Muitobem, a poeirafinalmente baixou, vamos a algumas impressões rápidas do queeu pude acompanhar de pertohoje no circuito.
- O treino trouxe uma impressão de umgrande (e bem-vindo) equilíbrio na F-1, principalmente no Q2, com Trulli ficando a doisdécimos de Button. Mas uma ressalva é importante: o BGP001 sobressai emcurvas de baixavelocidadepelaexcepcional aderência mecânicaque tem. E estetipo de curva, aquiem Sepang, é exceção. Mesmo assim, foi o carro mais rápido da classificação. Ou seja, a equipe ainda está bem à frente do resto.
- Da turma do difusorsimples, a Red Bull está sobrando. Eu acho que é porconta do gênio de Adrian Newey, mas Felipe Massa apontou paranósque Ferrari e McLaren estão pagando pelabriga do título de 2008. “Eles começaram a trabalharcom o projetomuitoantesporque congelaram logo o desenvolvimento do carro do anopassado. Só no trabalho no túnel de vento, dá para se ganhar uns quatrodécimos. E nós, como a McLaren, aindanão tivemos tempoparaisso”. É uma opiniãomuitorelevante.
- O torcedor pró- ou anti-Barrichello precisaterpaciência. Sim, Jenson Button está fazendo umótimotrabalho e o brasileiro admitiu queaindanão está 100% à vontadecom o carromais pesado. Mas Barrichello está literalmente “pilhado” para essa disputainterna. E confiantequesuaperformance vai crescerlogo. Não é o começoidealmas, com a vantagemque o BGP001 está demonstrando emrelação ao resto, Rubens sabe que tem uma “gordurinha paraqueimar” nesse início de ano. Comproblemascomo a puniçãopelatroca de câmbio, ele planeja seguir marcando Buttonnospontos, paratentar superá-lo no decorrer do campeonato. Conseguindo ounão, vai ser uma brigamuito boa de se assistir. Aguardem...
- Como coloquei no post logoapós dos treinos, o erro da Ferrari foi ridículo. Mas gostei da postura de Felipe Massaemadmitirtranqüilamenteque a equipe – eleincluso – se baseou na facilidadecomque passava do Q1 nosúltimosanos, se enganando redondamente. O piloto estava obviamente decepcionado, masmuitosereno na entrevista, o que é umbomsinal. Acho que será bemdifícilumbomresultado aqui, mas o timedefinitivamente acordou para a novarealidade da Fórmula 1. Fica como o ladopositivo do tombo.
- Sobre Nelsinho Piquet, a ansiedadeemmostrarserviço o atrapalhou de novo. Ele estava realmentemuito chateado consigomesmoquando o entrevistei no final do dia. Precisatercabeçaparatrabalharcomtranqüilidade, porque foi justamente essa ânsiaque o atrapalhou no anopassado. E tudo o queelenãoprecisa é repetiraqueleroteiro.
- Às 18h40 de hoje caiu o mundoaquiem Sepang. Uma chuva daquelas capazes de interromperumjogo de futebol. Imagine então se tratando de uma corrida de Fórmula 1. Não haverá a menorcondição dos carros se manterem na pista. Isso pode ser uma ameaçapara a prova. Vamos torcerpara a naturezacolaborar. Jábasta o serhumanoparatrazercaos e confusãoparaestecampeonato.
concordo com você ico em relação à postura do felipe, inclusive me pareceu que ele ta dividindo essa culpa, mas que num teve tanta influencia assim, pq a equipe é a maior responsável por controlar os tempos e fazer os prognósticos de possiveis baixa de tempo, ele ta aliviando um pouco pro lado da equipe, o que pode ser bom para ele dentro da própria equipe.palpite: Amanha acho que o trulli ganha.
Parece que o Piquet Jr. começou a temporada sobre muita pressão e cobrança. Devem ter dado um ultimato a ele. A presença do pai e as justificativas nas entrevistas ( coisas que não fazia o ano passado) acentuam essa impressão. Com relação ao que aconteceu ao Massa... lamentável por parte da Ferrari.
Para mim a grande surpresa está sendo a Toyota. É de se pensar que ao contrário da Brawn GP, eles , acho eu, tem dinheiro para desenvolver mais esse carro.
Agora, acho que a Ferrari e Mclaren não vao dar grandes saltos de denvolvimento durante a temporada como se fala, acho que a luz no fim do túnel que eles veem pode ser um trem. ´Começo de ano difícil para as duas.
E o Barrichello: se a Brawn continuar nessa durante o ano tem total chance de ter uma disputa boa com o brasileiro. Mas já deu pra perceber que o Button está com uma pilotagem "lisa", sem erros. Coisa de campeão do mundo.
ICO, Valores indivduais como Brawn, Button, Newey, Vettel e Alonso emprestam seu brilho à temporada, mas eu vejo um outro ano com destaque para o Tapetão e para os erros crassos.
Eu sou o Cristiano do Blog Pole Position, também conhecido como Popolog. Faço charges - foto montagens - da F1.
Gostei do seu Blog, espero sua visita no meu.
Sobre Sepang: estou gostando na nova F1, principalmente da postura de Massa. Acredito que ele consiga muito mais que Barrichello, nessa corrida não sei, mas vai encerrar a carreira de cabeça erguida ao contrario de Rubinho.
Estrear numa equipe grande é bom. Existe um grande suporte tecnico para o piloto. Mas o lado da cobrança é um preço alto demais para alguns pilotos e que é o caso do Nelsinho. Cobranças e cobranças por parte do Briatore, Bob Bell e o staff da Renault. E ainda existe o agravante de ter como companheiro o "idolatrado, salve, salve" Fernando Alonso, cujo o nivel de comparação é altissimo. Para o Nelsinho teria sido bem melhor estrear numa Toro Rosso ou Williams, ele trabalharia melhor e sem tantas cobranças.
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
10 comentários:
concordo com você ico em relação à postura do felipe, inclusive me pareceu que ele ta dividindo essa culpa, mas que num teve tanta influencia assim, pq a equipe é a maior responsável por controlar os tempos e fazer os prognósticos de possiveis baixa de tempo, ele ta aliviando um pouco pro lado da equipe, o que pode ser bom para ele dentro da própria equipe.palpite: Amanha acho que o trulli ganha.
Ico, parabéns por sua fé e otimismo diante do quadro todo.
Aos olhos de um mero torcedor:
-Barrichello está perdendo.
-Massa e Ferrari estão sempre cometendo "pequenos" errinhos...
-E Piquet está me lembrando o Michael Andretti em 1993. Uma piada!
Parece que o Piquet Jr. começou a temporada sobre muita pressão e cobrança. Devem ter dado um ultimato a ele. A presença do pai e as justificativas nas entrevistas ( coisas que não fazia o ano passado) acentuam essa impressão.
Com relação ao que aconteceu ao Massa... lamentável por parte da Ferrari.
Para se localizar: a corrida começa às 17h locais. Terminará por volta das 18h20.
Hoje, choveu forte às 18h40.
Algum piloto tem roupa de escafrando?
Para mim a grande surpresa está sendo a Toyota. É de se pensar que ao contrário da Brawn GP, eles , acho eu, tem dinheiro para desenvolver mais esse carro.
Agora, acho que a Ferrari e Mclaren não vao dar grandes saltos de denvolvimento durante a temporada como se fala, acho que a luz no fim do túnel que eles veem pode ser um trem. ´Começo de ano difícil para as duas.
E o Barrichello: se a Brawn continuar nessa durante o ano tem total chance de ter uma disputa boa com o brasileiro. Mas já deu pra perceber que o Button está com uma pilotagem "lisa", sem erros. Coisa de campeão do mundo.
Abraço
Leo, a vitoria do Kimi ano passado foi em 1h31, ou seja se a chuva cair 15 minutos mais cedo que ontem vai ser um replay de Spa e Interlagos.
ICO,
Valores indivduais como Brawn, Button, Newey, Vettel e Alonso emprestam seu brilho à temporada, mas eu vejo um outro ano com destaque para o Tapetão e para os erros crassos.
Fernando Alonso 20x0 Nelsinho. O que me diz?
Olá Ico!!!
Eu sou o Cristiano do Blog Pole Position, também conhecido como Popolog. Faço charges - foto montagens - da F1.
Gostei do seu Blog, espero sua visita no meu.
Sobre Sepang: estou gostando na nova F1, principalmente da postura de Massa. Acredito que ele consiga muito mais que Barrichello, nessa corrida não sei, mas vai encerrar a carreira de cabeça erguida ao contrario de Rubinho.
Até mais...
Estrear numa equipe grande é bom. Existe um grande suporte tecnico para o piloto. Mas o lado da cobrança é um preço alto demais para alguns pilotos e que é o caso do Nelsinho. Cobranças e cobranças por parte do Briatore, Bob Bell e o staff da Renault. E ainda existe o agravante de ter como companheiro o "idolatrado, salve, salve" Fernando Alonso, cujo o nivel de comparação é altissimo.
Para o Nelsinho teria sido bem melhor estrear numa Toro Rosso ou Williams, ele trabalharia melhor e sem tantas cobranças.
Postar um comentário