quinta-feira, 11 de junho de 2009

MINIATURAS –TYRRELL 003

A homenagem ao aniversariante de hoje vai em forma de miniatura. O Tyrrell 003 é um dos modelos mais legais de minha coleção, feito pela Quartzo na escala 1:43. E foi com ele que Jackie Stewart levou o título de 1971.

Hoje, o escocês completa 70 anos de idade e merece todas as homenagens possíveis. Um grande piloto, um homem que fez muito pela segurança no automobilismo e também o campeão mundial que mais soube cultivar e faturar em cima da sua imagem – e não vejo nada de errado com isto.

Das oportunidades que tive de conversar com ele, Stewart sempre me impressionou por uma característica sensacional: ele faz você se sentir importante. Seja qual for o assunto, ele sorri e faz seu interlocutor se sentir como se fosse um velho amigo.

Uma vez em Monza, ficamos uns cinco minutos conversando sobre o Grand Prix Legends: ele nunca tinha experimentado o jogo, mas ouviu com interesse meu discurso de como era sensacional a simulação de um carro de pura aderência mecânica. E sorria: “yeah, it’s great when you have pure mechanical grip”, respondia, a voz numa freqüência clara e potente, acompanhada da promessa de um dia tentar jogar o GPL.

Duvido que o tenha feito, mas Jackie pelo menos me deu aquele momento marcante demais, a conversa de igual para igual com um semi-Deus das pistas.

Parabéns, Stewart!

10 comentários:

Eduardo Gaensly disse...

Um dos meus pilotos favoritos. Provavelmente por ter corrido na minha época favorita da F1 também, e mais provavelmente por ser desse jeito que você descreveu.
Legal poder discutir sobre GPL com um dos "Legends" em pessoa.

parabéns Sir Jackie! Feliz 70 anos.

Unknown disse...

É um dos meus preferidos também. Uma das coisas que mais me impressiona quando vejo-o falando, é a clareza de seus pensamentos e palavras. Parece ser um cara extremamente inteligente, além de ter sido um puta piloto.

E você Ico, é um privilegiado por poder falar pessoalmente com essa lenda.

Abraço!

António Barbosa disse...

Sem dúvida um grande Campeão, multifacetado, inteligente, um dos nomes mais marcantes do automobilismo e um gentleman.
Uma lenda viva.

Anderson Lopes disse...

Se ele desse uma volta, iria querer jogar sempre!!!

andreh disse...

Oi Ico! Eu já disse isso aqui uma vez e torno a repetir, vc é um cara feliz! A oportunidade de conviver nesse meio da F1 e conversar com essas lendas não é pra qualquer mero mortal, mas lógico, vc faz por merecer! Interessante q justamente eu estava pensando em comprar exatamente essa miniatura essa semana, agora já tenho certeza q é ela que vem pra coleção! Abraços!

Zani (AutoZani) disse...

Legal esta homenagem a Jackie Stewart, ele merece.
Stewart foi o maior adversário de Emerson Fittipaldi quando corria na Lotus e talvez poucos saibam, mas o apelido do Escocês era "O Vesgo". Porém, o estrabismo não lhe atrapalhava em nada, pelo contrario, ele enxergava muito bem o traçado das pistas que sabia planejar como somente os grandes campeões fizeram.
Torcíamos para o Emerson, é claro, mas ele mesmo reconhecia que superar Stewart não era brincadeira. Esse ficou na historia, foi um dos maiores pilotos de todos os tempos e andava muito forte sem precisar jogar sujo com os outros. Além de tudo ele sempre foi prestativo e simpatico ao dar entrevistas. Grande Stewart, vibrei muito ao assistir as corridas em que participou.

Eduardo Malheiros disse...

Falando em miniaturas e afins, a Brawn GP anunciou nesta semana que licenciou a empresa Scalextric a fabricar carrinhos da Brawn GP para autorama. Muito bacana.

Leo Menegucci disse...

Stewart já pilotou GPL. Os criadores da pista de Montjuic levaram o simulador e apetrechos para alguma corrida em que ele estava presente e o convidaram a experimentar. Parece que gostou. Tem até um vídeo na net.

Fabehr disse...

e essa Tyrrell é muito linda mesmo, top 10 de todos os tempos fácil... além de ter consagrado o campeão. abç

Raul Costa disse...

Olha o video do Jack Stewart jogando GPL (mod 69) em Montjuic

http://www.dailymotion.com/video/x219s7_montjuic-gpl-con-jackie-stewart-tv3_videogames