Quatrocorridas, quatrovezesemque Jenson Button terminou à frente de Rubens Barrichello. Paraalgunstorcedores, era o que precisava paraconstataçõescomo “não tem jeitomesmo”, “eterno segundão” e coisas do gênero. Outros apontam umcomplôinglêsparafavorecer Jenson Button, talvez influenciados pelaconfusãofeita na transmissão televisiva no Bahrein, emcima da mudança da estratégia do brasileiro (e, da próximavez, quetalouvir a provaporrádio/internet na Band?).
Permitam-me entãotrazerparavocês o que pensam as pessoas no paddocksobre o duelointerno da Brawn GP:
1) Button começou melhor, mas Barrichello ainda tem muitotempoparatentarvirar o jogo.
“Rubens é rápido o suficienteparabaterButton. Ainda vai demorar umas trêsouquatrocorridasparatermos uma idéiamelhor se vai darounão. Mas no momentoainda está tudoemaberto e Rubens está na briga, semdúvida nenhuma” – Christian Danner, comentarista da tevê alemã Premiere.
2) O domínio da Brawn GP ficou no passado. Isso pode dificultar o trabalho de Barrichello, mas deve impedirqueButton dispare na tabela.
“Não acho que seja apenas uma brigaentre a Brawn e a Red Bull. A Toyota também está forte e está fazendo uma temporada consistente. A McLaren tambémavança a passoslargos. Haverá outrosdesafios ao longo da temporada e, no momento, qualquer uma dessas quatroequipes pode vencer, o que é fantástico!
Nós teremos novidadesem Barcelona e ainda precisamos ver o efeito delas no carro. As outras equipestambém terão novidades. Sempre tivemos a certezaquenão ia serfácilcomo diziam em Melbourne. Daqui parafrente, estaremos lutando pordécimos de segundo a cada classificação e a cadacorrida” – Jock Clear, engenheiro de pista de Rubens Barrichello na Brawn GP.
3) As chances da Brawn GP de fazer o pilotocampeão residem na qualidade do trabalho de Barrichello emdesenvolver o equipamento. O que implica que o carro deve ficarcadavezmais a seugostocom o desenrolar da temporada.
“Rubens tem tido umpouco de má sorteesseano, mas é rápido o suficienteparaficar no calcanhar de Jenson. E vice-versa. Sãobonscompanheiros de equipeporqueum exige o melhor do outro, além de trabalharem juntosparadesenvolver o carro. Elessãoadultos o suficientepararesolver na pistaquem é o melhor” – David Tremayne, jornalista do “The Indepent”.
+++
Emprimeirolugar, valetentarentender se a vantagem de Button neste início de campeonato é regraoucircunstância. O Dan G fez no seu blog uma análisemuito interessante sobre essa disputa. Vale a penalertodo o trabalho dele, masemlinhasgeraisele aponta que os doispilotos da Brawn se equivalem numa “flying lap”, masque o inglês é maisconstanteemritmo de corrida. Neste caso, o que vimos agora seria a regra.
Mas vamos jogar outros elementos nessa história. Numa ótimaconversacom o engenheiro de Barrichello no Bahrein, procurei explorarumpoucomais o problemacom os freiosque o brasileiro vem sofrendo, como trouxemos paravocêsnosáudios das entrevistasfeitas nesta temporada. Jock Clear confirma a questão e aponta que este pequeno detalhe acaba tendo uma influência significativa na performance geral do carro do brasileiro.
“Umcarro de corridas tem de ser o que chamamos eminglês de ‘peaky’. Quandovocê o desenha, seunível de performance se equilibra numa basemuitoestreita: assimquevocê perde umlado, todos os outrossão prejudicados também. Porexemplo, na classificação no Bahrein não conseguimos usar o pneu da melhormaneirapossível naquelas temperaturas e isso se refletiu na performancegeral do carro. O mesmovalecom os freios, uma áreaemque Rubens é particularmentesensível. Jenson não tem esseproblemaporqueusa os freios de outramaneira. Suasensibilidade está em outras áreas, como a altura da suspensãodianteira. Se ele tem umcarroque sai de frente, ele perde muitotempo. No caso de Rubens, isso acontece com os freios e estamos trabalhando a cadasemanaparaencontrar uma maneira de deixar os discos funcionando de uma maneiraque o deixaconfortável, o quenemsempre é fácil”.
Emcima do que o Jock disse, queria colocar uma realidade interessante da Fórmula 1: há carrosque se adaptam mais a umpiloto da equipe do que ao outro. Apesar de nossoladotorcedoradorarcondenar o piloto X e endeusar o Y porpoucacoisa, a verdadeé queninguém é bobo entre os 20 nomes do grid. Sãotodospilotospreparadosparaestar na categoriamáxima do automobilismo e a diferençaentreelesnão é abissalcomo, às vezes, sugerem nossosjulgamentos.
Porconta das características dos pneus, a temporadapassada foi especialmente boa paraquem maltratava a borracha, jáquenãoerafácil levá-la à temperaturaideal de funcionamento. Bomparagentecomo Hamilton, Kubica e, no caso da Honda, Barrichello. A volta dos slicks neste ano, porém, favorecem os pilotoscom uma tocada maissuave. E ninguém é tãomansocom o carro na Fórmula 1 quanto Jenson Button. Nãochega a serumfatordecisivo, issonão existe na categoria, é sempre uma conjunção deles. Mas é uma vantagem a seufavor, especialmenteagoraque a (ex-)Honda tem umcarro competitivo.
O segundo e o terceiroponto das opiniões do paddock andam de mãos dadas. A vantagem da Brawn GP em Melbourne, quando ocupou a primeirafilamesmocomumcarrorelativamentemais pesado que o resto, já foi para o espaço e a tendência é a de uma brigaapertada daqui emdiante. Porisso, o sucesso da equipepassaporumbomtrabalho de desenvolvimento do BGP001. Quando perguntei a Jock Clear se a fama de bom desenvolvedor de carrosque Barrichello tem era justificada, elenãopoderiasermaisclaro:
“Semdúvida, ele é um dos melhorespilotosqueeujá trabalhei, se não for o melhor. Ele tem uminstintoparaquasetodos os aspectos do carro. Nemsempreele consegue convergirexatamenteparaonde está o problema, mas inevitavelmente ele vai sentirque há umproblema. Neste aspectoele é fantástico e está sendo de umbenefícioenormepara Jenson. Comtodorespeito ao Jenson, masele acaba se aproveitando de todo o desenvolvimentoque Rubens promove. Os dois trabalhando juntos é algomuitobompara a equipe. Jenson tem preocupaçõesdiferentes e nos dá informaçõesemaspectosdiferentes do trabalho de uma equipe. Mas, tecnicamente, Rubens é bemmelhor e somos uma equipemaisfortegraças à suacapacidadetécnica”.
É umparadoxo interessante, esse. Pelas palavras de umengenheiro da Brawn GP, as chances de Buttonsercampeão dependem do desenvolvimentofeitoporseucompanheiro de equipe (o que explica claramente a campanhaabertaque o inglês fez pelamanutenção de Barrichello emdetrimento a pilotosmaisjovens). E é mais do quelógicoesperarque, nesse trabalho, o brasileiro aponte soluçõesprincipalmentepara os problemasque está sofrendo, notadamente o dos freios.
Paraencerrar, perguntei a Jock Clear a perguntaquemuitostorcedoresbrasileiros se fizeram na últimasemana: você confia na capacidade de Rubens Barrichello embrigarpelotítulo mundial até o fim? Afinal, na Ferrari ele teve umcarro vencedor masnunca se colocou realmente nessa posição.
O engenheiroinglês riu alto, colocando comnaturalidadeumpontoque Barrichello sempre defendeu, masque é recebido comdescréditoporalguns de seuscríticos. “Nós sabemos porqualmotivoelejamais pôde brigarpelotítulo na Ferrari. Não tenho a menordúvidaque desta vezele vai brigar. Aquinão há ordens de equipe. No momento, o pêndulo está a favor de Jenson, mastudo pode mudar. Eu estava falando issopara Rubens, umcampeonato é feito de 17 corridas e o que vimos atéagora sugere quenossosdoispilotosvão se manter na briga. E eu acho que essa briga vai duraraté as últimas corridas”.
+++
Os elementos estão aíparavocês tirarem suas próprias conclusões. Certamente, Rubens Barrichello perdeu muitospontos de uma simpatiaquenemsempre possui pelosgestosfeitos a Nelsinho Piquet na últimacorrida. Embora tivesse seuargumentoparaisto, realmente teria feitoumgrandefavor a simesmo se tivesse abaixado a cabeça e tratado de superar o piloto da Renault de alguma maneira, como fez algumas voltas mais tarde.
Mas, combasenoselementos apresentados acima, me parece precipitado tirá-lo da disputadesdejá, quantomaistentardiminuirsuacapacidadecomopiloto. Tenho certezaque o próprio Barrichello reconhece internamentequeseuinício de temporada nessa batalhainterna da Brawn GP não foi bom. Masele tem experiência e autoconfiançasuficientesparaacreditarque pode viraressejogo – e acho que se não acreditasse, aí é que mereceria essa avalanche de críticas.
Eu, no meu canto, apenas esfrego as mãos de ansiedade para ver como vai se desenrolar esse duelo entre dois pilotos de ótimo calibre num campeonato que começou bom e promete cada vez mais.
Ico, sobre o lance do carro e piloto, já ouvi dizer que o Piquet apanha na Renault por ter um estilo oposto ao do Alonso, e que ele poderia ser mais bem-sucedido num outro carro que se adaptasse melhor à ele.
Ico, ótimo post, e ótimo trabalho jornalístico de sair para a rua com dúvidas ao invés de certezas e tentar ouvir o que estão falando sobre o assunto em outros círculos. Infelizmente, blogueiros ainda não aprenderam a ser jornalistas, e preferem sair cuspindo preconceitos ao invés de tentar entender o que é a Fórmula 1.
Maravilha de texto, Ico. Ultimamente tem sido muito chato acompanhar os comentários do público em diversos blogs, já que eles apenas seguem aquela cartilha básica de que o Barrichello é o eterno perdedor, é lento, etc... Mas é bom ver uma visão mais realista e detalhada dos fatos.
Espero que o Barrichello realmente supere esses pequenos problemas que ainda estão fazendo uma diferença significativa em seu desempenho, principalmente comparado com o Button.
é muito bom ler tudo isso, a velha criança que estava amargurada, se sentindo traida e sozinha ao tentar chamar atenção para uma causa, agora correu para a frente da tela, pra ler palavras de aguem que pensa parecido...
Ico, eu tenho divulgado seu Blog não por ter alguma afinidade de pensamento contigo, mas, sobretudo, pelo trabalho eminentemente jornalístico que você faz.Parabéns, cara.A gente tem a possibilidade de respirar no meio de uma "imprensa especializada" que vem se especializando em repetir achismo e mitos. Valeu!
Gostei, Ico. Gostei imenso. Por fim alguém que pode dizer, de modo fundamentado, a razão pelo qual o Rubens Barrichello não é aquilo que os outros falam, e apresentaste, de forma justa e equilibrada, um dos motivos pelo qual ele está na elite da Formula há 17 temporadas. E não está por favor, e é isso que muitas vezes as pessoas não entendem, ou não querem entender.
Agora, que Rubinho deveria falar menos, devia. Assim evitaria a animosidade que tem no Brasil, pois muitos já não o suportam mais, não é? Espero que desenvolva o carro, ganhe corridas e lute pelo título, que é o que importa!
Perfeito o texto Ico! Eu precisava ler um texto assim para pensar friamente sobre o Barrichelo, porque é difícil, já que é tudo mundo parcial e com uma visão bem "Casseta e Planeta" dele. Mas também concordo com o Speeder_76, se ele falasse menos iria ser bem melhor. Tem vezes que ele fala alguma coisa que até eu que não sou de espinafrar ele toda hora penso: "Tomara que o Button ganhe todas dele".hehehe
Mas de qualquer forma este texto serviu um pouco para limpar minha mente de vários preconceitos a ele. E porque não até do Nelsinho, já que concordo totalmente, de bobo não tem ninguém entre os pilotos de F1. Qualquer sensível ajuste em um carro faz muita diferença em carros que se diferenciam até por milésimos de segundo.
Olha Ico, parabéns!!! Não há outras palavras para descrever sua forma ética de fazer jornalismo. Como colega de comunicação, lhe dou os parabéns, principalmente em uma semana onde a principal emissora de tv do país, coloca no ar uma matéria sobre barrichello, onde todos deveriam ver um piloto sensivel a familia e ao contrário disso, ficaram criticando varios outros pontos. Parabéns mais uma vez!
A maioria dos brasileiros só criticam com base no que é passado na globo e pelos críticos ignorantes. Com certeza ele é um piloto rápido e consistente, é apenas questão de tempo para alcançar o Button... que também é ótimo piloto.
Até que enfim Ico eu tenho alguem que age de maneira racional ao analizar o Rubens...todo mundo joga o cara para baixo chinga esculhamba com ele ..otários..da epoca de ferrari dele surgiu aquela casinha e conforto que ele tem para a familia dele..e para as proximas gerações...Como piloto por onde ele passou nas maiorias das vezes foi campeão..ele tem gaz ainda pra ser campeão e tenha certeza que se a Braw pegou ele e não Bruno, foi justamente por essa capacidade dele acertar um carro, afinal Ross ja tinha trabalhado com ele antes, então provavelmente ele vai saber tirar proveito disso ao longo da temporada...torço muito por ele pra calar a boca de muitos criticos que assim como o Zagalo vai dizer.....vocês vão ter que me engolir.....
Ico, como já citei aqui e em vários blogs, o que eu mais quero como torcedor é poder me desculpar por qualquer crítica que eu já tenha feito ao Rubens.
Adoraria vê-lo campeão, mas é fato que sempre há uma razão para seu companheiro de equipe se sair melhor que ele.
É claro que Barrichello é um piloto com capacidades respeitáveis, caso contrário, não estaria na F1 há tanto teempo, mas como quialquer torcedor, quero ver vitórias.
Quero que valha a pena torcer por ele...coisa que não tem acontecido...
O que dizer? Todos já colocaram minha opinião. Como é bom ver um blog com pitadas de jornalismo que consegue de fato fazê-lo - e mais, fazê-lo com uma visão voltada ao automobilismo e suas particularidades e não com comparações esdrúxulas a la: Rubinho x Ronaldo Fenômeno. ;)
Magnifico, muito boa postura. Técnica, muita técnica. Dá gosto de ver um assunto que todos tratam de maneira leviana e com voce está sendo muito bem tratado. Parabens. Antonio Manoel Ourinhos SP
ICO, Aqueles dados que você citou do Dan G mostram o equilíbrio entre os 2 pilotos, fato.
Até na pré-temporada 2009: 17.Mar Jerez Button 1:17.844 15.Mar Jerez Barrichello 1:19.236 12.Mar Barcelona Barrichello 1:18.926 11.Mar Barcelona Button 1:19.127
No entanto, acredito que o fator psicológico (ansiedade) está interferindo no Rubens.
Fazer Q1 e Q2 mais rápido logo na abertura da temporada na Austrália e na hora H (Q3) dar uma "escorregadinha"(apesar dos 2Kg a mais - 666.5 RB x 664.5 JB) é um sinal típico. O comportamento na briga com Nelsinho foi outro sinal.
As informações que você nos traz confirmam que Rubens está na briga, mas tendo como perspectiva a dimininuição do gap das outras equipes com relação à BrawnGP, ele deve saber que sua situação pode se complicar.
É hora de chegar à frente, antes que Ross, enquanto estrategista, tenha que fazer uma opção lógica pelo time. Ou seja, ele tem que desfazer essa lógica, fazendo algo que já fez várias vezes.
No momento, o piloto focado é o Button, e essa é uma qualidade essencial para quem quer ser campeão.
1abraço
PS: A dica da rádio é ótima, deixe o sadomasoquismo para o Max Mosley, pra que sofrer? "e, da próxima vez, que tal ouvir a prova por rádio/internet na Band?)"
Gosto do Barrichello como piloto e gostaria de vê-lo campeão! No entanto, ele fala muito... Deveria se justificar menos e mostrar na pista os resultados.
Gostaria de acrescentar um ponto de vista meu a tudo que você citou: sobre o fato de que algumas vezes, o carro de uma equipe se ajusta mais à forma de pilotar de um ou de outro piloto. Se levarmos em conta que, quando o futuro era totalmente incerto, que Rubens não tinha lugar garantido, e que, mesmo desempregado, se a equipe voltasse a existir, Button estaria sentado num dos cockpits, me levam a crer que, se o trabalho foi feito visando as características de um piloto, é óbvio que optaram por quem estava contratado. Mais que isso, o fato de Button demonstrar lealdade à equipe e não conversar com outras num momento em que ele parecia estar a pé para 2009, fazem os mecânicos, projetistas e toda a equipe de fábrica sentirem-se gratos à ele, pois mostrou que estava no mesmo time. Quando Barrichello foi confirmado, o carro já estava pronto, e ele teve que se ajustar a um modelo acabado. À medida que esse modelo foi sendo desenvolvido no decorrer do campeonato, ele poderá torná-lo mais ajustado ao seu estilo, mas, nesse momento, tem que se virar com o que tiver à mão. Pode ser até que não consiga lutar até o final do campeonato com Button, mas, pelo menos, precisa mostrar brios e vontade, para garantir um lugar para o ano que vem e aí, sim, torcer para novamente ter um bom carro na mão. Óbvio que isso é um risco, mas me parece ser tudo que ele tem. Concorda comigo?
Fico feliz que o trabalho seja reconhecido dessa forma, pois, do mesmo jeito que vc busca analisar as coisas do ponto de vista pragmático/técnico, o meu blog tenta ser o complemente disso, com as estatísticas que interessam provando um cenário que não depende de opinião, mas sim de informação.
Quanto ao Rubinho, eu acredito que a temporada européia possa promover um salto de qualidade em sua performance. Barcelona vai ser um bom termômetro pra vontade dele e em Mônaco, quem sabe, ele não emula o "chefe" e leva o troféu do principado pra casa?
As vezes nem tenho muita motivação para ficar procurando noticias sobre a atual F1 ,é tudo muito chato e previsivel.
Mas este post arrebentou qualquer espectativa ,não pare,não desapareça e obrigado pela belissima e profunda matéria ,fantastico!
Ainda fico imaginando que o carro nasceu para as mãos do Button ,no inicio do ano falei em algum post por aqui que não esperava um equilibrio entre o ingles e o brasileiro pois os dois tem estilos muito diferentes e nos anos anteriores mostraram isso ,nunca foi equilibrada a disputa de ambos ,em 2007 Button foi muito melhor e em 2008 foi a vez de Barriquello ser o melhor ,isso mostra uma coisa muito clara ,estilos diferentes .
O que não quer dizer que as coisas estejam perdidas ,pode ser que em uma novidade tecnica as coisas fiquem mais para o estilo de Rubens ,é possivel .
sensacional, ico vou divulgar essa notícia em todos os blogs em que frequento muito bom texto, ótimas reflexões e boas entrevistas eu tinha uma certa noção dos seus argumentos, mas nunca foi me apresentado algo tão claramente muito didático, como o jornalismo DEVE ser! parabés.. seu site tá nos meus favoritos faz tempo =D
Olá, Eu quase chorei após ler seu post. Brilhante, jornalismo de primeira qualidade. Perguntas certas para pessoas certas, análise perfeita juntando os pontos. Meus sinceros e profundos parabéns. Depois de ler tudo isso fico até com vergonha de comentar qualquer coisa. Parabéns! Carlos
Parabéns Ico. Sensacional seu texto. Um trabalho de jornalismo que muitos deveriam ler como uma lição. Cada vez mais seu blog fica melhor, e eu mais seu fã.
Parabens! Da gosto saber que ainda existem jornalistas de verdade e nao apenas recalcados como o Flavio Gomes. Jornalismo eh ser imparcial, independente do que o jornalista pensa.
Ico, antes de mais nada, parabéns! Como o Carlos disse, e todos de alguma forma, "as perguntas certas para pessoas certas" e uma análise conectando as informações com maestria. Jornalismo da melhor qualidade.
E eu achando que foi na transmissão da BBC que tinha escutado sobre a questão dos freios ... Mil perdões!
Jamais teria pensado que a capacidade do Rubens em "botar a culpa" em algum problema era a qualidade que os engenheiros mais gostam :)
Uma breve opinião sobre o assunto: infelizmente, para mostrar as virtudes de Rubens, é necessário quase um dossiê jornalístico. O problema é que uma simples declaração dele joga todo esse trabalho por terra.
Ico, sintetizando a coisa: acho Barrichello um ótimo piloto e nunca questionei sua capacidade. Grande parte da aversão de alguns torcedores e até não-torcedores a ele se deve muito mais às besteiras que ele fala do que ao seu desempenho em si.
Piquet falava demais, mas ganhou três títulos. Senna prometia sempre o que poderia cumprir, e cumpria. Barrichello fala demais, faz promessas, não as cumpre e normalmente usa argumentos lamentáveis para se justificar. É isso o que joga contra ele, não sua qualidade como piloto - pelo menos em meu ponto de vista...
Mas o texto está fantástico! Jornalismo investigativo, hahaha!
sinceramente hugo, pode até ser, mas eu creio que o fenômeno barrichello de mídia seja mais pela grande expectativa e cultura política de boa parte do público brasileiro da f1, heterogêneo sim, mas que converge muito nesse ponto: esperar sempre atuações supremas, supremos resultados e supremas posturas (esperam "deuses", e nem todos são emerson, piquet ou senna)
Obrigado Ico....compartilhar dessas informações é sem duvida muito valido (o que não se encontra em lugar algum...) a imparcialidade do texto somente demonstrando os fatos foi muito bem abordada (e com varios elementos)...
estamos aguardando ansiosos para o desenrolar da temporada com essa disputa!!!!...
Só uma coisa, Ico - Um grande trabalho sempre transcende a má-sorte.
Veja por exemplo a carreira do "azarado" Kimi Raikonnen, a do "sortudo" Fernando Alonso, e a virada na carreira de Senna com um carro que quebrava muito na Lotus em seu primeiro ano, seu fortalecimento culminando com o interesse pela McLaren.
Sorte e azar não explicam tudo e a fama de azarado do Rubinho já passou de uma década... Ele é bom, mas falta algo em seu trabalho para deixar de dar margem ao azar...
Não vejo como complô inglês contra o Rubens, mas as coisas tendem a ser desta forma. Equipe relativamente pequena, com pouco dinheiro e com um piloto com três vitórias e a ponta do campeonato. Ross não vai abrir a disputa entre os dois pondo em perigo a possibilidade de levar o titulo. E a probabilidade maior é que ele fovoreça levemente o piloto que está na ponta. E neste momento é Jenson. Agora imagine se Ross dá preferencia a Rubens a esta altura do campeonato. Jenson é lider do campeonato e inglês. Os principais patrocinios são ingleses (só tem um né?),O proprio Ross é inglês. E se a Brawn, com esta configuração for campeã (com Jenson) Ross será elevado ao status de milagreiro genial na Gran Bretanha. Heroi mesmo. Por isto não vejo futuro para Rubens. De novo.
Se todo amante de corridas não se limitase a apenas assisti-las e sim assistí-las e se aprofundar por meio da leitura como acredito que nós fazemos diariamente, a opinião seria bem diferente do usual. Ótimo post e aguardo o GP da Espanha para acompanhar a ótima narração do rádio.
Parabéns, parabéns, parabéns. O tipo de informação que eu busco e dificilmente encontro hoje em dia. Muito antigamente existia uma revista argentina de automobilismo chamada Parabrisas Corsa, tempo do Reutemann, que era uma delícia de ler. Tão gostosa quanto uma AutoSprint dos bons tempos e este teu texto tá no nível(excelente) delas. Continue assim. Quanto ao Barrichello, seu grande problema é a boca. Mudo até que vai. Luiz Eduardo/Curitiba
Parabéns grande Ico. Como sempre uma opinião sensata e absolutamente fundamentada. Espero que muita gente da impresa automobilística brasileira leia o seu blog, principalmente o pessoal da Globo.
Ico, leio tudo na iternet sobre f1, todos os dias. Sempre achei e esta matéria só veio a confirmar : Você é o melhor jornalista que cobre a fórmula 1 do Brasil !
Parabéns Ico, esse seu texto ficou um primor. Você foi até a mina das melhores informações e conseguiu extrair algumas respostas para muitas das minhas dúvidas quanto à eficiência do Rubinho. Nas entrelinhas, fica claro que o Rubinho é um expert acertador de carros; mas que tem ao seu lado um piloto melhor de corrida. Ou seja, tudo como antes no quartel de abrantes... qualquer semelhança com os anos de ferrari não é mera coincidência, a diferença é que agora ele tem apenas um bom piloto de corrida como companheiro de equipe, naquela época ele tinha um gênio.
Realmente assistir as corridas com o audio da BandNews é muito melhor do que o audio da emissora oficial.
Com relação as declarações de amor de Button a Barrichello e aos pedidos de continuidade do brasileiro na equipe. Será que numa eventual solução do problema com os freios com Rubens andando mais rápido o coro do: "Fica Rubinho!" será mantido?
Gostei da matéria, bem completa, muito bem escrita e pesquisada. Neste ponto, jornalisticamente falando, parabéns, tudo perfeito mesmo, de verdade.
Porém, concordo com o que o leitor Carlos César colocou: "Uma breve opinião sobre o assunto: infelizmente, para mostrar as virtudes de Rubens, é necessário quase um dossiê jornalístico. O problema é que uma simples declaração dele joga todo esse trabalho por terra."
Torço para que aconteça, mas Título do Rubinho só acredito vendo. Desculpem, mas é verdade. Quando (e se) acontecer, vou ser o primeiro a aplaudir, comemorar e louvar.
Somos todos viúvas do Rubinho! Por anos a fio depositamos nele nossas esperanças de ter um campeão no Brasil. Até que surge Felipe Massa e nos enche de esperança de título. Não é que, surpreendentemente, após ser dado como morto, acabado, e de ter andado com uma carroça que apenas figurava no grid, Rubens renasce com um carro competitivo, reacendendo toda aquele carinho que nós brasileiros sempre tivemos por ele. Não há como negar que Barrichello sempre foi o potencial sucessor de Senna em nossos corações brasileiros, o que acabou não se concretizando. O fato é que agora ele está competitivo de novo, e sem desculpa de jogo de equipe da Ferrari, nem cláusulas contratuais. Dessa vez não há fatores externos. Depende de Rubens mostrar se ele é capaz de ser um verdadeiro campeão. Só depende dele, e o Brasil inteiro torce por isso.
Só pra chover no molhado, faço coro: ótimo texto, Ico!
Apesar de torcer bastante pelo Rubinho, fiquei com certa "vergonha alheia" às reclamações que ele fez atrás da Renault do Nelsinho. De qualquer forma, prova a prova vamos observando do que ele será capaz. Eu ainda acredito, e também torço por uma pronta recuperação ferrarista na Europa.
Excelente trabalho Ico. Texto de quem está por dentro do assunto. Você deveria dar umas aulas de jornalismo a certos blogueiros/jornalistas semi-profissionais que vemos por aí e que se acham por cima da cocada preta. Ainda acreditamos Rubens!
Ico: Certos blogs já tinham encerrado a carreira do barrichelo, mas como brasileiro e amante do automobilismo acredito que Deus na sua infinita bondade vai colocar as vitorias na vida deste menino brincalhão. Fizeram uma pesquiza informal e deu barrichelo no corção dos brasileiros.
Bom saber desse outro lado da questão que envolve Barrichello e a BrawnGP. Seria ótimo se o pessoal que transmite a F1 na Globo soubessem dessas informações... valeu mesmo!
Ico, a meu ver tudo se resume no seguinte: Rubens possui qualidades, mas não possui equilíbrio emocional. Por isso é inconstante nas corridas. Sempre toma decisões e estratégias equivocadas. Dificilmente será campeão. A tendência é o Button abrir cada vez mais vantagem, sem falar nos outros encostando. Agora anote aí: a Ferrari não está morta. Vai chegar junto. []s
A diferença que o Ico mostra no texto é somente uma das várias vertentes a serem analisadas sobre um piloto. Quanto ao quesito: acerto de carro e desempenho na pista, como o texto demonstra, o Rubinho é sim um ótimo piloto. Mas você não analisou outros quesitos tão ou mais importantes do que desempenho na pista. O Barrichelo nunca teve gana pra ganhar um campeonato. Sempre falou demais... nunca cumpriu o que fala e arruma sempre uma desculpa pra isso, colocando-se numa posição sempre de vítima! Isso que é ridículo no Rubinho ... parece sempre que ele é o coitadinho. Sempre tem problemas e etc. Enquanto que se você ver uma entrevista de quaquer outro piloto, inclusive o Massa ano passado, os caras tiveram inúmeros problemas no carro, mas isso não impediu a conquista de corridas e campeonatos. Senna só de 6a marcha... ganha e quase desmaia dentro do carro. Rubinho com problemas de freio... "era um cachorrinho de três patas" ... O Rubinho é ridículo do jeito que se porta como piloto. O torcedor gosta do piloto que consegue passar pelas dificuldades e não de pilotos que fazem delas justificativas pro seu insucesso!
É até louvável sua tentativa de dar uma força a um piloto nacional, mas, está evidente que Barrichello não consegue superar Button esse ano por sua próprias limitações.
Como crítico ferrenho de Rubens, acho que toda essa galeria de comentários é passível de ser refutada e não passam de conjecturas que desconsideram os fatos ocorridos até aqui.
A realidade nua e crua é que Barrichello é até um bom piloto (se não fosse não estaria na F1 há 17 anos), mas nunca foi e nunca será do nível dos melhores da atualidade (Vettel, Alonso, Hamilton, Kubica, Massa), quiça dos gênios (Piquet, Senna, Schumacher, Lauda, etc.).
Aliás, nem Button o é (apesar de ser melhor que Barrichello).
Entrevistar o engenheiro de Rubens para fundamentar elogios e desculpas para seu mau desempenho foi até ingênuo de sua parte. É lógico que o engenheiro puxaria sardinha para seu piloto, nunca falaria das deficiências e dos erros.
O grande problema é que, além de não ser um piloto acima da média, Barrichello é um sujeito cuja mentalidadade (apesar de todo sucesso financeiro e familiar) é a de um perdedor: é rancoroso (só lembrar das ameaças que faz à Ferrari quando cita o eterno livro que vai publicar), despeitado (sempre quando cita Schumacher isso fica claro), falso (só assistir sua última entrevista quando fala que nunca foi amigo de Schumy, na verdade fazia média), mal-agradecido (deu uma rasteira em Bruno Senna quando deveria ajudá-lo), fraco mentalmente e não tem humildade e hombridade para reconhecer seus erros (dá desculpas para tudo de errado que acontece com ele nunca assume suas responsabilidades).
Em síntese é o seguinte: Barrichello terá chances de ganhar algum GP esse ano? Como tem o melhor carro do grid até o momento, acho que sim, mas terá de contar com algum infortúnio dos seus adversários (com Vettel e Button na pista em condições iguais não irá ganhar nada). Barrichello terá chance de ser campeão? Nunca, pois nunca teve e não tem a qualidade técnica e a personalidade necessárias para isso.
Podem me cobrar ao final do ano se estiver errado, mas tenho absoluta certeza de que Barrichello não será sequer vice-campeão, ele é, e pelo jeito sempre será, o campeão das desculpas esfarrapadas.
Barrichelo não tem personalidade de campeão. Sempre procurando desculpinhas. Nunca mostrou garra.. o Massa tem sido respeitado pela torcida não é pelas vitorias e sim pela garra que demonstra na pista, e nas entrevistas. Senna foi a mesma coisa, só conseguiu ser campeão depois de um certo tempo, mas sempre demonstrou garra e vontade de vencer, o que não é o caso do Rubinho. Falta personalidade a esse rapaz.
o maior problema do barrichello sempre foi a BOCA. no dia em que ele aprender a ficar quieto e nao criar expectativas exageradas pra si mesmo ele pode até ganhar algumas corridas... já um campeonato...
Não consigo entender como alguém tem coragem de dizer que o Rubinho é fraco. Nas vezes que foi o vice-campeão só perdeu para o endeusado Schummy e nas condições exigidas pela equipe, que todos sabemos. Ganhou de todos os outros. Se o Schummy é "hours concours" o Rubinho é o melhor de todos os outros. O Schummy é tão bom que só conseguiu sua primeira pole depois que o Senna morreu.
Torço intensamente para que o Rubens não tenha do que reclamar. Que possa eventualmente ganhar do Button na pista e dizer que o inglês foi que teve azar.
Se o Rubens tem toda essa capacidade em desenvolver um carro e consertar o que não lhe agrada, porque não tem a capacidade de usar esse carro para EFETIVAMENTE andar na frente?
Torcemos pra ele, claro. Mas chega um ponto que a competência precisa se transformar em vitória, e as vitórias em um campeonato.
Basta apenas assistir as corridas com Live Timing ao lado, e nem fazer o registro: em TODAS as provas, com excecao dos dois primeiros stints em Barcelona, Button consegue sempre manter os tempos constantes, o que nao ocorre com o Rubens.
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
68 comentários:
Ico, sobre o lance do carro e piloto, já ouvi dizer que o Piquet apanha na Renault por ter um estilo oposto ao do Alonso, e que ele poderia ser mais bem-sucedido num outro carro que se adaptasse melhor à ele.
Ico, ótimo post, e ótimo trabalho jornalístico de sair para a rua com dúvidas ao invés de certezas e tentar ouvir o que estão falando sobre o assunto em outros círculos. Infelizmente, blogueiros ainda não aprenderam a ser jornalistas, e preferem sair cuspindo preconceitos ao invés de tentar entender o que é a Fórmula 1.
Maravilha de texto, Ico. Ultimamente tem sido muito chato acompanhar os comentários do público em diversos blogs, já que eles apenas seguem aquela cartilha básica de que o Barrichello é o eterno perdedor, é lento, etc... Mas é bom ver uma visão mais realista e detalhada dos fatos.
Espero que o Barrichello realmente supere esses pequenos problemas que ainda estão fazendo uma diferença significativa em seu desempenho, principalmente comparado com o Button.
SENSACIONAL
até que enfim, alguém conseguiu ser imparcial!
é muito bom ler tudo isso, a velha criança que estava amargurada, se sentindo traida e sozinha ao tentar chamar atenção para uma causa, agora correu para a frente da tela, pra ler palavras de aguem que pensa parecido...
Ico, eu tenho divulgado seu Blog não por ter alguma afinidade de pensamento contigo, mas, sobretudo, pelo trabalho eminentemente jornalístico que você faz.Parabéns, cara.A gente tem a possibilidade de respirar no meio de uma "imprensa especializada" que vem se especializando em repetir achismo e mitos. Valeu!
Gostei, Ico. Gostei imenso. Por fim alguém que pode dizer, de modo fundamentado, a razão pelo qual o Rubens Barrichello não é aquilo que os outros falam, e apresentaste, de forma justa e equilibrada, um dos motivos pelo qual ele está na elite da Formula há 17 temporadas. E não está por favor, e é isso que muitas vezes as pessoas não entendem, ou não querem entender.
Agora, que Rubinho deveria falar menos, devia. Assim evitaria a animosidade que tem no Brasil, pois muitos já não o suportam mais, não é? Espero que desenvolva o carro, ganhe corridas e lute pelo título, que é o que importa!
Grande Ico... finalmente alguém aqui do Brasil foi atrás do X da questão sobre o Barrichello... Parabéns cara!
Isso sim é jornalismo!
Perfeito o texto Ico! Eu precisava ler um texto assim para pensar friamente sobre o Barrichelo, porque é difícil, já que é tudo mundo parcial e com uma visão bem "Casseta e Planeta" dele. Mas também concordo com o Speeder_76, se ele falasse menos iria ser bem melhor.
Tem vezes que ele fala alguma coisa que até eu que não sou de espinafrar ele toda hora penso: "Tomara que o Button ganhe todas dele".hehehe
Mas de qualquer forma este texto serviu um pouco para limpar minha mente de vários preconceitos a ele. E porque não até do Nelsinho, já que concordo totalmente, de bobo não tem ninguém entre os pilotos de F1. Qualquer sensível ajuste em um carro faz muita diferença em carros que se diferenciam até por milésimos de segundo.
Abraço.
Olha Ico, parabéns!!! Não há outras palavras para descrever sua forma ética de fazer jornalismo. Como colega de comunicação, lhe dou os parabéns, principalmente em uma semana onde a principal emissora de tv do país, coloca no ar uma matéria sobre barrichello, onde todos deveriam ver um piloto sensivel a familia e ao contrário disso, ficaram criticando varios outros pontos.
Parabéns mais uma vez!
A maioria dos brasileiros só criticam com base no que é passado na globo e pelos críticos ignorantes. Com certeza ele é um piloto rápido e consistente, é apenas questão de tempo para alcançar o Button... que também é ótimo piloto.
Até que enfim Ico eu tenho alguem que age de maneira racional ao analizar o Rubens...todo mundo joga o cara para baixo chinga esculhamba com ele ..otários..da epoca de ferrari dele surgiu aquela casinha e conforto que ele tem para a familia dele..e para as proximas gerações...Como piloto por onde ele passou nas maiorias das vezes foi campeão..ele tem gaz ainda pra ser campeão e tenha certeza que se a Braw pegou ele e não Bruno, foi justamente por essa capacidade dele acertar um carro, afinal Ross ja tinha trabalhado com ele antes, então provavelmente ele vai saber tirar proveito disso ao longo da temporada...torço muito por ele pra calar a boca de muitos criticos que assim como o Zagalo vai dizer.....vocês vão ter que me engolir.....
Ico, como já citei aqui e em vários blogs, o que eu mais quero como torcedor é poder me desculpar por qualquer crítica que eu já tenha feito ao Rubens.
Adoraria vê-lo campeão, mas é fato que sempre há uma razão para seu companheiro de equipe se sair melhor que ele.
É claro que Barrichello é um piloto com capacidades respeitáveis, caso contrário, não estaria na F1 há tanto teempo, mas como quialquer torcedor, quero ver vitórias.
Quero que valha a pena torcer por ele...coisa que não tem acontecido...
O que dizer? Todos já colocaram minha opinião. Como é bom ver um blog com pitadas de jornalismo que consegue de fato fazê-lo - e mais, fazê-lo com uma visão voltada ao automobilismo e suas particularidades e não com comparações esdrúxulas a la: Rubinho x Ronaldo Fenômeno. ;)
Abraço!
Magnifico, muito boa postura.
Técnica, muita técnica.
Dá gosto de ver um assunto que todos tratam de maneira leviana e com voce está sendo muito bem tratado.
Parabens.
Antonio Manoel
Ourinhos SP
ICO,
Aqueles dados que você citou do Dan G mostram o equilíbrio entre os 2 pilotos, fato.
Até na pré-temporada 2009:
17.Mar Jerez Button 1:17.844
15.Mar Jerez Barrichello 1:19.236
12.Mar Barcelona Barrichello 1:18.926
11.Mar Barcelona Button 1:19.127
No entanto, acredito que o fator psicológico (ansiedade) está interferindo no Rubens.
Fazer Q1 e Q2 mais rápido logo na abertura da temporada na Austrália e na hora H (Q3) dar uma "escorregadinha"(apesar dos 2Kg a mais - 666.5 RB x 664.5 JB) é um sinal típico. O comportamento na briga com Nelsinho foi outro sinal.
As informações que você nos traz confirmam que Rubens está na briga, mas tendo como perspectiva a dimininuição do gap das outras equipes com relação à BrawnGP, ele deve saber que sua situação pode se complicar.
É hora de chegar à frente, antes que Ross, enquanto estrategista, tenha que fazer uma opção lógica pelo time. Ou seja, ele tem que desfazer essa lógica, fazendo algo que já fez várias vezes.
No momento, o piloto focado é o Button, e essa é uma qualidade essencial para quem quer ser campeão.
1abraço
PS: A dica da rádio é ótima, deixe o sadomasoquismo para o Max Mosley, pra que sofrer? "e, da próxima vez, que tal ouvir a prova por rádio/internet na Band?)"
parabéns pelas informações.
Parabéns Ico!
Ajudou um bocado o entendimento da questão Rubens.
Ótima análise!
Mas esse ano está parecendo meados de 2006, com Rubinho apanhando do Button e Massa longe de bons resultados...
abraços
Pablo
Apenas uma palavra:
SENSACIONAL!!
Demais este post. Certos blogueiros deveriam se inspirar em você na imparcialidade.
É isso mesmo que a gente procura: opiniões de engenheiros, especialistas, gente do paddock... não de um desesperado por um furo.
Obrigada pelas informações e... parabéns pelo excelente trabalho.
Ico, muito bom seu trabalho - Parabéns!
Gosto do Barrichello como piloto e gostaria de vê-lo campeão! No entanto, ele fala muito... Deveria se justificar menos e mostrar na pista os resultados.
Gostaria de acrescentar um ponto de vista meu a tudo que você citou: sobre o fato de que algumas vezes, o carro de uma equipe se ajusta mais à forma de pilotar de um ou de outro piloto. Se levarmos em conta que, quando o futuro era totalmente incerto, que Rubens não tinha lugar garantido, e que, mesmo desempregado, se a equipe voltasse a existir, Button estaria sentado num dos cockpits, me levam a crer que, se o trabalho foi feito visando as características de um piloto, é óbvio que optaram por quem estava contratado. Mais que isso, o fato de Button demonstrar lealdade à equipe e não conversar com outras num momento em que ele parecia estar a pé para 2009, fazem os mecânicos, projetistas e toda a equipe de fábrica sentirem-se gratos à ele, pois mostrou que estava no mesmo time. Quando Barrichello foi confirmado, o carro já estava pronto, e ele teve que se ajustar a um modelo acabado. À medida que esse modelo foi sendo desenvolvido no decorrer do campeonato, ele poderá torná-lo mais ajustado ao seu estilo, mas, nesse momento, tem que se virar com o que tiver à mão.
Pode ser até que não consiga lutar até o final do campeonato com Button, mas, pelo menos, precisa mostrar brios e vontade, para garantir um lugar para o ano que vem e aí, sim, torcer para novamente ter um bom carro na mão. Óbvio que isso é um risco, mas me parece ser tudo que ele tem.
Concorda comigo?
Ico, obrigado pela citação ao meu blog.
Fico feliz que o trabalho seja reconhecido dessa forma, pois, do mesmo jeito que vc busca analisar as coisas do ponto de vista pragmático/técnico, o meu blog tenta ser o complemente disso, com as estatísticas que interessam provando um cenário que não depende de opinião, mas sim de informação.
Quanto ao Rubinho, eu acredito que a temporada européia possa promover um salto de qualidade em sua performance. Barcelona vai ser um bom termômetro pra vontade dele e em Mônaco, quem sabe, ele não emula o "chefe" e leva o troféu do principado pra casa?
Em 2009, tudo pode acontecer!
Sensacional !
As vezes nem tenho muita motivação para ficar procurando noticias sobre a atual F1 ,é tudo muito chato e previsivel.
Mas este post arrebentou qualquer espectativa ,não pare,não desapareça e obrigado pela belissima e profunda matéria ,fantastico!
Ainda fico imaginando que o carro nasceu para as mãos do Button ,no inicio do ano falei em algum post por aqui que não esperava um equilibrio entre o ingles e o brasileiro pois os dois tem estilos muito diferentes e nos anos anteriores mostraram isso ,nunca foi equilibrada a disputa de ambos ,em 2007 Button foi muito melhor e em 2008 foi a vez de Barriquello ser o melhor ,isso mostra uma coisa muito clara ,estilos diferentes .
O que não quer dizer que as coisas estejam perdidas ,pode ser que em uma novidade tecnica as coisas fiquem mais para o estilo de Rubens ,é possivel .
Jonny'O
sensacional, ico
vou divulgar essa notícia em todos os blogs em que frequento
muito bom texto, ótimas reflexões e boas entrevistas
eu tinha uma certa noção dos seus argumentos, mas nunca foi me apresentado algo tão claramente
muito didático, como o jornalismo DEVE ser! parabés.. seu site tá nos meus favoritos faz tempo =D
Olá,
Eu quase chorei após ler seu post. Brilhante, jornalismo de primeira qualidade. Perguntas certas para pessoas certas, análise perfeita juntando os pontos. Meus sinceros e profundos parabéns.
Depois de ler tudo isso fico até com vergonha de comentar qualquer coisa.
Parabéns!
Carlos
Excelente post, Ico! Esclarecedor, jornalismo de verdade!
ICO,
Só para levar a sério o:
"e, da próxima vez, que tal ouvir a prova por rádio/internet na Band?"
Fiz um teste com este link:
http://playersradios.band.com.br/?r=rb_bandnewsfm_sao
BandNews São Paulo FM 96.9
Parabéns Ico. Sensacional seu texto. Um trabalho de jornalismo que muitos deveriam ler como uma lição. Cada vez mais seu blog fica melhor, e eu mais seu fã.
Parabens!
Da gosto saber que ainda existem jornalistas de verdade e nao apenas recalcados como o Flavio Gomes. Jornalismo eh ser imparcial, independente do que o jornalista pensa.
Ico, antes de mais nada, parabéns! Como o Carlos disse, e todos de alguma forma, "as perguntas certas para pessoas certas" e uma análise conectando as informações com maestria. Jornalismo da melhor qualidade.
E eu achando que foi na transmissão da BBC que tinha escutado sobre a questão dos freios ... Mil perdões!
Jamais teria pensado que a capacidade do Rubens em "botar a culpa" em algum problema era a qualidade que os engenheiros mais gostam :)
Uma breve opinião sobre o assunto: infelizmente, para mostrar as virtudes de Rubens, é necessário quase um dossiê jornalístico. O problema é que uma simples declaração dele joga todo esse trabalho por terra.
Ico, sintetizando a coisa: acho Barrichello um ótimo piloto e nunca questionei sua capacidade. Grande parte da aversão de alguns torcedores e até não-torcedores a ele se deve muito mais às besteiras que ele fala do que ao seu desempenho em si.
Piquet falava demais, mas ganhou três títulos. Senna prometia sempre o que poderia cumprir, e cumpria. Barrichello fala demais, faz promessas, não as cumpre e normalmente usa argumentos lamentáveis para se justificar. É isso o que joga contra ele, não sua qualidade como piloto - pelo menos em meu ponto de vista...
Mas o texto está fantástico! Jornalismo investigativo, hahaha!
Abraço
sinceramente hugo, pode até ser, mas eu creio que o fenômeno barrichello de mídia seja mais pela grande expectativa e cultura política de boa parte do público brasileiro da f1, heterogêneo sim, mas que converge muito nesse ponto: esperar sempre atuações supremas, supremos resultados e supremas posturas (esperam "deuses", e nem todos são emerson, piquet ou senna)
Obrigado Ico....compartilhar dessas informações é sem duvida muito valido (o que não se encontra em lugar algum...) a imparcialidade do texto somente demonstrando os fatos foi muito bem abordada (e com varios elementos)...
estamos aguardando ansiosos para o desenrolar da temporada com essa disputa!!!!...
Só uma coisa, Ico - Um grande trabalho sempre transcende a má-sorte.
Veja por exemplo a carreira do "azarado" Kimi Raikonnen, a do "sortudo" Fernando Alonso, e a virada na carreira de Senna com um carro que quebrava muito na Lotus em seu primeiro ano, seu fortalecimento culminando com o interesse pela McLaren.
Sorte e azar não explicam tudo e a fama de azarado do Rubinho já passou de uma década... Ele é bom, mas falta algo em seu trabalho para deixar de dar margem ao azar...
Não vejo como complô inglês contra o Rubens, mas as coisas tendem a ser desta forma.
Equipe relativamente pequena, com pouco dinheiro e com um piloto com três vitórias e a ponta do campeonato.
Ross não vai abrir a disputa entre os dois pondo em perigo a possibilidade de levar o titulo.
E a probabilidade maior é que ele fovoreça levemente o piloto que está na ponta. E neste momento é Jenson.
Agora imagine se Ross dá preferencia a Rubens a esta altura do campeonato.
Jenson é lider do campeonato e inglês. Os principais patrocinios são ingleses (só tem um né?),O proprio Ross é inglês.
E se a Brawn, com esta configuração for campeã (com Jenson) Ross será elevado ao status de milagreiro genial na Gran Bretanha. Heroi mesmo.
Por isto não vejo futuro para Rubens. De novo.
Se todo amante de corridas não se limitase a apenas assisti-las e sim assistí-las e se aprofundar por meio da leitura como acredito que nós fazemos diariamente, a opinião seria bem diferente do usual. Ótimo post e aguardo o GP da Espanha para acompanhar a ótima narração do rádio.
Parabéns, parabéns, parabéns. O tipo de informação que eu busco e dificilmente encontro hoje em dia. Muito antigamente existia uma revista argentina de automobilismo chamada Parabrisas Corsa, tempo do Reutemann, que era uma delícia de ler. Tão gostosa quanto uma AutoSprint dos bons tempos e este teu texto tá no nível(excelente) delas. Continue assim. Quanto ao Barrichello, seu grande problema é a boca. Mudo até que vai.
Luiz Eduardo/Curitiba
Parabéns grande Ico.
Como sempre uma opinião sensata e absolutamente fundamentada.
Espero que muita gente da impresa automobilística brasileira leia o seu blog, principalmente o pessoal da Globo.
Ico, leio tudo na iternet sobre f1, todos os dias. Sempre achei e esta matéria só veio a confirmar : Você é o melhor jornalista que cobre a fórmula 1 do Brasil !
Parabéns Ico, esse seu texto ficou um primor. Você foi até a mina das melhores informações e conseguiu extrair algumas respostas para muitas das minhas dúvidas quanto à eficiência do Rubinho.
Nas entrelinhas, fica claro que o Rubinho é um expert acertador de carros; mas que tem ao seu lado um piloto melhor de corrida.
Ou seja, tudo como antes no quartel de abrantes... qualquer semelhança com os anos de ferrari não é mera coincidência, a diferença é que agora ele tem apenas um bom piloto de corrida como companheiro de equipe, naquela época ele tinha um gênio.
Ico, isso é jornalismo de primeira que não vemos aqui no Brasil. Muito legal o texto, sensacional.
Agora, me surgiu uma dúvida. Além de Villeneuve, com quem mais o Jock Clear trabalhou?
Realmente assistir as corridas com o audio da BandNews é muito melhor do que o audio da emissora oficial.
Com relação as declarações de amor de Button a Barrichello e aos pedidos de continuidade do brasileiro na equipe. Será que numa eventual solução do problema com os freios com Rubens andando mais rápido o coro do: "Fica Rubinho!" será mantido?
Gostei da matéria, bem completa, muito bem escrita e pesquisada. Neste ponto, jornalisticamente falando, parabéns, tudo perfeito mesmo, de verdade.
Porém, concordo com o que o leitor Carlos César colocou: "Uma breve opinião sobre o assunto: infelizmente, para mostrar as virtudes de Rubens, é necessário quase um dossiê jornalístico. O problema é que uma simples declaração dele joga todo esse trabalho por terra."
Torço para que aconteça, mas Título do Rubinho só acredito vendo. Desculpem, mas é verdade. Quando (e se) acontecer, vou ser o primeiro a aplaudir, comemorar e louvar.
Somos todos viúvas do Rubinho! Por anos a fio depositamos nele nossas esperanças de ter um campeão no Brasil. Até que surge Felipe Massa e nos enche de esperança de título. Não é que, surpreendentemente, após ser dado como morto, acabado, e de ter andado com uma carroça que apenas figurava no grid, Rubens renasce com um carro competitivo, reacendendo toda aquele carinho que nós brasileiros sempre tivemos por ele. Não há como negar que Barrichello sempre foi o potencial sucessor de Senna em nossos corações brasileiros, o que acabou não se concretizando. O fato é que agora ele está competitivo de novo, e sem desculpa de jogo de equipe da Ferrari, nem cláusulas contratuais. Dessa vez não há fatores externos. Depende de Rubens mostrar se ele é capaz de ser um verdadeiro campeão. Só depende dele, e o Brasil inteiro torce por isso.
O melhor texto, ou sejamos mais justos, a melhor reportagem que li em ANOS...
Excelente! Parabéns!
Só pra chover no molhado, faço coro: ótimo texto, Ico!
Apesar de torcer bastante pelo Rubinho, fiquei com certa "vergonha alheia" às reclamações que ele fez atrás da Renault do Nelsinho. De qualquer forma, prova a prova vamos observando do que ele será capaz. Eu ainda acredito, e também torço por uma pronta recuperação ferrarista na Europa.
Abs
Melhor post do ano entre todos os blogs do Brasil. Valeu Ico!
Sensacional, Ico.
reportagem fenomenal. foi perguntar pra quem conhece. muito legal mesmo.
Ico, só abri os comentarios para agradecer!.
muito obrigado!
Excelente trabalho Ico. Texto de quem está por dentro do assunto. Você deveria dar umas aulas de jornalismo a certos blogueiros/jornalistas semi-profissionais que vemos por aí e que se acham por cima da cocada preta.
Ainda acreditamos Rubens!
Ico:
Certos blogs já tinham encerrado a carreira do barrichelo, mas como brasileiro e amante do automobilismo acredito que Deus na sua infinita bondade vai colocar as vitorias na vida deste menino brincalhão.
Fizeram uma pesquiza informal e deu barrichelo no corção dos brasileiros.
Excelente matério Ico. Excelente.
Excelente post, Ico, belo blog!
Bom saber desse outro lado da questão que envolve Barrichello e a BrawnGP. Seria ótimo se o pessoal que transmite a F1 na Globo soubessem dessas informações... valeu mesmo!
Ico, a meu ver tudo se resume no seguinte: Rubens possui qualidades, mas não possui equilíbrio emocional. Por isso é inconstante nas corridas. Sempre toma decisões e estratégias equivocadas. Dificilmente será campeão. A tendência é o Button abrir cada vez mais vantagem, sem falar nos outros encostando. Agora anote aí: a Ferrari não está morta. Vai chegar junto. []s
A diferença que o Ico mostra no texto é somente uma das várias vertentes a serem analisadas sobre um piloto. Quanto ao quesito: acerto de carro e desempenho na pista, como o texto demonstra, o Rubinho é sim um ótimo piloto. Mas você não analisou outros quesitos tão ou mais importantes do que desempenho na pista. O Barrichelo nunca teve gana pra ganhar um campeonato. Sempre falou demais... nunca cumpriu o que fala e arruma sempre uma desculpa pra isso, colocando-se numa posição sempre de vítima! Isso que é ridículo no Rubinho ... parece sempre que ele é o coitadinho. Sempre tem problemas e etc. Enquanto que se você ver uma entrevista de quaquer outro piloto, inclusive o Massa ano passado, os caras tiveram inúmeros problemas no carro, mas isso não impediu a conquista de corridas e campeonatos. Senna só de 6a marcha... ganha e quase desmaia dentro do carro. Rubinho com problemas de freio... "era um cachorrinho de três patas" ... O Rubinho é ridículo do jeito que se porta como piloto. O torcedor gosta do piloto que consegue passar pelas dificuldades e não de pilotos que fazem delas justificativas pro seu insucesso!
Ico,
É até louvável sua tentativa de dar uma força a um piloto nacional, mas, está evidente que Barrichello não consegue superar Button esse ano por sua próprias limitações.
Como crítico ferrenho de Rubens, acho que toda essa galeria de comentários é passível de ser refutada e não passam de conjecturas que desconsideram os fatos ocorridos até aqui.
A realidade nua e crua é que Barrichello é até um bom piloto (se não fosse não estaria na F1 há 17 anos), mas nunca foi e nunca será do nível dos melhores da atualidade (Vettel, Alonso, Hamilton, Kubica, Massa), quiça dos gênios (Piquet, Senna, Schumacher, Lauda, etc.).
Aliás, nem Button o é (apesar de ser melhor que Barrichello).
Entrevistar o engenheiro de Rubens para fundamentar elogios e desculpas para seu mau desempenho foi até ingênuo de sua parte. É lógico que o engenheiro puxaria sardinha para seu piloto, nunca falaria das deficiências e dos erros.
O grande problema é que, além de não ser um piloto acima da média, Barrichello é um sujeito cuja mentalidadade (apesar de todo sucesso financeiro e familiar) é a de um perdedor: é rancoroso (só lembrar das ameaças que faz à Ferrari quando cita o eterno livro que vai publicar), despeitado (sempre quando cita Schumacher isso fica claro), falso (só assistir sua última entrevista quando fala que nunca foi amigo de Schumy, na verdade fazia média), mal-agradecido (deu uma rasteira em Bruno Senna quando deveria ajudá-lo), fraco mentalmente e não tem humildade e hombridade para reconhecer seus erros (dá desculpas para tudo de errado que acontece com ele nunca assume suas responsabilidades).
Em síntese é o seguinte: Barrichello terá chances de ganhar algum GP esse ano? Como tem o melhor carro do grid até o momento, acho que sim, mas terá de contar com algum infortúnio dos seus adversários (com Vettel e Button na pista em condições iguais não irá ganhar nada).
Barrichello terá chance de ser campeão? Nunca, pois nunca teve e não tem a qualidade técnica e a personalidade necessárias para isso.
Podem me cobrar ao final do ano se estiver errado, mas tenho absoluta certeza de que Barrichello não será sequer vice-campeão, ele é, e pelo jeito sempre será, o campeão das desculpas esfarrapadas.
Abraços.
Excelente post!
Barrichelo não tem personalidade de campeão. Sempre procurando desculpinhas. Nunca mostrou garra.. o Massa tem sido respeitado pela torcida não é pelas vitorias e sim pela garra que demonstra na pista, e nas entrevistas.
Senna foi a mesma coisa, só conseguiu ser campeão depois de um certo tempo, mas sempre demonstrou garra e vontade de vencer, o que não é o caso do Rubinho. Falta personalidade a esse rapaz.
o maior problema do barrichello sempre foi a BOCA. no dia em que ele aprender a ficar quieto e nao criar expectativas exageradas pra si mesmo ele pode até ganhar algumas corridas... já um campeonato...
Não consigo entender como alguém tem coragem de dizer que o Rubinho é fraco. Nas vezes que foi o vice-campeão só perdeu para o endeusado Schummy e nas condições exigidas pela equipe, que todos sabemos. Ganhou de todos os outros. Se o Schummy é "hours concours" o Rubinho é o melhor de todos os outros. O Schummy é tão bom que só conseguiu sua primeira pole depois que o Senna morreu.
parabens pelas reportagens e imparcialidade,muito interessante saber e acompanhar o que se passa nos bastidores da F1,abçs
ou seja: Barrichelo é um ótimo piloto de testes. Como proibiram os testes... então fica como o segundo piloto...
Excelente, Ico.
Torço intensamente para que o Rubens não tenha do que reclamar. Que possa eventualmente ganhar do Button na pista e dizer que o inglês foi que teve azar.
Se o Rubens tem toda essa capacidade em desenvolver um carro e consertar o que não lhe agrada, porque não tem a capacidade de usar esse carro para EFETIVAMENTE andar na frente?
Torcemos pra ele, claro. Mas chega um ponto que a competência precisa se transformar em vitória, e as vitórias em um campeonato.
Achei o texto muito bom e isento, parabéns!
Abraço
Basta apenas assistir as corridas com Live Timing ao lado, e nem fazer o registro: em TODAS as provas, com excecao dos dois primeiros stints em Barcelona, Button consegue sempre manter os tempos constantes, o que nao ocorre com o Rubens.
Abraços
oi amigo[a] tenho um blog tão bom quanto o seu. quem sabe não podemos ser socios.kkkkk
me add juniorgela2009@hotmail.com
Postar um comentário