sexta-feira, 4 de março de 2011

EM ALTA NA EUROPA

Fiquei surpreso ao ver a matéria de capa da edição dessa semana do semanário “MotorSport Aktuell”. Eles, que no ano passado bateram em Felipe Massa sem dó e até ajudaram a espalhar umas histórias sabidamente sem fundamento, apostam agora que o brasileiro se encontra novamente no caminho do sucesso - é o que diz o título do artigo.

O texto destaca aquilo que vem se desenhando nos testes da pré-temporada: uma Ferrari com um carro competitivo e de ótima resistência; e com um Felipe Massa que reencontrou sua confiança por conta disso e por uma boa adaptação sua aos pneus Pirelli. Em diferentes simulações nas últimas semanas, ele mostrou andar no mesmo nível de Fernando Alonso e a equipe está animada com isso.

Eu ainda acho que a Red Bull vai para a última bateria de testes da semana que vem um pouco à frente do resto, mas reconheço que a Ferrari está mais forte neste ano do que esteve no início do ano passado - quando por pouco eles não fizeram com Alonso o piloto campeão.

Muitos vão discordar de mim, mas acho que o time só tem a ganhar se Massa recuperar sua antiga forma e equilibrar o duelo interno. Isso exigiria que Alonso buscasse o máximo de suas reservas e torna a Ferrari ainda mais forte e perigosa no duelo com a atual campeã, que novamente tem um carro fabuloso à disposição.

Se essa tendência de equilíbrio ferrarista se confirmar, vai ser curioso ver se as histórias semanais de substitutos de Massa na equipe vão dar um tempo ou se continuarão a ser plantadas por gente interessada nisso. Vale lembrar que ele tem contrato com o time até o final de 2012.

(Foto Ferrari)

12 comentários:

João Marcelo disse...

hahahah, acho que agora que o kubica não pode ser apontado como substituto, eles vão dar uma sossegada nas "notícias".

TW disse...

acredito que Massa virar mais forte sim, e não somente porque sou brasileiro e torço por isso, mas pelos desempenhos dele com os novos compostos da Pirelli. A briga em 2011 será extremamente interessante se voltarmos a ter o Massa de 2008.

Rod disse...

Torço que o Massa volte com tudo, e ganhe uma das primeiras corridas do ano pra mostrar que é o mesmo Massa que orgulhou os brasileiros em 2008.

Só espero que esse ano a Ferrari deixe ele competir realmente de igual pra igual com o Alonso, mas sinceramente tenho lá minhas dúvidas.

Teo disse...

Sinceramente acho muito plausivel que esse ano o Massa ira estar parelho com o Alonso, e ate em algumas pistas de sua preferencia ou adaptabilidade maior, supera-lo.
Alias, torco por isso sem cessar!
Abco

Marcelo Urânia disse...

se o massa andar bem mesmo, a pauta em questão será 'domenicalli consegue administrar o duelo interno na ferrari?' haha

Ron Groo disse...

Sei não Ico... Mas senti um baita cheiro de ironia no artigo original...

Anselmo Coyote disse...

Concordo contigo, Groo.

" A briga em 2011 será extremamente interessante se voltarmos a ter o Massa de 2008."

Uai, se a Ferrari entrar com 3 carros, Kimi, Alonso e Massa, e puser no contrato para o Kimi fingir que corre, o vácuo estará aberto para o Massa/2008. Só que isso não será suficiente para bater o Alonso.

Numa boa? Esqueçam Massa, amigos.

Abs.

Unknown disse...

aquele asunto de criar um icone, destruí-lo e re-ergué-lo de novo é especialidade de jornalista europeu, hein?

Marcelonso disse...

Ico,

Também não acredito que Massa estará em condições de lutar com Alonso

Certamente estará melhor que ano passado,até porque pior seria impossivel.
Ainda assim tudo na Ferrari gira em torno do espanhol, sem chance!

abs

Anônimo disse...

Não à toa o Alonso já começou a reclamar abertamente dos pneus essa semana. Além do mais, sem obviamente saber das estratégias dos carros, o Alonso não mostrou um desempenho superior nos treinos.
Em contraposição, o Massa me parece bem melhor no seu ânimo. Acho que o problema de dirigibilidade dos pneus era o fator que lhe fazia perder terreno e não inferioridade de técnica na pilotagem.
O Massa sempre foi agressivo e rápido entendo que pode não ser tão político e individualista quanto o Alonso.
Mas dentro da pista com carros iguais e adaptações aos pneus, mostrou ser muito rápido e para mim capaz de enfrentar o espanhol de frente.

Abs

Ernani

Dé Palmeira disse...

Antes de mais nada eu realmente espero que Massa volte a ser competitivo. Torço pra isso e concordo com você Ico, a Ferrari só teria a ganhar com dois pilotos fortes.

Mas ainda assim tenho que confessar, o flashback de Hockenheim ainda assombra minha memória. Não dá pra esquecer aquela cena humilhante a que o piloto brasileiro foi submetido.

Era o aniversário do acidente de Massa e a equipe fez aquela sacanagem… Não confio naquele bando de carcamanos, eles não passam de um bando de chacais e podem fazer novamente o que fizeram.

Prefiro esperar as três primeiras corridas e ver como o Felipe se sai. Se voltar a ser o Massa de 2008 e andar de igual pra igual com os primeiros do grid eu ficarei muito feliz. Mas se tomar tempo de Alonso será difícil de aturar.

E o pior, Massa nem poderá usar as mesmas desculpas do ano passado.

Ester disse...

Concordo com você, Ico, que o Massa mostrou um desempenho superior nos treinos da pré-temporada e que a Ferrari só tem a ganhar com dois pilotos andando bem. Só espero que ela saiba resolver a situação de forma, digamos, JUSTA!
Torcendo por bons rendimentos do Felipe este ano!
Fiquem na paz de Deus, bom feriado!