O pilotomaisjovem a correr na Fórmula 1 não encontrou nenhumcomitê de boas vindasem Hungaroring. As críticas a Jaime Alguersuari vieram de quasetodos os lados. E paraque fique claro: o problemanem é tanto a idade, mas sua experiência limitadíssima com um bólido desses. O espanhol só fez uma exibiçãoem Portugal e dois testes aerodinâmicos, nos quais só se anda emlinhareta.
“O problemamaior é queelenunca andou num carro desses. É umrisco, principalmenteparaele, que pode se queimar. Acho errado. Poderiam ao menosterfeitoumtreinoparaver se ele é capaz de fazer uma corrida de Fórmula 1”, foi o que disse Felipe Massa na entrevista de hoje.
O australiano Mark Webber foi outroque criticou a opção da própria Red Bull emjácolocar o garoto na categoriaparair acumulando experiência. “Eunão acho que a F-1 deveria servircomo uma escolapreparatória. Quemchegaaqui é porque deveria estarpronto”, atacou.
Encarei uns bonsminutosdebaixo de solfortejunto do Felipe Motta da Jovem Pan paraquestionar Alguersuari sobre as críticas e quero destacaraqui algumas impressões. Emprimeirolugar, o garoto é bastanteinteligente, atendeu a imprensacomdesenvoltura e mostrou dominar os idiomas italiano e inglêsperfeitamente (além, claro, do espanhol).
Depois, demonstrou segurançadiante de tantafalta de confiança nas suascapacidades. “Comopilotojá demonstrei quem sou e que sei porondeir. Merestaacumular quilometragem que o resto (o respeito) vem sozinho”, falou ele.
Algumas consideraçõesfinais. A primeira: o últimopiloto a causartantapolêmica ao entrar na Fórmula 1 foi Kimi Raikkonen. Claroquesãocasosdiferentes, o finlandês teve muitotempoparatestar. Masvale o registro.
A segunda: ao mesmoque a Red Bull apostamuitoemseusucesso, muitagente no automobilismoque teve contatocomelenãovênada de especialali. Quando testou na GP2, Alguersuari andou entre os últimos.
A última: Nelsinho Piquet destacou na entrevistaconoscohojeaquiem Hungaroring queespera uma Toro Rosso muitoforte. “O carro vai estarigual o da Red Bull”. Na equipe, comenta-se emumganhoenorme, que pode ficaremsete, oitodécimos de segundoporvolta. Imagine se o garoto, que chegou cheio de desconfiança, fizer tudocerto e pontuarlogo na estréia?
É. Vai ser uma estréia daquelas de se acompanhar de perto. Eu, quenão estarei na pista, vou sermais condenscendente: bienvenido, Jaime!
Confira abaixo a conversainteiracom o polêmico Alguersuari.
6 comentários:
Anônimo
disse...
Certo o Webber. Quem chega lá já tem que saber tudo. Não é escola. Ridículo quem fica dizendo que o cara tem de aprender, adquirir experiencia. Os bons já chegam detonando e os não tão bons ficam adquirindo experiencia a vida inteira. Se não aprendeu desde o kart até a GP2, não é na F1 que vai conseguir. Luiz Eduardo Curitiba
tb concordo com o Webber quem só andou de F1 em linha reta, isso pode ser perigoso, se ele largar na meiuca do grid, pode ocasionar um acidente... Mas torço pra que não aocnteça isso, boa sorte ao Alguersuari...
Ico, também vale lembrar que Kimi mostrou espantosa velocidade e facilidade naturais desde o primeiro dia de testes na Sauber. não fosse uma exceção. Peter Sauber não teria insistido em fazê-lo correr logo. A não ser que o chefe suiço também estivesse amarrado à uma situação de patrocínio que o obrigasse a isso. Disso não sei, mas daqui de fora, não confia 100% nas declarações de ninguém da F1, há muitos anos... Também, hoje em dia a atuação dos engenheiros em tempo real durante a corrida nunca foi tão intensa. Concluir as primeiras provas é tarefa obrigatória (sempre foi, vendo com bom senso) mas hoje acho que é um pouquinho mais fácil realizar isso. grande abraço
A F1 é engraçado. Proibiram os testes, e querem o que? como é que um piloto adquire quilometragens com um F1 agora? Felipe Massa tá falando isso porque quando ele entrou tinham testes, pilotos de testes e etc. Com a proibição, a FIA é que se responsabiliza, na minha opinião, em situações como essa, porque essa é a única forma de um piloto novato estar na categoria nesse momento! Proibir os testes foi um grande erro, em minha opinião.
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
6 comentários:
Certo o Webber. Quem chega lá já tem que saber tudo. Não é escola. Ridículo quem fica dizendo que o cara tem de aprender, adquirir experiencia. Os bons já chegam detonando e os não tão bons ficam adquirindo experiencia a vida inteira. Se não aprendeu desde o kart até a GP2, não é na F1 que vai conseguir.
Luiz Eduardo
Curitiba
tb concordo com o Webber quem só andou de F1 em linha reta, isso pode ser perigoso, se ele largar na meiuca do grid, pode ocasionar um acidente... Mas torço pra que não aocnteça isso, boa sorte ao Alguersuari...
Não sei não hein....
Talvez não seja um "Deletraz hispanico",mas qe vai ficar a uns dois segundos do ultimo colocado,isso eu acho que vai...
Ico, também vale lembrar que Kimi mostrou espantosa velocidade e facilidade naturais desde o primeiro dia de testes na Sauber. não fosse uma exceção. Peter Sauber não teria insistido em fazê-lo correr logo.
A não ser que o chefe suiço também estivesse amarrado à uma situação de patrocínio que o obrigasse a isso. Disso não sei, mas daqui de fora, não confia 100% nas declarações de ninguém da F1, há muitos anos...
Também, hoje em dia a atuação dos engenheiros em tempo real durante a corrida nunca foi tão intensa. Concluir as primeiras provas é tarefa obrigatória (sempre foi, vendo com bom senso) mas hoje acho que é um pouquinho mais fácil realizar isso.
grande abraço
Teve um cara que sentou em um F1 ,não conhecia a pista e mandou bem.
Isso foi em Spa em 1991.
A F1 é engraçado. Proibiram os testes, e querem o que? como é que um piloto adquire quilometragens com um F1 agora? Felipe Massa tá falando isso porque quando ele entrou tinham testes, pilotos de testes e etc. Com a proibição, a FIA é que se responsabiliza, na minha opinião, em situações como essa, porque essa é a única forma de um piloto novato estar na categoria nesse momento! Proibir os testes foi um grande erro, em minha opinião.
Postar um comentário