sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

1000 POSTS!

Este é um momento festivo. O blog, que nem completou um ano e meio de existência, chega a seu milésimo post. Mil histórias, brincadeiras, informações, sons, viagens, pensamentos que eu, por algum motivo, achei legal dividir. E você, por algum motivo também, achou por bem entrar aqui e ler. Nesse período, viajamos juntos pelo planeta acompanhando uma temporada inteira da Fórmula 1, compartilhamos nossas coleções de miniaturas (sim, elas não sumiram e vão voltar em breve), nossos álbuns de figurinha, gostos musicais, corridas no melhor simulador já criado (ah, GPL) e opiniões sobre os mais diversos assuntos. Essencialmente, claro, sobre automobilismo, nossa paixão mútua.


É curioso que uma efeméride tão significativa para mim chegue num momento tão conturbado no esporte. A Fórmula 1 criou uma bolha que julgava impenetrável e percebeu hoje, com a decisão da Honda, que não é imune a esta crise. Mas, ora, se for para ficarmos preocupados, que não seja com a Fórmula 1. É uma vitrine muito grande e com enorme tradição, que vai se sustentar. Cara, mercantilista, blindada e arrogante nos últimos tempos? Sim. Mas quando é dada a largada, quando o esporte vem à tona, o recado continua sendo dado. O campeonato de 2008 foi uns dos mais emocionantes de sua história, com um final cinematográfico. Quem não ficou com o coração palpitando como um buscapé descontrolado naqueles minutos finais da corrida em Interlagos, torcesse para quem fosse? Não é por isso que amamos as corridas?


Aos que me escreveram nas últimas horas perguntando se a F-1 iria acabar: não, não vai. Pode perder carros no grid, pode adotar medidas impopulares para diminuir custos, mas a verdade é que, com dois, doze ou vinte carros no grid, ou algum número em torno desses, milhões de pessoas estarão com os olhos vidrados nas telas de tevê do planeta aguardando a largada do GP da Austrália no dia 29 de março. Querendo saber como o tal do KERS vai se sair, como os slicks vão influenciar a tática das equipes, como os estreantes suportarão a pressão por resultados inerente à categoria. E esse golpe profundo, no fundo, vai ser ótimo: uma chacoalhada necessária para quem estava rompendo de forma cada vez mais irresponsável com suas raízes.


No fundo, a única coisa que me preocupa é o que está acontecendo no Brasil. O kartismo vai minguando, há uma categoria de monopostos e a sucessão do poder na CBA segue em meio a acusações sérias e um clima nada construtivo. A Stock e a Truck vão bem, obrigado, mas são casos isolados de sucesso. No fundo, não fosse pela ação de gente íntegra e competente como a turma da Seletiva de Kart Petrobras (que dão um prêmio em dinheiro) e o pessoal da Fórmula 3 Sul-Americana (que garantem um teste na Indy Lights ao campeão), não haveria incentivo nenhum para os garotos que sonham um dia em chegar na Fórmula 1. Isso sim é grave. Afinal, tirando o futebol, o esporte mais popular do País é o automobilismo, sim senhor, basta ir atrás de qualquer pesquisa feita nesse sentido recentemente. Ver a estrutura do esporte dar as costas a essa paixão é o que me tira o sono.


Por tudo isso, quando corro os olhos pelos outros 999 posts deste espaço, abro um sorriso enorme de satisfação. O blog não tem patrocínio, não é atrelado a nenhum portal, não tem complexo de negrito. É feito por puro amor e sua única pretensão é a de ser um espaço no qual as pessoas entram, silenciosas ou comentando, para relembrar em pequenas gotas que gostamos mesmo é de um ESPORTE chamado corrida (e de boa música, obviamente). E é essa satisfação que garante o clima de festa.


Assim, um recado aos pessimistas: se um dia não tivermos mais Fórmula 1, ou esporte a motor no Brasil, podem ficar tranqüilos. Chegaremos a dez mil posts, nos quais trarei aqui fotos e vídeos das disputas e corridas da Pipoca, este bichinho da foto acima. Discutiremos a vantagem do pouco peso de um Pinscher na hora da largada e de como a orelha enorme pode representar um enorme ganho aerodinâmico quando colocada para trás. E de como ela, Pipoca, acelera prá cacete e ganha seus troféus sem perder a humildade. Viajei, mas você entendeu o espírito, não é?


Queria agradecer a todos vocês por terem entrado aqui (e a todos amigos e parceiros da blogosfera que abrem um canal em seus domínios até este aqui). Saibam que uma das coisas que mais me diverte é pensar e executar este espaço, para interagir com uma audiência tão bacana.E, em outra coincidência curiosa, o blog chega ao milésimo post justo no dia marcado com enorme antecedência para uma pequenasegunda lua-de-melcom minha cara metade. Melhor motivo para festejar não há. O trem para Sereníssima parte em breve. Nos vemos na segunda-feira, rumo ao dez mil. Até !

40 comentários:

Julio Cezar Kronbauer disse...

Parabéns, Ico! Continue assim, seu blog é sensacional!

Thom disse...

Parabens, Ico!

Anônimo disse...

Parabéns Ico.
Sem dúvida um excelente espaço, mesmo falando pouco nunca dispenso.
Numa altura complicada para a F1 a noticia da continuidade do blog por muitos e bons tempos é o melhor que podiamos ter.
Acredite que a forma intimista como fala tem sido entendida deste lado, tenho seguido todas as suas reflexões e apreciado as suas sugestões e claro...o GPL sempre.

Tuta Santos disse...

Parabéns, I-cão!
Só não sei como você gosta de correr com aqueles pneus fininhos do GPL.
Sua transmissão (termo escolhido a dedo) do mundo da F1 é muito única (termo patricinho).
Abraço!

Tuta

Henry disse...

Ico, parabéns e aproveite bem a sua segunda lua-de-mel.

Sobre a crise: precisamos sair do cômodo "CORTA" para o sentar, repensar & redimensionar.

Sobre a Blogosfera: recentemente me inspirei no seu post do Algarve para fazer um post onde falei também do Álvaro Parente e do Blog dele e tive retorno deles - como é legal essa interatividade!

1grande abraço,
Henry

Anônimo disse...

Agora a caminho dos dois mil posts, então!!
Parabéns, boa lua-de-mel "reloaded" e obrigado pelo espaço!!

Anônimo disse...

Parabéns, Ico!

Participo pouco, mas entrar no seu blog é atitude inerente ao fato de eu ligar o computador.

E sempre com posts de altíssima qualidade (um blog de automobilismo falando de Led e Jehtro é FODA).

Parabéns, e que venham os 10000 posts.

PS: Posta o remix dos Beatles, feito pelo Kraftwerk? Qualquer coisa eu tenho ele, é só entrar em contato!

Abraços e Sucesso!

Victor - victorp.xavier@yahoo.com.br

Marcos "Guto" Souza disse...

Sem dúvidas é o automobilismo de que tanto amamos que nos une em blogs maravilhosos como o seu ICO. Parabéns e, para em um ano e meio, vocÊ ter mil posts... Cara! Continue assim com bastante conteúdo pra a gente acompanhar...

Abraço

Ron Groo disse...

Parabéns pelo blog, que é tão bom quanto tudo que faz em sua carreira jornalistica.
E aproveite bem a segunda lua de Mel.
Serenissíma é Veneza? Ou outra cidade histórica da Italia... Não me lembro.

Unknown disse...

Parabéns Ico!

Anônimo disse...

Ico,

Já que vc está comemorando 1000 posts, que tal mudar de plataforma?

Eu percebi que vc está sofrendo com o seu editor de textos do blogger. Cada post vem com formatação diferente...

Cara, mude rápidamente para o wordpress (wordpress.com)

Põe um recado/post avisando que vc mudou de endereço e pimba, vc nunca mais vai ter problemas de formatação.

Se vc, como eu, usa os templates, lá no wordpress tem alguns to elegantes quanto esse que vc usa aqui.

A disposição dos comentários também é mais funcional e de fácil acesso aos leitores.

Há também sua própria pesquisa, vc vai saber quem acessa, de onde acessa, quantos acessam, sem ter que inserir qualquer plug in no blog.

Parece até que sou dono do wordpress, mas é que a minhha vida de blogueiro mudou depois de eu mudar de plataforma.

A maioria dos blogs internacionais de Formula 1 usam o wordpress como lataforma. F1fanatic, top gear, todos eles!

Desculpe se o comentário parece spam do wordpress, mas é que eu gosto tanto desse espaço que acho que ele merece melhor funcionalidade.

Abração e parabéns pela marca e pelo competente trabalho.

(P.S.: Eu trabalho no Marketing do Grupo Bandeirantes de Comunicação, mais especificamente nas rádios, e principalmente com a BANDNEWS FM)




Abração!

Anônimo disse...

Parabéns, craque! O A Mil Por Hora também chegou às 1000 postagens, mas em menos de um ano. Porém, não vou fazer nenhuma menção... o amigo merece!

Unknown disse...

É isso ai Ico!
Parabéns pelo seu Blog!

André Casaroli disse...

não costumo comentar muito, mas passo quase que diariamente pelo seu blog, Ico, que é um dos melhores da internet! :)

parabéns! abraços!

Alan Ferrazza -Diretor de Arte disse...

Parabéns é claro!
E muito obrigado. E eu adoro blogs exatamente por esse tipo de coisa. E no seu caso os textos sempre bons e o viver in loco a F1 faz deste espaço um lugar especial, que eu semore vejo diáriamente. Quando me pego pensando que já tem um ano e meio até me impressiono, por que um milhão de coisas aconteceram e a blogiinho do ico sempre imfluenciou alguma coisa nos nesses dia, calro que cabe a todos que eu frequento, mas que são extemamente selecionados. Como o do capelli, do saloma que é sensacional e o íncrivel do gomes!

Por isso parab´ns mais uma vez. E olha que estranho, um estranho ficar agradecer por uma coisa assim! rs

talvez seja a ressaca!

Abração! E fique forte nessa luta!

Anônimo disse...

Parabéns! E nem que exista só corrida de rolimã nesse mundo estamos aí para acompanhar o Blog! hehehe (apesar que a parte musical embora mais rara é de muita qualidade).

Abraço!

Mauricio Morais disse...

Parabéns, Ico.

Anônimo disse...

Sensacional, Ico. Você e tua cara-metade merecem este descanso após tantas viagens mundo afora. E o blog com certeza voltará mais inspirador depois deste pit-stop. Para outyros tantos milhares de posts que nos emocionam, cativam e despertam os mais diversos sentimentos.

Abração e tudo de bom!
Grün

Amanda Roldan disse...

Parabéns, Ico! Não vou falar que este blog é muito bom, etc, porque já foi dito pelo menos umas dezoito vezes aqui! (mas que ele é ótimo, isso é)

Apenas mais um comentário: muito linda a Pipoca! (Eu tive, há alguns anos, uma vira-lata chamada Pipoca)

Beijos

Speeder76 disse...

Ah, grande Ico! Parabéns pelos mil posts. Vale sempre a pena quando olha para atrás e ver aquilo que fizemos, não é? Eu que o diga, que vou a caminho das 2500...


Quanto à situação actual da Formula 1... também partilho do mesmo espírito. Ela há de sobreviver, mesmo que seja empurrando carrinhos montanha abaixo... LOL! Ah! E fiz uma referência tua no meu estaminé. Vale a pena, hein?


Um abraço de Portugal, Ico!

Carlos Garcia disse...

E até a chegada do post 10.000 estaremos aqui para ler estas sempre maravilhosas linhas meu irmão... que siga assim... o momento é ruim, mas sempre haverão momentos... isso é o mais importante!!!

E continue viajando assim, ahauahuheuauhea...

Abração

Carlos Garcia

Gustavo disse...

Parabéns. 1000posts bem vividos.

Anônimo disse...

Parabéns, Ico! torço que esse seja o primeiro milhar de muitos outros. Não comento muito, mas todo dia passo por aqui. Leitura obrigatória. Grande abraço.

Raoni Frizzo disse...

Parabéns Ico!!!! Desde que conheci o seu trabalho, via campeonato da GPL Brasil, eu sempre visitei este espaço. O seu blog é o que mais me prende a atenção e mais me informa, de modo descontraído e num clima muito bacana.

Todos os dias dou uma passada pora qui para conferir o que há de novo, e o trabalho é sempre de primeira qualidade.

Continue com todo esse sucesso cara, você merece. E quem venham mais vários milhares de posts por aqui!

Abraço

Anônimo disse...

Parabéns Ico!
Fico feliz por ter contribuido com algumas de minhas miniaturas. Não sou muito de comentar mas seu blog é parada obrigatória de todos os dias.
Um grande abraço.
Guilherme Rosa

Rianov disse...

Parbéns Ico!
Grande blog!

Sucesso!

Rianov

Al Unser Jr. disse...

parabéns, gostei do guaipeca (cachorro em gauchês)... ahh antes que me esqueça não sou gaucho tchê!

Anônimo disse...

Congratulations!!! seu blog é muito jóia e como fã do esporte a motor, sempre dou 1 conferida. abç

Anônimo disse...

Parabéns pelos 1000.

E espermos outros mil, milhões, sempre para a nossa satisfação, conhecimento e alegria.

Paulo Gouvêa Jr. disse...

Parabéns 1000 vezes! Como diria um certo senhor "vulcano" de orelhas pontudas: "Live long and Prosper"!

Marcos Antonio disse...

Parabéns Ico,seu blog é muito bom,eu sou seu fã!Agora é chegar ao 2000!

Anônimo disse...

Parabéns Ico !

Que venha outros mil ,principalmente "bate papos" como o de Christian Danner ,o melhor post do ano.

Jonny'O

Anônimo disse...

Ico, meus parabéns! Você realmente merece. Além do mais, dá atenção aos blogueiros que passam por aqui. Confesso que sou fã dos seus textos e da sua capacidade.

E que venham mais mil posts!

Fleetmaster disse...

Ico, parabens pelo milésimo post !



Grande abraço

Andre

Anônimo disse...

Ico,

Tenho lido seu blog há algum tempo e me sinto orgulhoso por termos pessoas tão apaixonadas pelo automobilismo quanto nós neste país. Uma pena que as autoridades esportivas não se atentem com o devido respeito.

Continue sendo o eco de nossa voz, para que essa paixão pela velocidade continue nos alegrando e mexendo com nossas vidas.

ED disse...

Parabéns! Grande Ico!

Anônimo disse...

Parabéns Ico, essa marca é da qualidade que você coloca no que faz.
Os próximos 1000 virão mais rápidos ainda.
Parabéns,
Paulo R. Peralta

Anônimo disse...

Parabéns,continue assim,o seu Blog e 10.

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Obrigado pelo carinho, pessoal!

E, Becken, acho que o passo sugerido por você será dado sim. Já estava planejado, mas sua "propaganda" me convenceu. Deixa só eu ficar mais tranqüilo, pq mudanca dá trabalho, sabe como é... :)

Anônimo disse...

é isso aí Ico, seguimos em coro, o que vale são as corridas, os sons e as emoções. e parabéns! não só pelos mil posts mas também pelo hexa do nosso tricolor. bom descanso e até breve.