Os númerosexatos divergem, mas as informações dão contaque várias equipesnovas enviaram suasinscriçõespara a FIA visando umlugar no Mundial do anoque vem: algoentre onze e quinze novas candidatas para 2010. Apurando com o maiornúmeropossível de fontes, apresento aqui quinze das possíveis candidatas a estar na F-1 brevemente. Confira e comente!
CHANCES BOAS
CamposMeta 1 – Adrian Campos teria portrás de seuprojetotodo o estofofinanceiro do magnata mexicano Carlos Slim (Sergio Perez, da GP2, a caminho?), uma contabancáriaque Bernie Ecclestone adoraria ver na F-1. Sobre as estruturasoperacionais e técnicas, porém, poucas informações.
Epsilon Euskadi – Possui as instalações necessárias paraconstruirseupróprioFórmula 1, incluindo umtúnel de ventoparacarrosemescala e equipamentoparaproduzirpartesemfibra de carbono. Joan Villadelprat (chefe da equipe) e Sergio Rinland (diretor-técnico) possuem experiência na categoria, sãogente do ramo. Se tiverem segurançafinanceira, possuem boas chances.
Prodrive – Maisumnome de peso. David Richards já trabalhou na Benetton e na BAR, deixando boa impressão e contatos no paddock. O projeto de F-1 envolve também Tony Schulp, ex-diretor da editora Haymarket (“Autosport”) que está ajudando tanto na concepçãoquanto no financiamento do time. A possibilidade de trazer o nome Aston Martin para a categoria é outrotrunfo a seufavor.
USF1 – Favoritíssima a uma das vagas, uma equipeque demonstrou interesse de entrar na F-1 muitoantes da crisepolíticaestourar e das discussõessobretetoorçamentário se acirrarem. A base na Carolina do Norte parece sercapaz de fabricarseuprópriochassi. E a estruturafinanceira parece assegurada.
CHANCESMÉDIAS
Superfund – Contacom Alexander Wurz, umnome respeitado e de bomtrânsito no paddock. Masmuitos acreditam que a candidaturanãopassa de uma inteligentejogada de marketingparapromover a empresa de Christian Baha – que, dizem as más línguas, não honrou inteiramenteseuscompromissosquando foi patrocinador da equipe Minardi.
Lola – Tradicional nome no automobilismo, tem a estruturaparafabricarchassis e contacom a liderança de Mike Gallagher, o homemque levou à Irlanda ao título da A1GP na últimatemporada. Mas o suportefinanceiro do projeto é desconhecido e os indíciossão de que estão longe de ter uma segurançamonetáriapara uma F-1 que custe muitomais do que os propagados 40 milhões de libras.
N. Technology – Equipecombase na Itália e com uma constituição interessante de pessoas, incluindo o ex-chefe da Eurosport e o ex-diretor esportivo da equipe Trident, que corria na GP2. O time criou a Fórmula Máster, masnão tem a força e tradição no automobilismo de uma Prodrive ou Epsilon Euskadi.
CHANCESPEQUENAS
Brabham – a Formtech, empresa alemã que fornece ferramentas e máquinasparamuitostimes da F-1, já causou problemascom a família de Jack Brabham emcima da idéia de ressucitar o timecom o nome do australiano. Franz Hilmer tem o registro da Brabham Grand Prix Ltd. E contacom o ex-diretor técnico da Super Aguri, Mark Preston. Masseuprojetonão deve vingar.
Carlin – Equipe de Fórmula 3 comambições, masqueaindanão se pronunciou se está ounãoentre as candidatas. O silêncioali é total, embora muitas fontes a coloquem entre as inscritas.
iSport – O espírito de paixãoabsolutapelo esporta da equipe de Paul Jackson na GP2 lembra muito o da Williams. Mas a trupe da iSport esbarra no mesmoobstáculo: falta de grana. Se o teto for acima de 40 milhões de libras, nem vai querer uma vaga. Nosúltimos meses, Jackson declarara ementrevistasseuinteresseementrar na disputa, masnão se pronunciou depois de encerrado o prazo de inscrição se realmente a fez.
Litespeed – Pequenaequipe de Fórmula 3 britânicacujomaiortrunfo é contarcom Mike Gascoyne comolíder do projeto e diretortécnico. Trunfodiscutível, jáque o “pitbull” não é das figurasmais queridas na F-1. E na própria F-3, performance e maneira de trabalhar do timelhe renderam o apelido de “Shitespeed”. Nãoprecisafalarmaisnada.
March – Uma candidatura de renome. E só: semdinheiro, semestrutura, semchances.
Manor – Mesmocaso da Carlin: equipe de F-3 interessada, massemrecursos e semnenhumpronunciamento se está mesmo na briga.
RML – Grupo de fanáticosbritânicoscomexperiênciaemcarros de turismo e protótipos. Paixãosónãobasta.
Wirth Research – A empresa de Nick Wirth, ex-dono da equipe Simtek, está envolvida na briga. Masninguém sabe se comocandidataprópriaouapenascomo fornecedora de uma outracandidata – que pode ser a USF1 oumesmo a Lola.
RML ja disse que nao vai entrar...rumores americanos dizem que Wirth teria a Penske por traz,e a Campos estaria conversando com o Dallara para fornecer o carro. RDV
Faço minhas as palavras do Ron Groo: Desta lista toda, entram a USF1, a Campos e a Prodrive. Mas, não escondo que adoraria ver nomes de volta no paddock como a Lola, a March e a Brabham...
Também acho que a USF1 vai se arriscar ano que vem. Nossa, estas equipes estão me lembrando a F1 da década de 80 , início da de 90. Pré classificação a vista!
Estou torcendo para algumas entrarem, gostaria de ver um nome como March na F1, nem que seja como figurante.
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
8 comentários:
Parece que a familia Brabhan está até entrando com um processo contra a Formtech, li isto no Continental Circus...
Eu aposto três equipes:
A USGPE com certeza.
A Campos
A Prodrive.
As outras nem chegam a apresentar carro.
RML ja disse que nao vai entrar...rumores americanos dizem que Wirth teria a Penske por traz,e a Campos estaria conversando com o Dallara para fornecer o carro.
RDV
Faço minhas as palavras do Ron Groo:
Desta lista toda, entram a USF1, a Campos e a Prodrive.
Mas, não escondo que adoraria ver nomes de volta no paddock como a Lola, a March e a Brabham...
Abraço a todos!
Ico,
não surgiu nenhum comentário sobre uma ascensão da ART Grand Prix com o Toddynho?
Abraçøs!
Que venham mesmo!!
Estou a espera do dia 12
usf1,prodrive ou campos ou lola.O rstoé especulação, mas seri aobm que entrasse mais duas pra rolar uma pre-classficacão...
Também acho que a USF1 vai se arriscar ano que vem. Nossa, estas equipes estão me lembrando a F1 da década de 80 , início da de 90. Pré classificação a vista!
Estou torcendo para algumas entrarem, gostaria de ver um nome como March na F1, nem que seja como figurante.
Minhas candidatas são:
-Campos
-USF1
-Epsilon Euskadi
por fora, Prodrive e Lola correm por fora.
O resto, tem chance quase nenhuma.
ps: curioso o fato de terem citado a Brabham e a March, equipes chefiadas no passado por Ecclestone e Mosley, respectivamente. "Coincidência", não!?
Postar um comentário