terça-feira, 23 de outubro de 2007

MINIATURAS – RENAULT ALPINE 442 e RS01

Há pouco menos de uma década, BMW e Toyota utilizaram a prova das 24 Horas de Le Mans como principal laboratório de desenvolvimento do motor que pretendiam empregar em pouco tempo na Fórmula 1. O caminho, na verdade, não era novo: a Renault havia feito o mesmo nos anos 70, quando trabalhava no turbo que mudaria a cara da Fórmula 1 na década seguinte.

Um retrato deste período está nesta dupla dinâmica enviada pelo José António, do blog “Quatro Rodinhas”. À esquerda, este lindo protótipo batizado de A442, que correu nas 24 Horas de Le Mans de 1976 – e que venceria a prova de 1978 depois de sofrer uma evolução e ser re-batizado de A442B. À esquerda, o Renault RS01, de 1977, carro que marcou a estréia da marca na Fórmula 1. As miniaturas estão na escala 1:43 e foram fabricadas pela Ixo e pela Quartzo, respectivamente.

Uma combinação de cores extremamente feliz. É uma pena que a Renault, nesta sua “segunda era” na Fórmula 1, tenha descartado o amarelo-e-preto.

9 comentários:

Anônimo disse...

Verdade Ico,e já pelos anos 90 a Renault passou a usar o amarelo com o azul,pelo menos no super turismo,já que na F1 o azul era por causa da marca de cigarros Mild Seven ,mas não há como negar que as cores da marca nos anos 70 marcaram epoca,principalmente os Rs-20 que tinham como caracteristica marcante os numeros dos carros de cor diferente .

Jonny'O

Anônimo disse...

Ico,
A Renault venceu as 24 Horas de Le Mans em 1978 com Didier Pirini e Jean-Pierre Jausaud( Acho que é assim que se escreve). Mas o carro é lindo. É uma pena que o mundial de marcas não seja mais disputado. Já pensou BMW, Renault, Ferrari, Honda, Maercedes, Toyota, Audi e Peugeot competindo hoje em Le Mans

Anônimo disse...

Ico,
A Renault não apresentou, ainda em 78, um protótipo de carro para a F1 com frente de estilo "limpa trilhos"?
Não sei se estou anganado, mas acho que já vi algo nesse sentido.

Anônimo disse...

Onde disse 78, em verdade, quis dizer 77.

Anônimo disse...

Sim herik,

a renault apresentou o carro com "nariz grávido" como os March da época, mas o carro nessa configuração foi pouquissímo utlizado, creio que em só na prova de estréia, pois depois seria utilizado o "bigode"! usual.

aqui vai um link para o carro com "nariz grávido"

http://img164.imageshack.us/img164/20/renaultf11977001pl6.jpg

Grande Jonny`O !

para ver como a pintura amarelo e preto caia melhor, e só ver o carro desse ano, que eles apresentaram pintado nas cores da marca, quando da comemoração de aniversário da mesma, e como foi comentado na época que ficava muito melhor que essa pintura atual.

abs

Filipe W

Anônimo disse...

Nossa, não sei porque mas achei o carro de Le Mans bem mais interessante que o F1!

Abraços!

Anônimo disse...

Lindas miniaturas !!!!

harerton disse...

Eu ví esses carros ao vivo lá na concessionária Renault da Champs Elisée, em 1982! Muito show!

[ ]'s

José António disse...

Obrigado, Ico, pelo facto de publicar a foto e assim publicitar o meu Quatro Rodinhas.
Apenas quer relembrar também que o programa da Renault na decada de 70 era muito completo, isto é, para além de passar pela conquista das 24 Horas de Le Mans que veio a acontecer em 1978 e posteriomente estreia (1977) e conquista da F1, eles também tinham um vasto programa para pilotos e que deu grandes pilotos à F1.

Cumprimentos