Romain Grosjean venceu hoje a principalatividade de pistahojeem Mônaco, a primeiracorrida da GP2 no final de semana. Foi tãofácilquanto a pole conquistada ontem. Na classificação, três de suasquatrovoltas lançadas foram maisvelozesque a melhor do segundo colocado. É muito, principalmente numa categoriacomigualdade de equipamento e compilotos de bomnível. Não é à toaque o suíço-francês (ele nasceu emGenebra, mas corre comnacionalidade francesa) tem feitopose de super-heróiparacomemorarsuasvitóriasatéagora. No campeonato, tem 31 pontosem 33 possíveis. E teve o seucompanheiro Vitaly Petrov completando duas dobradinhas: a de hoje e a da abertura do campeonato na Espanha. Uminíciorealmenteimpressionante da equipe Barwa.
Tãoimpressionanteque o clima no paddock da GP2 é o de uma revolta resignada. Chefes de equipes, pilotos, mesmojornalistasestrangeiros na sala de imprensa afirmam que se trata de umjogo de cartas marcadas. Mas sabem que é impossívelprovarqualquercoisa.
Segundoeles, a idéia seria garantir o títulopara o francês de qualquermaneira, o que garantiria suapromoçãopara a Fórmula 1. Grosjean tem suacarreira gerenciada por Flavio Briatore e Bruno Michel, os homens-fortes no comando da GP2. E o interessequeele desperta na França é muitogrande.
Estemesmodescontentamento dos adversáriosemrelação a umpossíveltratamento diferenciado já havia sido registrado quando o piloto levou o título da GP2 Asiáticaem 2008. E há quem diga queelesó perdeu a sérieprincipal do anopassadoporpuraincompetência, porquetambém teria umcarro “com super-poderes” à disposição.
Olhando de fora, fica realmentedifícil de julgar. Maseuconfessoque, no treino de classificação ontem, realmente fiquei com a pulgaatrás da orelhacom a molezaque foi para Grosjean. Ele passou a maiorparte da sessãocomumsegundo de vantagempara o resto. Fez tudoparecerfácildemais.
Masnão dá para uma suspeitavirar uma verdadeabsoluta e acho queninguémnunca saberá se o francêsrealmente teve suavida facilitada. Melhor esperarmos suaentrada na Fórmula 1 paraavaliarmelhorsuareal qualidade. Que ele vai entrar, eu tenho certeza.
Ico, e aquela cara de "tô puto mesmo e daí?" do Di Grassi no pódio... foi mais pelo carro dele não andar o quê as Barwa tão andando ou já existe um certo descontentamento tb por parte dos pilotos?
Sei não, sei não. Tá certo que a politivagem corre solta, mas essa teoria da conspiração tá me parecendo exagerada. Será que o francês não é realmente superior?
Será que o francês é assim tão superior? E o seu companheiro de equipa, o Petrov, aprendeu agora a conduzir assim do nada? O ano passado estava na mesma equipa... Pode até ser teoria da conspiração mas que tudo isto é muito estranho la isso é verdade. Abraços de Portugal.
Eu acompanho a GP2 desde seu primeiro ano. E sempre estranhei como pilotos Renault sempre se deram bem de alguma maneira.
No primeiro ano, a Arden teve um supercarro para Heikki Kovalainen.
No segundo, foi a vez de Nelson Piquet.
No terceiro, Lucas di Grassi.
No quarto, os escolhidos foram Romain Grosjean e Ben Hanley, este último correndo na Campos. Hanley caiu fora após má performance e Lucas di Grassi entrou no lugar.
E em 2009, Grosjean novamente. O estranho é que a Campos, nos seus dois primeiros anos, era disparada a pior equipe do grid. Hoje, como Addax, é a melhor. Incrível, não?
As suspeitas de um motor mais potente na GP2 Asia em 2008 eram fortíssimas, mas nada foi provado.
De qualquer jeito, boa sorte a ele. Guia bem e anima as corridas da categoria. Categoria essa que, infelizmente, pode perder sua até então enorme credibilidade, algo que a saudosa Fórmula 3000 Internacional nunca teve.
Olha Ico, infelizmente acho que está havendo sim um favorecimento ao francês e digo mais, acho que aconteceu o mesmo com o Nelsinho Piquet na temporada de 2006, e o resultado esta aí na F1 para ser comprovado.
Esse negocio de monomarca é uma grande ilusão ,sempre terá a melhor equipe ,e não é dificil o melhor engenheiro de pista + equipe mais rica + melhor piloto = disparate.
Essas categorias de base não servem hoje para mostrar quem é quem e o pior é que acabou com a renovação de projetistas ,um engenheiro antes começava fazendo F-ford passava para um F3 e chegava na F2 ou trabalhava na Cart que era multimarca .
Por isso que já faz mais de 20 anos que só Byrne ,Brawn e Newey sabem fazer carros regularmente o resto acerta ou erra a mão na sorte.
Será que mais alguém aí notou que na parada do Petrov nos boxes a Addax demorou bem mais que na do Grosjean.
O Petrov estava grudado no companheiro de equipe e depois das paradas ficou bem pra trás.
Logo que vi a parada do Petrov (que parou antes do Grosjean) percebi que a equpe pareceu "não se esforçar" muito.
Como dizem. Para se vencer o camponato é preciso antes de mais nada bater o companheiro de equipe. E a Addax parece estar fazendo força para o francês conseguir isso.
Olha na boa, o Briatore nunca arriscaria a credibilidade de uma série no qual ele tem grandes interesses financeiros por conta de um piloto que quando chegou nela já tinha vaga garantida a medio prazo na F1. Agora a julgar pela tentativa de assassinato do Zuber hoje tem gente no paddock que acredita nesta ideia maluca.
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
14 comentários:
Ico, e aquela cara de "tô puto mesmo e daí?" do Di Grassi no pódio... foi mais pelo carro dele não andar o quê as Barwa tão andando ou já existe um certo descontentamento tb por parte dos pilotos?
obs: "barwa" bem parecido com "brawn", ein! :)
Também ia falar da cara de poucos amigos do Lucas. Outra coisa: notaram o patrocínio RIO 2016 no carro do Valério?
Sei não, sei não. Tá certo que a politivagem corre solta, mas essa teoria da conspiração tá me parecendo exagerada.
Será que o francês não é realmente superior?
Será que o francês é assim tão superior? E o seu companheiro de equipa, o Petrov, aprendeu agora a conduzir assim do nada? O ano passado estava na mesma equipa...
Pode até ser teoria da conspiração mas que tudo isto é muito estranho la isso é verdade.
Abraços de Portugal.
Sim, é esquisito.
Eu acompanho a GP2 desde seu primeiro ano. E sempre estranhei como pilotos Renault sempre se deram bem de alguma maneira.
No primeiro ano, a Arden teve um supercarro para Heikki Kovalainen.
No segundo, foi a vez de Nelson Piquet.
No terceiro, Lucas di Grassi.
No quarto, os escolhidos foram Romain Grosjean e Ben Hanley, este último correndo na Campos. Hanley caiu fora após má performance e Lucas di Grassi entrou no lugar.
E em 2009, Grosjean novamente. O estranho é que a Campos, nos seus dois primeiros anos, era disparada a pior equipe do grid. Hoje, como Addax, é a melhor. Incrível, não?
As suspeitas de um motor mais potente na GP2 Asia em 2008 eram fortíssimas, mas nada foi provado.
De qualquer jeito, boa sorte a ele. Guia bem e anima as corridas da categoria. Categoria essa que, infelizmente, pode perder sua até então enorme credibilidade, algo que a saudosa Fórmula 3000 Internacional nunca teve.
Olha Ico, infelizmente acho que está havendo sim um favorecimento ao francês e digo mais, acho que aconteceu o mesmo com o Nelsinho Piquet na temporada de 2006, e o resultado esta aí na F1 para ser comprovado.
Em se tratando de Briattore, tudo é possivel.
Ou pode ser puro choro de perdedor.
Esse negocio de monomarca é uma grande ilusão ,sempre terá a melhor equipe ,e não é dificil o melhor engenheiro de pista + equipe mais rica + melhor piloto = disparate.
Essas categorias de base não servem hoje para mostrar quem é quem e o pior é que acabou com a renovação de projetistas ,um engenheiro antes começava fazendo F-ford passava para um F3 e chegava na F2 ou trabalhava na Cart que era multimarca .
Por isso que já faz mais de 20 anos que só Byrne ,Brawn e Newey sabem fazer carros regularmente o resto acerta ou erra a mão na sorte.
Jonny'O
Será que mais alguém aí notou que na parada do Petrov nos boxes a Addax demorou bem mais que na do Grosjean.
O Petrov estava grudado no companheiro de equipe e depois das paradas ficou bem pra trás.
Logo que vi a parada do Petrov (que parou antes do Grosjean) percebi que a equpe pareceu "não se esforçar" muito.
Como dizem. Para se vencer o camponato é preciso antes de mais nada bater o companheiro de equipe. E a Addax parece estar fazendo força para o francês conseguir isso.
Briatore? Não duvido nada que ele possa fazer isso.
Sehr gut, Ico. GP2 e F-1 são circos europeus, é muita inocência não imaginar favorecimento aos pilotos deles. Parabéns por postar isso.
Olha na boa, o Briatore nunca arriscaria a credibilidade de uma série no qual ele tem grandes interesses financeiros por conta de um piloto que quando chegou nela já tinha vaga garantida a medio prazo na F1. Agora a julgar pela tentativa de assassinato do Zuber hoje tem gente no paddock que acredita nesta ideia maluca.
E o cara bateu...que boca hein Ico!!! Rsrsrsrrs.
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