sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

MINIATURAS – LOLA T93

Será que é hoje? O mundo do automobilismo aguarda com ansiedade o anúncio da fusão entre IRL e Champ Car, que durante anos encantaram o mundo quando eram mesmo apenas uma categoria, a Fórmula Indy. A cisão aconteceu em 1996, quando o dono de Indianápolis, Tony George, resolveu fundar a IRL, levando consigo a prova das 500 Milhas e atraindo um bando de pilotos de segunda classe. O primeiro campeonato terminou empatado (!), com o título dividido entre os memoráveis (?) Buzz Calkins e Scott Sharp.

Mas Tony George sabe muito bem fazer negócios: nestes dez anos, casou a venda de ingressos de sua categoria com a Nascar, cresceu a receita do bolo e acabou minando a rival Champ Car ao tirar dela as equipes mais tradicionais, como Penske, Ganassi e Green. A última grande que resistiu foi a Newman-Haas, cujos donos devem ter se entediado com o domínio absoluto exercido nos últimos anos, correndo diante de arquibancadas vazias.

A torcida é para que esta nova categoria volta a ser o que era a Fórmula Indy: grande e fascinante, como na época em que a Newman-Hass tinha um “Red Five” reservado para Nigel Mansell – sim, que em 1993 era o campeão da Fórmula 1. O inglês e Emerson Fittipaldi proporcionaram um duelo histórico na pista de Cleveland e Mansell terminou aquele ano como campeão com a Lola T93, representada acima no lindo modelo enviado pelo Lucas Carioli e fabricado pela Tamiya na escala 1:20.

Mansell, Emerson, Mario Andretti, Raul Boesel, Bobby Rahal e Al Unser Jr. Esta era a turma que andava na frente na época. Junte as conquistas de todos para se ter uma idéia da grandeza que era a categoria. Será que com esta nova fusão, o quadro pode se repetir? Será que os Estados Unidos voltarão a ter uma categoria de monopostos capaz de rivalizar com a Fórmula 1? Espero que sim.

10 comentários:

Anônimo disse...

Puxa!
Tive a sorte de ver esse GP de Cleveland ,para mim essa disputa foi a prova da genialidade de Emerson ,que mostrou ali para o mundo que o campeão de 1972 brigava de igual pra igual com o atual campeão da F1 de 92 ,vejam só ,vinte anos de diferença !!

Valeu Ico !

Jonny'O

Francis Rosário disse...

Poderemos sim ter a verdadeira IndyCar devolta, mas isso não via acontecer de um hora para outra, a categoria precisa de pelos menos 10 anos para voltar ao que era. Mas só dessa fusão acontecer já vai aumentar o nivel da IRL.

Sou suspeito pra falar por ser fanatico pela IndyCar/IRL, mas se eles forem pelo caminho certo de ser uma categoria diferente da F1 eles terão sucesso, se seguirem os passos da CC e serem uma F1 monomarca vão fracassar.

Anônimo disse...

Geralmente não gosto das categorias americanas que privilegiam mais o espetáculo que a técnica (com exceção da saudosa CAM-AM do comentário anterior...). De qualquer for sempre melhor uma categoria forte que duas ridículas...

Abraço,
Natal Antonini

Speeder76 disse...

Ó Ico... a sensação que eu tenho é que aquilo é mais uma comprar do que uma fusão propriamente dita. Mas vamos a ver.


Já agora, podes bisitar-me e dares uma opinião acerca do meu trabalho sobre o grande Niki Lauda? Abraços.

Anônimo disse...

A grande verdade é que essa "reunificação" não significa nada e é só uma tentativa da IRL aproveitar o desinteresse dos atuais donos da Champ Car pela categoria e conseguir colocar mais do que 14 carros no grid (que era o estimado antes do início dos boatos de fusão).

Não sei porque cargas d'água os donos da Champ Car resolveram negociar assim de supetão, uma vez que fizeram todo planejamento da temporada de 2008, incluindo contrato com pistas, patrocinadores, pilotos e equipes, que serão quase todos anulados, gerando um provável avalanche de processos que pode respingar na IRL e decretar de vez a falência do automobilismo de monopostos norte americano.

Se o modelo de negócio das categorias não mudar logo, não vai mudar nada na situação atual e cada vez mais pilotos e equipes serão engolidos pela NASCAR, Grand-Am e ALMS. É possível que até a Indy 500 seja engolida pela NASCAR.

João Carlos Viana disse...

Só tenho a ressalva de dizer que a Champ Car, apesar da maioria dos pilotos ser meia-boca, teve arquibancadas cheias na maioria das etapas, principalmente quando aconteciam em circuitos urbanos.

Torço para que a essa fusão traga de volta uma F-Indy forte!

Abraços!

Anônimo disse...

Também acompanhei bem de perto esse sensacional ano de 1993, na disputa de Mansell com Emerson. A primeira corrida do ano, em Surfers Paradise, o leão deu um show. Ainda é pra mim, uma das melhores corridas que vi na vida.

Esse modelo comprei em 1994 justamente pelo fascínio que ele, Mansell e a categoria proporcionavam ao grande público.

Renato Tonini disse...

Essa Lola da Newman-Haas com o "Red Five" me traz lembranças de uma tenra infância, no qual eu acordava aos domingos, de Formula 1 pela manhã e Indy a tarde. Agora, depois de velho, poderei ver isso tudo novamente, quando houvermos uma categoria reunificada.

Além do jogo clássico Newman-Haas/IndyCar Racing featuring Nigel Mansell.

Anônimo disse...

Esses carros da Fórmula Indy eram lindos, chego a dizer que eram mais bonitos do que os da F1 na época, taí esse NH de Nigel Mansell que não deixa mentir. Tenho esperanças que essa unificação possa fazer uma categoria forte e que traga novas emoções e excelentes lembranças.

P.S.: espero que mudem os chassis depois, os Dallara são horríveis.

Anônimo disse...

tudo o que realmente quero com essa fusão é que botem carros lindos na pista, como era a boa e velha formula indy.

peguei apenas o final dessa era, de 1994 em diante. quando vi a primeira corrida (phoenix, 1994) me apaixonei perdidamente pela categoria. quando rolou a fusão, eu era moleque demais pra entender a magnitude dos fatos. até 1999 a indycar resistiu bravamente. depois que a maionese desandou eu lembro que a rede tv comprou os direitos de transmissão, dae não assisti mais. pena.

agora, isso me lembrou outra coisa. a Band tá transmitindo. quem assistiu as temporadas de 06 e 07 da IRL tá bem ciente da "seriedade" que eles tem com a coisa toda. como que vai ficar agora?