quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

FOTO DO DIA – GP DA FRANÇA DE 1971

Se Adrian Newey é tido como o pai do conceito “barbatana de tubarão” num carro de Fórmula 1, dá para dizer que Mauro Forghieri é o avô. Como bem lembrou o leitor João Luiz Kula, a Ferrari 312B2 de 1971 já trazia uma extensão na carenagem ligando a entrada de ar superior à asa traseira. Mas os resultados com o modelo, acima em ação com Clay Regazzoni no GP da França, foram discretos, ao contrário do vencedor RB5 que ressuscitou a idéia mais de três décadas depois.

8 comentários:

Caíque Pereira. disse...

Muito bem lembrado!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Ico, apenas um pequeno detalhe, embora eu não esteja totalmente certo disso: não havia entrada de ar naquela Ferrari - motor de cilindros contrapostos, as cornetas ficavam expostas nas laterais do motor - apenas continuava a posição da cabeça do piloto.
Provavelmente tentava também amenizar o distúrbio aerodinâmico que o capacete causaria, junto com a função aero principal, de dividir o fluxo sobre a asa.
abs
Fernando Amaral

Danilo Fraga disse...

Ico, comente isso: http://tazio.uol.com.br/indy/textos/16424/

Abraço

Anônimo disse...

O que devia voltar é essa diferença no tamanho das rodas dianteiras e traseiras.

Ron Groo disse...

Sei não... Me parece mais um caso em que a F1 olha para o passado para enxergar algum futuro.
De qualquer forma ficou mais bonito neste que nos atuais.

Eduardo Gaensly disse...

Isso aí.
Pode até não ter sido um bom carro, mas era lindo.

O fim dos anos 60 e o começo dos 70, pra mim, teve os carros mais bonitos da F1.
Não só F1, rally, protótipos, esporte também!

Celso Vedovato disse...

Ico dessa Ferrari eu tenho uma miniatura, comprei...quer dizer...um amigo comprou na Itália para mim. Não sei se sabe mas a Gazzeta dello´sport tem atualmemte uma coleção Ferrari, escala 1:43, a venda. Comprei agumas, estão lindas.
abraço

DEMO disse...

BELLÍSSIMA!!!!!

Muito obrigado!