Quando Jenson Button e Lewis Hamilton levantaram o panobrancoque cobria o MP4-25, revelaram umprojetoagressivopara, esperam os homens de Woking, levar a McLaren de volta ao sucesso na Fórmula 1. O carro traz muitas diferençasparaseuantecessor, principalmente na filosofiaaerodinâmica, ficando maisbaixo e com uma distância entre-eixos maior. Pelonúmero de detalhes na asadianteira, percebe-se que a equipe trabalhou bastante o modelo no túnel de vento. Sãoquatrolâminasprincipais e mais duas secundárias de cadalado, semcontar os diversoscanais e filetesque direcionam o fluxo do arpara o resto do carro. É uma asamuitomais trabalhada que a usada no final de 2009, frutoprincipalmente do uso de pneusdianteirosmaisestreitosagora, o que vai permitir a circulação de maisar “limpo” para a traseira do carro. Otimizarestescaminhos é o objetivo dos projetistas. A traseira do carro é bastanteesguia e a equipe aproveitou a eficiência de refrigeração do motor Mercedes-Benz parafazer as entradas de arlateraiscom a menoraberturapossível. Assim, deixaram a lateral do carrobemtalhadaali, permitindo que o ar circule livrementeporbaixoatéchegar no eixotraseiro – o que deve garantirmaisestabilidadepara a área. O MP4-25 apresentado estava equipadotambémcom uma longa “barbatana” na partesuperior da carenagem, uma soluçãoque, confesso, me surpreendi ao nãover adotadas tambémpor Ferrari e Williams, os outrosmodelos dessa temporadaquejá apareceram.
A McLaren também escondeu o difusor na cerimônia de hoje, como a Ferrari havia feitoontem. Os projetistas dos doiscarros afirmaram que o regulamento dá margensparainterpretaçõesdiferentes e muito se falou emumdesenhoque vai “no limite das regras”. Está tudo pronto para um belo campeonato e seria uma pena se ele começasse novamente com uma polêmica idiota como a do ano passado. Mas é uma possibilidade cada vez mais presente.
Emresumo, o novocarro da McLaren traz a atenção aos detalhesque é a marca registrada da equipe e umdesignagressivoque ilustra bem o esforçoque está sendo feitopara se recuperar do desempenhodiscreto (e, inicialmente, desastroso) da últimatemporada. O lançamento trouxe também a primeiraaparição de Jenson Button e Lewis Hamilton num eventooficial da equipe e, noscincominutosque estiveram no palco, o atualcampeão do mundo se mostrou bem à vontade e esbanjou simpatia, enquantoque o campeão de 2008 esteve umpoucomaissério. Quem vai decidir a disputainterna dos dois é o cronômetro e Hamilton me parece commaischances nesse parâmetro. Mas o trabalhocom a mídia inglesa vai serfundamental e, pelomenoshoje, Button mostrou que a disputa vai ser acirrada.
12 comentários:
Anônimo
disse...
A maior novidade no MP4-25, a meu ver, é o bico dianteiro de "2 andares". Na altura das câmeras fixadas no suporte da asa dianteira, sai um "2º andar"(ou 1º) do bico que certamente mudará bastante o comportamento do fluxo de ar das laterais e do assoalho do carro. Luiz Eduardo Curitiba
Design diferente, futurista e agressivo. Mas o bico do Rb5 está lá, ou pelo menos a inspiração, já que a Ferrari foi mais "verbatim" na cópia.
Bonito carro, será que o prata ainda é exigência do contrato com a Mercedez ? Será que algum dia veremos uma Mclaren laranja oficial (e não de testes?).
Pelo menos até agora, os carros estão mais bonitos que 2009, e isto basta.
Enquanto a Ferrari se baseou na parte dianteira da Red Bull, é bom ver que os projetistas não estão apenas copiando o que dá certo. Espero que as inovações da McLaren surtam resultado na pista.
Achei o carro muito estranho, assim como todos vão ser nesta temporada devido às mudanças no regulamento. A grande distancia entre eixos ficou muito exagerada em conjunto com a barbatana de tubarão fazendo os pneus parecerem bem menores. O que estou achando interessante é a maneira como os projetistas estão alterando a aerodinamica para conseguir colocar um depósito de combustível maior, nota-se nos carros apresentados uma saliência que antes não existia antes da saída de escape do motor. A foto que mostra o carro na lateral logo me lembrou os antigos e enormes Bugatti Royale Coupé Deville, mas num todo acho que vai ser dos carros menos feios, a Mclaren sempre teve carros bonitos. Quanto a quem vai andar na frente não me arrisco a dizer, pois estou muito curioso.
O que me chamou atenção durante a apresentação foi a ênfase dada por todos ao relatar o esforço da equipe em desenvolver o carro. Mesmo para quem já conhece o cliché, fiquei com a nítida impressão que realmente houve um esforço monumental. Tomara que esse esforço, que já resultou num carro de desenho arrojado, dê frutos.
2010 é talvez o ano mais importante para a McLaren neste século, para não dizer da sua história. Desde o divórcio com a Mercedes, passando pela eterna rivalidade com a Ferrari, até a obrigação de dar um carro competitovo aos últimos campeões e chegando à sua própria capacidade de se manter como uma equipe independente; tudo está em jogo. É só olhar para o lado e ver que a Williams, outrora rica e vencedora, jamais se recuperou da perda de Newey e Renault.
Por fim, que diabos eles escondem na traseira do carro? Não bastava colocar um difusor antiquado e ultrapassado para enganar fotógrafos, ou há algo ali que vai além disso?
Resta agora tentar tirar conclusões dos testes e esperar pelo Bahrein.
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
12 comentários:
A maior novidade no MP4-25, a meu ver, é o bico dianteiro de "2 andares". Na altura das câmeras fixadas no suporte da asa dianteira, sai um "2º andar"(ou 1º) do bico que certamente mudará bastante o comportamento do fluxo de ar das laterais e do assoalho do carro.
Luiz Eduardo
Curitiba
O carro fico bonito. Só não gostei daquele "rabão" que colocaram na "cacunda" dele. Rsrs...
me chamou a atenção também o escapamento...achei bem legal a ideia...
Button vai ficar à frente de Hamilton. Queria ver fotos do Williams.
Olá Ico, me pareceu que o entre-eixo da McLaren é menor do que da Ferrari, ou que a McLaren é mais alta, pode esclarecer esse ponto?
Design diferente, futurista e agressivo. Mas o bico do Rb5 está lá, ou pelo menos a inspiração, já que a Ferrari foi mais "verbatim" na cópia.
Bonito carro, será que o prata ainda é exigência do contrato com a Mercedez ? Será que algum dia veremos uma Mclaren laranja oficial (e não de testes?).
Pelo menos até agora, os carros estão mais bonitos que 2009, e isto basta.
Enquanto a Ferrari se baseou na parte dianteira da Red Bull, é bom ver que os projetistas não estão apenas copiando o que dá certo. Espero que as inovações da McLaren surtam resultado na pista.
Achei o carro muito estranho, assim como todos vão ser nesta temporada devido às mudanças no regulamento.
A grande distancia entre eixos ficou muito exagerada em conjunto com a barbatana de tubarão fazendo os pneus parecerem bem menores. O que estou achando interessante é a maneira como os projetistas estão alterando a aerodinamica para conseguir colocar um depósito de combustível maior, nota-se nos carros apresentados uma saliência que antes não existia antes da saída de escape do motor. A foto que mostra o carro na lateral logo me lembrou os antigos e enormes Bugatti Royale Coupé Deville, mas num todo acho que vai ser dos carros menos feios, a Mclaren sempre teve carros bonitos.
Quanto a quem vai andar na frente não me arrisco a dizer, pois estou muito curioso.
O que me chamou atenção durante a apresentação foi a ênfase dada por todos ao relatar o esforço da equipe em desenvolver o carro. Mesmo para quem já conhece o cliché, fiquei com a nítida impressão que realmente houve um esforço monumental. Tomara que esse esforço, que já resultou num carro de desenho arrojado, dê frutos.
2010 é talvez o ano mais importante para a McLaren neste século, para não dizer da sua história. Desde o divórcio com a Mercedes, passando pela eterna rivalidade com a Ferrari, até a obrigação de dar um carro competitovo aos últimos campeões e chegando à sua própria capacidade de se manter como uma equipe independente; tudo está em jogo. É só olhar para o lado e ver que a Williams, outrora rica e vencedora, jamais se recuperou da perda de Newey e Renault.
Por fim, que diabos eles escondem na traseira do carro? Não bastava colocar um difusor antiquado e ultrapassado para enganar fotógrafos, ou há algo ali que vai além disso?
Resta agora tentar tirar conclusões dos testes e esperar pelo Bahrein.
Ah sim, levante a mão quem ainda achava os carros até 2008 mais bonitos (apesar do terrível excesso de aletas e apêndices)?
http://formula1.files.wordpress.com/2008/01/mclaren_mp4-23_1.jpg
Depois desses comentários, particularmente Sid e Luis Eduardo, me recuso a falar qualquer coisa!
Mas é por isso que venho aqui me informar...
Ico!
Já se sabe com que motor a BMW-Sauber vai correr? Dizem que será Ferrari, mas a BMW permitiria o uso de seu nome na equipe com um motor Ferrari?
E o fato de De La Rosa ter sido escolhido ao invéz do "indicado" da Ferrari, Fisichella, não pode ser um sinal de que não usarão o motor italiano?
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