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ENQUANTO ISSO...
Já conhecemos sete dos carros que vão disputar a temporada 2010 da Fórmula 1 e, enquanto suas respectivas equipes acumulam quilômetros e conhecimento em Valência, cresce a expectativa para a apresentação de um potencial candidato ao título da temporada, o Red Bull RB6. O que podemos esperar dele?
A decisão da equipe em postergar a ida do carro à pista para o dia 10 de fevereiro deixou muita gente insatisfeita – Sebastian Vettel inclusive. Compreensível, afinal perder uma semana de testes no cenário atual significa jogar 25% do tempo disponível de preparação para uma temporada que será longa e disputada. Mas o time também começou o ano passado com uma semana de atraso – e mesmo assim terminou o ano com o melhor carro do grid.
O motivo oficial para o atraso é o de dar uma semana a mais de criação para Adrian Newey e sua equipe. Mas a impressão que eu tenho é outra: dar uma semana a menos para os rivais copiarem suas idéias. Vamos lembrar que o RB5 foi construído sem o difusor de fundo duplo e era competitivo mesmo assim. O novo modelo já inclui o conceito na sua concepção.
Pode ser que Newey e sua equipe tirem da cartola soluções ainda melhores que os rivais e a Red Bull comece o ano uns passos à frente do resto, mesmo tendo entrado na dança com atraso. Os concorrentes já estão de sobreaviso. “Tenho a impressão que a Red Bull teve uma evolução em 2009 que a estabeleceu em definitivo entre as equipes de ponta”, disse Ross Brawn no lançamento da equipe Mercedes na semana passada.
Com todos fazendo tando segredo sobre os difusores, será que Newey rirá melhor por fazê-lo por último?
7 comentários:
eu acho que eles escondem o jogo mesmo. Mas a Red Bull pagou caro ano passado pela falta de confiabilidade do carro, talvez não seja amelhor escolha.
Ico, onde você consegue fotos da F-1 em high quality ? Dá a dica aê...
Grato.
Ico, acho que também é uma semana pra olhar o que tem de bom nos novos carros apresentados e adaptar algo que seja interessante no projeto dele. Aproveitar alguma idéia dos outros pra alguma parte que ele ainda estava em dúvida.
Li este trecho no Tazio falando sobre a aprovação das propostas por parte da FOTA:
Outras alterações interessantes foi a redução da altura do difusor, de 175 para 125 mm, com o banimento do difusor duplo a partir deste ano, e a liberação para o desenvolvimento de tecnologias ecológicas para o futuro.
Bom, será que vem uma reviravolta por aí com relação ao difusor?
Abraço!
Ico,
O que são aquelas hastes que os carros da F1 estão usando acima da cabeça do piloto, em Valencia?
Sei não... Se todos resolveram copiar o carro do ano passado da Red Bull, por que a a própria iria mexer no projeto?
Acho que vem outro carro da concessionária F1 por ai. É só mudar a cor, mas o carro é igualzinho.
Faz sentido, já que o Ricardo Tormo nunca me pareceu fazer muito sentido para os testes da Fórmula 1. Os testes dessa semana são pouco mais que um shake down, não acho que as equipes estejam lá primordialmente para coletar informação para ser aplicada no desenvolvimento.
Acredito que as equipes estejam lá para ver se o carro anda sozinho e não desmonta (Toro Rosso), para arranjar patrocínio (BMW Sauber, Renault, Williams) ou para ver se seus pilotos não desmontam (Ferrari e Mercedes).
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