terça-feira, 1 de março de 2011

COMPLEXO DE JAMES BLENGERS

Hoje foi um dia muito bacana, correndo para cima e para baixo pelo Palácio de Exposições de Genebra para fazer algo que nunca tinha feito: cobrir um Salão do Automóvel. Vou falar mais disso aqui nessa semana, já que não consegui parar um segundo. Assim, passei esta terça completamente por fora do noticiário da F-1, a não ser com o que falei com alguns personagens do paddock que estavam no evento e que rendeu material para os próximos dias.

Assim, não fiquei surpreso ao ler agora a entrevista dada por Bernie Ecclestone ao site oficial da Fórmula 1. Fiquei, sim, espantado ao ver a reação que ela teve. Já disse uma vez aqui algo que vale repetir: o que ele fala não é para ser levado a sério. Afinal, seu verdadeiro discurso reside nas entrelinhas. Sempre.

O que Bernie fez ao falar para um site que, notem, é dele foi espertamente marcar posição na sua briga com a FIA de Jean Todt e com a FOTA das equipes pela distribuição dos lucros da Fórmula 1. Ao sugerir o GP do Bahrein em agosto, ele despreza um ponto sagrado dos times: o descanso de seus funcionários e o fechamento das fábricas no período. É como se dissesse, perdoem o vocabulário: “não venham me foder que eu fodo vocês também”.

Mas a grande discussão veio em cima de sua sugestão de molhar os circuitos artificialmente perto do final da prova para garantir mais emoção. Um pensamento na linha da ideia de colocar atalhos nos circuitos que ele disparou há algum tempo. O alvo aqui é a FIA, responsável por criar as regras da disputa. Bernie sente que o efeito de medidas como Kers e asa traseira móvel foi negativo no público em geral. E aproveita para bagunçar ainda mais o cenário. “Se vocês estão avacalhando, quero avacalhar também”, foi seu míssil.

Pelas reações, o diminuto acertou dois alvos.

+++

(Se você está se perguntando quem diabos é “James Blengers”, corra atrás do disco “Premeditando o Breque”, de 1979. Se não entender mesmo assim, sem problemas: você vai ter em mãos um dos grandes discos já feitos no Brasil, verdadeira pérola da vanguarda paulistana da época.)

11 comentários:

Rafael Dias Santos disse...

Não sei, Ico. O velhinho folclórico de bobo não tem nada...mas me sai com cada uma...

Daniela Karasawa (@PrincessF1) disse...

Bernie cheira gatinhos a cada manhã, só pode.

Brincadeiras à parte, a F1 está mais Gaiola das Loucas a cada temporada. Triste pacas...

roger disse...

Premê é muiiito bom! O anão tá ficando lelé da cuca direto....

Anselmo Coyote disse...

Caraca, Ico, legal demais!

Se é assim, esse velhinho manda Søren Kierkegaard à berlinda com os pés na cabeça e as mãos amarradas atrás.

Abs.

PS. Ico, se você não conhece Kierkegaard, leia On the Concept of Irony with Continual Reference to Socrates.

Se não entender não tem problema. Você terá lido um dos maiores filósofos contemporâneos.

Diogo disse...

Li por ai tb q a intenção dele poderia ser tirar a atenção do que foi escrito por Jackie Stewart sobre os traçados de Tilke e td mais... Falando essas coisas absurdas ele faz com q os reporteres no inicio da semana q vem com o retorno dos testes se concentrem em outros assuntos para comentar com os pilotos ao inves de falar sobre os Tilkodromos.

Oq importa é q de uma forma ou de outra o velho n tem nada de besta.

Abraços Ico...

PS: ficou sabendo q o Mike resolveu parar com o Formula UK!!! Pena!

Billy disse...

Primeiramente, o KERS: um invenção genial... para ônibus e caminhões. Para se ter uma idéia, o duto frontal tinha o mesmo efeito, era muito mais barato de se projetar e não dava problemas. Quantas equipes tiveram com a refrigeração do aparato até agora? E é pesado demais, compromete a distribuição de peso. E outro aspecto importante: a F-1 se diz ecologicamente correta com o uso do KERS, mas o KERS é uma... bateria. E nada polui mais o ambiente do que uma bateria.

Sobre a asa móvel, é aquilo que muitos já comentaram: as ultrapassagens serão artificiais. Vai-se perder o gosto de conseguir ultrapassar um concorrente na raça, na marra, com astúcia e perícia.

No mais, o jogo de Bernie é claro: ele não vai abrir da grana que o Bahrein paga. Se, por ventura, o GP cancelado fosse em Spa, em Monza ou em Melbourne, ele riscaria do calendário sem pudor.

Smirkoff disse...

James Blengers fez chover. Aliás, acho que continua fazendo...

Marcelonso disse...

Ico,

Esse cara dá nó em pingo d água, não perde tempo.

Se bem que o melhor seria explodir todos os tilkodromos, onde certamente residem os grandes problemas!


abs

Ron Groo disse...

Eu já tinha entendido esta do Bernie assim que li. É uma ironia nada fina mas muito engraçada.

Muitos de nós já fizemos esta mesma sugestão ao dizer coisas do tipo: "Malasia só é bom quando chove" ou então "China só é bom se chover" E depois diziamos, pra estas pistas melhor seria por um caminhão pipa na pista antes das corridas...

E ele pegou isto para dizer: "já que inventam tanta besteira - zona de ultrapassagem, puá! - porque não molham a pista?

Ele pode ser odiado por muitos, mas não podemos deixar de admitir que ele é genial.

PS: Nunca se falou que corrida em Valencia seria melhor com chuva porque aquilo nem com dilúvio, nem com neve ou chuva de enxofre, vai ficar melhor.

Gabriel Souza disse...

Excelente, Ico!

O velhote é muito, mas muito esperto.
O que me incomoda é essa de ele querer ganhar dinheiro a qualquer custo (leia-se enfiar a F1 em qualquer lugar, contanto que paguem).

Abraço!

Blog do Júlio disse...

Cara, a idéia dele é excelente! Mas não ia dar certo... na hora que a pista estivesse molhada iam botar o safety car por motivo de segurança, e aí ninguém pode passar ninguém.

Que pena...