quinta-feira, 22 de outubro de 2009

FOTOS DO DIA – GP DO BRASIL DE 1975

Pouco antes de embarcar de volta à Europa recebi este belo presente da amiga Rosely Baccarin: fotos que captam a atmosfera do circuito de Interlagos em 26 de janeiro de 1975, pouco antes da largada do GP do Brasil. Imagens que devem ser ampliadas (clique nelas) para uma comparação de quem, como eu, esteve em Interlagos no último domingo. A quantidade de gente na beira da pista, o calor que deveria estar fazendo e a ampla visão que o circuito permitia são o que mais chamam a minha atenção. E para você?


Obrigado, Rosely! E quem tiver preciosidades como estas guardadas em casa, é escanear e mandar por e-mail que terei o maior prazer em publicá-las.

24 comentários:

Celso Vedovato - Salvador - Bahia disse...

Incrivelmente lindo o cenário.
Acho foi numa entrevista do Emerson Fittipaldi que ouvi uma uma vez, "Interlagos é um anfiteatro para automobilismo"

Anônimo disse...

caraca, emocionante !

Daniel Médici disse...

Assisti ao GP do Brasil este ano alguns metros "à esquerda" de onde estas fotos foram tiradas. Olhando elas, tenho a impressão de que o atual Setor A (tinha outro nome antes?) atualmente é mais baixo. A visão da pista era muito melhor antigamente com certeza, por causa dos hospitality-centers a menos (este ano muito vazios ao longo do fim de semana), além de menos árvores e menos parafernálias na pista.

E esse traçado antigo também era uma beleza. Faz muita falta!

Daniel Médici disse...

(Este ano = 2009, que fique claro)

Flavio Costa disse...

Que saudade! Nesse GP fiquei no pátio dos boxes, na parte de trás, perto do estacionamento interno, com credencial e tudo, com uma visão privilegiada da curva do sol e do sargento. Obrigado Ico, pelo post com fotos maravilhosas e históricas de um tempo ainda romântico da F1, que infelizmente não volta mais...

Peter Sellers disse...

Mudando de “alhos para bugalhos”, a imprensa internacional começa a reparar nas safadezas da Brawn contra Barrichello:

http://www.record.pt/noticia.aspx?id=aaa169ee-3d3b-4db7-97d8-75d8a8cc7a6a&idCanal=00000100-0000-0000-0000-000000000100

E

http://www.as.com/motor/articulo/formula-automovilismo-deportes/dasmotfm1/20091021dasdaimot_6/Tess

Unknown disse...

Grande Ico:
Cabelos ao vento, calças "boca de sino", como diria o "sumido" Belchior, muita "gente jovem reunida"... velhos e bons tempos (como os de agora), torcendo para o Emerson e o Pace, nossos ícones d'antanho. Nos chamados "anos de chumbo", o ronco dos motores da "velha" Interlagos já anunciavam tempos mais amenos, livres, leves e soltos... Grandes recordações...
Valeu.
Pai

Marconi disse...

Sensacional! Interlagos era maravilhoso! Quem dera se fosse assim até hoje.

Smirkoff disse...

Acho que se a reforma de 1989 tivesse sido mais bem pensada, a espetacular vista da platéia à frente dos boxes poderia não ter sido tão prejudicada. Era realmente um anfiteatro sensacional, tinha a visibilidade de um oval em um desafiante circuito misto. Mas o que mais me dá nostalgia nas fotos é a velha São Paulo dos bairros sem prédios, onde não se precisava de helicóptero pra ver o horizonte.

Caíque Pereira. disse...

Ico,
sem sacanagem, eu estava a não mais de 5 degraus acima da pessoa que fez estas fotos. Estava no primeiro degrau da arquibancada com camera super 8 na mão. Tenho esses filmes e a chegada do Pace foi toda tremida.

Caíque Pereira. disse...

5 degraus exatamente acima, neste local da arquibancada.

Anselmo Coyote disse...

"Gente jovem reunida". Os que optavam por se proteger do sol usavam chapéus de palha. Nada mais próprio, mais tropical. Hoje, bonés ridículos, comprados mas com propagandas...rsrs. Ridículos.
Abs.

Marcelle Costa disse...

muito demais! gostei

Tavaresdemello disse...

Que maravilha!!!
Estive aí com meu pai, eu tinha nove anos então...
Eu estava mais à direita, muito próximo da linha de largada... tinha "UOP Shadow" na frente, lindo todo preto... barulho ensurdecedor na largada, meu coração à 1000!

Lembro que houve algun tipo de atraso e o povo mal educado jogou latas de "Skol" na pista... Lembro de Emerson, meu ídolo, muito p* da vida chutando as mesmas pra fora, acho que James Hunt também...

Fazia muito, muito calor, como nunca vi em SP... um carro-pipa dos bombeiros veio jogar água na torcida, aí virou festa...

Vitória de Pace, Emerson em segundo... cheguei em casa com os lábios estourados por causa do sol mas, eu era só felicidade!

Cara, essas imagens da arquibancada... eu voltei no tempo... não tinha nenhum registro desse dia... vô salvar tudo!

Abraço, Ico!

Moacir Zandonai disse...

Eu nasci em 75! com certeza NUNCA vou ver esse traçado, pois a prefeitura paulistana nem cogita reativar o traçado antigo. Já pensou uma 1000 milhas com os carros de hoje no layot antigo?

Lucas Carioli disse...

Fotos sensacionais, sem mais. Queria ter tido o privilégio de ter estado lá.

danielwey disse...

Acredito que esse GP teve inclusive o George Harrisson assistindo na platéia, não?

Fernando Kesnault disse...

Sempre afirmei e continuarei a ratificar que Interlagos com seu antigo traçado era o melhor circuito do mundo, os outros (bem de longe)são: Bathrust(Australia), Spa(Belgice), Elkhart Lake (USA), Le Mans(France). Tenho um certo apreço por Jarama, Laguna Seca, Brands Hatch, Nurburgring (antigo), Hockenheim (antigo), Imola (antigo) e Monza. Saudosismo? Não, são de um tempo que piloto de verdade sabia pilotar e não molequinho cheirando a fralda filhilho de papai.

Fernando Kesnault disse...

Onde se lê filhilho entenda-se filhinho. Obrigado.

Unknown disse...

Que legal, foi justamente esse o assunto principal da coluna do André Jung no site do Grande Prêmio:

http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/10/22/coluna+apex+interlagos+ontem+hoje+e+sempre+8907023.html

O Jung (que aliás, era o baterista do Ira! e também tocou nos primórdios dos Titãs, pra quem não sabia) sempre trata de aspectos que pouca gente se lembra, sempre são colunas legais.

Abraços a todos.

Beatle Ed disse...

ICO, demais essas fotos!!

Vi pela TV esse GP (assisto desde 72)

Demais demais demais!

Sinto falta do circuito de Jacarepaguá aqui no RIo. A pista era simplesmente sensacional!

A F1 poderia ter um "GP da América latina" no Rio.
os pilotos sempre gostaram mais de vir pra cá do que pra SP.

walter disse...

Eu tava lá. Cheguei sábado cedo, para o primeiro treino e só saí no domingo depois da corrida.
Tinha quinze anos e fui só com amigos, uma farra incrível. Na volta, a pé até a ponte do socorro, tomamos banho num lava-rápido.
Não tem palavras para descrever.
Lembranças boas são o samba a madrugada toda, um 'mala' que gritava 'acooorda putadaaaa!', guerra de garradas de água, sacos com pão pulmann misturados com urina, que explodiam como bombas de 'poluição'.
Aí a corrida: sensacional!
Também vou salvar as fotos, pois não tenho nenhuma desse dia lindo.

Água na Arquibancada disse...

eu estava lá: http://www.youtube.com/watch?v=Tn257UmBmDc

Flavio Costa disse...

Danielwey, o George Harrison estava no GP Brasil de 1979...eu tb estive lá, e o vi de perto ao lado do Emerson, que foi seu grande amigo tb...