domingo, 18 de outubro de 2009

BUTTON CAMPEÃO

O que parecia improvável, pelo grid, acabou acontecendo: Jenson Button deixa Interlagos como o campeão da temporada 2009 da Fórmula 1. O inglês fez uma grande corrida, agressiva, para merecer o título sem depender dos adversáriosnem precisaria, o desempenho geral do carro tirou de Rubens Barrichello a chance de uma colocação significativa. Mas foi bonito ver a festa da Brawn, a maneira amigável com que o brasileiro festejou o título do companheiro de equipe. E principalmente a alegria incontida de Jenson Button, que pode não ser o piloto que mais brilha dentro das pistas, mas é um cara muito legal, sem arroubos de estrelismo ou coisas do gênero.


Eu gostei da corrida, cheia de lances para ver, rever e comentar: a confusão na primeira volta, o incêndio nos boxes, o corridão que fez Lewis Hamilton, a estréia marcante (em vários sentidos) de Kobayashi. E tem muito mais para falar no “Credencialque vai ao ar amanhã, como o mercado de pilotos e a transmissão de fôlego da equipe do Grupo Bandeirantes de Rádio. Assunto o suficiente para a edição mais longa do ano. Conto com os comentários de vocês!

58 comentários:

Tarcisio disse...

Tô bem pra baixo com a falta de desempenho do Barrichello. Qualquer "coisinha" ele fica sendo o mais lento da pista, e não consegue mais recuperar o rítmo. Vários vezes aconteceu isso no ano, e fica complicado. Volta do pit, um pouco mais pesado, e pronto, lentidão. Ano que vem essa variável já muda um pouco....

Acho que Button matou mais uma vez em Interlagos, correu pra vencer a corrida, e não vi ele tendo problema de rítmo de corrida.

Ariclenes M. Costa disse...

Incrivel o Kobaiashi segurando Button e colocando Nakajima em seu devido lugar... Sinceramente vibrei com o japa!

Kico disse...

O Button mereceu o título. Quando estava na frente soube se manter. Vindo de trás, fez ultrapassagens importantes e arrojadas, principalmente nas fases iníciais de várias corridas. Teve sorte também, mas foi o piloto do ano. Rubinho, parabéns. O Buemi tá indo bem, Kimi fazendo milagre, Kobayashi show. Foi um fim de semana digno de Interlagos.

Bruno A. disse...

Merecido titulo de Button, assim como merecido o título da Brawn. Agora é trabalhar duro pra fazer o Vice do Rubens em fechar o ano com resultados impecáveis.

E o Kobayashi! que belo cartão que ele deixou hoje, hein. Passe dele deve ter valorizado um monte depois dessa corrida.

michaelschumacher disse...

Quero saber mais sobre Kobayashi. Dá para avaliar que será o melhor piloto japonês que já esteve na F1 apenas com uma corrida? O que o pessoal do paddock comentou sobre o japa? Tem lugar garantido para 2010?

PS: Webber jogou minha teoria patética e ridícula dos pinos da sua perna por terra. :)

Larissa

Marcelle Costa disse...

ico, o hamilton foi muito ajudado pela entrada do safety car não foi?
E não foi o buton que disse esse ano, segunda a imprensa, que ele se acha o melhor piloto da historia, ou foi só brincadeira dele?

Carlos Colangelo disse...

Ico,

Pergunta pro credencial: tem alguma explicação técnica pro Button ser superior ao Rubens no ritmo de corrida? Pego como exemplos os GPs da Espanha, Alemanha, Japão e Brasil. Nessas corridas o Rubens fez o primeiro stint da prova na frente do Button, mas depois ou foi superado ou permitiu ao parceiro tirar uma diferença considerável...

Sds,

Carlos

LeandroSpectreman disse...

Foi uma corrida com boas disputas. Até o Kobayashy fez ótima prova, mostrando personalidade.

Pergunta:
Teve alguma repercusão negativa toda aquela demora do treino oficial em função das condições da pista de Interlagos? Foi tanta chuva assim ou o tipo de relevo do autódromo também contribui pra isso? Alguma crítica da imprensa internacional quanto a isso no sábado?

ED disse...

Ico, o melhor do GP Brasil foi o Sr galvao bueno elogiando o piloto da perua de segurança da FIA, segundos antes dele rodopiar no S do senna..
Vc viu isso? kkkkk
Quanto a corrida, acho que pra min ficou claro que a pista de interlagos privilegia bastante a estratégia, visto que o ritmo de corrida de todos os carro foram bastante parecidos com mesmo nivel de combustivel.
Parabéns pela cobertura, fiz questão de acompanha-lo pela radio.

Anônimo disse...

Estou sendo repetitivo, mas..

Interessante o desempenho do Kobayashi neste GP do Brasil.

Se a gente olha para os pilotos que entraram no meio do campeonato, portanto sem treinos, o japonês se saiu muito bem! Seria uma "corrida de exceção" ou "sorte de principiante (ou melhor estreante)"?
Outro que também vai bem é o polissilábico Alguersuari. Não faz besteira e anda até bem. O mesmo não se pode dizer do Grosjean!

A dupla da Toro Rosso para 2010, sendo mesmo Buemi e Alguersuari, é uma dupla promissora. O que você acha dessa dupla?

abraço,
Renato

Marcos Antônio Filho disse...

Ico, são duas perguntas: Button ainda não assinou com a Brawn, eleé cotado pra outra equipe? e o Barrichello será anunciado quando como piloto da Williams?

abs e parabéns pela excelente cobertura do GP!

Arthur disse...

Bela corrida.As duas primeiras voltas já foram melhores que muitas corridas.

-Ico,muitos dizem que Button foi o campeão mais "chocho" da história.Mesmo com seu começo de ano avassalador,também tenho a mesma opnião.E você?

-O que foi aquele chelique do Trulli?!?!
Mesmo se tivesse com a razão já seria ridículo.Mas quem fez a besteira foi ele.Ou não?(será que Sutil ganhou o rótulo-errôneo-de chincane ambulante?)

-O que podemos esperar da última corrida do ano?E o que pode acontecer até lá?

Valeu Ico!!!

prperalta disse...

Boa corrida, emoções diversas na medida exata. Foi melhor na primeira parte, mas o restante também foi bom.
Mas vamos ao mercado: Equipe Campos, o que se fala sobre ela nos bastidores? Seus pilotos? O comentário que se lê é que seriam Piquet e Senna, se for é uma boa jogada de marketing, apesar de que o Piquet já tem alguma experiencia, mas o Senna, sei não...
E a Schin patrocinando a prova na Globo e o que apareceu foi o logotipo da concorrente Itaipava? Grande sacada da agencia da Itaipava.

Joan Amato disse...

Button fez por merecer, apesar de meio apagado na 2a metade da temporada. Agora, eu acho incrível a capacidade de se lamuriar que o RB tem. Acho que ele traz esse ranso de tantos anos, que se acostumou. Parece que atrai. Quando as coisas não tavam saindo do jeito dele, ainda comentei com amigos "ele vai reclamar de alguma coisa". Não deu outra: a roda traseira esquerda. O pensamento dele atrai tanto isso, que o coitado do pneu até estourou.
Eu não gosto do RB. Nunca gostei. Quando o Brasil mais precisava de um ídolo (mesmo que não fosse campeão), ele tirou o pé e deixou o alemão passar. Isso acabou com a imagem dele. Não sou fanática, mas achei aqueilo de uma falta de hombridade imensa... Enfim, são "cláusulas contratuais".
E não houve briga Button e Rubinho. Sempre houve o Button. Porque, se essa briga fosse real, RB não teria se comportado como 2 piloto no início da temporada. teoricamente, ele tinha o mesmo carro. Agora, vettel, é outra história...
Parabéns, Button. Parabéns, Brawn.

Raul disse...

O kobayashi foi muito bem contra o nakajima no S mas naquela saida de box acho que forçou um pouco demais.

Mas fez uma boa prova. Será que o glock fazia melhor?

prperalta disse...

Ico, esqueci uma pergunta:
McLaren x Ferrari, 80 a 70 pontos, não sei não, mas acho, apenas acho, que é um motivo muito forte para Massa voltar já em Abu Dhabi pois não dá para contar com pontos do Fisichella. Que acha disso? Com 20 pontos em jogo e uma diferença de 10, valeria a pena? Algum comentário nos boxes?

Juliano disse...

Antes de mais nada devo dizer o que sinto...

Infelizmente não deu, mas tenho pra mim que essa foi disparada a melhor temporada da carreira de Rubens, principalmente após o que ocorreu entre o final da temporada 2008 e o início de 2009. Mesmo que não consiga o vice, não vai manchar a brilhante temporada do brasileiro, em que pese alguns otários achincalharem ele esse tempo todo. Sugiro aos mesmos que procurem ajuda especializada urgente, pois sofrem de uma patologia grave e que ainda pode, quem sabe, ser tratada.

Fico com um trecho do pensamento do Livio Oricchio, que escreveu que "O Mundial que vai acabar dia 1.ª de novembro expos que um piloto de 37 anos, quase 300 GPs, milionário, tem tanto amor pelo que faz e mostra-se, ainda, tão capaz que quase chega ao título. Rubens Barrichello fez história." Quer alguns gostem, quer não gostem.

Quanto a corrida:

1- Ainda não entendi o chilique e o piti que o Trulli deu pra cima do Sutil... ora, pra mim quem fez a trapalhada foi ele Trulli e não Sutil...

2- O Kovalainen tentou transformar seu conterrâneo homem de gelo em homem tocha, mas não entedi uma coisa. Por que o Massa foi punido em Cingapura com Drive Trough (é assim que escreve?) e o Kovalento só foi punido com multa, se o lance da mangueira foi idêntico?? Qual é o critério adotado pela dona FIA??? Há critério???

3- E a entrevista do Tio Bernie pro Fábio Seixas, falando sobre a morte do Senna? Ele tá ficando mesmo gagá...

4- O Kobayashi foi o nome da prova... deu canseira no Button por mais de 20 voltas... Será que o Glock volta mesmo em Abu-Dhabi??? Ele pode ser efetivada em 2010 como titular da Toyota se a mesma permanecer na F1???

5- Kobayashi é melhor que Nakajima???

6- Sei não, mas acho que o Button nunca mais ganha uma corrida na vida dele na F1... tenho a impressão que a queda de desempenho da Brawn nessa segunda metade de temporada vai refletir no desempenho de 2010 e eles vão ficar para trás.

Eugenio disse...

queria comentar tres coisas

1) sobre o webber: que feio: ganhou duas corridas esse ano e em ambas fazendo sujeira: na alemanha largou zigzageando batendo de um lado e eliminanhdo o hamilton na primeira curva (que se nao fosse isso provavelmente ia ganhar)... aqui a zigzageada que tirou o raikkonen foi porcaria do mesmo estili

2) o sutil... sempre faz porcarias tambem e depois diz que foi acidente de corrida: a de singapore foi feissima... mas aqui tambem acho que o trulli tem razao de sobra: os pilotos bons conseguem dividir curva... o sutil evidentemente ou nao é bom ou acha que a pista é toda dele...
em ambos os eventos (reentrar em pista sem cuidado e nao deixar espaco) se parece muito com o schumacher...

3) alguem comentou sobre as perdas de ritmo do barrichello em brasil, japao, alemanha e espanha...
eu nao gosto de teoria das conspiracoes... mas parece muita coincidencia que nos 4 casos isso foi no segundo stint e em corridas onde ele dominava sobre o button...
... na espanha parece que erraram com a pressao dos pneus... e nas outras?

Alexandre disse...

Seguem os comentários e as perguntas para o Credencial.

Comentários: Button campeão com justiça, pois teve sorte e competência. Foi a melhor corrida dele desde a Turquia. Barrichello não teve sorte, e acho que no segundo stint ficou segurando o Hamilton com KERS, o que não é fácil. Não faltou competência, apenas sorte.

Perguntas: 1 - Teremos cinco brasileiros no ano que vem?
2 - O público de automobilismo em geral, especialmente com Brasil, reagiria de forma negativa a uma dupla Piquet/Senna?
3 - Teremos KObayashi no ano que vem (a melhor estréia dos últimos tempos)?
4 - Há algum rumor sobre os destinos de Raikkonen e Button?

Parabéns pela transmissão.

Andrews disse...

Ótima transmissão Ico!

O Koba San pode virar o titular da Toyota em 2010?

Ps.: Olha vc aqui http://p7f1team.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/10/dsc05009.jpg

Abraço,
Andrews

Luis disse...

Opa, to de volta Ico! Vamos lá, rápido e rasteiro! asuasusaus

1-Como ficam as equipes pra ano que vem? da pra fazer alguma analise, tipo, quem poder dar um pulo? quem deu o pulo esse ano(Brawn+- e RedBull com carro agora dominante) vai se manter ano que vem?

2-Pra tu quem e vice?

Só isso, falou!

Luiz G disse...

É agoniante ver um piloto que disputa o título, largando da pole-position e perdendo posição atrás de posição...

Que corrida irritante. Fiquei tão desgostoso com o desempenho de Barrichello que não tive paciência pra ver o fim da corrida.

Fui fazer outra coisa com meu tempo...

Emerson disse...

Foi uma corrida com bons acontecimentos, destaque para Kobayashi, a corrida agressiva de Jenson Button e o empenho do Rubens nas primeiras voltas... Depois a equipe e o fator corrida deram uma contruibuição especial o deixou na oitava colocação.

Agora uma pergunta, será que o Rubens vai se interessar em ser o vice do companheiro de equipe novamente?

Em todo caso esse ano foi excelente para ele, o título seria a cereja do bolo, mas já que não veio fica para a próxima.

Pedro disse...

Ico, estive no autódromo, e queria dar os parabéns pra você e pra equipe da Band.

Foi muito legal e divertida a cobertura do GP!

Caramba, deve ter sido uma baita maratona.

nem vou ficar deixando comentários ou perguntas, muita coisa pra colocar em dia por aqui.

mas uma coisa não posso deixar de comentar:

Piquet + Senna em uma equipe, juntos, seria muito interessante. Apesar de que às vezes as brigas sennistas x piquetistas descambam pra apelação, né?

...e a Globo iria adorar, pois precisa sempre de assuntos pra levantar o interesse do público "eventual" da F1.

com ou sem essa dupla, ano que vem promete. Vai ser muito legal ver o barrichello correr pela Williams.

Button campeão: o esperado.

Porque já dizia o Neném Prancha: jogo é jogo, treino é treino.

E já dizia o Fangio: carreras son carreras.

Agora é o Barrichello garantir o segundo lugar em Abu Dabi. E pra mim essa foi a temporada mais legal dele. Acompanho desde a Jordan...

Bom, agora vou ler o resto das coisas e esperar o credencial.

abraços a todos

Pedro Araújo

Pedro disse...

um PS:

e o Kobayashi, hein?

caramba, esse japa é bem legal, já na GP2 dava pra imaginar, mas lá das arquibancadas foi muito fino ver ele correr... primeira corrida e fez mais do que o Liuzzi, o Badoer, o Grosjean e o Fisichella (fase Ferrari) juntos!

como perguntou o michaelschumacher lá em cima, será que alguma porta vai se abriri pra ele pro ano que vem?

Juliano Messaggi disse...

Olá ICO,
O que começou como um possível milagre na classficicação praticamente terminou na primeira volta com os acidentes.
E que pareceica uma corrida diferente, com emoção e agitação até o fim ficou igual a maioria desse ano, foi amornando até ficar chata no final com os pilotos levando as baratas para casa.
Acho que agora o foco fica voltado para 2010, vamos as perguntas.
Será que o Japão terá um piloto de verdade pela primeira vez na história, com o Kobayashi? E depois dessa o Glock pode dar adeus a Toyota e/ou a F1?
O Piquet Jr. tem chances reais para 2010?
E o Pizzonia que aparecia como candidato também e agora ninguém fala mais dele?
O que esperar das novas e dos motores Cosworth?
Acho que é isso! Parabéns pelo trabalho!!

Gabriel Souza disse...

Ico, parabéns pelo trabalho durante o final de semana!

- Já se sabe o que aconteceu exatamente com o carro de Rubens no 2º stint? Ele parecia bm nervoso quando perguntou pelo rádio.

- As corridas em Interlagos são sempre, no mínimo, movimentadas. A que ou a quem podemos atribuir isso? Ao pouco contato dos pilotos com a pista? Ao traçado da pista?

- Já dá para arriscar quem sairá na frente em 2010? Quais, na sua opinião, são os pilotos que terão maiores dificuldades de lidar com carros pesados no início da corrida?

Abraços!

tibone disse...

Comentários sobre a corrida :

Só eu que achei que o melhor da corrida foi o Kimi ? Ele caiu para último (atrás do Kovaleinen) foi queimado pelo mesmo, e ainda assim chegou nos pontos. O Kimi fez uma segunda metade de campeonato ótima.

Assim como o Hamilton, que fez um corridão, teve uma ótima estratégia da Mclaren atrás, e mereceu o pódio.


E será que só eu achei que o Barrichello tinha que ter abandonado ao invés de trocar pneu, manda todo mundo pra pqp, perdeu desempenho de novo e manda o Ross Brawn enfiar a bgp naquele lugar, já que ele vai pra Grove mesmo.

AbuDhabi não vai servir para nada.
Só para vermos aquela saida de box bonita. E quem sabe mais umas imagens da Michibata e da Scherzinger.

Aliás, perguntinha, das namoradas/esposas de pilotos, algum motivo para não mostrarem as outras ? Elas não tem costume de visitar os autodrómos ?

Fábio Andrade disse...

Ico, Kobayashi pode ter garantido a vaga na Toyota em 2010 com o desempenho de ontem em Interlagos ou ainda falta um pouco de estrada ao japa?

Ron Groo disse...

Campeão com justiça, diga-se. Seis em sete e depois inteligencia. Tá ótimo.

Vou mandar emails a Frank Williams e pedir para ele esquecer esta história de contratar o Barrichello.
Ele tem que investir é no Kobayashi, o melhor estreante do ano.

Smirkoff disse...

Kobayashi foi o nome da corrida, em minha opinião. Considerando a dificuldade da pista e a pouca experiência com um carro difícil, foi disparado a melhor estréia do ano.

Pra um colecionador de kits como eu, Kamui é uma esperança de que os japoneses continuem animados com o assunto...

Diego Valensi disse...

Ico, ontem vimos o Ross Brawn vibrando muito com o título do Button. No sábado, não vimos nenhum sorriso dele em relação à pole do Barrichello. Não estou sugerindo que houve alguma conspiração contra o Rubens. Minha pergunta é: Era notório e sabido que ele preferia que Button fosse campeão?

Fernando Mayer disse...

Olá Ico e amigos!

E não é que o Japones Emo impressionou mesmo? Quando ouvi falar que ele iria substiruir o Glock pensei: Xii, lá vem outro japones...Mas o cara mandou muito bem. Será que em Abu Dahbi esse desempenho se repete? Ele é igual ao Nakajima só na aparência mesmo (afinal de contas que japones não é? rsrs) mas o estilo de pilotagem é completamente diferente. Quanto ao restante da corrida foi muito legal aliás parabéns a todos vocês da Rádio Bandeirantes pelo ótimo trabalho na transmissão e parabéns ao Button que mereceu o título pelo conjunto da obra e ao Barrichello parabéns também pela garra e pelo grande amor demonstrado ao esporte ele é um guerreiro e tomara que possamos contar com ele (para desespero do Groo rsrs) na Williams ano que vem.

Abç

Anônimo disse...

Ico, Só o fato de ser a Brawn Campeã valeu a pena. Quanto ao Rubens que foi sabotado(algumas corridas) não tenho duvidas, por ter menos dinheiro e aproveitar as primeiras corridas que todos estavam desarmados apostou a fichas no piloto que estava na frente, na segunda metade a coisa complicou é ai apareceu o Rubens fazendo aquelas corridas maravilhosas na Espanha e Italia, salvando a cara da equipe.
Rubens assina com Willians novamente sabotado quem viver verá.

Pablo Ocerin disse...

eu não fiz as contas ainda mas acho que o barrichello deve ter um recorde:

o piloto que mais viu seus companheiros serem campeões! 6 vezes!

Itamar disse...

Olá Ico
O incidente do combustível do carro do Kovalainen foi um grande susto. As pessoas que ficam no pit wall possuem algum tipo de segurança? Imagino que se espirrasse combustível naquela região seria muito perigoso.

Temes disse...

Ico blz cara!!!


Nossa impressionante como a imagem do Rubens mudou...

Não há possibilidade do Button ir para a McLaren? Afinal só inglês na parada...

Existe alguma explicação do pq sempre a corrida de Interlagos é tão agitada...

ABRAÇO

Anônimo disse...

Ico

tem como ter acesso ao áudio da transmissão da corrida? Seria legal p comparar com a transmissão da globo e p ouvir no mp3 aoutras vezes....

abraço

Patrick

Anônimo disse...

(Comentário de Alexandre Reis - Goiânia/GO)

Ico,

Comentava-se que o grande trunfo que a Williams espera ter para o próximo anos seria sua versão mecânica do KERS, que estão desenvolvendo. Hoje via a notícia que o time de Grove concorda (mesmo que à contra-gosto)com a desistência do KERS para 2010.
Se for assim como ficará o time do tio Frank? Podemos esperar que sejam competitivos para a próxima temporada?


Também curti muito a corrida do Kamui Kobayashi... Pilotou muito esse feinho... Deixou uma excelente impressão. Pena que não pontuou...

Abraços,

Wellington disse...

Olá Ico!!! Grande cobertura pela rádio, meus parabéns!!!! Uma pergunta sobre o sr. Ecclestone..... sendo alheio ao comentário sobre o Senna(na minha opinião infeliz, embora verdadeira), quem é o herdeiro dele nos negócios? Existe algum número 2/braço direito/representante da FOM nos paddocks pelo mundo? Vai saber né, ele já deixou ser moço faz tempo.......

Lucas S. disse...

Ico!

Curiosidade: se Barrichello sair da Brawn, o Jock Clear vai com ele? Os dois parecem bem enturmados.

To muito mais fã do Rubens esse ano. Espero que em 2010 ele possa vencer no Brasil, nem que pra isso precise duma tempestade.

Ah, e quem tirou a mangueira presa do Kovalainen foi a Brawn né? Qndo ocorreu com o Massa nenhuma equipe ajudou.

Abraço!

ebiscaia disse...

Ico,

O que dizer sobre isto:

"Aposentado da Fórmula 1 desde 2006, Michael Schumacher se nega a descartar um eventual retorno à principal categoria do automobilismo. O alemão, hoje com 40 anos, disse à revista de seu país "Der Spiegel" que poderá pilotar novamente até o fim do ano, quando estiver curado de uma lesão no pescoço.

- Não tenho nada a provar para ninguém, nem a mim mesmo. Eu me arrependo um pouco por ter me aposentado três anos atrás, e não há motivo para eu anunciar definitivamente que não voltarei. A vida que levo me faz feliz, mas quem sabe o que acontecerá em alguns meses ou daqui a um ano?

O alemão era o principal nome para substituir Felipe Massa na Ferrari depois que o brasileiro foi atingido por uma mola nos treinos para o GP da Hungria. Ele chegou a testar uma Ferrari , mas exames médicos apontaram que seu pescoço, lesionado em uma queda de moto em fevereiro, ainda não estava recuperado o bastante para suportar as altas velocidades de um fórmula 1."

Fonte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL1346416-15011,00.html

Se ele resolver voltar já no ano que vem, onde ele iria? A Ferrari já fechou a equipe e, de interessante só ficou a McLaren, mas acho que lá ele não iria.

Celso Vedovato - Salvador - Bahia disse...

Competência e sorte de Button ontem não é mesmo?. Muitas ultrapassagens ousadas no início da corrida dele (bom um autódromo que permite isso)e sorte em não ser atingido por nenhum destroço (que foram muitos.)
Se Barrichello voltasse mais fora do trafego após o 1o pit teria mais chances...

Mas Ico, o momento é para falar de mercado de pilotos mesmo. Torço para esse seu post sobre Nelsinho e Bruno com chances na Campos se concretize.
Se eu fosse de uma empresa espanhola forte no Brasil como a Telefónica, um Banco concorrente do Santander(Ferrari), ou mesmo a Petrobrás, corria para fazer o negócio dar certo. Ecclestone que nos ouça!!!

João Vasco Serra disse...

Começando pela corrida, acho que foi fantástica... Interlagos foi mais uma vez palco de uma corrida vibrante em toda a sua extensão!!! Maravilha. Só fiquei mesmo com pena de o Rubinho não ter conseguido uma melhor prestação que levasse a luta pelo título para a última corrida... não se pode ter tudo. O Jenson merece os parabéns pelo título, o Hamilton e o Vettel fizeram um grande corrida, o Kobayashi foi uma boa revelação para mim que não o conhecia e os meninos Grosjean e Alguersuari mostraram que não tem nenhuma qualidade para estar na F1. Parabéns ainda para a transmição da Bandnews FM que ouvi pela primeira vez, super dinâmica, nada a ver com transmição que temos aqui em Portugal na Sport TV quando não temos os comentários do Tiago Monteiro ou do Filipe Albuquerque.

Herik disse...

Olá Ico.

Achei merecido o título de Button. Embora muitos desmereçam o inglês, acredito que ele é um ótimo piloto que padeceu por escolas erradas na carreira.

Sobre o acidente de Trulli e Sutil o vi como incidente normal de corrida, embora acredite que ele só ocorreu porque o piloto da FI não viu a Toyota no lado de fora da curva. E não foi por falta de atenção, mas sim pela mudança do local de fixação dos retrovisores, que mudou do cockpit para as laterais. Essa mudança ocorreu no Gp do Japão e lá também ocorreu o enrosco, só que com o Kovalainen. Está na hora da FIA e GPDA reverem esses retrovisores.

O resultado do Barrichello é simples de explicar: o safety car atrapalhou a possibilidade de se abrir maior distância nas primeiras voltas e fez com que o brasileiro voltasse no bolo depois do primeiro pit. Ali o pódio foi para o saco. Depois veio o furo... mas com José Serra no circuito, não ha como ter sorte mesmo.

Ah, se lembrou de descobrir o que é o tal botão de ultrapassagem da Force Índia?

Abração e parabéns por mais esse final de semana de trabalho.

Anônimo disse...

Tiago - São Paulo
Afinal onde tem palhaço tem platéia.(vice e versa) É o circo da Fórmula 1. A Globo que vender um produto que não existe, quer forçar o povo a torcer para um cara que nunca vai ser campeão dessa categoria. Chega a irritar a tietagem que fizeram a semana inteira para chegar na hora do vamo-ver, com a pole garantida. Ele não segura a onda. Enfim, o nome ''circo'' que gostam de destinar à toda estrutura que envolve o campeonato da F1 é perfeita, ainda com o o Burrinho de PALHAÇO.

Marcelo Urânia disse...

ico, duas coisas...

1) comente a cagada do Vettel na Austrália durante o Credencial. certeza que deve tá martelando na cabeça do alemãozinho e de toda equipe...

2) e vcs tiraram sarro qdo o narrador soltou o "indian force" na batida do liuzzi no sábado? chorei de rir ouvindo a rádio... haha

abraços!

Anônimo disse...

Retirei esse comentário de um leitor no Blog do Felipe Motta.

Acho que é a mais absoluta verdade, faço minhas as palavras abaixo do leitor.

Impecável, irretocável, irrepreensivel:

"Amigos de blog.

(...)Acho que a decepção pelo que aconteceu foi grande e ninguém quer escrever de cabeça quente.

E está certo, "ninguém" quis prejudicar o Barrichello… o carro dele está voando baixo com pouca gasolina e o que o gênio da estratégia Ross Brawn faz? Mandou encher o tanque até a boca, fazendo o piloto voltar 14 quilos mais pesado que os outros, perdendo mais de 0,3 segundos por volta. Isso é claro, sem falar que ele voltou no meio do bolo de carros, sendo que isso é facilmente previsível no simulador. Voltou até atrás do Kubica! Excelente estratégia!

Enquanto isso Button, que largou em 14º, já era o sexto colocado naquelas circunstâncias e passando todo mundo. O mais incrível é que para o inglês a estratégia funcionou maravilhosamente bem e ele nunca esteve no meio de outros carros.

Mas acho que tudo isso é ilusão, já que na Fórmula 1 não existe trapaça, sujeira, enganação, armação, engodo. Lá é como no golfe - todo mundo joga limpinho, dá tapinha nas costas dos outros e todos tem oportunidades exatamente iguais.

Uma pergunta só - tem chaminé na sua casa? O Natal está chegando e o bom velhinho precisa de um lugar para deixar os presentes..."

Anônimo disse...

Olá, Ico!

Aqui é o Rafael Inouye, de São Caetano.

Parabéns pela melhor cobertura do GP Brasil, pelo Grupo Bandeirantes!

Uma questão: na primeira entrevista após a prova, o Rubens disse que: "surpresas aconteceram neste final de semana" em relação ao futuro. Será que ele não vai para a Williams, ou ele só jogou uma cortina de fumaça sobre o assunto?

Abraço

Anônimo disse...

um grupo transmite no site justin.tv corridas de formula 1 gravadas, são corridas desde a década de 70 até a atual.
http://pt-br.justin.tv/f1_legends_8
Esta página está no justin desde 2008 e transmitem 24h

Gustavo disse...

Ico,
Parabéns pelo trabalho!
Sobre o GP Brasil:
1. Button mereceu. Fez uma melhor primeira metade de temporada e, ontem, correu como campeao!
2. Barrichello foi bem, ótima classificação no sábado e quando acordou na temporada (freios novos!?) ja era tarde.
3. Tenho uma pergunta: o que aconteceu no segundo stint do Barrichello? Muito estranho. Não é a primeira vez que acontece. Aliás, o Ross Brawn tem dito reiteradas vezes que o problema do brasileiro é que ele, por várias vezes, não consegue ser tao rapido no meio das corridas! E aconteceu de novo! Muita gasolina? Pressao dos pneus? Lógico que Rubens não ia colocar a boca no mundo de novo - ainda mais agora que esta de saida e o Button foi campeao. Mas que é estranho é!
O que v. acha?????
Abraços and keep up your good work!!!!!

Eduardo Malheiros disse...

Ico, na batida do Grosjean com a placa dos 100m (foi na de 100?) a organização da prova utilizou uma pick-up da Mitsubishi toda estampada com referências a essa marca para retirar os pedaços de isopor da pista - empresa que até onde sei não tem nenhuma ligação com a F1. Eis que eu pergunto, isso poderia ter acontecido?
- - -

Quanto a prova e sua repercussão, achei o título de Button extremamente justo. Jenson foi absoluto no início do campeonato, responsável na segunda metade quando só precisava administrar os pontos e brilhante nos momentos de necessidade como a prova de ontem. Mostrou personalidade e competência e o mais importante, fez seu próprio resultado.

Por fim, me entristece um pouco a postura de certos torcedores ao maldizer o Barrichello neste pós-corrida/campeonato. Quem acompanha esse blog sabe de todas as particularidades que envolveram a busca do Rubens por adaptar e desenvolver o carro ao seu estilo e em pról da equipe desde o início do campeonato, bem como sua busca incessante pela vitória - sempre. O público nacional torce com o coração e isso é justo, é bonito e é nosso; no entanto, as vezes é preciso que se coloque a cabeça na equação para entender que na F1 dos milésimos de segundo muita coisa material e imaterial precisa convergir para que alguém se sagre campeão, e que isso é algo independente de sua simples vontade ou determinação. E precisa entender ainda que um título é ótimo, lava a alma, dá confiança e entra para a história, mas que tão bonito quanto esse são também as pequenas coisas como o respeito pelo outro e o entendimento e busca pela justiça. Esse ano a conduta dos brasileiros foi questionada no caso Cingapura, mas quando olho para a forma madura como Massa e Barrichello encararam o desenvolvimento e a decisão dos dois últimos mundiais tenho sim, acreditem ou não e com pontos tabelados ou não, muito orgulho de ser brasileiro.

Um grande abraço Ico pelas transmissões, pelo Blog e pela impressão da paixão naquilo que faz. Te considero um grande exemplo cara.

ebiscaia disse...

Ico,

Ficou sabendo da história do amendoim? É assim que estamos preparados para receber os desportistas do mundo inteiro?

Anselmo Coyote disse...

Ico,

Não tenho a menor dúvida de que o Kimi Raikkonen foi o melhor de todos, disparado na frente, nesta corrida.

Largou em 5o, pulou para 2o, foi abalroado, caiu para 18o, e voltou ao 5o lugar. Só Schumacher conseguiu fazer isso, em Interlagos mesmo, em 2006.

Só que o alemão não enfrentou atentado terrorista violentíssimo, não foi incendiado etc.

Putz!!! E o sangue frio que ele teve? Ninguém fala nada? A cara do cara pegou fogo junto com todo o resto, literalmente, e ele não parou, não saiu correndo do carro nem nada. Só diminuiu e esperou. Como o fogo apagou ele seguiu em frente.

Nota 1000 para o finlandês-voador.

Abs.

PS. E ficam perdendo tempo com Kubica.

Kohara disse...

Fala, Ico. Tudo bem? Acho que ainda dá tempo... =P

1) A corrida foi tão boa que o pessoal nem comenta sobre a classificação confusa, não concorda?

2) Aliás, com relação a isso, foi a classificação mais longa da história, não?

3) Sobre o mercado. Andy Soucek, Jacques Villeneuve e Antônio Pizzonia realmente tem chances ou é só fumaça? Vc sabe se a Qadbak/Sauber corre no ano que vem? Ah. E... Red Bull tb pode ir com Cosworth?!?

4) Qual vai ser a capacidade de investimento da Brawn ano que vem? Vc tem essa informação?

Grande Abraço,
Kohara

marconi disse...

Ico, o Barrichello disse que teve algumas surpresas interessantes com relação a seu futuro em Interlagos. Provavelmente, ele foi sondado por alguma outra grande equipe. Díga-nos que equipe é essa! Abraço!!

RodIshiCi Mobile disse...

Button aliou tudo o que podia pra ganhar esse título no Brasil: agressividade, sorte e competência. Sorte dele, azar do Barrichello...

Sobre o mercado de pilotos, de repente, a Petrobrás poderia parar na Campos e viabilizar a dupla que você citou, não? Havia o rumor de que a companhia queria voltar pra F-1 em 2010.

Adalberto disse...

Claro, nunca devemos desmerecer um campeão. Mas as declarações de Button a respeito de ser o melhor de todos os tempos mancharam esse título. Foi o melhor em 2009. Só, até agora. Tem muito a provar ainda.