uma batalha palmo a palmo pelo título durante toda a temporada entre os "grandes" Schumacher, Hamilton, Button, Alonso, Nico e Kobayashi.
Obviamente os figurantes Massa, Rubinho, Vettel, Webber et caterva podem ajudar o espetáculo com um brilhareco aqui, outro ali, ou então que não atrapalhem (exceto o Vettel - esse pode atrapalhar e isso não custa muito; basta ele interferir quando o carro estiver andando).
Abs.
Cadê as fotos?
oi Ico!
antes, benvindo 2011!
sabe, tbm tenho essa dúvida de que tal piloto gosta assim esse assado. sempre ouvi que massa, schumaker e fffettel gostam do carro saindo de traseira e o button seria a sintese do piloto que gosta do automovel escorregando de frente.
é fato?
belo titulo...
ICO, se for possível gostaria que voce explicasse qual a vantagem pratica do escapamento da Renault.Um abraço!
Julio, certeza q o Schumacher gosta mais de um carro traseiro, ele mesmo falou muito disso no início do ano passado.
Coelho, sem detalhar muito, o princípio é mais ou menos o mesmo da Red Bull do ano passado, aproveitando os gases que saem do escapamento para acelerar o ar que passa na parte baixa da traseira do carro.
Abs!
Ico,
Está indo "de encontro" ou "ao encontro"?! Acho que você pensou uma coisa e postou outra!
Abs,
Edu
Postar um comentário