Finalmente o grid da Fórmula 1 em 2011 está completo. Com o anúncio do italiano Vitantonio Liuzzi para a segunda vaga da equipe Hispânia, estão definidos os 24 pilotos que estarão no GP da Austrália. Ilustrando um quadro de mudanças no cenário da Fórmula 1, um quarto deles não estiveram na abertura do Mundial do ano passado.
Permanece um grupo de grande qualidade, apesar da entrada de vários pilotos que conseguiram a vaga mais pelo aporte financeiro que trouxeram do que exatamente pela técnica. O espetáculo é garantido pela presença de cinco campeões do mundo: Sebastian Vettel, Jenson Button, Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Michael Schumacher. Um cenário bem diferente do de 2007, quando só o espanhol havia sido campeão dentre os pilotos do grid.
A média de idade também permanece alta. Dos estreantes deste ano, apenas o mexicano Sérgio Perez, 21, ainda é um “garoto”. Paul di Resta, Jerome d’Ambrosio e Pastor Maldonado já estão na casa dos 25. Sete dos pilotos deste ano já passaram dos 30 anos de idade, com destaque para a experiência de Michael Schumacher (42) e Rubens Barrichello (38).
Destaque também para a menor participação brasileira no grid desde 2007. Como naquela ocasião, apenas Felipe Massa e Rubens Barrichello defenderão as cores do país, que tem ainda dois pilotos entre os “reservas”: Bruno Senna, na Renault; e Luiz Razia, na Lotus. O domínio fica por conta da Alemanha, com seis pilotos entre os titulares, ou 25% do grid.
Na média, uma turma que me agrada bastante, pelas duplas das equipes de ponta e pela presença de pilotos que sempre vale a pena acompanhar, como os “vovôs” Schumacher e Barrichello e promessas em potencial como Nico Rosberg, Adrian Sutil, Paul di Resta e Kamui Kobayashi. Pronto, chegamos a doze nomes interessantes. Bem que eu falei, “na média”. E você, o que achou do grid de 2011?
(Foto Hispânia)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
11 comentários:
grid interessante. Esse ano a briga pelo miolo do grid vai ser bom. Daí vamos ver a capacidade dos pilotos, claro, com os carros que dispõe.
Na ponta do grid, 1-2, vai dar os carros da nissan, me parece.
Abçs ico
Nico Rosberg há cinco anos como promessa!
Ico,
A qualidade do grid é bem interessante entre os ponteiros, muita gente boa.
Pena não poder dizer o mesmo desses novatos pagantes...
abs
Oi Ico. Parabéns pela visão realista e otimista que você sempre mostra sobre o automobilismo, Fórmula 1 em particular. As três últimas temporadas foram fantásticas! Esta tem tudo para ser tão boa quanto. Acho um absurdo estes blogueiros que só criticam tudo e todos, mostrando uma visão muito artificial, simplista e infantilizada (voluntariamente ou não...) do mundo da Fórmula 1. Acredito que o Rubens pode surpreender com a Williams. Estou curioso para ver o desempenho do Perez e do Maldonado. O que também me chama a atenção é qual dos pilotos vai se dar melhor com a asa móvel. Acredito que o Schumacher pode usar melhor o dispositivo, pela sua experiência e inventividade. Vamos ver!
Ico,
Tirando o Rubens Barrichello que há 20 anos "pode surpreender", o resto até que dá para o gasto.
Eu até já torci para ele sair e, talvez, dar lugar a algum talentoso. Não torço mais, nesses tempos de compra de vagas.
Abs.
Ico,
Paul di Resta será o meu escolhido para torcer em 2011.
Simplesmente pelo fato de eu gostar muito da DTM, categoria de onde veio o di Resta.
Os demais são todos iguais.
O quê me deixa triste com a F1 é pensar que pelo menos sete nomes são piores que o Di Grassi.
(escolher entre Sérgio Perez, Jerome d’Ambrosio, Pastor Maldonado, os dois Hispania, Petrov, os dois da Toro Rosso, Trulli, Kovalainen)
abs
Uma pena o incrível Hulkenberg não estar entre os titulares.
Estou de saco cheio de ver o Truli no grid.
Da imensa leva de pagantes não há muito o que dizer, não é mais como na década de 80, onde o dinheiro fazia malucos como De Cesaris e Salazar guiarem. Pagantes como D'ambrosio, Maldonado e Petrov podem não ser brilhantes mas tem um certo preparo. Só Petrov deveria estar numa equipe menor, creio.
Dentre as equipes, a Hispania deveria desaparecer do mapa. Os caras estão com a porcaria do carro pronto a séculos e dizem que não está pronto, só pra não gastar dinheiro com treinos. Diz aí Ico, a quem eles acham que enganam?
Abraço,
Sidinei Gadelha
Só eu acho esse Liuzzi a cara do Roberto Carlos??
Nem se ele cantar lady Laura dentro do cockpit!
Olha Ico,
Eu estava parcialmente certo, está sendo noticiado que a Hispania não participou dos testes por proibição da Cosworth, por falta de pagamento. A história dos amortecedores presos na alfandega era balela.
Sou quase um gato mestre. KKKK!
Sidinei Gadelha
Postar um comentário