quinta-feira, 26 de março de 2009

FOTOS (E FATO) DO DIA – FÓRMULA 5000

Num dia confuso para a Fórmula 1, com protestos e promessas de batalhas jurídicas que devem arrastar a confirmação dos resultados das primeiras corridas, nada melhor do que a mensagem contida na imagem acima.

Três mecânicos do MP4/24 observam com respeito e admiração o trabalho feito no McLaren M10B, que participou hoje de uma corrida de F-5000 hoje no Albert Park. O ronco rouquíssimo dos potentes motores de cinco litros soou como um protesto contra uma categoria que parece definitivamente ter perdido seu foco esportivo. Às vésperas de começar um Mundial que prometia surpresas e reviravoltas na pista, estamos aqui reportando sobre a burocracia contida nos boletins oficiais da FIA sobre uma peça de função aerodinâmica – e, para mim, a entidade é a única culpada pela bagunça por não esclarecer com antecedência um assunto potencialmente polêmico.

Pelo menos, os carros do passado nos servem para lembrar de uma época na qual o princípio deles era predominantemente mecânico. Sem sacanagem, fizeram valer a viagem.

12 comentários:

L-A. Pandini disse...

Se eu tivesse muita grana, compraria um F1, F2 ou F5000 dos anos 70 só para decorar minha sala e dar umas voltas em Interlagos de vez em quando.

Anônimo disse...

Ico, que surpresa agradável essas fotos. Parabéns.
E que Deus te abençoe aí na terra do canguru e dos bumerangues.
Abraço.
Paulo Santos/RJ

Anônimo disse...

Quem pilotou os "carrinhos", donos multimilionários ou (ex)pilotos de verdade?

Paulo Gouvêa Jr. disse...

faço da pergunta do Luciano B. a minha. Mas que é maravilhoso ver estes carros em perfeito estado de conservação, isso é...

Helio Roberto Oliveira disse...

esse Lola ai da última foto, é um dos monopostos mais bonitos de todos os tempos, definitivamente.

e se não me engano, na Austrália existe até hoje campeonatos com esses carros, então quem deve ter corrido foram os próprios donos.

Ron Groo disse...

Meu Deus, cada carro lindo... E a gente discutindo estas baratas sem sal da f1 moderna.

Anônimo disse...

Muito legal! Essa foto dos mecânicos olhando foi demais.

Anônimo disse...

Pô, esses carros têm muito mais personalidade. São de babar!Imagine que ronco bonito devem ter...tu devia ter gravado o som pra gente Ico!

Tuta Santos disse...

Bactrim, ou báh, que tri(legal)

Anônimo disse...

A última foto lembra (se não for...) e muito o Parnelli-Cosworth de Andretti que correu nos idos 1975 e 75 na f-1.

Anônimo disse...

E que diferença no painel hein? Mostradores com ponteiro, e poucos (aliás, 2?) botões no volante!!! É, realmente. Naquela época não precisavam ficar mudando regras todo ano pra fazer com que a corrida fosse realmente uma competição!!!

Anônimo disse...

O comentario que vc fez sobre "protesto" nos faz refletir sobre uma F1 pura,imaculada que a muito se foi.É como que se o ronco daquele F1 estivesse conclamando o verdadeiro espirito deste lindo esporte e se apoderace de todos os que fazem o Mundial. Lindo Ico! Parabéns!