
Permanece um grupo de grande qualidade, apesar da entrada de vários pilotos que conseguiram a vaga mais pelo aporte financeiro que trouxeram do que exatamente pela técnica. O espetáculo é garantido pela presença de cinco campeões do mundo: Sebastian Vettel, Jenson Button, Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Michael Schumacher. Um cenário bem diferente do de 2007, quando só o espanhol havia sido campeão dentre os pilotos do grid.
A média de idade também permanece alta. Dos estreantes deste ano, apenas o mexicano Sérgio Perez, 21, ainda é um “garoto”. Paul di Resta, Jerome d’Ambrosio e Pastor Maldonado já estão na casa dos 25. Sete dos pilotos deste ano já passaram dos 30 anos de idade, com destaque para a experiência de Michael Schumacher (42) e Rubens Barrichello (38).
Destaque também para a menor participação brasileira no grid desde 2007. Como naquela ocasião, apenas Felipe Massa e Rubens Barrichello defenderão as cores do país, que tem ainda dois pilotos entre os “reservas”: Bruno Senna, na Renault; e Luiz Razia, na Lotus. O domínio fica por conta da Alemanha, com seis pilotos entre os titulares, ou 25% do grid.
Na média, uma turma que me agrada bastante, pelas duplas das equipes de ponta e pela presença de pilotos que sempre vale a pena acompanhar, como os “vovôs” Schumacher e Barrichello e promessas em potencial como Nico Rosberg, Adrian Sutil, Paul di Resta e Kamui Kobayashi. Pronto, chegamos a doze nomes interessantes. Bem que eu falei, “na média”. E você, o que achou do grid de 2011?
(Foto Hispânia)
11 comentários:
grid interessante. Esse ano a briga pelo miolo do grid vai ser bom. Daí vamos ver a capacidade dos pilotos, claro, com os carros que dispõe.
Na ponta do grid, 1-2, vai dar os carros da nissan, me parece.
Abçs ico
Nico Rosberg há cinco anos como promessa!
Ico,
A qualidade do grid é bem interessante entre os ponteiros, muita gente boa.
Pena não poder dizer o mesmo desses novatos pagantes...
abs
Oi Ico. Parabéns pela visão realista e otimista que você sempre mostra sobre o automobilismo, Fórmula 1 em particular. As três últimas temporadas foram fantásticas! Esta tem tudo para ser tão boa quanto. Acho um absurdo estes blogueiros que só criticam tudo e todos, mostrando uma visão muito artificial, simplista e infantilizada (voluntariamente ou não...) do mundo da Fórmula 1. Acredito que o Rubens pode surpreender com a Williams. Estou curioso para ver o desempenho do Perez e do Maldonado. O que também me chama a atenção é qual dos pilotos vai se dar melhor com a asa móvel. Acredito que o Schumacher pode usar melhor o dispositivo, pela sua experiência e inventividade. Vamos ver!
Ico,
Tirando o Rubens Barrichello que há 20 anos "pode surpreender", o resto até que dá para o gasto.
Eu até já torci para ele sair e, talvez, dar lugar a algum talentoso. Não torço mais, nesses tempos de compra de vagas.
Abs.
Ico,
Paul di Resta será o meu escolhido para torcer em 2011.
Simplesmente pelo fato de eu gostar muito da DTM, categoria de onde veio o di Resta.
Os demais são todos iguais.
O quê me deixa triste com a F1 é pensar que pelo menos sete nomes são piores que o Di Grassi.
(escolher entre Sérgio Perez, Jerome d’Ambrosio, Pastor Maldonado, os dois Hispania, Petrov, os dois da Toro Rosso, Trulli, Kovalainen)
abs
Uma pena o incrível Hulkenberg não estar entre os titulares.
Estou de saco cheio de ver o Truli no grid.
Da imensa leva de pagantes não há muito o que dizer, não é mais como na década de 80, onde o dinheiro fazia malucos como De Cesaris e Salazar guiarem. Pagantes como D'ambrosio, Maldonado e Petrov podem não ser brilhantes mas tem um certo preparo. Só Petrov deveria estar numa equipe menor, creio.
Dentre as equipes, a Hispania deveria desaparecer do mapa. Os caras estão com a porcaria do carro pronto a séculos e dizem que não está pronto, só pra não gastar dinheiro com treinos. Diz aí Ico, a quem eles acham que enganam?
Abraço,
Sidinei Gadelha
Só eu acho esse Liuzzi a cara do Roberto Carlos??
Nem se ele cantar lady Laura dentro do cockpit!
Olha Ico,
Eu estava parcialmente certo, está sendo noticiado que a Hispania não participou dos testes por proibição da Cosworth, por falta de pagamento. A história dos amortecedores presos na alfandega era balela.
Sou quase um gato mestre. KKKK!
Sidinei Gadelha
Postar um comentário