domingo, 6 de fevereiro de 2011

UM DURO GOLPE


Foi um domingo pavoroso. Pelo grave acidente sofrido por Robert Kubica e também pela confusão promovida pelos apressados de plantão, com jornalistas falando em “braço amputado” e “mão esquerda esmagada” quando nenhuma das informações procedia. Para quem como eu viveu a “cegueira” de Massa após o acidente de Budapeste, foi de ter vergonha da classe. A imprensa mundial está mal, muito mal.

Menos mal que Robert Kubica está menos mal do que estes relatos apontavam. Pelo que disse seu empresário Daniele Morelli em frente ao hospital onde o piloto está sendo operado na mão direita, foi descartada uma amputação do membro e o trabalho agora é para reconstruir sua funcionalidade.

Agora é juntar-nos todos na torcida para que ele se recupere completamente e volte a pilotar. Kubica é um dos pilotos mais queridos do paddock por sua postura sempre aberta e direta. É um verdadeiro “racer”, alguém que passa por cima das baboseiras do ambiente com a mesma naturalidade com que passa seus adversários na pista - se você se esqueceu, reveja o GP de Cingapura do ano passado. Por seu temperamento e por sua qualidade, seria uma pena vê-lo interromper a carreira desta forma.

Infelizmente, tudo indica que ele ficará de molho durante a maior parte dessa temporada. Uma operação dessas é delicada e requer um longo tempo para um recuperação plena e bem-sucedida. Para a equipe Renault-Lotus, seria um golpe duríssimo.

O time deixou o circuito de Valência extremamente animado com o desempenho demonstrado por um carro de projeto agressivo e excelente potencial. O R31 nasceu muito bem e já tem uma série de novidades para serem introduzidas aos poucos nos próximos testes para tentar diminuir ainda mais a distância para os times de pontas. As perspectivas são muito boas.

O problema é que Kubica era um pilar central desse programa. Não só por sua experiência, mas também por sua capacidade de motivar e liderar a equipe. Muito querido por todos lá dentro (mais do que Fernando Alonso jamais foi), será importante que a moral do time não fique abalada demais com essa armadilha do destino.

O possível substituto de Kubica seria Bruno Senna e, por mais qualidades que ele e Petrov tenham, os dois não somam experiência na F-1 suficiente para desenvolver um modelo inovador como o R31. Vamos esperar o que o time irá anunciar nos próximos dias, mas suas chances de surpreender neste ano diminuíram bastante depois deste domingo pavoroso.

Força Robert, volte logo!

26 comentários:

Léo disse...

Muito, muito chato mesmo o que aconteceu com Kubica Ico, e mais chato é como a imprensa trata de uma maneira carniceira de tratar as notícias, não só no Brasil, mas no mundo.
Espero que ele volte a ter seus movimentos das mãos e volte a correr, porque ele tem talento!
Mas confio no Bruno Senna e em sua potencialidade em ter uma grande performance, ele terá uma chance de ouro, e agora tem de aproveitá-la.
Parabéns pelo blog e pelo seu twitter ico, um abraço e forza Kubica!

Discutindo a Discussão disse...

A vida eh uma koiza komplicada, num dia o carro mais rápido dos testes. noutro ele indo pro hospital, fikando praticamente a merce de um milagre de Deus (que está acontecendo) Soah keremos ke ele melhore, e ke volte rápido oara a Renault-Lotus! Abraço do @ViiHautoshow http:autoshow4.blogspot.com

Anônimo disse...

Belissimo post,sem senssacionalismo,realmente comentando um fato que infelizmente aconteceu,por isso que cada dia que passa admiro mais e mais o seu trabalho,limpo e etico,meus parabens.
Quando ao Kubica espero de verdade que se recupere logo porque em minha humilde opinião ele é um dos pilotos mais talentosos do grid e este ano,se ele ficar fora em parte da temporada todos nós iremos perder,a formula 1 ira perder e a equipe ira perder,mas no momento é melhor que todos torçamos para que ele se recupere logo e nos de a honra de ve-lo rasgar as retas do mundo inteiro em breve!!
Quanto ao Bruno Senna,se caso pilotar,que tenha uma boa estreia,mas uma estreia que com certeza ele e milhões de pessoas não esperasse que fosse dessa forma.
Um grande abraço Ico e parabens mais uma vez pelo blog que continua espetacular.

Raphael Oliveira disse...

Realmente de dar vergonha a nossa classe de jornalistas em tempos de internet, priorizam a velocidade ao invés da qualidade esquecem o principio básico do jornalismo "Seja o primeiro a informar a noticia certa"

Mas nesses momentos é bom para separar os bons profissionais dos que apenas replicam noticias sem verificar.

Abraços

Alexandre Donizete Cifarelli disse...

Pela enfase que vc deu em suas twitadas, referentes ao acidente do Kubica, é de se notar que o cara é muito gente boa mesmo! E não só por isso, mas que o todo ser humano tenha chances de começar e recomeçar, varias vezes, vamos todos torcer por ele! Ser do bem ja é um grande começo! Visto que, forças inerentes ao nosso conhecimento, se unem e emanam energias em direção daquele ser, que por merecimento recebe toda aquela energia boa e se recompõe e absorve toda aquela luz, que no momento todos nós mandanos emm sua direção! Força e Luz! É isso! E acho que o Kubica as tem de sobra!!! Valeu!

Anônimo disse...

Só para variar , muito bom o texto. Só uma coisa. Mão é membro e não orgão!!

Anderson Nascimento disse...

Infelizmente essa é uma das coisas ruins que o automobilismo oferece. Kubica já teve sorte de ter saido bem dessa. Voltar a pilotar agora é o de menos, o importante é que ele se recupere normalmente e sem pressa. Torcemos por ele, sem dúvida!

dé palmeira disse...

Eu não entendo como um chefe de equipe libera seu principal piloto, às vésperas de um campeonato pra correr de rali!!

Fabrizio Salina disse...

Parabéns pela cobertura de seu blog. Durante as férias da categoria, foi o que conseguiu com criatividade ir tocando o blog com posts interessantes (tomando por base a melhor concorrência, Seixas, Teo e Gnomes). Na apresentação da F150, foi o único que explicitou, de forma crítica, as "pretensões políticas" do novo carro da Ferrari. E agora, masi uma vez, demosntra seu lado ombusdman, ao questionar a qualidade da imprensa, que como todos que apreciam a leitura (crítica), pode perceber que o nível está cada vez pior. Como disse o Gomes, o mundo parece estar sofrendo um processo de imbecilização, e como não podia ser de outra forma, a imprensa tb tem repercutido esse fenômeno.
Estamos sempre aqui... ABS

Unknown disse...

Grande Ico:
Os comentários acima mostram o que é jornalismo fiel aos fatos e como tom justo e equilibrado. Parabéns mais uma vez. Nestes recantos ensolarados, após chuvarada renitente, também torcemos pelo Kubica.
Pai

Anselmo Coyote disse...

É assim que se ganha credibilidade.

Ingryd disse...

Foi extremamente assustador, enquanto admiradora declarada de Kubica, acordar com informações tão desencontradas nas principais páginas de notícia as quais temos acesso. Foram inúmeros os que aposentaram o polonês voador. É bom que alguns poucos ainda se atenham aos fatos, e não às especulações.
Sem dúvida, um dos domingos mais pavorosos da "minha" história com o esporte.
Mas o nareba, como dito, gosta de correr, e fará de tudo pra voltar para o volante. Tempo, e não tanto no que depender dele, é o que precisamos agora.

beijos

Luiz Carlos disse...

Duro para a Renault e muito duro para Kubica. Ficar um ano de fora é comprometedor para um piloto de F1. A equipe também vai ficar perdida sem O piloto que é o pino central de um projeto a médio prazo. Terrível. Não sei se Senna vai de fato correr. Com dois pilotos novos, inexperientes e que não são essa coca-cola, talvez opte por "resgatar" alguém do limbo. Vamos ver.

Ron Groo disse...

No momento, o mais importante é que ele está bem e não corre risco de morrer.
O resto, depois se vê. E eu, sinceramente, penso que ele volta sim. Torço muito por isto também.

PrincessF1 disse...

Excelente post, Ico. Hoje pela manhã, ao noticiar sobre o acidente no PrincessF1 (www.princessf1.wordpress.com) fiquei realmente chocada ao ler os relatos de amputação, perda total de membros, etc, sendo que não havia nota oficial e o piloto nem estava na mesa de cirurgia.
A culpa não é da "velocidade da informação", internet, etc., e sim da falta de bom senso de jornalistas que só tem o título acadêmico ou de ofício e não a ética necessária para trabalhar com a informação.
Parabéns, Ico!

Kico Stone disse...

Ico, o principal é isso que vc escreveu:
"Força Robert, volte logo!"

Speeder76 disse...

Confesso que a principio foi um choque para mim. Mas depois isso virou ira quando li não só os relatos de uma imprensa demasiado precipitada em "gritar" o que aconteceu e depois "cuspir para o ar", sem fatos a acompanhar, e dar relatos alarmantes sobre a sua situação. No minimo, sinto vergonha pela nossa classe ceder à boataria, ao imediato.

Quanto ao resto, já andei a ler o que se fala por aí um pouco na blogosfera, como tu. Oiço todo o tipo de nomes, mas acho que seria tremendamente irónico se, daquele enxame de pilotos que vimos em Valência, a Renault escolha um Nico Hulkenberg, por exemplo.

Veremos. Eu quero neste momento duas coisas: que a poeira assente e que o Kubica volte inteiro, porque ele merece.

Dé Palmeira disse...

Acho difícil que a Lotus/Renault mantenha dois pilotos dem muita experiência como titulares.

Seria muita irresponsabilidade, assim como foi em permitir que Kubica participasse de uma prova de rali.

Irresponsabilidade do piloto também, diga-se.

Agora é torcer para sua plena recuperação, que não será fácil.

Unknown disse...

Ico, seria um erro apostar numa volta do Kimi?
Ele é campeão mundial, bom piloto e está "disponível" no mercado...

Seria bom ver o Kimi de volta num carro promissor... E outra, antes um Kimi fora de forma q um heidfeld ou um hulk em forma... Ou não?!

mas melhor q apostar na volta de kimi é apostar na recuperaçaõ do Kubica...

Guilherme disse...

"Pavorosa" é exatamente a palavra que melhor descreve essa notícia do acidente. No mesmo instante me lembrei do Alessandro Nannini. Situações diferentes, mas a palavra "amputação" me fez resgatar essa memória triste.

Que bom que não chegou a esse ponto. Aliviado por saber do que realmente se trata. Todos na torcida pra uma recuperação rápida e plena do Kubica!

Luiz Carlos disse...

Acho difícil o Kimi. É muito caro, tem contrato no WRC, e não ia querer tapar buraco por um ano. Sem falar nas farpas que trocou com essa equipe ano passado.

Gustavo Perim disse...

Terrível, fiquei chocado ao saber da notícia e passei o domingo inteiro na internet, para garimpar notícias a respeito do estado de saúde do Kubica. Que ele se recupere e volte logo.
Ico, agora quanto ao substituto, você acha possível que a Lotus Renault corra atrás de alguém experiente como Heidfeld, Fisichella ou mesmo Kimi Raikkonen ? Se eu fosse "dono" da equipe, mesmo sendo brasileiro, dificilmente escolheria o Bruno... o carro ainda precisa ser desenvolvido e nenhum dos 5 reservas seria a melhor opção.

Anônimo disse...

Ico, Desconheço este Kubica que você descreveu. As informações que tive sobre ele nunca foram tão belas. Quanto ao seu talento não vejo ainda nada de extraordinário. Terrível o que aconteceu com ele e torço para que se saia bem. Perder um ano, ainda mais no momento em que este se encontrava, não será nada legal. Tomara que consiga recuperar o tempo depois, por enquanto é dar tempo ao tempo, pois a recuperação é lenta.
Desejo melhoras ao Kubica.
Abraços.
Remédios, a bela

Cazé disse...

A temporada de 2011 perderá pelo menos um terço da graça sem o polonês!

Unknown disse...

Ico: caso possa interessar sobre o caso do Kubica: pelo que li, as lesoes mais graves na mao estão em dois nervos principais. Acredito que sao o cubital e o mediano. o problema é que mesmo reconstituidos, pode existir a perda da sensibilidade motora ou sensitiva. ou os dois juntos. isso dificultaria que ele voltasse a mover e sentir a mao e dedos como antes. outra lesao aconteceu no cotovelo e que deve diminuir a articulação com braço e antebraço.
a boa noticia é que existe recuperação sim, mas pode levar tempo. o mais provavel é que Robert volte a correr apenas no proximo ano, devido a quantidade de fisioterapia que ele vai ter que fazer. Claro que como kubica é um atleta a recuperação sera mais rapida que em ma pessoa normal.
Li tambem que a irrigação de Arterias e veias está normalizada, o que é muito bom (assim chegam os nutrientes, enzimas, sais etc para recuperar musculos, ligamentos e nervos)!
Óbvio que o "polaco voador" está nas maos de ótimos cirurgioes e equipe media especialisada.
espero que tenja ajudado em algo...
qualquer duvida é so perguntar algo mais especifico que tento explicar! grande abraço!
Ps: faço medcina aqui em BsAs.

Luis Carlos disse...

Finalmente um post decente sobre esse assunto. Tambem acho que Renault vai buscar um piloto mais rodado.
ICO, ja viu esse site aqui www.bolaof1.com.br - arma um Bolao do ICO la pra galera!