sábado, 25 de julho de 2009

NOTÍCIAS SOBRE MASSA

Imaginem só a correria que foi o trabalho de hoje. Um dia daqueles que valem um ano de aprendizado em qualquer faculdade. Na reação imediata após o acidente com Felipe Massa, captada pelas câmeras de tevê nas expressões de Rob Smedley e dos fiscais de pista, deu para perceber que o quadro era sério. Nessas horas, é importante correr atrás das informações com calma e apurar com responsabilidade. E foi de maneira natural e tranqüila que os jornalistas brasileiros presentes em Hungaroring criaram uma frente de trabalho, se ajudando para não correr o risco de informar errado.

Neste exato instante, às dez para uma da manhã em Budapeste, o quadro clínico de Felipe Massa é estável. Ele sofreu um corte profundo na testa, uma pequena fratura do osso frontal do crânio e uma leve concussão cerebral. Perguntado se houve alguma lesão cerebral, o médico do hospital militar em Budapeste respondeu apenas “slightly” (“muito leve”). Sobre a questão se ele corria risco de morte, sua resposta foi “é cedo demais para responder isso”. Ouvi a gravação da entrevista, colhida pelos colegas que acompanhavam tudo na porta do hospital.

Responsabilidade foi o que faltou para o jornalista da Associated Press. Ele, que não estava no hospital, publicou uma notícia em tons alarmantes que se espalhou rapidamente. O assessor de imprensa da Ferrari foi cobrá-lo indignado e a discussão quase resultou em briga. No final do dia, a AP retificou a nota.

A operação para a retirada de um fragmento ósseo foi bem-sucedida. O processo de colocar Felipe Massa em coma induzido é o procedimento padrão nestes casos. Agora, ele está tendo todas as atividades cerebrais monitoradas por uma junta de médicos de um dos melhores hospitais da Europa. Em observação. Caso surja qualquer tipo de complicação, eles possuem os meios mais modernos possíveis para buscar combatê-la imediatamente.

O próprio médico particular de Massa, o doutor Dino Altmann, conversou com os profissionais que o atenderam e deixou claro que todo o procedimento foi feito de forma perfeita e que os sinais são positivos. Livio Oricchio, do Estado, conversou com ele e a informação relativa ao trauma craniano é que sua classificação na escala Glasgow é 14, ou seja, leve. Agora é aguardar para ver como o organismo do piloto continuará reagindo.

Antes de encerrar um dia marcante, queria agradecer a retaguarda mútua de vários colegas. De todos os que estavam aqui, Tatiana Cunha, Felipe Motta, Livio Oricchio, Mariana Becker e todo o pessoal da Globo. Também à produção da Rádio Bandeirantes, tantos nomes que não dá nem para citar, mas que foram ágeis para me manter informado de tudo o que acontecia e de completar o quadro levando ao ar gente como o doutor Altmann ou o sempre eficiente Marcio Fonseca, assessor de Massa no Brasil. E, para encerrar, ao Fred Sabino do Lance e ao Bruno Vicária do Tazio, pelo apoio, força e paciência em saber aguardar a informação correta numa hora em que isso é mais importante do que nunca.

Amanhã, voltamos!

20 comentários:

Jayme Freitas disse...

Parabéns, Ico, pela responsabilidade adotada no tom certo para nos repassar notícias sérias e sem conotação sensacionalista. Esse é o exemplo de jornalismo a ser seguido.

LeandroSpectreman disse...

Precisamos de jornalistas assim (com ou sem diploma); que entendam a gravidade de uma situação dessas, mas que, acima de tudo, não "briga com a notícia" e não faça "considerações" no momento em que buscamos informações. Parabéns e obrigado!

Edgar disse...

Parabéns Ico, por passar notícias com responsabilidade, realmente dias como este que vc passou vale mais que uma faculdade de jornalismo, que vc consiga tirar o máximo de proveito de tudo isso.
Agora voltando a vaca fria, vc acha mesmo que o Alonso conseguiu a pole na pista, ou foi uma descisão do Bernie?
Abraço!!!

Unknown disse...

Força Felipe!

Becken Lima disse...

Fantástico report, Ico. parabéns pelo trabalho, como sempre competente.

Rianov disse...

Me inspiro em você meu caro.
Você é o melhor!

Parabéns!

R/T disse...

Fala Ico !

O Doutor falou algo sobre o estado das demais partes dele, tipo pescoço, lhos (aquela imagem da palpebra é forte demais, aquele corte) torax, se está tudo em ordem ?

Te faço essa pergunta porque estou muito ansioso, depois disso ai praticamente não comi nada solido, de tanta angustia

Abraço

marcmay disse...

Excelente post Ico. Foi o melhor relato doq esta acontecendo por ai. A noticia da AP foi muito diferente doq outros canais mostravam... No entanto uma informaçao que vi no site da BBC ainda nao apareceu em outros lugares, alem da fratura no osso frontal, o massa esta tbm com fratura na base do cranio? Ao menos e oq esta na BBC...

Arthur Simões disse...

Em dias como esse deve dar um baita prazer em ser jornalista.

Eu já estou passando da hora de decidir qual carreira seguir,e depois de acompanhar o dia todo as noticias sobre o acidente,seja na tv,na internet ou no rádio,chego até a pensar em fazer jornalismo...

Parabéns Ico!

Will disse...

"E foi de maneira natural e tranqüila que os jornalistas brasileiros presentes em Hungaroring criaram uma frente de trabalho, se ajudando para não correr o risco de informar errado."

Disse bem: os jornalista aí presentes, porque aqui no Brasil os "reprodutores da AutoSport" e outras fontes européias deram um show de como não se deve fazer uma cobertura tão importante como essa.

Unknown disse...

Oi Ico, este post é motivo de muito orgulho, você está de parabéns!!!

GURI

Brun@ disse...

Ótimo post Ico, passou a informação com a responsabilidade necessária, já que teve cada um falando o que queria sem apurar os fatos.

Valeu pelas informações. Nesse desencontro todo fiquei meio confusa, mas você também passou a escala do coma do Felipe, algo que ninguém tinha citado (ou eu tinha lido) antes. Fico mais calma em saber disso.

Continue assim =D

Emerson disse...

Parabéns Ico pelo excelente trabalho!

Agora minha opinião sobre tudo isso, tem tanta informação desencontrada e como as pessoas reagem a ela sem averiguar tal notícia.

Para mim, pelas informações que vejo e conclusão que tiro é, a grande maioria faz uma tempestade num copo d´água. Foi um acidente forte? Foi! Ele ficou desacordado no momento, mas depois foi recobrando os sentindos, a equipe médica prestou os primeiros exames e para um melhor atendimento foi encaminhado para o Hospital. Foi feita a cirurgia, correu tudo bem, agora é aguardar ele acordar! Simples.

Como no Box, não entendo muito bem do esporte, mas sei que qdo o atleta é nocauteado ele deve ficar em observação, pois já aconteceu caso de o atleta falecer horas depois da luta qdo se pensava que estava tudo bem.

Amanhã ele acorda bem e as próximas semanas vai se recuperando. O Felipe está sendo muito bem cuidado.
Não gosto do sensacionalismo que esse acidente se tornou.

Essa é a minha opinião.

[]'s

SALOMA disse...

Sem muito o que dizer...apesar de uns blogueiros estarem fazendo piadas medonhas com a situação! Boa Ico e quanto ao filme por vc perguntado, gostei, mas o final ficou devendo! E Kimi será o Davi na Hungria amanhã...

SAVIOMACHADO disse...

Ico. Hoje eu fiquei muito chateado com tudo que aconteceu.
Não quero ter que repetir tudo que já falei nos comentários que fiz em outros blogs.
Estou passando por aqui por indicação do Speeder. Muito bom seu post.
Um grande abraço.
SAVIOMACHADO

Paulo Cunha disse...

Parabéns, excelente trabalho

Unknown disse...

ico ,que nota centrada e bem feita, a gente fica tranquilo com isso. obrigado

a escala de Glasgow é sobre 15 pontos, se alguem não sabe, e mede o grau de consciência.

Nanas disse...

Valeu pelo esclarecimento, Ico!

E você apareceu bem na BBC durante a entrevista com o Bernie na saída do hospital!

Anônimo disse...

Ico !
Um escalrecimento se faz necessário: de onde veio o objeto ? Não há nenhum carro num raio de, digamos 500, metros para que aquilo viesse em tal velocidade em direção ao carro...pode parecer ingênuo mas não poderia ter vindo, possivelmente, - ou melhor - caído do helicóptero que fez , como há muito não se fazia, as tomadas aéreas , quicando sobre a pista ?
Ricardo Diniz

Pinheirinho disse...

Força Felipe!!!
Estamos com você. Fica a minha torcida e a minha oração. Que a sua recuperação seja plena.
Que Felipe Massa volte a correr logo.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com