Com a confirmação de Sébastien Bourdais (quevocê leu aqui – ouaqui – primeiro) na Toro Rosso, a Fórmula 1 apresenta uma únicamudança na constelação de pilotos, com o suíço Sébastien Buemi assumindo o posto do aposentado David Coulthard. A mudança de Sebastian Vettel da Toro Rosso para a Red Bull pode ser considerada um “remanejamento interno”. O alemão é o únicopilotoque deu certodentro do extensoprograma de jovensvalores promovido pelamarca. E, antes de parar numa equipegrande, recebe a missão de levar a “matriz” a feitosmaiores – como a primeiravitória, quejá conseguiu na “filial”, num ambienteamistoso e longe de qualquerpressão.
Daqui a poucas horas acontece a apresentação do RB5, seucarropara a temporada 2009. Vettel sinalizou que o modelo pode trazer algumas surpresasem uma entrevistapara o jornal “Speedweek” – uma das três publicações que trazem o alemãozinho na capa nesta semana. “Nossocarrosó ficou prontoemjaneiro, masnão acho queisso seja uma desvantagem. O carro é bonito e muitodiferente dos outros. Mas o queconta, no fim, é a velocidade na pista. Se for boa, poderei ficarconfiantepara a temporada”.
Vettel será o responsável pelas primeiras voltas do novomodeloem Jerez. No muro dos boxes, praticamente recuperado do acidente de bicicleta sofrido emdezembro, estará Mark Webber. Na escalada meteórica do alemãozinho, o australiano representa umdegrauimportante. Superá-lo claramente e se estabelecercomolíder da equipe é suatarefa. Mas Webber é umpilotomuitorápido nas classificações – o primeiroparâmetro de comparação a cadafinal de semana. E é tambémumcompanheiro de equipeduro, afeito a jogospsicológicosquando fareja umoponenteveloz. No infernoque Antonio Pizzonia viveu na Jaguarem 2003, Webber foi um dos quemais alimentaram o incêndioque incinerou a passagem do brasileiro na equipe.
A diferençaaqui é a maturidade de Vettel. Apesar de seusapenas 21 anos, deixa a maioria de seuscolegas no chinelo na maneira de encararnãosó o automobilismo, mas os desafios da vidacomoumtodo. Na entrevistadada a outrarevista, a “Red Bulletin”, eis a suaresposta à pergunta ‘o que a Fórmula 1 te deu de voltadepois de tudo o quevocê investiu nesse objetivo’:
- Satisfaçãointerior. Quandoeumanejo o bólido na classificação e percebo quecadacurva foi feita no limite, cruzo a linha de chegada, vejo o tempo e penso ‘cara, essa foi animal’: não há o que compre ummomentocomoesse, é o sentido de toda a coisa. Só a pilotagem consegue mefazermergulharemalgo de formatãoprofundaqueeunão sinto maisnada. Em comparação a isso, o dinheiro, as pessoas famosas, aquelecircotodo: tudo é completamenteirrelevante.
Difícilnãoadmiraressecara. Pode atéserqueele demore umtempopara se ambientar ao clima da Red Bull Racing, completamentediferente do que conheceu na BMW Sauber e na Toro Rosso. Mas a adaptação vai acontecer e, a partir daí, Vettel colocará Webber no bolsocomfacilidade.
(Na foto, o olhar de umimberbepiloto na Fórmula BMW, em 2004)
Mark Webber nunca foi campeão em nenhuma categoria, exceto um título de Formula Ford Festival.
Sempre falou pelos cotovelos, sobre tudo e todos na F1. Fez c... numa largada em Spa(200?), perdeu o bico, aí o carro decolou e arrematou o de Sato, que ia à sua frente; na maior cara de pau, o australiano(ou sua maldita ex-equipe) que a culpa do choque tinha sido do japonês.
É um grande fdp com grande talento para ser dirigente da FIA, em futuro próximo.
Quanto ao início do texto, me parece uma bela contradição que atualmente, enquanto o neoliberalismo torna os postos de trabalho cada vez mais frágeis, os cockpits da F1 mudem tão pouco de dono.
Até pouco tempo atrás, na época dos estados de bem-estar social e no auge do funcionalismo público, os pilotos se sucediam na F1 com tanta rapidez...
realmente não tem como não admirar esse guri. ele sabe a essencia do automobilismo, é mais um fora-de-serie alemão que veremos em breve. Só que dessa vez,bem mais simpatico e menos dick vigarista, espero.
Ico eu concordo com você.Eu só me permito, e com muito respeito, discordar do Médici. O fato dos postos de piloto mudarem pouco é recente (da temporada passada para cá)e me parece exceção. Até pouco tempo mesmo tendo contrato assinado ele não garantia nada, a equipe pagava a multa e dispensava e devemos isso aos orçamentos gigantescos dos times. E esse ano mesmo o dono da FI tinha anunciado os pilotos e logo depois já não garantia mais.
O Vettel é o cara. Ele, mais o Kubica, o Alonso e o Hamilton são muito bons. Curiosamente enquanto o Schumacher estava na ativa não aparecia ninguém e todos eram medíocres na comparação com ele. Será que ele não ia se sobressair agora também?
Seus posts são os melhores de todos os blogs qu eu leio diariamente sobre F1.
Rodrigo rodrigobm@terra.com.br http://doideira.wordpress.com "Se construir, ele virá".
Amaral, o Vettel sempre foi "cria" da Red Bull, embora fosse "cedido" para a BMW, uma vez que a equipe júnior da Red Bull (Toro Rosso) já estava ocupada com dois aspirantes mais "avançados" (Speed e Luizzi). Como o alemão deu certo, a Red Bull não teve dúvidas em aproveitá-lo em sua equipe.
Quanto ao Webber, se o Vettel conseguir passar por cima das politicagens internas do australiano e massacrá-lo nas pistas, o "Marketing" corre o risco de ficar tão queimado como o Gary Anderson...
Vettel é realmente um cara para ser admirado e acho que vai ser muito mais ainda. Penso nelo como potencial campeão do mundo em não muito tempo.
Quanto a Webber ter incinerado Pizzonia. Bem... Não conheço nenhum dos dois, mas acho que Vettel é infinitamente superior à Pizzonia e ai fica dificil qualquer atitude deste tipo vinda do canguru de treinos.
O Vettel tem talento fora do comum e ele sabe muito bem disso. Eu li uma entrevista dele e olha o papo já do muleque falando em lutar pelo título, mas não sabe se isso vai ser pela RBR e que seu objetivo na temporada era ficar afrente do Webber. Hummmmmmmmmm, malandro nem um pouco.... fazendo corpo mole pra botar o Webber no chinelo! O guri sabe que pode se tornar o maior vencedor da era pos Schummi. Até mesmo Lewis pode ficar pra tras nessa. Veja os tempos dos treinos. No primeiro teste dele na RBR ele já botou meio segundo no Kovalain e sua McLaren. Eu acho que Vettel + Newey = Luta pelo título. Não sei se ele pode realmente brigar pelo campeonato nesse ano, mas que ele vai estar no pódio... ahhh isso vai. Esse carro está muito avançado... a únicas coisas que podem atrapalhar o garoto são as quebras, que nessa temporada acho que vao aumentar, e batidas provocadas pelo bico bem maior. Mas o que me intrigou de verdade na declaração que li dele foi ele falando que não sabia se seria campeão pela RBR... isso tá me cheirando a Ferrari. Segura Massa, senão tu vira lasanha ... a ser papado pelo Alemão... ai ai ai, só me faltam chamar o Rubinho pra ser o fiel escudeiro dele denovo do Alemão na Ferrari! uahauhauhauha! O Vettel até nas fotos parece descontraído. O Webber parece sempre preocupado, com um sorriso amarelo... e o guri lá... sempre na boa. Enquanto os pilotos lutam pra emagrecer por conta do KERS, o cara disse que ganhou 4 quilos em 2008. Isso porque ele é 11 kg mais magro que o Webber. Afff... isso é meio segundo por volta! Coitado Webber, vai virar saco de pancada!
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
13 comentários:
Ico, o Vettel não fez parte do projeto de desenvolvimento de pilotos da BMW?
Abração
Marcos
Mark Webber nunca foi campeão em nenhuma categoria, exceto um título de Formula Ford Festival.
Sempre falou pelos cotovelos, sobre tudo e todos na F1.
Fez c... numa largada em Spa(200?), perdeu o bico, aí o carro decolou e arrematou o de Sato, que ia à sua frente; na maior cara de pau, o australiano(ou sua maldita ex-equipe) que a culpa do choque tinha sido do japonês.
É um grande fdp com grande talento para ser dirigente da FIA, em futuro próximo.
Amaral
Certamente, não tem como não ser fã de Vettel.
Quanto ao início do texto, me parece uma bela contradição que atualmente, enquanto o neoliberalismo torna os postos de trabalho cada vez mais frágeis, os cockpits da F1 mudem tão pouco de dono.
Até pouco tempo atrás, na época dos estados de bem-estar social e no auge do funcionalismo público, os pilotos se sucediam na F1 com tanta rapidez...
realmente não tem como não admirar esse guri. ele sabe a essencia do automobilismo, é mais um fora-de-serie alemão que veremos em breve. Só que dessa vez,bem mais simpatico e menos dick vigarista, espero.
Pra mim é o melhor da tal da nova geração, além de parecer ser um cara fantástico. Vou torcer por ele em 2009.
Vettel é o meu novo ídolo na F1, depois de um hiato de 10 anos. Torço sinceramente para que tenha sucesso na F1!
Ico eu concordo com você.Eu só me permito, e com muito respeito, discordar do Médici. O fato dos postos de piloto mudarem pouco é recente (da temporada passada para cá)e me parece exceção. Até pouco tempo mesmo tendo contrato assinado ele não garantia nada, a equipe pagava a multa e dispensava e devemos isso aos orçamentos gigantescos dos times. E esse ano mesmo o dono da FI tinha anunciado os pilotos e logo depois já não garantia mais.
O Vettel é o cara. Ele, mais o Kubica, o Alonso e o Hamilton são muito bons. Curiosamente enquanto o Schumacher estava na ativa não aparecia ninguém e todos eram medíocres na comparação com ele. Será que ele não ia se sobressair agora também?
Seus posts são os melhores de todos os blogs qu eu leio diariamente sobre F1.
Rodrigo
rodrigobm@terra.com.br
http://doideira.wordpress.com
"Se construir, ele virá".
Amaral, o Vettel sempre foi "cria" da Red Bull, embora fosse "cedido" para a BMW, uma vez que a equipe júnior da Red Bull (Toro Rosso) já estava ocupada com dois aspirantes mais "avançados" (Speed e Luizzi). Como o alemão deu certo, a Red Bull não teve dúvidas em aproveitá-lo em sua equipe.
Quanto ao Webber, se o Vettel conseguir passar por cima das politicagens internas do australiano e massacrá-lo nas pistas, o "Marketing" corre o risco de ficar tão queimado como o Gary Anderson...
Ah, e só percebi agora... a resposta era pro Marcos, nao para o Amaral... descumpem o equívoco.
Vettel é realmente um cara para ser admirado e acho que vai ser muito mais ainda. Penso nelo como potencial campeão do mundo em não muito tempo.
Quanto a Webber ter incinerado Pizzonia. Bem...
Não conheço nenhum dos dois, mas acho que Vettel é infinitamente superior à Pizzonia e ai fica dificil qualquer atitude deste tipo vinda do canguru de treinos.
Ico, acabei de ver a RB5 e Vettel tinha razão... o carro é bonito mesmo. Sugiro refazer aquela enquente :)
abç
O Vettel tem talento fora do comum e ele sabe muito bem disso. Eu li uma entrevista dele e olha o papo já do muleque falando em lutar pelo título, mas não sabe se isso vai ser pela RBR e que seu objetivo na temporada era ficar afrente do Webber. Hummmmmmmmmm, malandro nem um pouco.... fazendo corpo mole pra botar o Webber no chinelo! O guri sabe que pode se tornar o maior vencedor da era pos Schummi. Até mesmo Lewis pode ficar pra tras nessa. Veja os tempos dos treinos. No primeiro teste dele na RBR ele já botou meio segundo no Kovalain e sua McLaren. Eu acho que Vettel + Newey = Luta pelo título. Não sei se ele pode realmente brigar pelo campeonato nesse ano, mas que ele vai estar no pódio... ahhh isso vai. Esse carro está muito avançado... a únicas coisas que podem atrapalhar o garoto são as quebras, que nessa temporada acho que vao aumentar, e batidas provocadas pelo bico bem maior. Mas o que me intrigou de verdade na declaração que li dele foi ele falando que não sabia se seria campeão pela RBR... isso tá me cheirando a Ferrari. Segura Massa, senão tu vira lasanha ... a ser papado pelo Alemão... ai ai ai, só me faltam chamar o Rubinho pra ser o fiel escudeiro dele denovo do Alemão na Ferrari! uahauhauhauha! O Vettel até nas fotos parece descontraído. O Webber parece sempre preocupado, com um sorriso amarelo... e o guri lá... sempre na boa. Enquanto os pilotos lutam pra emagrecer por conta do KERS, o cara disse que ganhou 4 quilos em 2008. Isso porque ele é 11 kg mais magro que o Webber. Afff... isso é meio segundo por volta! Coitado Webber, vai virar saco de pancada!
Postar um comentário