No último treino, o pessoal rodou à vontade na curva 9 e eu não consigo achar em nenhum mapa, lugar ou ser humano qual o nome dela. Alguém aí sabe como se chama a curva entre a Rivage e a Pouhon? Ou existe mesmo um ponto “órfão” no histórico circuito de Spa-Francorchamps?
Any help is apreciated...
+++
EDIT:
Bom, peloque andei vendo poraqui, parece que o Leandro e o Pedro sabiam mesmo o nome da curva, Bruxelles, achei umoutromapa e parece que é issomesmo. E jáque estamos falando no assunto, houve hoje uma substituiçãoporaqui. A curva Stavelot foi rebatizada numa cerimôniaagora há pouco: seunomeagora é curvaPaul Frére, uma homenagem ao ex-piloto e jornalista belga, falecido emfevereiro deste ano. Com onze participações na Fórmula 1 e uma vitóriaem Le Mans, Frére eraum dos nomesmaispopulares do automobilismo do país e, além de virarnome de curva, foi também eternizado em uma estátuapróxima ao paddock de Spa-Francorchamps.
Porquenão pegaram a curva 16 – aquela levemudança de direção à esquerda, entre e Stavelot e a Blanchimont – parabatizar? Elaaindanão tem nome... ou tem?
É mesmo uma pena tirarem um nome histórico como Stavelot, uma pequena e simpática cidade, que tem como símbolo a figura de um pierrô, ou um clown, não sei ao certo, que, ano passado, desfilou na abertura da transmissão de TV, na reta de largada. Mas essa curva não é a Stavelot da pista antiga, dos anos 60, que tinha uma referência geográfica local. E Paul Frére por certo merece uma tal homenagem. A Blanchimont, acho que é todo o trecho entre a saída da ex-Stavelot e a Bus Stop; por esse mapa, parece que a ex-Stavelot também tem duas tangências, uma na entrada e outra na saída (14 e 15 no mapa). A não ser que a 14 seja parte de Fagnes...
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
4 comentários:
Creio eu que o nome é Bruxelles...
Bom Ico, nem no site do próprio circuito tem nome nela
www.spa-francorchamps.be
Segue a foto sem o nome da tal curva 9
http://www.spa-francorchamps.be/en07/circuit/acces/new_circuit_acces2_grand.jpg
rsrs
É Bruxelles, Ico!! :) Qual é o prémio?? Um bilhetinho para um GP? :)
É mesmo uma pena tirarem um nome histórico como Stavelot, uma pequena e simpática cidade, que tem como símbolo a figura de um pierrô, ou um clown, não sei ao certo, que, ano passado, desfilou na abertura da transmissão de TV, na reta de largada.
Mas essa curva não é a Stavelot da pista antiga, dos anos 60, que tinha uma referência geográfica local. E Paul Frére por certo merece uma tal homenagem.
A Blanchimont, acho que é todo o trecho entre a saída da ex-Stavelot e a Bus Stop; por esse mapa, parece que a ex-Stavelot também tem duas tangências, uma na entrada e outra na saída (14 e 15 no mapa). A não ser que a 14 seja parte de Fagnes...
Amaral
Postar um comentário