Além das puniçõesincompreensíveis distribuídas na corrida de ontem – e muitobem analisadas porvocês no post abaixo – o grandeassunto no paddock do circuito de Fuji foi o destempero de Lewis Hamilton na largada. Acho quecomo a maioria de vocês, minhaopinião ao final da provaera a de queeletinha sido estúpido ao nãopensar no campeonato, especialmente depois de passar a semana jurando que o faria. O próprioinglês falou depois estar “arrependido” da tentativaestabanada de superar Kimi na primeiracurva.
Fui colherdepoimentospelopaddock e me impressionei com uma coisa: não foi só Hamilton quem errou naquela freada. Na verdade, a maioria dos pilotos acabou surpreendida pelacombinação da gana de ganharposições, da temperaturaamena do asfalto (bemmenoremrelação a sexta e sábado) e dos pneusmédios da Bridgestone – os maisduros do final de semana – quetodos estava usando.
Vejam, porexemplo, o que disse o vencedor da prova, Fernando Alonso (que, aliás, vive ummomentofantástico). “Eumesmo bloqueei os pneusdianteiros e escapei um pouquinho. Estava muitofrio e quasetodostinha os pneusmaisduros. Dei sorte de sair daquela curvajáemsegundo lugar”.
Mas a conversaquemaisme fez refletir foi feitacom Alexander Wurz, piloto de testes da Honda e uma das opiniõesmaissagazesdentro da Fórmula 1. “Existem 30 centímetrosentre o coração e a mente e parece que é no coraçãoqueeletrabalha. Nós, que estamos de fora, temos minutosparaver a cena e analisá-la. Jáele tem de tomar a decisãoem uma fração de segundo. É inevitávelque vá agir de formainstintiva”.
É uma opiniãoimportante, por se tratar de alguémque é e sabe comopensaumpiloto. Euainda acho que Hamilton foi afoito e que deveria ter abordado a situaçãocom o campeonatoemmente. Mas vejo agoracommaisclarezacomo é complicado paraumpilototerestetipo de disciplinamental no momento da adrenalina de uma disputa.
No final das contas, acho o erro de Hamilton perdoável. Imperdoável foi apenas a suaatitude de classificarcomo “deliberada” a ação de Felipe Massa na curva 10. No calor da batalha, o brasileiro viu seurival e decidiu quenão iria aliviar. Num átimo de segundo, instintivamente. Como Hamilton havia feitopoucoantes na largada.
Conclusão: coloquem Wurz comocomissário de prova!
15 comentários:
Anônimo
disse...
É a 1ª vez na história da f1 q punem alguém por simplesmente errar e travar os pneus na largada!! Dizer q ele empurrou alguém para fora da ista é distorcer a realidade....por mais q ele tenha errado, o erro só prejudicou ele, na camera On-board fica claro q se em um puro ato d insanidade(ou seja, imitariamos os kenianos, barenitas e outros experts em automobilismo) se deveria punir o Kova, já q quando passa reto, toca no rikkonen e impede o massa d fzer a curva......
Mais uma decisão lamentável da FIA e de seus pseudoscomissários, q devem ter passado a assistir corridas depois daquele voto da vergonha q deram pro ator pornô M.M..
é o 5º ponto q o massa ganha na canetada....
Será q o pessoal da F1 ñ vai fazer nada contra essas punições???
O Wurz tem certa razão ao falar que o Hamilton seguiu os instintos, mas isso mostra como ele ainda não está totalmente preprarado pros momentos de pressão. Schumacher, Senna, Prost não cometiam esses erros, pelos menos não com essa freqüência que o Hamilton os comete.
O problema é que Hamilton acha que pode fazer tudo dentro das pistas inclusive usar áreas de escape como pista. Hamilton só faz o que fez na largada por ter certeza da impunidade, duvido que se tivesse uma bela caixa de brita no final da reta ele faria aquilo (detalhe na mesma volta ele volta a usar outra área de escape que faz com que ele apareça atrás do Massa) Concordo que o Massa mereceu a punição, mas também gostei do que aconteceu por que agora fica o recado pro Hamilton que o Massa não é o Timo Glock que ele pode jogar pra fora da pista sem que nada aconteça. Massa ta virando professor de Física, ano passado ensinou ao Alonso que dois corpo não podem ocupar o mesmo lugar no espaço e esse ano ensinou ao Hamilton a 3º lei de Newton.
Red Car Rule aplicada de novo. Não vou entrar no mérito da punição inédita pra espalhada em 1ª curva, nem na abalroada pra lá de irresponsável do Felipe, me atenho simplesmente ao caso do Bourdais. Quando saiu o anúncio de investigação após a corrida, todos, sem exceção, imaginaram que seria uma multinha pro Massa. Até porque, com 16 voltas pela frente, daria pra aplicar o drive through de acordo com a mesma regra invocada na hora de sacanear, digo, punir o Hamilton em Spa. E pra não punir o Massa em corrida novamente, decidiriam por um puxão de orelha, uma bronca, algo assim.
É incompreensível a punição ao piloto que vem na linha de dentro, não espalha na curva, é atropelado por um tresloucado que vem por fora e teria que parar 3 voltas depois. Não era nem disputa de posição, o Massa perderia (como de fato perdeu) aquela posição tão logo parasse. Mas não, na cabeça dos geniais comissários, a culpa é do Bourdais porque houve um toque entre o carro dele e uma Ferrari, que ousadia! Rodar um carro vermelho!
Desculpem-me, não sou pró-Lewis nem anti-Ferrari, mas é um absurdo, está se tornando comum e não dá pra compreender o sentido disto. A única coisa que fica clara é que o campeonato deste ano, assim como do ano passado, não será decidido na pista. Se o Felipe bater ou quebrar na China, capaz de darem bandeira preta pro Hamilton por alguma regra nova inventada.
Ah sim... é proibido espalhar a 1ª curva, é proibido estar na linha de dentro, no traçado, quando uma Ferrari quer te passar... mas é permitido rasgar a reta por cima da área de segurança delimitada em vermelho e branco do pitlane, claro... é super seguro fazer isto.
Pois é, Ico, essas punições descabidas se tornaram a vedete das corridas da Fórmula 1 quando outrora o mais importante era ultrapassar. E achei fantástica a frase do Wurz, posso citá-la lá no F1 Girls?
Claro! É isso aí. Fico apavorado em imaginar que toda a genialidade, esforço e competência, tanto das equipes como, particularmente, dos pilotos, possa estar nas mãos de comissários, que nem sonham com a possibilidade de um dia entenderem efetivamente o que fazem.
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
15 comentários:
É a 1ª vez na história da f1 q punem alguém por simplesmente errar e travar os pneus na largada!!
Dizer q ele empurrou alguém para fora da ista é distorcer a realidade....por mais q ele tenha errado, o erro só prejudicou ele, na camera On-board fica claro q se em um puro ato d insanidade(ou seja, imitariamos os kenianos, barenitas e outros experts em automobilismo) se deveria punir o Kova, já q quando passa reto, toca no rikkonen e impede o massa d fzer a curva......
Mais uma decisão lamentável da FIA e de seus pseudoscomissários, q devem ter passado a assistir corridas depois daquele voto da vergonha q deram pro ator pornô M.M..
é o 5º ponto q o massa ganha na canetada....
Será q o pessoal da F1 ñ vai fazer nada contra essas punições???
"Conclusão: coloquem Wurz como comissário de prova"!
Perfeito! É o que de fato deveria existir: comissários com experiência de pilotos, e não canalhas com experiência de politicagem.
Vitor, o de Recife
Na verdade ele ganhou 3pts o resto foi o Lewis quem perdeu
Seria o Hamilton um novo Nigel Mansell?
O Wurz tem certa razão ao falar que o Hamilton seguiu os instintos, mas isso mostra como ele ainda não está totalmente preprarado pros momentos de pressão. Schumacher, Senna, Prost não cometiam esses erros, pelos menos não com essa freqüência que o Hamilton os comete.
O problema é que Hamilton acha que pode fazer tudo dentro das pistas inclusive usar áreas de escape como pista. Hamilton só faz o que fez na largada por ter certeza da impunidade, duvido que se tivesse uma bela caixa de brita no final da reta ele faria aquilo (detalhe na mesma volta ele volta a usar outra área de escape que faz com que ele apareça atrás do Massa) Concordo que o Massa mereceu a punição, mas também gostei do que aconteceu por que agora fica o recado pro Hamilton que o Massa não é o Timo Glock que ele pode jogar pra fora da pista sem que nada aconteça. Massa ta virando professor de Física, ano passado ensinou ao Alonso que dois corpo não podem ocupar o mesmo lugar no espaço e esse ano ensinou ao Hamilton a 3º lei de Newton.
Penso que tudo que você escreveu faz sentido. Analisando friamente.
Até o Wurs ser comissário. Ele seria melhor que quando foi piloto...
Red Car Rule aplicada de novo. Não vou entrar no mérito da punição inédita pra espalhada em 1ª curva, nem na abalroada pra lá de irresponsável do Felipe, me atenho simplesmente ao caso do Bourdais. Quando saiu o anúncio de investigação após a corrida, todos, sem exceção, imaginaram que seria uma multinha pro Massa. Até porque, com 16 voltas pela frente, daria pra aplicar o drive through de acordo com a mesma regra invocada na hora de sacanear, digo, punir o Hamilton em Spa. E pra não punir o Massa em corrida novamente, decidiriam por um puxão de orelha, uma bronca, algo assim.
É incompreensível a punição ao piloto que vem na linha de dentro, não espalha na curva, é atropelado por um tresloucado que vem por fora e teria que parar 3 voltas depois. Não era nem disputa de posição, o Massa perderia (como de fato perdeu) aquela posição tão logo parasse. Mas não, na cabeça dos geniais comissários, a culpa é do Bourdais porque houve um toque entre o carro dele e uma Ferrari, que ousadia! Rodar um carro vermelho!
Desculpem-me, não sou pró-Lewis nem anti-Ferrari, mas é um absurdo, está se tornando comum e não dá pra compreender o sentido disto. A única coisa que fica clara é que o campeonato deste ano, assim como do ano passado, não será decidido na pista. Se o Felipe bater ou quebrar na China, capaz de darem bandeira preta pro Hamilton por alguma regra nova inventada.
Ah sim... é proibido espalhar a 1ª curva, é proibido estar na linha de dentro, no traçado, quando uma Ferrari quer te passar... mas é permitido rasgar a reta por cima da área de segurança delimitada em vermelho e branco do pitlane, claro... é super seguro fazer isto.
Um comentário só:
Coloquem Wurz como comissário! Pelo amor de Deus!
pilotos como comissários ... Putz, por que ninguém penou nisso antes? Excelente idéia...
ahn, dee ser por isso que ainda não foi posta em prática..
E não é só na F1 não. Há algumas temporadas que os pilotos da Stock pedem ex-companheiros como comissários.
Pois é, Ico, essas punições descabidas se tornaram a vedete das corridas da Fórmula 1 quando outrora o mais importante era ultrapassar. E achei fantástica a frase do Wurz, posso citá-la lá no F1 Girls?
Muito sábia essa visão do Wurz, realmente faz falta um cara desses como comissário.
Claro! É isso aí. Fico apavorado em imaginar que toda a genialidade, esforço e competência, tanto das equipes como, particularmente, dos pilotos, possa estar nas mãos de comissários, que nem sonham com a possibilidade de um dia entenderem efetivamente o que fazem.
O melhor desse post é a foto. Dá pra observar, olhando o pneu dianteiro direito do lewis, o quanto o pneu deforma com uma "fritada" dessas.
Gil, claro que opde, vcs sao da casa!
Postar um comentário