Na história da Fórmula 1, apenasemnoveocasiõesumpilotoque chegou na últimacorridaemdesvantagem na tabela saiu dela como o campeão. Nelas, apenas Kimi Raikkonen conseguiu descontar uma diferença de setepontos – a que separa, hoje, Felipe Massa de Lewis Hamilton.
Mas há uma decisãohistóricaque juntou Ferrari, umrivalinglês, confusão e muitapolêmica. Foi no GP do México de 1964. Lorenzo Bandini se enroscou com Graham Hill no hairpin disputando a terceiraposição e o piloto da BRM rodou. Depois, perdeu muitotemponosboxesparaconsertar o escapamento danificado pelo guard-rail e ainda teve problemascom o acelerador. Hill terminou em 11° lugar. Bandini era o segundo colocado até a últimavolta, quando abriu passagemparaseucompanheiro John Surtees, umresultadoque garantiu o títuloparaeste. Se o mesmoresultadoacontecerem Interlagos – Massaemsegundo, Hamilton fora da zona de pontos – o título ficaria com o brasileiro.
A lenda diz que Hill jamais perdoou Bandini peloque achou uma batidaproposital. O inglês teria atéenviadoumlivro de “lições de dirigir” comoumpresente de natalprovocativo ao italiano. Mas o depoimentoabaixo, no livro “Graham”, mostraque, no fundo, tudo foi encarado com o espíritoesportivotípico da época:
“……….. But I lost the whole World Championship in 1964, one of the years when I was runner-up, through another driver making a mistake and running into me during the final Championship race in Mexico. You could say it was bad luck — but I suppose you could say I shouldn’t have been there at that particularspot at that precise moment. However, I was there and he was trying to overtake me in a hairpin. He’d had a couple of goes at it, but the last time he just overcooked it — went out of control and thumped me. It bent my exhaust pipes up and I had to come into the pits. I lost so much time that I finished well down in the race - which was won by Surtees with a one point lead.
That was that. It had happened and nothing I could do or say would alter it. That’s the way I tend to see things when they have gone wrong. There’s no point in worrying about it, or all the other things that happened time and time again to rob me of winning races. I don’t look back and, this way, I have few regrets. Hopefully, I learn from these setbacks but I apply them forwards. Basically, if you look forward things tend to get better. Because we all live in hope and if there’s no hope there’s no life and no point in living.”
Ah, outrostempos...
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AS VIRADAS NA ÚLTIMACORRIDA
1950 – No GP da Itália, Giuseppe Farina tinhaquatropontos de desvantagempara o líder Juan Manuel Fangio.
1964 – No GP do México, John Surtees tinhacincopontos de desvantagempara o líder Graham Hill.
1976 – No GP do Japão, James Hunt tinhatrêspontos de desvantagempara o líder Niki Lauda.
1981 – No GP dos EUA-Oeste, Nelson Piquet tinhaumponto de desvantagempara o líder Carlos Reutemann.
1983 – No GP da África do Sul, Nelson Piquet tinhadoispontos de desvantagempara o líder Alain Prost.
1986 – No GP da Austrália, Alain Prosttinhaseispontos de desvantagempara o líder Nigel Mansell.
1997 – No GP da Europa, Jacques Villeneuve tinhaumponto de desvantagempara o líder Michael Schumacher.
1999 – No GP do Japão, Mika Hakkinen tinhaquatropontos de desvantagempara o líder Eddie Irvine.
2007 – No GP do Brasil, Kimi Raikkonen tinhasetepontos de desvantagempara o líder Lewis Hamilton.
E se por acidente o enrrosco for com um piloto de outra equipe, tipo a STR que por acaso usa motor Ferrari? Claro que não é isto que quero que aconteça. Prefiro uma vitória limpa. E no fundo acho que qualquer um dos dois que for campeão, o título estará em boas mãos.
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=1476858&tid=5258413054307228149&na=1&nst=1 Não foi o quê aconteceu na China, mas estratégia ainda vale para Interlagos.
Parabéns, Ico, excelente materia que nos permite avaliar oportunamente as chances de Felipe Massa, com base em precedentes da historia da F1.
Esta visão sobre algumas das reais possibilidades, deveria ser mostrada ao mundo inteiro, especialmente aos pré-derrotistas Brasileiros, que já colocaram o título no colo de Hamilton.
Acho que enquanto houver qualquer chance, devemos continuar acreditando e insisto em projetarmos expectativas positivas sobre o nosso grande Massa. Ele é nossa gente, possui profundo conhecimento sobre o carro, demonstrou muita dedicação este ano e portanto, tem potencial para surpreender na ultima hora (se a equipe não fizer besteiras e o carro ajudar).
Poderá não ser nem um pouco fácil, mas, por que não acreditar?
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
9 comentários:
E se por acidente o enrrosco for com um piloto de outra equipe, tipo a STR que por acaso usa motor Ferrari?
Claro que não é isto que quero que aconteça. Prefiro uma vitória limpa. E no fundo acho que qualquer um dos dois que for campeão, o título estará em boas mãos.
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=1476858&tid=5258413054307228149&na=1&nst=1
Não foi o quê aconteceu na China, mas estratégia ainda vale para Interlagos.
Caro ICO:
Grande post, parabéns!!!
O Hakkinen fez um dos maiores favores a história do esporte virando o jogo em 99...
Linda a Ferrari pintada em branco e azul. Apenas uma bizarrice da época em que equipe e construtor não eram sinônimos, mas não deixa de ser bonita.
Parabéns, Ico, excelente materia que nos permite avaliar oportunamente as chances de Felipe Massa, com base em precedentes da historia da F1.
Esta visão sobre algumas das reais possibilidades, deveria ser mostrada ao mundo inteiro, especialmente aos pré-derrotistas Brasileiros, que já colocaram o título no colo de Hamilton.
Acho que enquanto houver qualquer chance, devemos continuar acreditando e insisto em projetarmos expectativas positivas sobre o nosso grande Massa. Ele é nossa gente, possui profundo conhecimento sobre o carro, demonstrou muita dedicação este ano e portanto, tem potencial para surpreender na ultima hora (se a equipe não fizer besteiras e o carro ajudar).
Poderá não ser nem um pouco fácil, mas, por que não acreditar?
Olha vc ai na reportagem Ico!
Abracos
"Carreras son carreras..."
Essa família Hill não tinha sorte com batidas na última corrida do campeonato
30 anos depois, Damon que o diga
:-D
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