terça-feira, 2 de junho de 2009

NOVAS CARAS, NOVA F-1

No próximo dia 12 saberemos qual será cara da Fórmula 1 em 2010. Neste dia, a FIA vai anunciar quais as equipes oficialmente inscritas para o próximo Mundial. Até lá, os líderes das candidatas terão sono de ansiedade como estudantes em véspera de vestibular. São muito mais nomes do que lugares disponíveis.

De uma forma geral – mas sempre atento para uma surpresa desagradável de última hora – saúdo com gosto esta nova cara da F-1. Um grid maior pode trazer de volta nomes com história na categoria (vencedora, como a March, ou inglório, como a Lola), no automobilismo (Prodrive), chefes de equipe jovens e ambiciosos (Adrian Campos, Alexander Wurz). Enfim, uma chacoalhada necessária no cenário de clube exclusivo e milionário liderado pelas montadoras, mas que tomou um choque com o episódio Honda e todas suas conseqüências.

Mais do que isso, as novas vagas abrem chances maiores para o surgimento de novos valores: pilotos como Bruno Senna, Lucas di Grassi, Pastor Maldonado; engenheiros competentes e projetistas talentosos que jamais conseguiram espaço no palco apertado atual, cujo espaço era (e é) defendido a unhas pelos poucos nomes que vivem em evidência.

Vale lembrar que toda essa gente, Adrian Newey, Ross Brawn e etc, começou em equipes pequenas e independentes, antes de galgarem seus degraus na base de um trabalho criativo e competente.

Sejam bem-vindos, novos nomes!

8 comentários:

Anônimo disse...

Bom para os brasileiros.

Rubens - Desenvolve carros como ninguém na F-1, ainda que não os leve a vitória.

Di Grassi - Boa reputação em desenvolver carros e experiência com testes na Renault. Além de ser um piloto rápido.

Senna - Atrai patrocínios.

Piquet - Experiência e o dinheiro do Piquet pai.

Arthur Simões disse...

Com a volta da pré-qualificação teremos mais equipes e mais vagas...
Se bobear até o Diego Nunes belisca uma vaguinha na F1.
Ou já é ir longe de mais???

Ron Groo disse...

Não consigo imaginar nem metade deste povo todo no grid da Austrália. Alías não vejo nem eles chegando lá. Apenas alguns...

LeandroSpectreman disse...

Essa nova configuração que a F1 começa a desenhar para 2010 me faz acreditar que, de certa forma, a categoria está "procurando no retrovisor" uma "saída" para o futuro.

Marcos Antonio disse...

Acho que a Prodirve, USABCDEFGPE dos americanos estão garantidos. A terceira vaga é pode pintar pra Campos ou pra Lola. As outras, sei não elas não tem nem projeto de carro

Mas vai ser legal ter 13 equipes e 26 carros. Mais justo ter mais vagas na categoria principal, já que há tantas categorias de acesso...

Williams Gonçalves de Farias disse...

A idéia do teto orçamentário é excelente... mas daí ter dois regulamentos dependendo de quanto dinheiro você tem, que é o problema. Se for pra ter 2 regulamentos pra poder baixar os custos, prefiro muito mais deixar do jeito que ta. Sou a favor de um teto, mas apenas um regulamento... por favor... F1 não é LeMans!

Herik disse...

Só vou acreditar nessa história toda quando esses carros estiverem na pista. Antes disso, acho tudo uma grande cascata.

LeoSeixas disse...

Barrichello 2010 !! rsrs