quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
FOTO DO DIA – GP DA FRANÇA DE 1971
Se Adrian Newey é tido como o pai do conceito “barbatana de tubarão” num carro de Fórmula 1, dá para dizer que Mauro Forghieri é o avô. Como bem lembrou o leitor João Luiz Kula, a Ferrari 312B2 de 1971 já trazia uma extensão na carenagem ligando a entrada de ar superior à asa traseira. Mas os resultados com o modelo, acima em ação com Clay Regazzoni no GP da França, foram discretos, ao contrário do vencedor RB5 que ressuscitou a idéia mais de três décadas depois.
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8 comentários:
Muito bem lembrado!!!!!!!!!
Ico, apenas um pequeno detalhe, embora eu não esteja totalmente certo disso: não havia entrada de ar naquela Ferrari - motor de cilindros contrapostos, as cornetas ficavam expostas nas laterais do motor - apenas continuava a posição da cabeça do piloto.
Provavelmente tentava também amenizar o distúrbio aerodinâmico que o capacete causaria, junto com a função aero principal, de dividir o fluxo sobre a asa.
abs
Fernando Amaral
Ico, comente isso: http://tazio.uol.com.br/indy/textos/16424/
Abraço
O que devia voltar é essa diferença no tamanho das rodas dianteiras e traseiras.
Sei não... Me parece mais um caso em que a F1 olha para o passado para enxergar algum futuro.
De qualquer forma ficou mais bonito neste que nos atuais.
Isso aí.
Pode até não ter sido um bom carro, mas era lindo.
O fim dos anos 60 e o começo dos 70, pra mim, teve os carros mais bonitos da F1.
Não só F1, rally, protótipos, esporte também!
Ico dessa Ferrari eu tenho uma miniatura, comprei...quer dizer...um amigo comprou na Itália para mim. Não sei se sabe mas a Gazzeta dello´sport tem atualmemte uma coleção Ferrari, escala 1:43, a venda. Comprei agumas, estão lindas.
abraço
BELLÍSSIMA!!!!!
Muito obrigado!
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