quinta-feira, 4 de junho de 2009

MINIATURAS – JORDAN EJ10

Já que estamos falando em equipes independentes, impossível não lembrar da Jordan, que começou pequena, mas ganhou corridas e, em 1999, até se intrometeu na briga pelo título com Heinz-Harald Frentzen. O modelo acima é o utilizado pelo alemão em 2000, justamente quando o império de Eddie Jordan começou a ruir.

Mas há controvérsias: o modelo na escala 1:43 da Hot Wheels tem na caixa e na base a inscrição “EJ10”, mas no assoalho dele, está escrito “Jordan 199” – o que seria um erro, afinal Frentzen havia disputado o Mundial do ano anterior com o número 8. Deixo a solução da dúvida com vocês, universitários: olhando os detalhes do carro (clique na imagem para ampliar), de qual modelo se trata afinal?

15 comentários:

Rocky disse...

Esse é um EJ199, meu carro favorito da minha equipe favorita. =D

Vitor, o de Recife disse...

Parece ser o EJ199 mesmo, por causa das entradas de ar. O carro de 2000 também tinha o bico mais "empinado", mas nao dá pra ver bem pela foto.

bruno mantovani disse...

as miniaturas da hot whells pecam mto pelos detalhes. Essa deve ter vindo com a inscrição errada na base, pois parece ser o carro de 99, mas com a numeração de 2000. Uma salada.
Ico, olha esse desenho, vc a curte os charutinhos: http://mantovani.zip.net/images/chris_amon.jpg

abs

Fleetmaster disse...

Isso não importa. A miniatura é linda!
Também adro este carro. Parabéns ao feliz proprietário !!!! @:)

Smirkoff disse...

É o 199 mesmo, só que com os adesivos da temporada de 2000.

lemans disse...

Concordo com os companheiros. Além do "bico" maior do ej10, há outras 2 diferenças bem visíveis: 1) os apêndices aerodinâmicos ao lado da cabeça do piloto, que existem apenas no 199; e 2) a tomada de ar acima da cabeça do piloto, que no ej10 é triangular e no 199 é arredondada (apesar do acabamento da entrada de ar na miniatura estar horrível...)

Zani (AutoZani) disse...

As características gerais como, o bico do carro, pintura, propagandas e até o número 5, coincidem com o modelo EJ10 do ano 2000. Mas, a tomada de ar do motor difere totalmente desse mesmo modelo, que tinha uma de formato triangular acentuado.
Não é facil determinar o ano com base nesses detalhes, que mudam muitas vezes de corrida para corrida.

Willian Freitas disse...

Os carros mais bonitos eram os amarelos da Jordan... Os favoritos na hora de jogar videogame.

Anônimo disse...

Olá Ico,

Me parece que esse modelo da foto é mesmo o EJ199. Eu tenho aqui o modelo EJ10 - que inclusive já lhe enviei uma foto dele - na escala 1/24 da hotwheels e a entrada de ar acima da cabeça do piloto é na forma de um triângulo, outra diferença que eu notei foi na asa traseira que no EJ10 não tem essa "extensão" que vai até a lateral da carenagem do motor.
Abraços,

Guilherme Rosa

RLPiantino disse...

parece realmente ser um EJ199... porém com os patrocinadores da temporada 2000... uma vez que a Deutsche Post começou a patrociná-los em 2000

Anônimo disse...

O aerofólio dianteiro entrega, é o modelo de 2000, mesmo. E como eu torcia pela Jordan... bons tempos.

Pablo Ocerin disse...

Essa é uma miniatura ShowCar.

As miniaturas showcar sempre têm a pintura de um ano e o formato do ano anterior.

Motivo?

Simples: Como a fôrma dos carros é a parte mais difícil de fazer, no início do ano as fabricantes lançam os carros showcar com a pintura atualizada, mas o formato antigo e ao longo do ano vão fazendo os novos modelos para lançar no fim do ano o modelo correto.
Se não fosse assim, eles perderiam muitas vendas até o modelo ficar pronto.

Herik disse...

A Hot Weels é mestre nisso. Ganhei uma Ferrari F2000 que, na verdade, era uma F399.

Arthur Simões disse...

É o 199!

A saída de ar do EJ10 era triangula,chegava a ser feio pra caramba!
A do 199 era mais convencional.

Putz,colocaram até o patrocinio da Deutsche Post!!!

Eu sempre achei que foi o patrocinio da empresa alemã a culpada pela queda da Jordan.Foi a Deutsche Post patrocinar os carros amarelos para a equipe começar a desandar...
(claro que é brincadeira hehehehe,mas faz sentido)

Valeu Ico!!!

Anônimo disse...

é um show car, carro apresentado no inicio da temporada, sendo que o carro é da temporada anterior e a pintura é da temporada a ser disputada, ou seja, um 199, da temporada de 1999 com a pintura do EJ10, da temporada de 2000, tenho um hot wheels 1:18 que é show car, carro de 2000 com pintura "bico de tubarão" de 2001... e o msm em escala 1:24 de 2000 com pintura da temporada, o msm carro com pinturas diferentes