Ontem, Max Mosley anunciava numa carta às federaçõesque se via impelido a concorrer à reeleição na FIAdiante da ameaça representada pelaFOTA. Hoje, anunciou quenão concorre, selando a pazentre as duas entidades. Suasaída do comando da FIA representa muitomais do que uma vitória de egospessoais dos senhores Montezemolo e/ou Briatore. Representa o fim de umcaminhoperigosoque Mosley queria impor no regulamentoesportivo da Fórmula 1. De acordocom as primeiras informaçõesque surgem aqui na Europa, o Mundial de 2010 não terá umtetono orçamento e possivelmente o mesmoregulamento de 2009 – se o fim do reabastecimento será mantido, istoaindanão está claro. Emtroca, as equipes se comprometeram a assinarumPacto de Concórdiaaté 2012.
O nomeforteparasuceder Mosley vocêjá leu aqui: Ari Vatanen. Deve vencer, mas não será o único a concorrernão. Michel Boeri, presidente do senado da FIA, aparece também com chances pequenas nesta disputa.
Eu disse que não acreditava que as equipes criariam um novo campeonato. A parte ruim desse acordo é que a F1 não terá um teto orçamentário. Óbviammente que eu não concordava com as regras impostas como regalias para as equipes que optacem pelo teto. Espero que as novas equipes tenham "fôlego" por mais de uma temporada.
Eu apostava num fim pareceido, talvez não com a desistencia de Mosley em concorrer.
Mas acho que isto ainda é pouco. Quem garante que o próximo presidente não seja tão intransigente quanto Mosley.
Se não me engando ninguém pensava que ele seria ainda pior que Baletre, a quem sucedeu.
Seria necessário criar mecanismos de proteção aos interesses, tanto da Fia (afinal Mosley tinha razão quanto aos entra e sai das montadoras e seus departamento de marketing) quanto das associações de equipes e pilotos.
Ou seja, tudo no automobilismo carece de um pouco mais de equilibrio politico.
Esse Bernie é um cara de pau mesmo, mais uma vez ganhou, a F1 continuará seu processo de Nascarização... De qualquer forma ele não precisava dizer que equipes como Ferrari e McLaren não podem deixar a F-1, pois o dinheiro não é tudo... e ainda citar a Brawn como uma equipe de baixo orçamento... isso já é abusar da nossa inteligência...
A questao nunca foi essa, o que ocorreu foie a briga pelo bolo F1 apos fim pacto "Concorde" em 2012, direitos de TV e reparticao de dinheiro mais equitativa para as equipes.
No fim das contas Bernard Ecclestone e a CVC(que detem 70% da F1) conseguiram continuar com o mesmo processo, e com a probabilidade de o estender ate 2014, o que quer dizer que os custos aos organizadores de corridas nao vao mudar, que o custo do bilhete para um GP nao vai mudar, e que a diminuicao de custos da F1 seguira uma descida mais gradual, mas nao necessariamente a um valor mais condizente com a economia atual...
Em suma, muito parecido como antes, com a diferenca que nao teremos o Max, e teremos mais tres equipes novas...e provavelmente a FIA conseguiu afirmar ainda a sua autoridade para definir os regulamentos. Visto que o acordo foi trabalhado entre Montezemolo, Mosley e Ecclestone entre quatro paredes, nao me parece que havera muita transparencia sobre o novo acordo, o que faz falta a muito tempo. Vamos aguardar mais noticias dos personagens envolvidos.. Ricardo Divila
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
10 comentários:
Eu disse que não acreditava que as equipes criariam um novo campeonato. A parte ruim desse acordo é que a F1 não terá um teto orçamentário. Óbviammente que eu não concordava com as regras impostas como regalias para as equipes que optacem pelo teto. Espero que as novas equipes tenham "fôlego" por mais de uma temporada.
Eu apostava num fim pareceido, talvez não com a desistencia de Mosley em concorrer.
Mas acho que isto ainda é pouco.
Quem garante que o próximo presidente não seja tão intransigente quanto Mosley.
Se não me engando ninguém pensava que ele seria ainda pior que Baletre, a quem sucedeu.
Seria necessário criar mecanismos de proteção aos interesses, tanto da Fia (afinal Mosley tinha razão quanto aos entra e sai das montadoras e seus departamento de marketing) quanto das associações de equipes e pilotos.
Ou seja, tudo no automobilismo carece de um pouco mais de equilibrio politico.
Aguardemos. Que no fim é só o que nos resta.
Esse Bernie é um cara de pau mesmo, mais uma vez ganhou, a F1 continuará seu processo de Nascarização... De qualquer forma ele não precisava dizer que equipes como Ferrari e McLaren não podem deixar a F-1, pois o dinheiro não é tudo... e ainda citar a Brawn como uma equipe de baixo orçamento... isso já é abusar da nossa inteligência...
Abraço,
Natal Antonini
No fundo era esse o objetivo desde o início, a queda de Mosley. Penso que foi a melhor saida mesmo, ele é um verdadeiro genocída do esporte.
Desconheço o passado político de Ari Vatanen, mas baseando-se em seu "pedigre" é um excelente nome!
Herbie Blash não estaria cotado também, Ico?
Burti também incluiu Jean Todt na lista de sucessão de Mad Max... Ico, o q vc acha?
abç
Bom em todos os aspectos.
Tanto pela desistência de Mosley quanto pela continuação de F1.
No fim, venceu o bom senso.
A questao nunca foi essa, o que ocorreu foie a briga pelo bolo F1 apos fim pacto "Concorde" em 2012, direitos de TV e reparticao de dinheiro mais equitativa para as equipes.
No fim das contas Bernard Ecclestone e a CVC(que detem 70% da F1) conseguiram continuar com o mesmo processo, e com a probabilidade de o estender ate 2014, o que quer dizer que os custos aos organizadores de corridas nao vao mudar, que o custo do bilhete para um GP nao vai mudar, e que a diminuicao de custos da F1 seguira uma descida mais gradual, mas nao necessariamente a um valor mais condizente com a economia atual...
Em suma, muito parecido como antes, com a diferenca que nao teremos o Max, e teremos mais tres equipes novas...e provavelmente a FIA conseguiu afirmar ainda a sua autoridade para definir os regulamentos. Visto que o acordo foi trabalhado entre Montezemolo, Mosley e Ecclestone entre quatro paredes, nao me parece que havera muita transparencia sobre o novo acordo, o que faz falta a muito tempo.
Vamos aguardar mais noticias dos personagens envolvidos..
Ricardo Divila
Só uma correção: o correto é xeque-mate.
Corrigido, Patrícia, valeu! :)
Abs
O Mr. Mosley "teria" indicado para concorrer a seu cargo Jean Todd que, segundo se comenta, tem relacionamento dificil com diversos membros da fota.
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