sábado, 16 de agosto de 2008

DOMINÓ JÁ CAIU?

Voltando de uma merecida e aproveitada semana de descanso, achei curiosa a ausência de qualquer grande notícia sobre o mercado de pilotosbem, apenas Vijay Mallya confirmou que deve manter Fisichella e Sutil na Force India para o ano que vem, o que era mais ou menos esperado diante da vantagem de contar com um piloto experiente no desenvolvimento de um carro novo.

Normalmente, esta é uma época repleta de movimentação, o que deixa no ar uma expectativa: será que as peças para o ano que vem se encaixaram? Ainda é muito cedo para dizer, mas pelas informações que circulam no paddock e na imprensa em geral, parece que este é o quadro. Ferrari, McLaren, BMW, Toyota, Williams e Force India devem manter suas duplas. A Red Bull anunciou a manutenção de Mark Webber e a vinda de Sebastian Vettel no lugar do vai tarde David Coulthard

Restam três equipes. A Honda deve manter a mesma dupla, mas ainda espera uma decisão do indeciso Alonso. que dificilmente ele sairia da Renault: a pressão que exerce na equipe para o desenvolvimento do motor sinalizaria que ele deve ficar em 2009 para esperar uma oportunidade melhor em 2010, leia-se, uma vaga na Ferrari. É o que todos os jornalistas espanhóis apostam também. As especulações sobre a saída de Nelsinho Piquet para a entrada de Romain Grosjean devem ser levadas a sério, mas vão se esvaindo a cada rodada da GP2. O sentimento geral, dentro da própria Renault, é que uma temporada a mais na categoria de base seria bom para o amadurecimento final da esperança francesa. E a forma recente do brasileiro vem agradando.

Resta a Toro Rosso, onde a base para a escolha de pilotos é definida: um é o “do Berger”, outro, “da Red Bull”. A vaga que foi aberta por Vettel pertence à empresa e o responsável pelo programa de pilotos, Helmut Marko, gostaria de ver um piloto seu na vaga, o suíço Sébastien Buemi (nome em voga na equipe, diga-se de passagem). Berger, que não teria direito a fazer esta escolha por não se tratar de uma vagasua”, quer Bruno Senna – e confia no desempenho do brasileiro nas pistas e no apelo de seu sobrenome fora delas para convencer ao superior de Marko, Dietrich Mateschitz, a dar uma chance ao brasileiro. E quer também Bourdais, pois acha que a experiência do francês seria útil no ano que vem.

É este o jogo político que o tirolês está fazendo no momento. Se a escolha por Buemi prevalecer, Berger pode até mandar Bourdais (o piloto que ocupa a “suavaga) embora para dar lugar a Senna. A expectativa é de que este xadrez se resolva por volta do GP da Itália em Monza, quando a temporada da GP2 termina.

5 comentários:

Anônimo disse...

Ico, e o Di Grassi, alguma perspectiva pra ele?

Unknown disse...

essa explicação do que acontece na STR foi muito esclarecedora.

berger mostrou que tem muito pesso dentro da equipe ao, acho que ele consegue colocar o bruno lá.

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Felipe, Di Grassi merece uma vaga na F-1, mas acho que ele só tem chance na Renault - e parece que lá o Grosjean tem prioridade na fila...

Anônimo disse...

Ou seja, Di Grassi não terá vez na F1. Melhor correr para a IRL.

Anônimo disse...

Ico, você acha que o jogo ainda pode virar para o Alonso ir para a BMW ano que vem no lugar de Heidfeld ?