terça-feira, 15 de setembro de 2009

LOTUS PARAGUAIA

Não vou comemorar a volta do nome Lotus à Fórmula 1 porque esse arremedo de time que está se formando não tem nada a ver com o time de Colin Chapman. É a junção do projeto da Litespeed (apelidada no automobilismo inglês de “Shitespeed” e que não havia passado na concorrência inicial de novas equipes da FIA) com um grupo de investidores malaios. Tem Tony Fernandes no comando. E Mike Gascoyne como diretor-técnico – um fator que condenaria o time ao fracasso a médio prazo, massempre a chance de mandá-lo embora depois de um ano, muitas das equipes do grid fizeram isso. A notícia, em si, é péssima.


O anúncio da FIA foi um banho de água fria na turma de Hinwil. Peter Sauber estava na batalha para manter sua fábrica viva na Fórmula 1 e chegou a conversar com esse mesmo grupo de malaios, sem sucesso. Agora, essa “Lotus” tirou o lugar dele dentre as 13 equipes do grid, mas a entidade reguladora deixou em aberto a chance de haver uma 14ª vaga. Está, na verdade, angariando o máximo possível de times, porque sabe que uma ou algumas agremiações não vão resistir ao inverno europeu e cairão fora.


Se esse processo de busca por novas equipes fosse realmente técnico, organizações sérias e com estruturas prontas, como Prodrive e Epsilon Euskadi, seriam as primeiras a serem aceitas. A própria Sauber deveria ter recebido mais apoio para sobreviver. Mas a administração atual do esporte sofre de uma crônica falta de bom senso e está jogando o esporte mais e mais para o buraco. O anúncio público de imunidade a Nelsinho Piquet e Pat Symonds antes de que o julgamento aconteça é algo ridículo do ponto de vista jurídico e serve para preparar a opinião pública para a decapitação de Flavio Briatore (não que ele não mereça, mas a base do Direito é que a justiça é igual para todos. Na Place da Concorde em Paris, não é).


E assim caminha a Fórmula 1 para 2010, com um punhado de equipes sérias apoiadas em um remendo de times-fantasmas que lutarão para sobreviver. Com direito a uma Lotus com gosto de uísque paraguaio. Interessante como a gente sempre erra quando acha que chegou ao fundo do poço.

16 comentários:

Leonardo disse...

Caro Ico,

Sobre o espólio da BMW, foi publicado um press release hoje na intranet da BMW - ela já tem um futuro definido!

BMW Group Aktuell
BMW AG erzielt Einigung mit Investor über Verkauf des BMW Sauber F1 Teams
15.09.2009
Die BMW AG hat mit Qadbak Investments Ltd einen Käufer für das BMW Sauber F1 Team gefunden.


Die BMW AG ist erfreut darüber, einen Käufer für das BMW Sauber F1 Team gefunden zu haben. Qadbak Investments Ltd, eine in der Schweiz ansässige Stiftung, die die Interessen von im Mittleren Osten und in Europa ansässigen Familien vertritt, hat sich mit der BMW AG über einen Kauf des in Hinwil ansässigen Teams geeinigt. Der Vertrag wurde heute, am 15. September 2009, unterzeichnet.

Damit konnte ein starker Investor für das Team am Standort Hinwil gefunden werden. Qadbaks Interessen bezüglich des Formel-1-Teams werden von dem Schweizer Lionel Fischer vertreten.

BMW wünscht sowohl Qadbak als auch dem Sauber Team viel Erfolg für die Saison 2010 und darüber hinaus.

ba disse...

Ico, fica tranqüilo porque eles tiram o time no meio da temporada. Aí queima filme da F-1, do Bernie, da FIA...

Daniel Médici disse...

Ico, não seria Tony Fernandes o nome do dirigente? Se bem que o sobrenome colocado até que caía bem nesse cara...

Fleetmaster disse...

Ico, perguntinhas:
Em tempos de escândalo, a história de usar um nome como o da Lotus, não seria uma forma de dizer aos fã "os bons tempos estão de volta" ?
SAbemos que ela nada tem a ver com "aquela Lotus de Emerson e Senna" , mas por usar o mesmo nome, os números desta nova equipe entrarão nas estatísticas "daquela Lotus" ?
[]´s
André

Daniel Médici disse...

Ico, pelo que pude checar, Tony Teixeira, empresário sul-africano promotor da A1 GP, não está nesse projeto. Quem está é Tony Fernandes, proprietário da AirAsia, que atualmente estampa seus logos na Williams. Confirma?

Diogo Guilherme disse...

É de facto Tony Fernandes e não Tony Teixeira.

Diogo Guilherme disse...

E a Sauber já tem um comprador, Qadbak Investments, uma fundação Suiça podendo assim ocupar a 14ª vaga que se espera que vai abrir.

zamborlini disse...

ico
flando um pouco sobre a foto do post posso dizer que é clark no eua1967. o detalhe interessante é que por causa do frio nos treinos, clark usou um pull-over sobre o macacão. imagine uma atitude destas nos dias de hoje.
abraços
zamborlini

plastimodelismobrasil disse...

Oi Ico,

Relaxa cara, como você mesmo disse, alguém pode não resistir às férias de fim de ano. E sabemos que pode muito bem ser a Renault. A saída da Renault seria ruim pq alguma história ela carrega, mas Peter Sauber é um grande reforço ao ambiente. E tem espírito de competidor, ao contrário da Renault.

Abs
RodrigoBM

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Daniel e Diogo, confundi mesmo de Tony, falha minha. Valeu!

Abs

Fernando Mayer disse...

Bom dia Ico.

Na verdade estou um tanto quanto confuso sobre o que pensar neste caso do "retorno" da Lotus na próxima temporada. Mais vai que de repente eles conseguem o mesmo feito da Brawn GP em que ninguém apostava nada no início desta temporada e está aí detonando tudo e todos.
Não sei isso não está meio estranho assim como esta história destas outras novas equipes que pelo que houvi falar não pagaram até agora as primeiras parcelas dos fornecedores de equipamento.
Vamos ver o que vai dar...
Só espero que estes investidores tenham respeito pela maravilhosa trajetória da Lotus na F1 que apesar do seu fim melancólico (tendo feito aquela parceria com a Pacific(!) em 1995) nos trouxe episódios memoráveis desde que o Mister Colin Chapman a criou e é um nome que é sinônimo de Vitória .

Um Abraço a todos

Gustavo Lucena disse...

Ico, essa "nova Lotus" não poderia estar apostando na retirada da equipe Renault e com isso ela compraria os projetos dela para 2010?

António Barbosa disse...

Ico falando apenas do pormenor do anúncio público da impunidade de Nelsinho e Pat Symonds agora você falou tudo : é juridicamente ridiculo.
Eu sou Advogado e nunca vi em lado algum aquele que comete um crime saber de antemão que não vai ser punido apenas porque colaborou, apenas já vi atenuações de pena para arrependidos e nunca exclusões de culpa, é uma vergonha do Sr. Mosley que devia ser denunciada internacionalmente, uma prepotência e uma instrumentalização de meios legais inaceitável.

Anônimo disse...

Caro Leonardo;
Tirando meu Sânscrito, Aramaico e Maia, estou um pouco enferrujado nas demais línguas.
Será possível que Você possa traduzir o que está escrito no que você postou do site da BMW?
Agradeço

Carlos K. disse...

Gracias a la mala fama que tiene mi Pais con las falcificaciones, ganamos una escuderia de formula 1

Que bueno, Paraguay con equipo propio: Lotus Paraguay jajajaj

PD; Ico, siempre leo tu blog y es estupendo - abrazos

marconi disse...

Lamentavel... uma escuderia tão importante como a Ferrari não merecia ter seu nome vinculado a um bando de aventureiros.