No próximo dia 12 saberemos qual será cara da Fórmula 1 em 2010. Neste dia, a FIA vai anunciar quais as equipes oficialmente inscritas para o próximo Mundial. Até lá, os líderes das candidatas terão sono de ansiedade como estudantes em véspera de vestibular. São muito mais nomes do que lugares disponíveis.
De uma forma geral – mas sempre atento para uma surpresa desagradável de última hora – saúdo com gosto esta nova cara da F-1. Um grid maior pode trazer de volta nomes com história na categoria (vencedora, como a March, ou inglório, como a Lola), no automobilismo (Prodrive), chefes de equipe jovens e ambiciosos (Adrian Campos, Alexander Wurz). Enfim, uma chacoalhada necessária no cenário de clube exclusivo e milionário liderado pelas montadoras, mas que tomou um choque com o episódio Honda e todas suas conseqüências.
Mais do que isso, as novas vagas abrem chances maiores para o surgimento de novos valores: pilotos como Bruno Senna, Lucas di Grassi, Pastor Maldonado; engenheiros competentes e projetistas talentosos que jamais conseguiram espaço no palco apertado atual, cujo espaço era (e é) defendido a unhas pelos poucos nomes que vivem em evidência.
Vale lembrar que toda essa gente, Adrian Newey, Ross Brawn e etc, começou em equipes pequenas e independentes, antes de galgarem seus degraus na base de um trabalho criativo e competente.
Sejam bem-vindos, novos nomes!
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8 comentários:
Bom para os brasileiros.
Rubens - Desenvolve carros como ninguém na F-1, ainda que não os leve a vitória.
Di Grassi - Boa reputação em desenvolver carros e experiência com testes na Renault. Além de ser um piloto rápido.
Senna - Atrai patrocínios.
Piquet - Experiência e o dinheiro do Piquet pai.
Com a volta da pré-qualificação teremos mais equipes e mais vagas...
Se bobear até o Diego Nunes belisca uma vaguinha na F1.
Ou já é ir longe de mais???
Não consigo imaginar nem metade deste povo todo no grid da Austrália. Alías não vejo nem eles chegando lá. Apenas alguns...
Essa nova configuração que a F1 começa a desenhar para 2010 me faz acreditar que, de certa forma, a categoria está "procurando no retrovisor" uma "saída" para o futuro.
Acho que a Prodirve, USABCDEFGPE dos americanos estão garantidos. A terceira vaga é pode pintar pra Campos ou pra Lola. As outras, sei não elas não tem nem projeto de carro
Mas vai ser legal ter 13 equipes e 26 carros. Mais justo ter mais vagas na categoria principal, já que há tantas categorias de acesso...
A idéia do teto orçamentário é excelente... mas daí ter dois regulamentos dependendo de quanto dinheiro você tem, que é o problema. Se for pra ter 2 regulamentos pra poder baixar os custos, prefiro muito mais deixar do jeito que ta. Sou a favor de um teto, mas apenas um regulamento... por favor... F1 não é LeMans!
Só vou acreditar nessa história toda quando esses carros estiverem na pista. Antes disso, acho tudo uma grande cascata.
Barrichello 2010 !! rsrs
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