Acompanhei a trajetória de Ricardo Maurício na Fórmula 3000 de perto. Bem de perto, na verdade. Na época, eu já morava na Áustria e redigia os textos para a assessoria de imprensa do Enrique Bernoldi, seu companheiro de equipe na Red Bull Junior Team. Volta e meia, encontrava os dois em Graz ou em Salzburg, para jogarmos tênis e darmos boas risadas. Eu curtia viver as aspirações de dois pilotos jovens e rápidos tentando ascender à Fórmula 1. Eles, a companhia de alguém do distante Brasil, que quebrasse a dura rotina de preparo físico, viagem e competição acirrada em que viviam.
Bernoldi acabou chegando lá em 2001. Foi o primeiro do programa de jovens pilotos da Red Bull a entrar na F-1, uma aposta pessoal de Helmut Marko. Nada contra Bernoldi, mas não me conformo até hoje que a Mauricio jamais foi dada uma chance para testar na categoria. Afinal, o primeiro pódio da Red Bull Junior Team foi dele, na Hungria em 2000 (eu estive lá e fiz a foto acima). Seguiram outros três pódios em 2001 e mais um no ano seguinte. Ele fez por merecer.
O “Little Man”, como era chamado pela equipe, não desistiu. Ainda tentou permanecer na Europa, ganhando o título da F-3 Espanhola em 2003. Depois, foi para o Brasil correr na Stock e mostrou uma adaptação bem rápida à categoria, mais do que muitos colegas seus também oriundos dos monopostos europeus. O título deste ano mostra que ele vai andar entre os primeiros por muito tempo ainda. E que quando falam no ótimo nível dos pilotos da categoria, não é exagero não. Ricardinho é um nome que ajuda a puxar a média lá prá cima. Um pilotaço.
Parabéns, campeão!
+++
Falando em campeões, impossível não deixar de citar o sexto título nacional do São Paulo. Para mim, foi o primeiro desde 1977 em que não vi nenhum jogo ao vivo. Uma grande pena. Mas valeu pela bonita virada promovida pelo time a partir do meio de agosto. Falam que o tricolor não ganhou o título, mas sim que Grêmio e Palmeiras o perderam. Acho que 18 rodadas sem perder são uma boa resposta à esta teoria. Aqui, como na Stock, um título merecido.
Parabéns, hexacampeão!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Que fique registrado: em quatro jogos contra o Fluminense, duas vitórias do tricolor das Laranjeiras (o legítimo), um empate (carimbando a faixa do hexa) e uma derrotinha de 1 x 0.
É... a freguesia tá mudando de lado.
Saudações tricolores!
Ico,
Você também já tem história, heim?
Vai registrando tudo aí para daqui há uns anos lançar sua ICO(no)grafia...
1abraço
Emocionante o título TRICOLOR lol
O São Paulo mereceu pelo planejamento que tem,ao contrario do meu Vasco que chegou ao fundo do poço...
Será que o Ricardo Mauricio ia fazer um papel mais bonito que o do Bernoldi?Acho que não, pelo declinio que as equipes patrocinadas pela Red Bull entraram a partir de 2001(Arrows e Sauber).
Abraço.
Postar um comentário