quinta-feira, 23 de outubro de 2008

MINIATURAS – BENETTON B195

que a lembrança está no Grande Prêmio do Brasil de 1995, acima está o carro ganhador daquela prova. Michael Schumacher abriu a campanha do bicampeonato com uma vitória... que sairia semanas depois. É que a FIA achou resíduos diferentes na gasolina presente no carro do alemão e também na Williams do segundo colocado David Coulthard – os dois tinham motor Renault e o mesmo fornecedor de combustível, a Elf.


Lá pelas nove da noite do domingo, a vitória foi dada para Gerhard Berger, terceiro colocado ao final da prova com a Ferrari, que festejou a notícia estourando uma champanhe nos boxes da equipe (eu tenho esta foto em algum lugar). Benetton e Williams protestaram. O julgamento chegou à conclusão de que foi um erro operacional e que o combustível não tinha dado nenhum ganho de performance. Schumacher e Coulthard tiveram suas colocações dadas de volta, mas as equipes perderam os pontos no Mundial de Construtores pela falha no manuseio da gasolina.


A miniatura acima é da Minichamps, na escala 1:64.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sua coleção é de encher os olhos... ganhei uma Jordan-Ford 191 quando tinha 6 anos. Era linda, mas eu tinha o hábito de simular acidentes de uma forma, digamos, real demais.

Se arrependimento matasse... :(

Anônimo disse...

Alguém saberia dizer quais são os ganhos de performance que o "nariz de tubarão" dessa Benetton dava ao carro?

É interessante que a Benetton foi uma das primeiras equipes a utilizar esse tipo de aerodinâmica e, mais tarde, boa parte do grid seguiu a tendência - que é vista hoje em dia mesmo, já que o "bico" dos carros são suspensos e não mais próximos do chão.

Agradeço a explicação.

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Hugo, pior foi o dia em que, num arroubo adolescente, resolvi me desfazer da minha colecao de carrinhos matchbox. Choro até hoje por uma miniatura da Surtess TS19 da Corgi que tinha lá no meio. Pelo menos doei para uma instituicao de caridade e fiz muitas criancas felizes...

Marcelo, nao sou especialista na área, mas a maior vantagem do bico elevado é a de direcionar uma parte maior do fluxo de ar para o assoalho do carro, o que nao ocorria tanto nos outros modelos.