sábado, 12 de março de 2011

BOTÕES E BORBOLETAS

Quando estive no teste em Valência, me coloquei num ponto acima dos boxes da Ferrari na tentativa de fazer um “Spy Shot” do volante do carro deles, para tentar entender como eles distribuíram toda a “botoneira” que a peça carrega neste ano. Não deu para chegar à uma conclusão clara, até porque eu não consegui acertar o foco (clique nas imagens acima e abaixo para ampliar).

Me chamou a atenção foi um pseudo botão com a letra “K” na parte superior direita. Só que, na foto abaixo dá para ver claramente, não há um botão lá. Parece apenas um adesivo - talvez para iludir as lentes de possíveis bisbilhoteiros como eu.

Complementando a busca, surge uma informação interessante: a Ferrari - e aparentemente, a McLaren - optou por colocar na parte de trás do volante os botões para o acionamento do KERS e também da asa móvel. Uma solução até lógica, já que seus pilotos nem precisariam buscar o botão certo na frente do volante, onde quase não há uma superfície livre.

Vale lembrar que, na parte de trás, já existem quatro borboletas: as duas que mudam as marchas e duas para acionar a embreagem dupla durante as largadas. Ao que tudo indica, outras equipes, inclusive a Red Bull, trabalham para copiar esta solução. Mas não será possível aprontá-la a tempo dos primeiros GPs da temporada. Não é à toa que vimos gente como Sebastian Vettel reclamar bastante do excesso de botões, enquanto Felipe Massa sempre disse que estava tudo bem. Neste quesito, vermelhos e prateados-cromados devem começar o ano com uma pequena vantagem.



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EDIT: O José Inácio Pilar aproveitou para me mandar a foto abaixo, onde aparece um botão na parte traseira do volante da Ferrari, o que ilustra esta informação. O Maurício Nascimento indica esse vídeo onde um engenheiro da Ferrari explica tudo - a partir do minuto 15:22. Há um outro botão similar no lado da empunhadura da mão direita. Parece uma solução bem simples de se copiar, vamos pesquisar em Melbourne quem estará trabalhando desse jeito.

(Fotos Luis Fernando Ramos - reprodução de vídeo da Ferrari)

9 comentários:

Unknown disse...

fantástica nota. a gente gosta de ver esse tipo de informação desmiuzada in loco

obrigado

Anselmo Coyote disse...

Ico,

O volante de baixo está de "cabeça pra baixo" (ou de ponta-cabeça) e assim parece-me impossível ver o tal adesivo, mesmo se ele tivesse (ou está?) lá. Será que estou errado?...

Independentemente disso, toda essa parafernália é besteira: asas móveis, kers, pneus de farinha etc não vão aumentar ultrapassagens.

A FIA caiu na própria armadilha com suas regras absurdas e por isso está tão perdida.

Realmente é preocupante um cara ganhar um campeonato de corrida de automóveis sem fazer uma ultrapassagem que se preze. Obviamente passar Hispania, Virgin, Lotus, Toro Rosso e Williams não conta.

Abs.

Lucas disse...

E essas luvas de borracha que parece coisa de lavar banheiro?? É por causa do KERS e seus possíves choques?

Marcelonso disse...

Ico,


Avisa pro Coyote que o botão tá lá é OK, kbção de abóbora!

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Esclarecendo, reparem na foto de cima que há um botão amarelo com a letra "K" ao lado do botão vermelho grande com a letra L. Na foto debaixo, que pega o volante mais de cima, dá para reparar que o "K" é apenas um adesivo, ao contrário do "L" que é claramente um botão. Certo?

Abs!

Mauricio Nascimento disse...

Ico,

o crédito não deve ser dado ao José Inácio Pilar. Ele apenar deu um "print screen" no vídeo de divulgação da Ferrari. A Ferrari, que fez um vídeo informativo muito bacana não levou crédito algum. O José Inácio bem que podia citar de onde tirou a imagem. Segue o link para o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=CnrEHOHCVEk&feature=player_embedded
Em 15:22 é explicando o acionamento do KERS. Já tinha avisado isso no Twitter mas parece que você não deve ter notado.

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Boa Maurício, excelente a indicação do vídeo! A coisa ficou bem mais clara agora, interessante ver que a solução da Ferrari é mesmo bem mais simples do que se pensava. Vamos ver em Melbourne quem trouxe solução parecida, vou atualizar vocês quanto a isso.

Abs!

Anselmo Coyote disse...

Marcelonso, meu garoto.
Eu falei do volante que está de cabeça pra baixo.
Entendeu, cabeça-de-bagre.
Ah... e por falar em bagre, o Groo está te chamando para comer um sashimi de bagre... kkkkk.
Abs.

Marcelonso disse...

Coyote, você é mesmo um fanfarrão!

Sim,eu sei kbça de abóbora, eu falei que o botão ta lá...

e sashimi de bagre não vai dar!

grande abraço