Já conhecemos sete dos carrosquevãodisputar a temporada 2010 da Fórmula 1 e, enquantosuas respectivas equipes acumulam quilômetros e conhecimentoemValência, cresce a expectativapara a apresentação de umpotencialcandidato ao título da temporada, o Red Bull RB6. O que podemos esperar dele?
A decisão da equipeempostergar a ida do carro à pistapara o dia 10 de fevereiro deixou muitagente insatisfeita – Sebastian Vettel inclusive. Compreensível, afinalperder uma semana de testes no cenárioatual significa jogar 25% do tempodisponível de preparaçãopara uma temporadaque será longa e disputada. Mas o timetambém começou o anopassadocom uma semana de atraso – e mesmoassim terminou o anocom o melhorcarro do grid.
O motivooficialpara o atraso é o de dar uma semana a mais de criaçãopara Adrian Newey e suaequipe. Mas a impressãoqueeu tenho é outra: dar uma semana a menospara os rivais copiarem suasidéias. Vamos lembrarque o RB5 foi construídosem o difusor de fundoduplo e era competitivo mesmoassim. O novomodelojá inclui o conceito na suaconcepção.
Pode serque Newey e suaequipe tirem da cartolasoluçõesaindamelhoresque os rivais e a Red Bull comece o ano uns passos à frente do resto, mesmo tendo entrado na dançacomatraso. Os concorrentesjá estão de sobreaviso. “Tenho a impressãoque a Red Bull teve uma evoluçãoem 2009 que a estabeleceu emdefinitivoentre as equipes de ponta”, disse Ross Brawn no lançamento da equipe Mercedes na semanapassada.
Com todos fazendo tando segredo sobre os difusores, será que Newey rirá melhor por fazê-lo por último?
Ico, acho que também é uma semana pra olhar o que tem de bom nos novos carros apresentados e adaptar algo que seja interessante no projeto dele. Aproveitar alguma idéia dos outros pra alguma parte que ele ainda estava em dúvida.
Li este trecho no Tazio falando sobre a aprovação das propostas por parte da FOTA:
Outras alterações interessantes foi a redução da altura do difusor, de 175 para 125 mm, com o banimento do difusor duplo a partir deste ano, e a liberação para o desenvolvimento de tecnologias ecológicas para o futuro.
Bom, será que vem uma reviravolta por aí com relação ao difusor? Abraço!
Sei não... Se todos resolveram copiar o carro do ano passado da Red Bull, por que a a própria iria mexer no projeto? Acho que vem outro carro da concessionária F1 por ai. É só mudar a cor, mas o carro é igualzinho.
Faz sentido, já que o Ricardo Tormo nunca me pareceu fazer muito sentido para os testes da Fórmula 1. Os testes dessa semana são pouco mais que um shake down, não acho que as equipes estejam lá primordialmente para coletar informação para ser aplicada no desenvolvimento.
Acredito que as equipes estejam lá para ver se o carro anda sozinho e não desmonta (Toro Rosso), para arranjar patrocínio (BMW Sauber, Renault, Williams) ou para ver se seus pilotos não desmontam (Ferrari e Mercedes).
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
7 comentários:
eu acho que eles escondem o jogo mesmo. Mas a Red Bull pagou caro ano passado pela falta de confiabilidade do carro, talvez não seja amelhor escolha.
Ico, onde você consegue fotos da F-1 em high quality ? Dá a dica aê...
Grato.
Ico, acho que também é uma semana pra olhar o que tem de bom nos novos carros apresentados e adaptar algo que seja interessante no projeto dele. Aproveitar alguma idéia dos outros pra alguma parte que ele ainda estava em dúvida.
Li este trecho no Tazio falando sobre a aprovação das propostas por parte da FOTA:
Outras alterações interessantes foi a redução da altura do difusor, de 175 para 125 mm, com o banimento do difusor duplo a partir deste ano, e a liberação para o desenvolvimento de tecnologias ecológicas para o futuro.
Bom, será que vem uma reviravolta por aí com relação ao difusor?
Abraço!
Ico,
O que são aquelas hastes que os carros da F1 estão usando acima da cabeça do piloto, em Valencia?
Sei não... Se todos resolveram copiar o carro do ano passado da Red Bull, por que a a própria iria mexer no projeto?
Acho que vem outro carro da concessionária F1 por ai. É só mudar a cor, mas o carro é igualzinho.
Faz sentido, já que o Ricardo Tormo nunca me pareceu fazer muito sentido para os testes da Fórmula 1. Os testes dessa semana são pouco mais que um shake down, não acho que as equipes estejam lá primordialmente para coletar informação para ser aplicada no desenvolvimento.
Acredito que as equipes estejam lá para ver se o carro anda sozinho e não desmonta (Toro Rosso), para arranjar patrocínio (BMW Sauber, Renault, Williams) ou para ver se seus pilotos não desmontam (Ferrari e Mercedes).
Postar um comentário