domingo, 12 de outubro de 2008

JULGUE VOCÊ MESMO

Ainda muito trabalho pela frente mas, antes de analisar uma corrida cheia de histórias, queria ouvi-los: das três punições, quais você aplicaria, quais consideraria lances normais?

Para lembrar (em negrito o punido):
a) Hamilton versus Raikkonen na Largada
b) Massa versus Hamilton na curva 10
c) Bourdais versus Massa na curva 1

39 comentários:

Anônimo disse...

Para mim, os três foram incidentes de corrida. O incidente do Massa X Hamilton talvez fosse o único que merecesse punição, mas ainda assim acho discutível: o Hamilton jogou o Massa fora da pista antes de receber o troco. Esse excesso de zelo pelos fiscais tira o brilho do espetáculo.

Anônimo disse...

Considero exageradas as punições durante o campeonato, tira o brilho da disputa, não vi nada de anormal. Senna perdeu um campeonato em 89 porque foi punido por cortar a chicane, se fosse nos dias de hoje ainda seria castigado na próxima etapa por ter tocado no Prost.

Anônimo disse...

nenhum dos 3 tb... tá chato ver massa e hamilton brigando lá atras toda corrida...

Anônimo disse...

cocncordo com os que dizem que houve exagero nas punições, só falta agora a FIA instituir semaforos nos circuitos para diminuir as diferenças e manter os carros colados, mas sem ultrapassagens, o que vale é o espetaculo, bem como eu continuo assistindo então aceito o jogo mas antigamente era melhor, o esporte era a vedete do jogo e não espetaculo para angariar grana, no fim das contas as coisas se resumem nisso, o que atrapalhar a arrecadação não pode ser feito, vão conseguir trazer a decisão para a prova de fechamento, pois a arrecadação não pode cair

Anônimo disse...

Eu só aplicaria punição ao Massa. Achei as outras 2 normais.
Acho que o pessoal está estragando as corridas com esse sentimento "puro" de não poder disputar posição.

Mauricio Neves disse...

Eu não puniria ninguém. Até achei que o Lewis botou muita gente em risco tentando corrigir uma péssima largada, mas, cazzo, isso é uma corrida de automóveis,não? Faz parte do jogo.

PORÉM, punindo um dos casos, puniria todos. Questão de critério.

Anônimo disse...

Ico, já houve um tempo que havia o termo "incidente de corrida", que hoje, não existe mais. Eu me pergunto, se acontecesse hoje o que houve entre Schumacher e Hill na Austrália em 94, se eles tirariam o campeontao de Schumacher.

O problema dessas punições, é que não vale mais assistir a corrida já que os resultados são alterados depois. Mais vale ler o Jornal no dia seguinte.

Anônimo disse...

Hamilton X Raikkonen --> Punido Hamilton
Hamilton X Massa ---> Punido Massa com Stop and Go, uma vez que o Hamilton teve que ficar5 parado esperando todos passarem e perdeu muito mais tempo que apenas um drive.
Massa x Bourdais --> Sem punições

Anônimo disse...

Eu não puniria ninguém. Nos três casos, coisa de corrida. E as punições só não fizeram diferença para o Hamilton, que ia ficar para trás de qualquer jeito com a rodada. Do Massa, tiraram a chance de brigar no mínimo por um pódio, o que pode fazer uma enorme diferença no campeonato. E o Bourdais, coitado, tá quase desempregado e ainda tiram dois pontos dele... O que queriam, que ele deixasse o Massa passar? Ridículo...

Carcere Privado disse...

FAla galera.

acho que no peimeiro caso, Hamilton x Raikkonen, é discutível, mas puniria sim o ingls e ainda colocaria o Kovalainen sob investigação, porque aquela espalhada dele foi tudo menos erro. Mas quanto ao HAmilton, repito, acho que podemos discutir. Das três é a única em que não tenho tanta certeza.

no segundo caso, punição clara. A forma como Massa entrou na primeira perna da chincane já demonstrava que ele iria fazer merda. Se brincar foi até consciente. Punição ustissíma na minha opinião.

Por fim, não puniria Bourdais. PÔ o cara tá disputando posição, fez a tomada por dentro e ocupou a posição antes do Massa. o brasileiro que se vire pra frear e dar o xis.

abraços

Anônimo disse...

Eu só puniria a opção B, apesar de torcer pelo Massa, achei que a manobra foi desleal, ele abriu demais na curva, o Hamilton já tinha o traçado e ele vai pra cima usando a parte de fora da pista.

Os outros foram incidentes de corrida. Acontece.

Anônimo disse...

Ninguém merecia punição. F1 não é reunião de frades em mosteiro, por isso as disputas devem ser aceitas normalmente, com as conseqüências que implicam. Ou faz-se uma fila indiana de vez e pronto. Aliás, esses três lances traduzem disputas por posições, em que todos se expuseram ao risco que envolve uma tentativa de ultrapassagem mais arrojada. Pior foi a fechada deliberada do Kubica no Raikkonen, jogando-o para fora da pista de forma intencional - só que não houve punição alguma. O fato é que agora se criaram as punições políticas... O campeonato vai ficar mais emocionante? Puna-se. E a gente ainda perde a noite de sono por isso...

Speeder76 disse...

Situação 1 - Nâo punia

Situação 2 - Nâo punia

Situação 3 - Nâo punia


São todos incidentes de corrida, pronto. A terceira situação roça o ridículo... agora decidiram colocar uma regra que diz "não se toquem senão serão punidos"? Então, mais vale proibirem as ultrapassagens!


Ico; já não tenho dúvidas: o campeonato vai ser decidido na secretaria. Quer apostar?

Anônimo disse...

Eu puniria os "comissários", Bernie Eclestone e os demais idiotas que dirigem a F-1 atual, inclusive o idiota que desenha estes circuitos burocráticos. Condenaria todos a verem a corrida de Valência vezes seguidas entre outras tantas chatices deste ano. No fim os maiores punidos desta história somos nós. Quem sabe a recessão que se avizinha, e será bem purgativa, não nos remeta a gloriosa época das garagens novamente. Os GPs teriam que ser economicos,a inventividade dominaria em detrimento do dinheiro. Circuitos seriam ressucitados. Zeltweg, SPA, Brands Hatch, Siverstone, Donington Park, Nurburgring, Interlagos no traçado antigo, Watikins Glen.

Anônimo disse...

Não puniria em nenhum dos casos.

Anônimo disse...

Não há dúvidas de que o único acidente que realmente merevau a punição foi o causado por Felipe Massa.

O piloto brasileiro, com duas rodas na grama, sem espaço, acertou a lateral do Hamilton. Não é porque se trata de um piloto brasileiro que devemos ter dois pesos e duas medidas.

Anônimo disse...

Acho que nenhuma dessas situações mereceria punição. Para mim, punição só deveria ocorrer em casos de INDISCUTÍVEL má-fé do piloto em prejudicar o outro, como no caso do Schumacher com o Villeneuve em 1997 e com o Hill em 1994. Nesses casos de Fuji foram acontecimentos normais de corrida, o Hamilton queria compensar a má largada e atrasou demais a freada prejudicando até ele mesmo, o Massa perdeu o ponto de freada, escapou na curva e tocou no Hamilton e o Bourdais defendeu a posição como todo piloto deve fazer, deixando o risco para o que tenta a ultrapassagem. A FIA tem que mudar a orientação para os comissários urgentemente ou daqui a pouco ninguém arrisca mais nada nas disputas de posição.

Klauss disse...

Em termos de proporção, tb concordo que a manobra do Massa sobre o Hamilton foi a mais clara.

A do Hamilton sobre o Kimi discutível.

O Bourdais não fez nada e o Massa pagou com a própria rodada.

Mas acho que em termos de proporção, o Massa merecia 10 segundos parado no pit ao invés dum Drive Through.

Anônimo disse...

Flávio , e a manobra do "santo " em 1990 , foi sem querer^? viuva safada !!

Anônimo disse...

Toda as decisões foram toscas. Mas a mais lamentável foi a do pobre do Bourdais: o cara fez um corridaço, andou mais do que o brilhante Vettel, o que mostra que o cara merece mais uma chance aí vem a FIA e...

Bom, mas mais lamentável ainda é passar a madrugada acordado vendo uma bela corrida ser arruinada pelos "entendidos" da FIA.

Vitor, o de Recife

RAFAEL PORTUGAL disse...

a) punicao justa
b) punicao justa
c) nao aplicaria punicao

Aplicaria ainda uma punicao ao Kovalainen, por ter espalhado (da pra ver que virou mesmo pra esquerda) pra cima do Raikkonen depois do Hamilton.

Anônimo disse...

a primeira Mclaren(Lewis e Kova)X Kimi, acho aceitavel uma punição para os pilotos da mclaren, usando como base a segurança, pois eles estavam na frente do grid e um acidente ali poderia ser muito grave. Aceitavel uma passagem pelos box.

a segunda, a posição do carro do massa o condena, o carro esta fora do traçado, fora da pista e apontado para a roda traseira do ingles... e ainda mentiu quando disse q não teve a intensão, acho devia ser punido com stop em go de 10 segundos.

a terceira... e dificil de acreditar q fizeram tal covardia com o Tião frances... Ridiculo.

Marcio - Petropolis RJ

Anônimo disse...

Hamilton x Kimi
punição justa

Massa x Hamilton
discutivel, não puniria

Bourdais x Massa
ridiculo, uma punição bizarra

Anônimo disse...

Kova- o mais novo rubinho. na primeira curva bloqueou o kimi.
Não puniria ninguém, apesar de achar q o massa teve a intensão de retomar a posição a qualquer custo, acho q na posição dele faria o mesmo, assim como outros pilotos arrojados, tinha q tentar algo pois se nao o lewis dispararia. considero incidente de corrida pois foi uma tentativa de retomada.
Considero q ambas foram tentativas de ultrapassagem em que tomaram-se riscos. não foram diferentes por exemplo das ultrapassagens de lewis na itália, em que saiu expremendo todo mundo, entao pq la naum se puniu também? houve desproporção.
O Boudair deveria ser mais inteligente e ter aliviado o pé. saindo do boxe quer dividir curva com quem estava até o momento voando na pista e lutando pelo título?!

João Garays disse...

Só puniria o Massa. Mas, que foi bacana ver os dois se encontrando na pista, isso foi. Grande abraço.

Anônimo disse...

Só puniria o Tião, pelo único motivo: Ele estava saindo dos boxes!!! O massa já vinha pendurado na curva e quem sai dos boxes mais lento não deveria atrapalhar o traçado. É a mesma coisa de você de carro sair de uma via secundária e ir entrando na frente de quem vem na avenida. Saindo dos boxes, deve ter preferência quem está na pista.

Anônimo disse...

Esses comissários retardados!!! Massa deve muitos pontos a eles. Campeonato do tapetão e dos bundões. Só para termos de comparação basta ler o comentário do Ernesto Rodrigues no GP TOTAL

Anônimo disse...

Na minha opnião, foi tudo lance de corrida, nenhumas das tres receberia punição!!! Se continuar assim a F1 não vai ter ultrapassagem, e nem quem queira arriscar!!

Anônimo disse...

puniria apenas o Massa com um Stop&Go.

Anônimo disse...

Três incidentes de corrida que até outro dia não seriam punidos mas depois da patuscada do Hamilton na Bélgica e do barulho feito agora tudo é revisto e gera punição. Mas uma coisa é verdadeira: se o Massa ou Raikonen fizessem com Hamilton o mesmo que ele faz poderiam estar fora da corrida mas não seria diferente do que o Massa fez. Hamilton tem mania de jogar o caro e o outro que tire para não bater. Na curva 1 o Raikonen tirou e na 10 o Massa não. Se não fosse uma errada feia do Hamilton ainda na 1 volta (qdo a TV mostrava o Coulthard nos pneus, veja no you tube) ele teria tirado as duas ferraris e decidico o título. Essa cara é sujo.

Unknown disse...

Eu não puniria nenhum deles, talvez o Massa depois de muita análise. Disseram aí em cima que o Hamilton tirou ele da pista, mentira tirou do traçado, ele quem foi pra fora, pra cima da zebra e não segurou o carro(se é que teria alguma habilidade ou vontade pra isso). Mas ainda assim, é essa disputa que dá graça à F1! =]

Anônimo disse...

Estão acabando com a F-1! foram todos lances de corrida!

Fleetmaster disse...

Eu acho o estilo do Lewis agressivo demais. Isto está dando margem a interpretações. Notei isso no GP da Itália.

Zani disse...

Coloco em questão todo o regulamento atual da F1, uma vez que suas aplicações têm roubado a cena do espetáculo. Essa categoria era tradicionalmente um esporte seletivo e que servia de palco para a tecnologia de vanguarda, assim como, para a habilidade dos pilotos em seu mais elevado nível. As disputas eram nas pistas, exclusivamente. Hoje, porém, as atenções estão divididas entre as palhaçadas dos pit stops e punições, muitas vezes decididas por comissários desqualificados para tanto. Sinceramente, a F1 está descaracterizada e cheia de frescura.

Anônimo disse...

Ridículas essas punições, como foi também a punição ao Hamilton em Spa. Parece que só vão sossegar quando os pilotos desistirem de travar disputas na pista e se rendam a outra manaeira de ganhar posições (muita chata por sinal) que é pelos boxes. O Bernie Ecclestone só pode estar ficando gagá se não agir rapidamente para coibir essa atitude desses comissários daqui pra frente.

Marcos "Guto" Souza disse...

Nenhum dos três, sem dúvidas. Os caras (comissários) estão errando e deixando a F1 mais sem graça. Mas, pelo menos, erram com todos!

Anônimo disse...

Depois q erraram na Bélgica tão errando com todos e por tudo.

Anônimo disse...

Não daria nenhuma e não entendi, em sendo aplicadas, o porquê da punição do Hamilton e do Massa terem sido iguais. Acho que vou passar a pré-temporada inteira estudando essas regras para estar mais preparada para o ano que vem.

Anônimo disse...

Adorei o comentário "Melhor comprar o jornal do dia seguinte, que assistir a corrida" hahaha
Não sei se puniria Hamilton, Massa com certeza e Bourdais nem pensar....
Como o Ecclestone já disse, ele faz o q pode pra ver Massa campeão, se eu fosse o Massa teria vergonha de se sagrar campeão assim.....